Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Ranking UEFA - O Benfica Europeu de Luís Filipe Vieira


Na semana passada ouvimos o treinador do Benfica, Bruno Lage, no seu diferente estilo dentro do futebol português, falar sobre a eliminação do Porto da Liga dos Campeões e falou na importância que o Porto teve para que Portugal colocasse neste momento uma equipa directamente na fase de grupos Liga dos Campeões.

Ranking de Clubes Portugueses

Olhando ao que Bruno Lage referiu fui verificar o Ranking de Clubes Portugueses nos últimos 5 anos, 10 anos, 15 anos, 20 anos e 25 anos. Esta verificação é particular porque o método mudou ao longo destes anos, no entanto mudou para todos os clubes e portanto em termos relativos não fará diferença. Os valores que apresento aqui são aqueles que no ano vigente foram apresentados. Ou seja, no ano de 1995 estava a ser utilizado o 1º método de cálculo e portanto o valor é o calculado por esse método, e assim sucessivamente.


De um ponto de vista objectivo o Porto apresenta valores superiores ao Benfica quando temos os finais dos anos 90 e início do século XXI, ou seja nos valores de 20 e 25 anos. Nos valores de 10 e 15 anos o Benfica apresenta valores muito idênticos ao Porto, sendo mesmo um valor idêntico a 10 anos. No último caso, a 5 anos o Porto apresenta um melhor registo que o Benfica muito fruto de 2 anos maus do Benfica.

De um ponto de vista objectivo, pode-se verificar que quando se fala que o Porto tem uma prestação muito superior ao Benfica na Europa não é de todo verificável nos últimos 15 anos! Precisamente o tempo de Presidência de Luís Filipe Vieira. Ou seja, se considerarmos desde 2004 o Benfica tem menos 4 pontos que o Porto nesse período, ou seja menos de 1,5% de pontos comparativamente ao Porto. Se considerarmos que o Benfica que Luís Filipe Vieira encontrou em 2004 estava longe do campeão europeu que era o Porto em 2004... deixo para vocês fazerem a análise dos 15 anos europeus do Benfica com Luís Filipe Vieira como Presidente.

Para terem uma melhor noção de como estava o Benfica em 2004 em termos europeus e qual a evolução deixo o gráfico de Ranking ao longo dos diversos anos.












Tendo apenas em análise os 3 grandes do futebol português podemos verificar que o Porto nestes últimos 15 anos tem-se mantido sempre no top-20 europeu enquanto o Benfica só atingiu esse patamar a partir de 2007, curiosamente quando os anos que contavam para esse ranking entraram no reinado de Vilarinho + Luís Filipe Vieira. Ou seja, 2002/2003, 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007.

Quanto à afirmação de Bruno Lage sobre o Porto mais ter contribuído para que Portugal ainda tivesse o campeão com entrada directa na Liga dos Campeões é preciso primeiro perceber como funciona a atribuição de lugares para a Liga dos Campeões. Neste momento, e desde 2018-2019, estamos com uma entrada directa na fase de grupos e uma equipa na 3ª pré-eliminatória. Esses lugares foram atribuídos face ao Ranking UEFA de 2016-2017. Essa distribuição na Liga dos Campeões é feita do seguinte modo:

- Associações 1–4 qualificam quatro equipas de cada.
- Associações 5–6 qualificam três equipas de cada.
- Associações 7–15 qualificam duas equipas de cada.
- Associações 16–55 (exceto Liechtenstein) qualificam uma equipa cada.

Aos vencedores da Liga dos Campeões da UEFA e Liga Europa da UEFA são dadas a cada um uma entrada adicional se não se qualificarem através da sua liga nacional.

Portugal no final da época 2016-2017 estava em 7º lugar do Ranking de Países e portanto só qualificou duas equipas. Quem é que contribui mais para esse lugar e consequentemente contribuiu mais para pelo menos termos uma equipa com entrada directa? Deixo aqui o Ranking de Clubes da época 2016-2017.


Benfica aparece em 9º lugar com 111,866 pontos arrecadados e Porto aparece em 13º lugar com 98,866 pontos amealhados. Acho que é bastante claro quem mais contribuiu para Portugal nesse ciclo.

Por fim deixo aqui o Ranking de País actualizado. No final deste ano iremos saber se terminamos em 7º lugar (2 equipas na LC) ou 6º lugar (3 equipas na LC) para determinar a distribuição de equipas para a Liga dos Campeões de 2021-2022.







Neste momento estamos a cerca de 1,400 pontos da Rússia mas com a Rússia a já ter perdido uma equipa nas competições europeias, o que ajuda bastante. Caso o Porto chegue longe na Liga Europa e caso o Benfica consiga ter uma boa prestação na Liga dos Campeões, acho muito possível Portugal saltar para 6º lugar e voltar a ter três equipas na Liga dos Campeões. Os Sportings de Portugal (de Lisboa e de Braga) podiam dar uma ajuda que claramente serão os mais beneficiados com essa situação.

Liga dos Campeões vs Liga Europa

Outra coisa que é perfeitamente visível é que Portugal tem melhores desempenhos no ranking quando as suas equipas vão longe na Liga Europa. Acaba por ser uma falácia estar constantemente a dizer que devíamos ter mais equipas na Liga dos Campeões quando de facto os melhores anos de Portugal no ranking é quando tem mais equipas a disputar fases avançadas da Liga Europa. Será muito complicado a uma equipa portuguesa estar numa meia final ou final da Liga dos Campeões mas já aconteceu recentemente termos três equipas nas meias finais da Liga Europa.

Apontamentos Finais

O Benfica nos últimos 15 anos, não fosse três anos anormalmente maus (2008, 2014 e 2017) seria a equipa que mais contribuiu para o Ranking do País. O Benfica nos últimos 12 anos tem-se mantido sempre dentro ou muito próximo do top-20 europeu. Este período, quer se queira quer não, coincide com a Presidência de Luís Filipe Vieira no clube e isso é de salientar. A ideia criada de que o Benfica não tem dimensão europeia no reinado de Vieira é desmentida por estes dados. Nos últimos 12 anos o Benfica esteve sempre no top-23 e em 5 desses 12 anos esteve dentro do top-9. Se tivermos em atenção que nos últimos 7 anos o Benfica teve no top-9 em 5 deles, acho que é um dado assinalável. Este ano de 2019-2020 basta fazer melhor que a época 2014-2015 do JJ (ficou em ultimo do grupo) para que o ranking seja melhor que o do ano passado.

Quanto ao que Bruno Lage afirmou sobre o Porto ter feito mais pelo Ranking de País que possibilitou a Portugal ter uma entrada directa na Liga dos Campeões este ano, não é de todo verdade. Foi o Benfica que mais contribuiu para essa situação.

De um ponto de vista objectivo, quer Benfica quer Porto têm feito muito mais pelo país em termos europeus que qualquer outro clube, se o 3º lugar da Liga Portuguesa a partir de 2021-2022 passar a ter possibilidade de entrar na Liga dos Campeões a esses dois clubes podem agradecer e acabará por ser um pouco enganador, Portugal nesta altura não merece mais que 2 clubes na Liga dos Campeões. Para além disso, a probabilidade de terem mais sucesso na Liga Europa é maior que na Liga dos Campeões.

------------------------------------------------------------

Cálculos dos Coeficientes

Como já sabem gosto de informação e gosto que os benfiquistas e desportistas em geral tenham informação sobre algo que está na ordem do dia. Então o que é que precisamos de saber sobre estes rankings da UEFA? 

O Ranking da UEFA é uma lista ordenada dos clubes que tenham participado nas competições UEFA. Essa lista é ordenada consoante um coeficiente. Existem dois tipos de rankings: ranking do país e ranking do clube. E a esses rankings coincidem os diferentes coeficientes, seja de clube seja do país.

Coeficiente do País

Este é fácil de calcular, na prática é a soma de pontos das equipas do país a dividir pelo número de equipas nas competições europeias. Ou seja, a média de pontos.

Coeficiente do Clube

Este coeficiente nos últimos 25 anos tem sido actualizado de forma sistemática. Em 2019-2020 será o quinto método já utilizado para o cálculo deste coeficiente com a UEFA a actualizar os rankings consoante os novos métodos. 

 - 1º Método (até 1998)

 - 2º Método (1998 a 2003)
 - 3º Método (2004 a 2008)


 - 4º Método (2009 a 2017)


- 5º Método (2018 em diante)


Agora que se viu como se calcula cada um dos coeficientes, seja de clubes, seja de país, temos de perceber como se calculam os pontos para cada um desses coeficientes. O número total de pontos para o coeficiente do país não é calculado da mesma forma que o número total de pontos para o cálculo do coeficiente do clube.

Total de Pontos para o Coeficiente do País

Vitória nas Eliminatórias até aos play-off = 1 ponto
Empate nas Eliminatórias até aos play-off = 0,5 pontos

Vitória na frase de grupo = 2 pontos
Empate na fase de grupo = 1 ponto

Pontos bónus

Entrada na fase de grupos da LC = 4 pontos
Entrada na fase de grupos da LE = 3 pontos
Passar eliminatória após fase de grupos = 1 ponto

Total de Pontos para o Coeficiente dos Clubes

Neste caso houve uma modificação recentemente para simplificar o cálculo. na prática houve um método até 2017-2018 e um método depois disso. Que entrou em vigor basicamente na época passada. 


 - Antes de 2018

Eliminação na 1ª Pré-eliminatória da LC = 0,5 pontos
Eliminação na 2ª Pré-eliminatória da LC = 1 ponto
Vitória na frase de grupo da LC = 2 pontos
Empate na fase de grupo da LC = 1 ponto

  Pontos bónus

Entrada na fase de grupos da LC = 4 pontos
Passar eliminatória após fase de grupos da LC = 1 ponto


Eliminação na 1ª Pré-eliminatória da LE = 0,25 pontos
Eliminação na 2ª Pré-eliminatória da LE = 0,5 pontos
Eliminação na 3ª Pré-eliminatória da LE = 1 ponto
Eliminação nos Play-offs da LE = 1,5 pontos
Vitória na frase de grupo da LE = 2 pontos
Empate na fase de grupo da LE = 1 ponto

  Pontos bónus

Passar eliminatória após fase de grupos da LE = 1 ponto

- Depois de 2018

Vitória na frase de grupo da LC = 2 pontos
Empate na fase de grupo da LC = 1 ponto

  Pontos bónus

Entrada na fase de grupos da LC = 4 pontos
Passagem aos Oitavos-de-Final = 4 pontos
Passar eliminatória após fase de grupos da LC = 1 ponto


Eliminação na Pré-eliminatória da LE = 0,5 pontos
Eliminação na 1ª Eliminatória da LE = 1 ponto
Eliminação na 2ª Eliminatória da LE = 1,5 pontos
Eliminação na 3ª Eliminatória da LE = 2 ponto
Eliminação nos Play-offs da LE = 2,5 pontos
Vitória na frase de grupo da LE = 2 pontos
Empate na fase de grupo da LE = 1 ponto

  Pontos bónus

Passar eliminatória após fase de grupos da LE = 1 ponto




Comentários (52)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Boas,
Parabéns pelo excelente trabalho, Rui Dias!
É sempre bom combater certas falácias com factos!
Focando-me nas declarações de BL. Entendo que tem a sua forma de estar, que é muito diferente do habitual em Portugal, mas esquece-se de com quem está a lidar ...
7 respostas · activo há 293 semanas
Excelente, parabéns!
1 resposta · activo há 293 semanas
Eu acho que BL devia estar calado quanto a esse assunto ou escolher um período de tempo que fosse mais relevante! Como tu tens trazido... Existe ranking a 5 anos e ranking a 10 anos... 20 anos não é utilizado para nada. Demasiada simpatia com quem nos quer matar... E se pensa que se alguma vez se vão lembrar do seu histórico de simpatia quando por algum motivo não for simpático... Está bem enganado... E ainda vão dizer que tudo até ali era hipocrisia! Eu não gosto deles... Não tenho uma palavra simpática para eles... E discordo de quem tenha! Ponto. Até posso compreender tirar lhes o açaime para ver se ficam mansos... Mas todos os dias?! Não.

De resto... Vamos bater ao de sempre... Aquilo que foi o Benfica e que alguns se fazem de esquecidos! O Benfica vai para a 10a participação seguida na LC... Nem sempre com o maior sucesso? Ok. Mas os que "exigem" superação lá fora são os mesmos que não toleram superação cá dentro! Antes dos últimos 15 anos... Na Europa... Nem na uefa contávamos! Éramos eliminados na 1a eliminatória... QUANDO lá íamos! O Benfica não nasceu em 2003...mas se tivesse nascido era bem melhor do que o que existiu de 94 até 2003.
8 respostas · activo há 293 semanas
Rui se formos fazer as contas ao período ano -15/ano -20 verificamos que o Benfica fez cerca de 35pts... Menos de metade do período atual onde segundo alguns está a ser destruído o Benfica europeu! Só me apetece dizer... Eh pá vão...
No site referido dá para criar gráficos desde a entrada em vigor do ranking... O Benfica era 90o QQ coisa! Tenham noção! O ponto de partida é esse... Não é o Benfica bicampeão europeu!
1 resposta · activo há 293 semanas
Caro Companheiro Rui Dias,

Eu gosto particularmente de equipas coesas e coerentes, que é como vocês, Companheiros Autores deste Universo, se comportam e exemplificam.
Uma Equipa perfeita e um trabalho soberbo (ainda que eu possa ter desacordos pontuais, ahahah)!
Leituras que ensinam e dão prazer, ainda por cima "à borliú", têm de ser reconhecidas: obrigado Companheiro(s)!

Viva o Benfica!
2 respostas · activo há 293 semanas
Bruno Lage tem este seu estilo muito peculiar; Penso que tem como objetivo o apaziguar do futebol em Portugal; prefere fazer-se de "bom samaritano" do que alimentar guerras de bate boca, que poderiam (talvez) trazer instabilidade e falta de concentração no grupo. No entanto, em minha opinião, acho que Lage exagera nos elogios ao fc corruptos; Aquilo é um clube com gentes que nunca retribuirão um gento de gentileza ou elogio; tamanha que é a pequenez daquela agremiação. Curioso pra ver a conferência de imprensa de Lage, para lançar o jogo de sabado...
Quanto ao estudo apresentado... apenas vem provar aquilo que toda gente sabe e que uma parte da população recusa admitir: O Benfica foi, é e continuará a ser o maior e melhor clube em Portugal e dos melhores da europa.
Chapeau, caro WikiDias. :)
1 resposta · activo há 293 semanas
Li o título, mas não li o texto.
Com este presidente tivemos boas participações nas épocas em que fomos eliminados pelo barcelona, pelo chelsea e pelo bayern. Essas épocas contribuiram para reforçar o prestígio (e cofres) do Glorioso.
À liga Europa não dou relevância.
Três boas participações em 16 anos é curto.
E a fase de grupos da champions de 17/18 é uma nódoa na história do Clube, que levará muito tempo a sair.

O contexto do futebol internacional também não dá para muito mais, é verdade, mas temos um Benfica para consumo interno. Para este ano, a minha esperança é depositada no treinador.
6 respostas · activo há 293 semanas
Gosto bastante deste blogue, mas assim como o Lage anda a exagerar nos elogios ao FCPorto, também aqui se anda a tentar "justificar" em demasia o período desportivo/financeiro do pré e pós Vieira.

O Benfica é um clube com uma grandiosa e grande história, teve muitos e bons presidentes, alguns, poucos, incompetentes, e um aldrabão, ladrão e mentiroso, que está a pagar pelas suas acções..

Vamos dar tempo ao tempo para fazer a história do nosso actual presidente.

Eu compreendo que face a certos blogues ditos benfiquistas, mais anti-Vieira, tenha de existir contraponto.

Mas nem tanto ao mar nem tanto à Terra, o Benfica começou 100 anos antes de Vieira, e terá centos de anos depois, e não é bom para o nosso clube esta constante dualidade, como se o nosso lema não fosse E Pluribus Unum.

Parabéns pelo longo texto, ajuda quem não esteja para se esforçar para estar informado, voçes trazem a papinha toda feita, mas, no meu ponto de vista, não era preciso comparar períodos Vieira e antes de Vieira, até porque enferma de várias contradições, e tem premissas difíceis de provar.

Respeito esse tipo de opção editorial, mas começa a chegar o tempo em que tudo é tão óbvio, que estas comparações só causam ruído, e o Benfica precisa de união e coesão, porque de um lado temos um clube que tem de ser alvo de um desígnio nacional para ser salvo, e de outro um clube em decadência acelerada, e que vai lutar com as suas armas corrompidas até ao ultimo suspiro.

Viva o Benfica!
8 respostas · activo há 293 semanas
O discurso do Lage não me faz confusão nenhuma... é uma maneira diferente de ver futebol e apesar de estarmos perto ainda não somos os que contribuímos mais.

Eu fiquei contente com a eliminação deles e espero que o Benfica continue a estar na champions enquanto que Portugal só leva mais uma equipa... a ver se o Sporting acaba o processo de belenização o mais rapidamente possível.

E aqui também fica visto a falta de dimensão europeia do Benfica... Só que não!
1 resposta · activo há 293 semanas
Em primeiro lugar, obrigado pelo post! Nota-se que foi colocado trabalho e estudo para organizar a informação e depois publicá-la aqui de forma clara.
Tenho só uma pequena objecção a algo que foi dito:

1) «Neste momento, e desde 2018-2019, estamos com uma entrada directa na fase de grupos e uma equipa na 3ª pré-eliminatória. Esses lugares foram atribuídos face ao Ranking UEFA de 2016-2017 e que mais uma vez são ciclos de 3 anos. Ou seja, a nova revisão de lugares na Liga dos Campeões será feita na época 2019-2020 a ter efeito na época de 2021-2022.»

Não me parece correcto chamar-se de ciclo nem que sejam de 3 anos, porque na prática são apenas os "últimos" 5 anos ("últimos" = penúltimo + os 4 anos anteriores ao penúltimo).
Por exemplo no caso da época 2018/19, contaram as pontuações das épocas 2012/13, 13/14, 14/15, 15/16 e 2016/17.

2) «Por fim deixo aqui o Ranking de País actualizado. No final deste ano iremos saber se terminamos em 7º lugar (2 equipas na LC) ou 6º lugar (3 equipas na LC) para determinar a distribuição no novo ciclo de Liga dos Campeões de 2021-2022 a 2024-2025.»

Se bem entendi, estás a dar a entender que a classificação do ranking deste ano (2019/20) vai determinar se teremos 5 ou 6 equipas no período 2021-25, não sofrendo alteração independentemente das pontuações que fizermos entretanto.
Foi isso? É que não é assim que funciona.
Da forma mais resumida possível, o ranking de um país no final de cada época determina directamente e definitivamente a quantidade de equipas que esse mesmo país colocará nas competições europeias na época que inicia dois anos mais tarde (e apenas nessa época).

Falando de Portugal, neste momento (2019/20) temos 5 equipas porque terminámos em 7º há 2 anos (2017/18).
Na próxima época (2020/21) teremos 5 equipas porque terminános em 7º no ano passado (2018/19).

Exemplo: Se, por acaso, terminarmos em 6º neste ano (2019/20) teremos 6 equipas daqui a 2 anos (2021/22).
Mas se terminarmos em 7º na próxima época (2020/21), regredimos de novo para apenas 5 equipas 2 anos mais tarde (2022/23).
E assim por diante.

Só como nota final, devo dizer que não gostei de ver o Lage a fazer estes elogios ao Porto. Não se trata de ser verdade ou mentira, este elogio é algo completamente dipensável, não havia necessidade nenhuma, não lhe perguntaram sobre isso (ele é que divagou um pouco para esses lados) e, ainda por cima, é um elogio que simplesmente não traz benefício absolutamente nenhum para o Benfica. Zero.
O Benfica (instituição) não beneficia disto, os benfiquistas também não, a equipa do Benfica também não e não são estes elogios que levarão os rivais a dar os parabéns quando vencermos no final da época.
O único que pode algum dia vir a beneficiar destes elogios (tal como aquele discurso no Marquês) é o próprio Bruno Lage... mas se ele pensa que os rivais e os comentadores lhe vão guardar um grande carinho se ele começar a perder dentro de campo, bem pode tirar o cavalinho da chuva.

Futebol é mesmo assim: enquanto ganhava, até o Mourinho podia andar por aí a dizer os disparates todos que lhe apetecer (e até elogiavam alguns desses disparates). Depois vieram as derrotas, os títulos acabaram e olha, agora só lhe sobram mesmo os disparates e os comentários na Sky Sports.
4 respostas · activo há 293 semanas
Acho curioso as voltas que se dão,para negar o inegável,o FCP foi mesmo a equipe que mais ajudou Portugal nos últimos 20 anos, como diz e bem Bruno Lage. Como sportinguista sinto-me completamente isento ao concordar em 100% com as afirmações de Bruno Lage, que é um senhor e uma lufada de ar fresco no nosso futebol.
2 respostas · activo há 293 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi