Siga-nos no Facebook

sábado, 13 de novembro de 2021

Uma questão central




A lesão de L. Veríssimo veio levantar uma questão muito importante nesta fase da época. Com quatro centrais como gerir isto?

Penso que neste momento e até à abertura de mercado só há dois caminhos a seguir...

  1. Mantemos o 343 com  Otamendi na direita, o Vertonghen no centro, o Morato na esquerda, tendo como alternativas o Ferro e o Tomás Araújo. Tanto Ferro como Araújo não têm jogado, portanto, serão sempre opções de recurso. Se Araújo vem jogando na equipa B e está com algum ritmo, Ferro tem 70 minutos esta época. Podemos alternar para o 442 para fazer descansar um dos centrais;
  2. Mudamos o sistema para dois centrais, Otamendi e Vertonghen, ficando com Morato para rodar, uma vez que está com outro andamento em relação a Ferro e a Araújo.
O JJ tem duas semanas para pensar o que pretende, embora sem treino, mas o melhor será mesmo a opção que menos impacto terá nas dinâmicas da equipa, ou seja, no modelo em que jogamos atualmente.

O mercado só abra para janeiro e até lá temos jogos absolutamente decisivos e importantes como Barcelona, Paços, Sporting D. Kiev e FC Porto.

Eu penso que o melhor será manter o mesmo sistema e quando for preciso fazer descansar um dos centrais, passarmos para o 442.

Portanto, e face ao calendário, o 442 seria para Famalicão e Covilhã. E esperar que não aconteça mais nenhuma lesão aos nossos centrais.

Quanto ao mercado em Janeiro, se Ferro efectivamente não conta, teremos de ir comprar mais um central mas pensem bem no que vão comprar... Comprem um central já adaptado ao futebol europeu e não alguém que nunca tenha jogado na Europa. Pensem bem no perfil de atleta que pretendam e comprem em função disso. Tenham em atenção aquilo que faz o Bayern na Alemanha, olhem primeiro para o campeonato nacional e caso que vejam ninguém com o perfil pretendido, partam para comprar noutros campeonatos, de preferência europeus.





No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (8)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
4-4-2 losango. É simples. O que significa que o JJ não o vai fazer.
para jogarmos num esquema com quatro defesas e tendo em consideração os laterais que temos seria um suicídio, como se viu o ano passado, voltar a jogar em 442 principalmente aquele destrambelhado 442 do bazofias.
talvez com um meio campo a tres mas o bazofia ou não sabe trabalhar ou é não trabalha por preconceito.

mas o tomas só será alternativa ao morato nunca será a um dos outros dois.
e conhecendo o bazofia passara sempre pela adaptação do andre, ou o weigl que já não é tanto uma adaptação, do que por utilizar o ferro que só lá esta para fazer numero.

a falta de um central para uma profunda rotação e para prevenir situações destas era mais do que evidente, até porque ferro não conta nem tem qualidade para contar, mas o que fazia mais falta era mesmo o quarto lateral direito.
o ideal era conseguir suprimir a falha, despachando o ferro, e para o lugar do lucas tentar alguém emprestado mas duvido que se consigam dois centrais, por isso pelo menos uma dessas hipóteses e continuar o ferro.

mas querem comparar o campeonato alemão, ou outro qualquer de topo, com a qualidade que não existe no nosso as equipas nacionais tem uma falta de qualidade enorme basta ver que nem uma sequer foi apurada para a terceira competição da uefa.
e o que nos interessa é qualidade e alguma experiência, porque puto para evoluir isso temos, e isso não existe no mercado nacional agora concordo que tem de vir do mercado europeu.
Eu preferia abdicar do sistema de 3 centrais (continuamos a sofrer muitos golos e dá-nos menos produção ofensiva) e reforçar o meio campo.
Se no ano passado a defesa a 4 foi um desastre, o que o Mestre da Tática tem que fazer é trabalhar e aperfeiçoar esse sistema.
O Criador só aposta em Morato quando um dos outros 3 centrais está indisponível, pelo que não estou a ver o nosso Iluminado a apostar no Ferro ou no Tomás. Ainda têm que nascer algumas vezes.
O que o Rei da Basófia quer? Certamente outro central sul americano, ele só sabe trabalhar (e mal) assim.
Porque nao usar uma defesa a 4 só que um dos laterais ficava mais fixo enquanto outro subia?!

____________Odisseas

___Gilberto__Otamendi__Vertongen

_____________Weigl
Goncalves__________JMario______Grimaldo

______________Rafa
_________________________Darwin
__________Roman

Grimaldo a fazer o corredor todo.
Enquanto à direita o Diogo dava apoio ao Gilberto e vice-versa.
O Darwin a descair para a esquerda. (especialidade dele a usar a força e a velocidade)
442 que desdobra em 352
4 respostas · activo há 176 semanas
mas isso não muda nada continuas a jogar com uma defesa a cinco só que em vez de um central jogas com um jogador adaptado.
para isso mais valia jogar o andre almeida que sabe defender e que já começou a adaptação ao lugar.
Defesa a 4 que em posse ou em ataque passa a 3.
Em vez de desgastares dois laterais, apenas desgastava mais o Grimaldo por exemplo.
Enquanto o Diogo apenas dava apoio mais a meio campo e no ataque, este nao se recolhia tanto na defesa.
É algo que se devia trabalhar melhor para evitar grandes desgastes. Por exemplo se o nosso ataque passava pela direita ou pela esquerda o lado oposto evitava subir tanto, nao perdia tanta energia e teríamos um ataque de 4 elementos em vez dos 5. Porventura o JMario tambem poderia se juntar no ataque e o Diogo ficava a meio campo para dar apoio.
Poderemos muito bem ter um ataque muito bem organizado de 4 nao é necessário termos uma avalanche de 5 na frente que iria provocar desgaste desnecessário na equipa.
eu percebi a ideia mas podias ter perfeitamente ter feito isso com o lucas que até tinha muito mais condições para o fazer que o gilberto jogando a defesa direito, ou o vertonghen a defesa esquerdo que já o foi em condições semelhantes.
se não o fizeram com o lucas duvido muito que o façam agora e quando muito seria com o andre nunca com o gilberto.
Percebo o que queres dizer. Sim podia ser o AAlmeida mas tambem qualquer outro jogador pois todo e qualquer jogador deverá estar sujeito a adaptações quando é necessario.Todos têm de servir os interesses do Benfica.
Mas a defesa direito tem de ser alguem possante e veloz. Muitas vezes o Lucas (e o Otamendi) foi comido em corrida por adversarios... Ao menos na esquerda temos o Vertonghen que já foi lateral muitas vezes na sua carreira e vai fazendo as dobras do Grimaldo.
Fisicamente acho que o Gilberto apresenta-se em melhor forma que o Almeida.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi