Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A luz fundiu-se fora de prazo! Populismo?

 
Por principio sou contra chicotadas… porque não costumam dar resultado em equipas que têm de fazer mais de 80pts para atingir os objetivos… porque se são cedo na época então esse treinador nem devia ter começado e o novo fará uma pré época em andamento… porque se são tarde na época o novo treinador irá começar a época seguinte com o "peso" de um insucesso que não é seu! Ponto.
 
RV foi bicampeão! Com muitos méritos e alguns deméritos… Com record de pontos, com lançamento de jovens, com ida aos 4os da Champions… mas com 0 pontos na Champions, não potencialização de reforços, qualidade de jogo em progressiva deterioração.
Mereceu ter a oportunidade de perder um campeonato… Mas o momento certo era no final do meio da época passada. "RV, amigo, obrigado pelo que nos deste mas agora vamos por outro lado".
Esta decisão, neste tempo… parece-me a mais errada de todas desta sequência… Ainda há um mês se esteve num filme igual, num contexto extremamente semelhante… e houve uma luz!
 
JJ no Benfica… sou contra! Mas se JJ é para vir… deverá vir o mais rápido possível. Se não for para vir deverá ser dito categoricamente "JJ NUNCA mais será treinador do Benfica". Nenhum treinador do mundo vive com uma história permanente de que se acontecer algo de negativo há um salvador que virá para trazer a paz ao mundo… nenhum… em clube nenhum!
 
Esta decisão foi populista, para salvar a pele? Qualquer pessoa que não tenha ódios pessoais não pode dizer que sim! O que não faltam são exemplos de decisões contra a maioria do mundo benfiquista… ainda há um mês! Era tão fácil há um mês atrás fazer a vontade ás bancadas… aí sim era populismo!
 
Para mim é uma decisão errada pelo tempo que demorou a ser tomada… salvar a pele tinha sido não se colar ao treinador. Se há coisa que não se pode acusar um presidente (de qualquer clube) que em 10 anos tem 2 treinadores é que utiliza os treinadores para "salvar a pele".

10 comentários:

  1. Parabéns pela lucidez!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem colocar o Benfica acima de qualquer nome, deverá sempre considerar os aspetos positivos e negativos… ser exigente mas grato e sempre com uma perspetiva critica positiva e critica.

      Eliminar
  2. Bom post Nuno!

    Também sou contra o regresso de JJ, mas se for esse o caminho escolhido, não farei o papel dos que se organizam actualmente para eleições. Acima de tudo sou benfiquista, e sê-lo, não é uma condição de ausência crítica, mas sim de união e crítica construtiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo meme.

      Eu sou contra a vinda... Tal como fui contra a saída... Daí a desejar derrotas para fazer posts a dizer "viram como eu já tinha avisado" (ao final de mil avisos acertar um não é grande taxa de sucesso).

      Crítica construtiva é criticar reconhecendo que há coisas bem... Criticar tudo ou elogiar tudo para mim é igualmente errado!

      Eliminar
  3. Vieira nunca iria demitir RV depois de um ano falhado. E acho que fez bem em não o demitir. Se tiver de ser sincero comigo mesmo acho que esta é a melhor altura para sair. No final do Novembro a equipa jogava mal mas gostei da atitude de apoio ao treinador depois de toda a gente o mandar abaixo como fizeram. Sinceramente tenho mais vergonhoso dos benfiquistas que andam desde há 3 anos a mandar abaixo o RV. JJ tem de facto boa imprensa em Portugal.

    De resto.... faz-me muita confusão o 8 ou 80 que o Zé Povinho costuma adoptar.

    Bom post Nuno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas no final do ano falhado era o momento certo! Concordas? Uma coisa é o que achamos que alguém vai fazer... Outra é o que nós faríamos.

      Achas que este momento e melhor do que maio passado? Que dezembro? Que próximo maio?
      Eu gostei da atitude de apoio mas não teve continuidade... Á 1a o apoio caiu! Para isso mais valia não dar apoio á 2a. (E eu não sou daqueles que acha que se uma vez disseste que sim ou não tens de dizer sim ou não para sempre... Mudar de opinião perante factos diferentes é aquilo que considero inteligente!)

      Eliminar
    2. Sinceramente não teria despedido o treinador no final duma época má. Olhando agora? Depois do que esta época está a dar? Claro. Mas a bola de cristal nunca a tive...

      Eliminar
    3. Obrigado.
      Ponderado como habitual.

      Eliminar
  4. LFV não utiliza Treinadores para salvar a pele...Certo! Ser contra chicotadas psicológicas...também sou contra. Rui Vitório bi-campeão com recorde de pontos...certo, mas contra um dos piores fcp dos últimos anos e contra um scp inexistente . Uma pergunta aqui no "blog" ,entre Benfiquistas , como poderia , aliás, ter sido noutro "blog" qualquer: Como simples sócio, de 67 anos e Benfiquista desde a idade de 5 ,(por respeito ás cotas que pago, juntamente com o meu filho Joseph de 41 anos e da minha filha Johanna de 26...) gostaríamos que a nossa Direção me explicasse...como é que se passa, EM APENAS ANO E MEIO, de bi-finalista Europeu e de Tetra Campeão Português, a un miserável 4°lugar no Campeonato presente , a 7 pontos do 1°, vendo uma equipa totalmente destroçada ,composta por alguns atletas mais que bem pagos , comparado o desempenho que (não) têm…??? Se não foram, nem Rui Vitória nem a Direção , que contribuiram para esta situação...QUEM FOI ? QUEM FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DESTA ÉPOCA E PELAS CONTRATAÇÕES COMPLERAMENTE FALHADAS e por termos descido ATÉ ONDE DESCEMOS ? Entre sócios e simpatizantes, quem pode aceitar que de repente se abdique de um nível competitivo comparado ao que se pratica no Estrangeiro, para voltarmos a um nível de clube de metade da tabela do Campeonato Português, abaixo de um sporting massacrado por b.de carvalho e sobretudo de um fcp de quem se dizia estar moribundo ??? Não hajam desculpas com "Vouchers", "roubo dos mails" e "e-Toupeira"...que têm lugar nos Tribunais e não dentro do campo. Também não aceito desculpas com o Seixal nem com a "redução da dívida" porque os rivais DEVEM MUITO MAIS e não se incomodam com pagamentos. Em que ficamos: Senilidade , arrogância, sobranceria e GRANDE INCOMPETÊNCIA , reunidas ??? Pagar quotas com o Benfica entregue a gente desta ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra um dos piores? Casillas, Maxi, Oliver, Herrera, Brahimi… todos estavam nos anos do RV campeão. Sporting inexistente? Bom bom se calhar era o do PB? Qual é a necessidade de rebaixar os adversários? Retirar mérito próprio?

      A sua questão deverá coloca-la à direção… não num blog, porque eu de certeza que não tenho autoridade para lhe responder! Mas já agora se conseguir dar muitos exemplos de equipas que sejam tetra e ano e maio depois sejam penta e estejam em 1º... porque para mim o normal é não ganhar sempre!

      Mas estava habituado a pagar quotas para ver o Benfica no ano seguinte a ser tetra ser penta? É que mesmo o tetra NUNCA tinha acontecido… NUNCA! Logo você enquanto pagador de quotas NUNCA tinha estado em tal situação. Tri… há 30 anos que não éramos! Pelo histórico nunca o Benfica este entregue a senis, arrogantes, sobranceiros e grandes incompetentes melhores que estes… e andava você a pagar quotas?

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi