Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Scouting Universo Benfiquista (Rojas e Martínez)



A vantagem de comprar jogadores em ascensão é o seu preço, mas os riscos também eles são muito mais elevados.   

Os clubes cada vez mais apostam no scouting para tentar chegar primeiro, mas existem realidades teóricas que só a prática e os seu contextos confirmam. 
 
No campo, muita subjectividade existe e aquilo que parece certo as circunstâncias alteram.
 
Num mercado como o argentino, anualmente saem pérolas para o outro lado do atlântico, mas também muitos flops que nunca se conseguiram impor enquanto jogadores numa realidade que não a deles. Aí entram muitos factores que podem influir no rendimento do atleta, como a família, o tipo de futebol, a cultura, o dinheiro, a fama, o balneário onde entra, a equipa técnica, o treinador, os seus adeptos etc etc... Tudo influi e qualquer uma das partes pode definir se um jogador se impõe ou não em determinada equipa. 
Numa altura em que o mercado de janeiro vai iniciar, vários são os clubes que pretendem ajustar e reforçar várias posições do plantel.
 
No nosso caso particular, fala-se das saídas de Lema, Corchia, Ferreyra e Castillo com mais insistência.
No caso de Lema com 28 anos, vejo com alguma dificuldade a sua colocação no mercado europeu. Já no seu país, certamente que terá as portas abertas em vários clubes.
 
Tenho visto alguns jogos do campeonato argentino e fiquei impressionado positivamente com dois jogadores aos quais auguro um futuro risonho.
 
Ambos jogam no Defensa y Justicia, equipa que neste momento ocupa a 2ª posição do campeonato argentino imediatamente atrás do Racing, mas com um jogo a menos decorridas 15 jornadas.
 
São dois jovens em ascensão, com preço de mercado relativamente acessível (ainda) e que a manter este nível não tardarão a dar o salto para outros mercados/campeonatos mais competitivos.

Lisandro Martínez é um defesa polivalente de 20 anos, canhoto e internacional sub20 argentino, que tanto joga a defesa central pelo lado esquerdo, como a defesa esquerdo. Na minha opinião, cumpre muito bem em ambas as posições, mas dada a sua estatura 1,78 vejo-o mais facilmente a jogar a defesa esquerdo noutros patamares competitivos.
É bom técnicamente, forte nos duelos e na antecipação, muito bom no passe e na colocação com qualidade de bolas na profundidade. A lateral esquerdo, é bom na combinação, projecta-se e recupera com facilidade no corredor, assim como cruza com facilidade sem ter que ganhar a linha.
 
 
Matias Rojas é um médio interior esquerdo paraguaio e canhoto de 23 anos. Está emprestado pelo Cerro Porteño até 13/07/2018 com o seu contrato a expirar em 30/06/2019.
Rojas é muito bom técnicamente que rende mais como interior esquerdo embora possa fazer de médio esquerdo e diria mesmo, médio direito com pé contrário (embora não o tenha visto a fazer a posição). É muito forte no passe fazendo uma média por jogo superior a 80%, é um jogador que aparece com frequência em zonas de finalização, levando já 6 golos e uma assistência em 14 jogos.
Bolas paradas também são uma especialidade, tanto em zonas frontais como laterais. 
 
A coisa bem falada com o Cerro Porteño ou com o Defensa y Justicia, talvez conseguíssemos colocar o Lema à troca com um deles. Acho que ambos dada a sua juventude e rendimento, seriam duas mais valias ao actual e futuro plantel do Benfica. 

5 comentários:

  1. sem conhecer os jogador e por isso a minha opinião será com base nas suas características e posições e não na qualidade ou potencial.

    o martinez pode ser uma excelente opção não só porque o yuri não tem convencido e falar dar o salto, até porque depois da boa época o ano passado emprestado já se esperava mais.
    para alem disso precisamos de um defesa esquerdo que defenda bem, tipo andre almeida, para podermos utilizar por vezes laterais direitos muito ofensivos, como o corchia por exemplo.

    quanto ao matias, é melhor não ser rojas porque o nome ainda dá pesadelos com o ultimo que tivemos, não penso ser boa ideia não só porque temos excesso de jogadores e não se prevê a saída de nenhum como já temos dois jovens o gedson e o krovinovic vir mais um ou não é aproveitado ou retira espaço aos outros.

    quanto ao lema pelos vistos não conta mas a sair o seu lugar tem de ser colmatado com um jogador com experiência, não pode ser ninguém da b, é que ficávamos apenas com o jardel como jogador de experiência e na falta dele, como já se viu bem, falta alguém que consiga dar tranquilidade no eixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo João.

      Martinez dos dois para o Benfica, também seria a minha escolha, dadas as opções que temos no plantel.

      Acho que o Benfica dificilmente segurará o Grimaldo no final desta época e terá que começar a pensar em opções internas e externas.

      Yuri não tem convencido embora nos dois últimos jogos que vi dele tenha subido o rendimento, mas também não tem jogado com regularidade para que se possa afirmar que não se pode impor. Fez uma época tremenda no Rio Ave e penso que pode dar mais no Benfica.

      Penso que a saída do Lema será colmatada com o Ferro.

      Eliminar
    2. mas o lema ser substituído pelo ferro será um tremendo erro, como foi o ano passado a saída do lisandro, não pela qualidade do jogador mas porque o rui nunca o utilizou em dois anos nem quando não tem mais ninguém.
      depois ficávamos com três jogadores, em quatro, com muito pouca experiência, e se ficarmos sem o jardel é demasiada inexperiência até porque o ruben ainda não tem maturidade para tapar os buracos dele e dos outros.

      Eliminar
  2. Qualquer avaliação individual a qualquer jogador do Benfica terá sempre um handicap... O treinador... Vejam o caso do Gabriel... Acham que o Gabriel só joga isto? Acham que é aquela intensidade com que jogou em Espanha? Se este Gabriel fosse o de Espanha, andava pela segunda divisão espanhola e não seria figura da primeira liga espanhola...

    Quanto a estas duas pérolas... Eu ia buscar, sem dúvida, o Martinez... Precisamos de um lateral com outra estatura, com outro porte físico que Grimaldo não tem. Por mim, saía o Lema em troca com o Martinez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao querendo ser demasiado critico, mas o Gabriel jogava no Leganes (equipa de segunda divisao) e depois de um ano em Espanha NENHUM clube o queria contratar.
      O Benfica estava sozinho na corrida por um jogador que queria sair.
      Será estranho ou diz tudo sobre a "qualidade" do jogador?

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi