Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O Frontman do Benfica

Partilho o vídeo que me deu a conhecer o João Félix:
 

Existiria sempre a duvida de como se adaptaria a um nível ligeiramente mais elevado… mas seria sempre um grande jogador. No entanto… com o acumular de minutos… é inegável que está destinado a ser um dos grandes jogadores mundiais dos próximos 15 anos!

Qualidade de receção e enquadramento fácil com a baliza adversária nas costas da linha média do adversário… perceção das desmarcações dos colegas e qualidade técnica para "colocar lá a bola"… desequilíbrio no 1x1 ofensivo… Tudo o que é importante hoje em dia na criação de situações de finalização! Na finalização demonstra agressividade no ataque à zona de finalização (aquele golo contra o RA em que se antecipa ao central… alguém imagina seferovic a depois de se desmarcar para as costas perceber que a linha de passe estava fechada e a antecipar-se? eu não!) e qualidade de execução na finalização, quer em cabeceamento quer no remate. Mesmo a nível mental parece ser um miúdo atinado… sem a mania que aos 18 anos é o maior!

Este parece-me ser o "frontman" sobre o qual o Benfica devia montar os seus próximos anos! Tal como tivemos um tetra fundado em Jonas, Luisão, Fejsa… poderemos ter os próximos anos fundados á volta de Félix, Gedson, RD.

Com o que já demonstrou… Félix é uma certeza.

Ontem, sinal que já incomoda os rivais, ensaiava-se a primeira polémica… RS na sua postura habitual de lançar maledicência sobre tudo já começou a especular como será quando Jonas voltar! Fácil! Jogam os dois… e de qualquer bola no meio campo adversário pode sair magia… é isto que lhes vai doer… os dois melhores executantes em criação e finalização do campeonato juntos!
 
Quanto ao tema das ultimas semanas: Bruno Lage.

Já dei a minha opinião num post do Pedro Simões… mas volto a frisar, em janeiro seria sempre dificil / impossível trazer um treinador de top!

A aposta num treinador da formação do Benfica parece-me acertada pois (modo geral) são treinadores que estão mais do que habituados a treinar em função das dificuldades que o Benfica encontra… equipas fechadas, a jogar para o pontinho… estão mais preparados e têm mais soluções de treino e de condução de jogo para desbloquear esse tipo de problemas do que um qualquer treinador de uma equipa de meio da tabela, por muito competente que esse treinador seja.

Vai surpreendendo pela naturalidade com que vai interpretando as questões dos jornalistas, mesmo as destinadas a criar polémica… fala do que acha que tem a falar, não é conflituoso mas não foge a falar dos temas… sempre com uma naturalidade que não deixa possibilidade de 2as interpretações. Eu nunca fui critico da comunicação de RV porque percebia que era uma tentativa de fugir a polémicas… mas parecia que estava sempre com 2 pés atrás… BL evita essas polémicas sendo afirmativo, tranquilo e focado na tarefa em mãos.

Mesmo a possibilidade de um "D. Sebastião" não parece pender sobre a cabeça de BL... o próprio assume que é jogo a jogo e o foco é no treino e no dia-a-dia... não no estar a defender o lugar (todos os treinadores têm o lugar em jogo) estando assim ainda mais livre para liderar focado apenas nos aspetos positivos.

PS. Desde já aviso os nossos visitantes para, no seguimento do post de ontem do GG sobre o Sporting, estarem preparados para mais revelações.

10 comentários:

  1. Já mamaste na pila do teu amo hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.

      Eliminar
  2. Acho que o Félix muitas características de jogador top, mas muitas que tem que melhorar para o ser...

    Mas sem dúvida que temos miúdos que teremos que manter e ganhar uma base sólida de jogadores de formação num futuro 11 inicial.

    A juntar a estes miúdos, é necessário juntar três/quatro jogadores de nível internacional e manter alguns que já fazem parte do plantel actual, embora não formados no Seixal.

    Achar que a formação tapa tudo e tudo o que sai é de nível top pode ser um erro enorme.
    Óbvio que é melhor um miúdo formado que a maioria dos que estão no mercado até 4M€, mas o nível do Benfica não é jogadores de 4M€. É necessário investimento para nos conseguimos manter no alto nível internacional.

    De todos os miúdos que vejo a sair do Seixal, Jota para mim o mais completo e com mais probabilidades de ir para patamares top internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato... É preciso rodear estes jovens de jogadores de qualidade.
      Entre jogadores de 5M ou um miúdo... Que se de preferência ao miúdo.
      Se o jota for ainda melhor que o Félix... Ficaremos todos muito satisfeitos.

      Eliminar
    2. o Jota a jogar na 2ª liga tem tido algumas dificuldades, mas ainda tem meia epoca para evoluir e o mister Renato vai deixa-lo em ponto de rebuçado!
      Ha varios jogadores da B que acredito bastante, como o Zlobin, Nuno Tavares, Tomas Tavares e Dantas.

      Quanto ao resto dos jogadores, como Ferro, Kalaica, Alex, Florentino, Benny, Wilock, etc, o Lage ter treinado a B meia epoca será uma grande vantagem, e confio plenamente que quem merece será chamado na altura certa à equipa principal.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou parcial porque sempre gostei de ver RV no banco e custou-me vê-lo sair da forma como saiu. Embora entenda que até pudesse ter sido antes. Mas ontem irritou-me ver o Bruno Lage. E irrita-me ver análises ao jogo por parte de muitos benfiquistas a desculparem algo que se fosse com o anterior treinador era isto aquilo e o outro.

    Ganhámos 1-0 num jogo fraquissimo a todos os níveis. Como benfiquista: excelente. Vencemos. Num campo difícil contra um adversário difícil. Numa competição que muitas vezes é complicada por não se dar o devido valor. Mas foi um jogo paupérrimo.

    Com RV no banco seria um ultraje. Marcámos num lance de chuto para a frente! Só mesmo do treinador de ginástica para a equipa jogar desta forma de chutão para a frente. Pizzi continua a ter lugar cativo mesmo a jogar uma nulidade. E as substituições? RedPass Relvado do Salvio. Fejsa de novo no estaleiro. E Gedson resignado a jogar uns minutinhos para passar tempo.

    Esta época vou-me fartar e irritar mais com estas dualidades. Agora a equipa demonstra estabilidade defensiva? Com Rui Vitória a equipa teve quantos jogos sem sofrer golos seguidos antes do jogo com o Portimonense?

    Totalmente a favor da troca de treinador. Totalmente a favor de Lage ficar até pelo menos ao fim da época. Totalmente a favor de mudar para 4-4-2. Totalmente a favor de jogar Jonas e Félix na frente, os grandes jogadores aprendem a jogar uns com os outros. Mas não me venham com a treta de que o Bruno Lage está a ter um grande impacto na qualidade da equipa. A equipa para mim melhorou porque mudou de sistema táctico. Continuo sem perceber a quase nenhuma utilização de Alfa Semedo que foi literalmente excomungado dos convocados. A não utilização de Castillo também. E pior que tudo é ver Gedson a ter praticamente zero minutos. Gedson ou Castillo não podiam ter jogado uns minutos de jeito contra o Santa Clara com a equipa a ganhar 2-0? Colocar um aos 85 e outro aos 91.... no tempo do RV deu tema para conversa.

    ResponderEliminar
  5. a qualidade do felix em comparação com o seferovic não tem nada a ver. nem mesmo a finalização que o seferovic não tem, embora seja ponta de lança, e o felix tem.
    agora o seferovic já marcou dois parecidos com esse do felix o ano passado, contra o chaves e contra o cska.

    só que por motivos que podemos depois discutir foi possivel segurar o jonas, o luisão e o fejsa por vários anos mas não vai ser possível segurar o felix, o gedson e o ruben dias por mais do que dois três anos.
    alias o ruben só não saiu porque existiu muita contestação à saída para o lyon senão tinha já ido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ruben não saiu porque nem ele forçou nem o Presidente quis que ele saísse. Quando sai rápido é porque o LFV o quer despachar e ganhar comissão, quando não sai é porque ou nunca o quiseram ou foi a pressão exterior que não o deixou... Sei que dar méritos a LFV não é fácil, mas de vez enquando devia-se dar...

      Eliminar
    2. mas para vocês o presidente nunca quis vender nenhum jogador foram todos eles a forçar a saída, pena que depois as comissões que pagamos nas vendas desmitifiquem a coisa.

      portanto o presidente renova com o luisão , o presidente contrata dois centrais.
      e como nos planteis deste presidente nunca tivemos mais de quatro centrais, por vezes até tivemos menos.
      e como o jardel já não tem idade para fazer uma venda por tanto é só fazer as contas como diria o outro.

      e como gostam muito de dizer factos são factos.

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi