Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 11 de março de 2019

Os jogos do título

 

Vencemos o porto... Passamos para a liderança... Perdemos nas competições europeias!

What? Isto lembra-nos algo... Vamos revisitar a fase negra da época 2018/19.


No final do jogo contra o porto na luz estávamos na frente do campeonato! Entre esse jogo e o jogo seguinte do campeonato aconteceu um jogo de taça (que ganhamos com relativa facilidade) e dois acontecimentos fatídicos: derrota em Amsterdão e entrevista de LFV á TVI durante a paragem das seleções.

Foi essa entrevista de LFV que voltou a trazer instabilidade á direção técnica do Benfica... Na minha opinião, aquilo que LFV disse é perfeitamente normal... mas que foi um factor de destabilização é inegável... E o que é a nossa opinião perante os factos?

Até essa entrevista, o Benfica tinha entrado na Champions, estava na liderança e parecia embalado para a #reconquista.

Daí surge uma derrota, injusta, perante um Ajax (a quem agora os críticos até dão como "exemplo"...), já em tempo de desconto... Que ampliou a destabilização técnica...

Jogamos de seguida com um Belenenses... Que na minha opinião é das equipas mais fáceis de derrotar (para Benfica e porto) no campeonato devido aos erros que cometem ao tentar construir sempre em passe curto desde o sector defensivo... assistimos a um festival de golos falhados...

Piora ainda mais no jogo seguinte ... Moreirense, em casa… Saímos a ganhar e ao intervalo estamos a levar 3! Na 2ª parte não temos uma ocasião de golo!
 
Tudo isto culmina no jogo de volta com o Ajax… Empate que condena as aspirações na Liga dos Campeões!

Passamos assim de estar na liderança, moralizados, com objectivo europeu a data cumprido para... Estar em 5º, fantasma de JJ a pairar e objetivo europeu seguinte muito difícil de alcançar. Numa época que até ao momento acumula 7D... 3 foram nesse negro período… para a liga 2 das 3 derrotas ocorreram nesse período! Mais do que o período entre a "luz" e o despedimento de RV... foi este período de jogos que nos puxou para trás na classificação do campeonato!
 
Estamos assim a 11/03/2019 num ponto com semelhanças relativamente ao que nos encontrávamos quando defrontamos o adversário de hoje na 1ª volta… Felizmente não houve entrevistas e a direção técnica tem 110% de apoio de todos os benfiquistas.
 
Pensamentos para logo?
Os meus: Confiança… Jonas + Félix podem transformar um qualquer ataque num golo… Jogar este jogo com foco total no campeonato e sem pensar na LE!
Os vossos?

13 comentários:

  1. Com o Moreirense jogamos com o Jonas e o Félix. E até começamos a ganhar. Depois foi o que se viu. Estou apreensivo, este Belenenses está numa grande fase e cheio de saúde física. Se ganharmos por meio a zero ficarei super feliz. E lá estarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico sempre feliz desde que o Benfica ganhe!

      Eu saliento isso do jogo com o moreirense… começamos a ganhar e levamos 3 na 1ª parte! Desnorte total...

      Eliminar
    2. Não podemos falar de Jonas+Félix de RV com o Moreirense e dizer que será o mesmo Jonas+Félix de BL. RV tinha Félix encostado à ala no 4-3-3. Muito diferente de agora.

      Eliminar
  2. Sinceramente a derrota com o Zagreb não me assustou particularmente. Por dois motivos em especial:

    1 - Má gestão do Lage. Lage tem toda a culpa da grande fase do Benfica. Transformou a equipa e merece todo o crédito. Mas falhou redondamente na composição da equipa. Krovi não tem ritmo nenhum e foi um a menos, e jogou os 90 minutos. Gedson continua a ser a principal vitima da mudança de sistema pois não se enquadra no 4-4-2 de Lage. E mais, a equipa jogou a passo. Foi obviamente estratégia e não me parece a mais acertada.

    2 - O relvado teve influência directa no rendimento dos jogadores. Relva alta e pesada foi demais para esta equipa que está muito desgastada. Viu-se perfeitamente que muitos jogadores saíram em dificuldades e dois lesionados (Seferovic e Grimaldo). Um deles mesmo para o estaleiro, o outro ao que parece não. Seja como for, não me preocupa esse factor na Luz.

    Veremos hoje se estou enganado ou não. Samaris, Pizzi e Rafa de volta. A máquina vai funcionar de maneira diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo relativamente ao ponto 2... aliás chamei logo a atenção para isso no texto do Pedro (acho eu).

      Mas, mal ou bem, com justificação ou não… foi uma derrota… e hoje temos de jogar sem uma peça fundamental nos últimos jogos por suspensão e outra por lesão… Eu estou confiante, especialmente porque Jonas + Félix vai ser mortal! Mas sem a derrota e com o treinador a ter rodas as opções estaria mais… como é normal.

      Eliminar
  3. Benfica Sempre11/03/19, 14:00

    Boas,
    Acho que fazes uma boa análise do que sucedeu na primeira volta.
    Creio, porém, que a história não se repetirá, pelo simples motivo de a equipa estar muito mais blindada.
    A meu ver, a partir do momento que RV foi escolhido para esta época, deveria ter sido muito mais defendido, quer pela direcção quer pelos adeptos.
    Mas enfim, passado é passado e não há como negar que o futebol da equipa melhorou bastante com a entrada de BL. Mas BL e a sua técnica têm de ser protegidos e apoiados ao máximo.
    Também concordo com o Rui Dias, quando se refere ao jogo de Zagreb. O modelo de jogo do BL é bom, mas colocar Krovi e o Gedson nas alas, é matar o jogo ofensivo do Benfica.
    Há no entanto que referir que o Zagreb é uma excelente equipa e uma derrota por 1 - 0 no seu campo, não é nada de anormal.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com a ideia de que perder com o Dínamo seja "normal" ou não seja "anormal". O Benfica tem equipa muito superior ao Dínamo. Se BL jogar com Samaris, Gabriel, Rafa e Pizzi na quinta, com a pressão alta e fortes na recuperação da bola venceremos o jogo sem grandes dificuldades. Esta é uma equipa sem competição interna. Está numa altura da época muito favorável mas não se pode sequer achar normal perder com uma equipa que se tiver 1 jogador que entre no plantel do Benfica é muito. E entrar no plantel não significa entrar no onze. Foi um péssimo resultado que coloca a passagem em causa. Mas que temos todas as condições para dar a volta.

      Eliminar
    2. Eu também acho que não se repetirá… Apenas serve como aviso para não se desvalorizar os adversários e para concluir que com excepção desta fase a época com RV não estava a ser globalmente tão má assim… teve foi uma fase muito má que complicou tudo.

      Eliminar
  4. Eu também detestei que o Vieira tenha admitido o regresso de Jesus... mas não concordo, mesmo nada, que a entrevista tenha tido esse peso todo nos maus resultados, até porque o Benfica fez um jogo enorme com o Belenenses.
    Devia ter ganho por 5 ou 6 a 2, mas perdeu por 2-0. E mesmo com o Ajax (que pelos vistos não é tão mau como o pintavam), jogámos personalizados e bastante bem; foi mais um azar que ditou a nossa derrota. O empate cá, a mesma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António eu tenho essa opinião! Que reconhecer ser amigo de JJ e que o Benfica tem sempre planos alternativos… são perfeitamente normais. Mas os factos à posteriori desmentem a minha opinião.

      Concordando globalmente com a descrição que faz dos jogos… se não existisse aquele foco de destabilização… se calhar tudo aquilo tinha caído para o nosso lado!

      Eliminar
  5. Sao os "altos" e "baixos" de uma época e as lesoes e castigos que mudam um 11 de jogo para jogo, bem como uma pequena revolução que houve no plantel actual em relaçao ao do ano passado, agora é continuar a lhes dizer para "carrega Benfica" E PLURIBUS UNUM.

    ResponderEliminar
  6. Que o LFV não seja um "orador nato" já a maior parte dos Benfiquistas se aperceberam. Mas não concordo que tenha sido ele o causador dos TRÊS JOGOS MISERÁVEIS que nos levaram pontos. O nosso Futebol, com o Rui Vitória já não ia a lado nenhum. Não havia Futuro. Agora saber foram os culpados pela a escassez e qualidade do plantel, no ano do Penta e neste Ano , a isso não posso responder. Apesar de não me convencer com facilidade , seja quem fôr o Treinador, estou convencido que era precido fazer qualquer coisa. Tal e qual como na equipa B e na Liga Revelação. Ou são os Técnicos NÃO PRESTAM ou são os JOGADORES. ( Aliás os manos Tralhão, tal como antes o Hélder, NUNCA me convenceram ; já Renato Paiva parece-me mais capaz para os Juniores do que para a equipa B .) Quer-me parecer que no CFC do Seixal, os constantes Louvores na BTV e na Imprensa, em geral, estão a destabilizar os nossos atletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sarilhos até à entrevista… estava tudo a correr bem.
      EU, pessoalmente, acho que a entrevista não teve nada de mais… mas que os resultados vinham numa trajetória e mudaram noutra é inegável, certo? Daí eu escrever que a minha opinião é uma coisa e os factos não confirmam a opinião.

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi