O JJ e outros não me venham cá com as oportunidades que criámos, porque aquela primeira parte do Benfica é absolutamente miserável!!
Os responsáveis por isto tudo têm dois nomes... Luís Filipe Vieira e JJ!! Nós temos uma equipa de brincas na areia, o Sporting tem uma equipa profissional de futebol MODERNO!!
Não ganhamos um duelo!! Perdemos constantemente as segundas bolas, somos lentos com e sem bola, damos demasiado espaço ao homem que tem a bola, jogamos longe uns dos outros, não sabemos fazer uma desmarcação nas costas da equipa adversária, não fazemos diagonais, precisamos de 20 cruzamentos para sair um bom, fazemos sempre um passe a mais, uma finta a mais, não somos objetivos no ataque, somos lentos nas transições ofensivas e defensivas.
Em alguns jogos foi-nos correndo bem a coisa mas as debilidades estão lá todas e não é só desta época. O Weigl, por muito que tenha melhorado, não é um seis para jogar num sistema a dois médios, nem o João Mário é o oito para este sistema, ainda para mais quando tem um seis com um raio de ação reduzido, comparativamente ao companheiro que teve o ano passado.
O Sporting fez aquilo que eu imaginei, pressionar na primeira saída de bola e depois baixar linhas e fazer aquilo que o Sporting é mestre, jogar em transições rápidas onde têm na frente três jogadores com enorme mobilidade e capacidade de decisão. Depois têm o M. Nunes que é um "animal" naquele meio campo e com um verdadeiro seis nas suas costas, "come metros" com bola como ninguém na primeira liga. Espero que este jogo tenha servido para muitos perceberem porque o Sporting não fez grande esforço para ir buscar o João Mário... O M. Nunes encaixe que nem uma luva naquilo que Amorim quer naquela posição e que João Mário não dá!
Podem dizer o que quiserem do Pizzi mas o homem quase sempre que entra faz a diferença!
Colocar A. Almeida a central quando temos Ferro, só mesmo o JJ! O Ferro pode ter muitos defeitos mas é vinte vezes mais central que alguma vez o Almeida será!!
O Everton a lateral direito? Mas anda a gozar com quem? Já chega!! Ele até podia ter miudado o sistema para 442 sem substituir ninguém, bastando meter Almeida a lateral direito, fazendo subir Lazaro para extremo e Rafa atrás do ponta. A substituição até se entendia se fossemos jogar no 442...
Gostaria de perceber porque é que JJ deixou cair o seu 442 quando ainda nem há dois anos ganhou tudo no Brasil, ganhou no Benfica e só não ganhou no Sporting porque tinha um psicopata como presidente.
Agora, ouçam a conferência de imprensa do Amorim... Ouçam!! Ouçam bem a parte em que fala no M. Nunes e no Ugarte a ver se entendem o que Amorim está a fazer no Sporting...
Venceu a equipa mais preparada física, atlética e mentalmente. Venceu a equipa que melhor percebeu o que poderia retirar do jogo, ou seja, estrategicamente o Amorim goleou o JJ.
Ao Rui Costa peço-lhe coragem!!! Que a seguir ao jogo com o Dínamo se comece verdadeiramente a preparar o futuro... Que se comece a arrumar a casa porque o Benfica precisa de jogadores com outro perfil físico, atlético e mental...
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
joao carlos · há 174 semanas
este ano já vamos no sétimo lateral direito a ser usado isto é só estupidez.
o andre almeida não serve para central, eu até achava que poderia servit embora não para este tipo de jogos, mas o ferro não muito obrigado, para isso mais vale meter o morato e se não dá à direita ao centro serve muito bem.
quanto ao pizzi o problema é que dificilmente uma equipa aguenta ter um jogador que não defende não se pode elogiar o adversário e depois não ver que eles não tem ninguém como o pizzi que não defende.
muito menos uma equipa com as debilidades apontadas que temos e existem mais como a falta de lateral esquerdo titular e suplente.
o que eu não percebo é que passamos o primeiro tempo a fazer cruzamentos uns mal outros desaproveitados porque o darwin não é ponta de lança, quando metemos um ponta de lança deixamos de fazer centros.
não temos meio campo para dois jogadores e isso tanto serve para o 343 como para o 442 que com estes jogadores era igualmente mau como o foi o ano passado até parece que o ano passado não foi um descalabro em 442.
pelos visto não é só o treinador que tem preconceito com o 433, os adeptos também.
desde a saída do renato sanches que não temos jogadores para o 442.
a serio comparar o brasil e o futebol sul americano com a europa só por piada.
o que continuam sem perceber é que foi o bazofias que perdeu aquele campeonato quando atacou o rui vitoria foi a bazofia dele, é que um treinador não é só saber treinar e o bazofias no resto é uma grande m***, sempre foi.
e sobretudo precisa doutro treinador.
mas parabéns a quem andou a chorar cinco anos pelo melhor treinador português de sempre e um dos melhores do mundo é que agora só tem o que andaram a pedir.
Jorge A · há 174 semanas
Teria sido melhor jogar num 4231 passando depois para um 334 (com a inclusão do Grimaldo a meio campo ou no ataque)
Meu 11: https://www.buildlineup.com/shared/619d3552d99890...
Bem ainda falta muito campeonato pela frente...
Mas acredito que esse jogo possa trazer algo de bom. Ver como reage o treinador e a equipa nos próximos jogos.
Mas... Isto é sempre a mesma coisa quando se ganha somos os melhores quando perdemos o treinador nao presta... Basta ver quando ganhamos ao Braça... e agora hoje..
O adversário foi melhor e o treinador sabe disso.
Enfim tenham la calma que o contrato do JJ termina em Junho de 2022...
Por isso que já nem faço caso ou dou importância ao futebol ou ao Benfica é tudo muito volátil e cheio de ódio e "paixão" negativa num mundo do futebol, já sem magia e sem a leveza que havia antigamente.
Rodolfo Dias 80p · há 174 semanas
Ainda faltam muitos jogos.
Esta é a fase em que entramos no desespero.
Temos um treinador completamente ultrapassado nas suas ideias retrógradas, mau condutor de homens, mau comunicador, egocêntrico e em que a principal "qualidade" é a basófia. Hoje isso ficou mais evidente quando os nossos 11 jogadores defrontaram uma equipa.
Só trabalha com contratações de milhões e depois não sabe tirar proveito delas. Não promove jovens. Resumindo é uma merda.
Fico completamente estarrecido quando muitos rejubilaram com o seu regresso, como fiquei com a defesa intransigente do Vi€ira por parte da maioria dos sócios votantes (alguns ex-escribas neste blogue) e continua a ficar com a cegueira de quem elegeu o príncipe herdeiro e a maior parte dos muchachos ex-Vi€ira e pensa que algo será efectivamente alterado em relação à última direção e ao rumo que o nosso clube está a tomar.
Concordo com a opinião sobre Weigl e João Mário, os dois a segurar aquele meio campo não fazem um.
Juntando um Cebola mole, um Grimaldo que deveria ser ala esquerdo e não defesa, uma defesa trintona que facilmente é "comida de cebolada" em profundidade e avançados bipolares que tanto jogam 8 como 80, temos a receita para um desastre anunciado.
Luis · há 174 semanas
Paulo Duarte · há 174 semanas
Faço as mesmas críticas que fiz quando ganhámos ao Santa Clara por 5, JJ é isto, sempre foi isto, o Weigl não jogou em Tel Aviv quando trouzemos um cabaz. Olhar para essa ficha de jogo é de vir as lágrimas aos olhos com a qualidade daquele plantel.
Perder um jogo, por poucos ou muitos pode acontecer, agora esta equipa é um conjunto de equívocos. Mas lá está, está a ficar parecida com o idealizado pelo Coluna, uns troncos fortes lá dentro para andarem a cavar terra.
Olhar para esta equipa e é entender que está desenhada para defender com o autocarro e apostar nas transições com jogadores fortes e rápidos, não tenho nenhuma tara por estilos de jogo, mas ver o Benfica, onde na maior parte dos jogos tem mais de 70% de posse de bola apostar nas transições ofensivas em vez de ataque posicional é triste. Há quanto tempo não conseguimos criar espaços em ataque posicional? Até com o Sta Clara andamos a levar chocolate até lá cair um contra ataque, aí temos jogadores melhores, até o Gilberto custou mais que o plantel do Vizela.
Depois não percebo a tara do Weigl quando perdemos dois campeonatos com o Taarabt a 8, que a atacar é inconsequente e não defende, pior o risco por ele criado resulta em ataques perigosos do adversário, nesse ponto trocar pelo craque do João Mário foi uma melhoria, o que seria preciso era treinador para aproveitar as capacidades destes atletas, sentámos o nosso melhor avançado (Sef), Chiquinho e Luca foram despachados, oGonçalo Ramos que sabe jogar á bola é preterido por um trapalhão mais potente. O Chuck é outro equívoco, parece-me bom mas não a jogar assim.
Luis · há 174 semanas
joao carlos · há 173 semanas
e o gabriel saiu por lesão, queres ver que foi o weigl que o lesionou.
mas convém é inventar para ser coadonate com a narrativa.
apolinario · há 174 semanas
Tem as ideias fixas e vai queimando jogadores até encontrar os que façam aquilo que ele entende.
A posição de lateral direito é paradigmática (vai em quantas experiências? 7?)
Em vez de modelar o sistema para as características dos jogadores que tem no plantel, tenta modelar os jogadores para o sistema que tem na cabeça.
Os sistemas por muito bons que sejam, são ultrapassados com o tempo.
Aqui há uns tempos um jogador italiano disse que o Barça de Guardiola precipitou a decadência do futebol italiano.
As equipas devem ter uma identidade, mas um os treinadores têm de ter a inteligência para adaptar o sistema de jogo aos jogadores. Os treinadores mais teimosos são aqueles que têm uma queda mais acentuada. Veja-se o Mourinho.
O Benfica tem um plantel desequilibrado há anos, com um perfil atlético de uma equipa de júniores e com várias posições em défice. Desde o Fejsa que não tem um trinco a sério. As laterais são um cancro crónico. Alguns jogadores além do défice atlético, têm um défice físico e mental esmagadores. Não sendo os únicos, Weigl e o Grimaldo são os casos mais flagrantes. Tendo papéis defensivos essas deficiências ficam mais expostas, expondo também a equipa.
Mas mesmo com este plantel havia obrigação de fazer melhor, muito melhor.
A equipa não tem alegria a jogar.
Os jogadores entram em campo como se fossem uns condenados à forca e jogam com a alegria de um amanuense a executar a sua burocracia diária.
Para este trabalho de excelência, o Benfica paga 5 milhões à equipa técnica.
E já lhe "deu" 17 jogadores, nos quais gastou cerca de 150 milhões.
Não há 1 único jogador da formação que tenha lugar no onze.
Isto não é só triste.
É uma absoluta incompetência.
Paulo Duarte · há 174 semanas
basicamente isto, como os jogadores não são robos e os outros mexem-se acaba por culpar sempre o jogador, porque a tática é de excelência, para quem reinventou o futebol mooderno
Pedro Simões 51p · há 174 semanas
Mesmo o João Mário é peixe fora de água, a posição dele é na direita com movimentos interiores, foi assim que jogou com JJ na sua melhor época e que levou o Inter a pagar 40 milhões por ele.
Quanto ao Weigl, não é um seis e nunca o foi!! Um sistema a dois precisa de um seis forte nios duelos e com um raio de acção grande e para isso é preciso disponibilidade física e mental e Weigl não a tem! Temos o Florentino que não servia mas o Meité já serve. É só torrar dinheiro onde não precisamos. O Musrati por 20 milhões é barato e dava uma dimensão física e atlética ao meio campo brutal.
Gostaram de ver ontem um verdaeiro 8 box-to-box para um meio campo a dois? Nós temos um mas andamos sempre a meter defeitos e nem sequer entra... O Gedson, conhecem? Já sei, passa mal, decide mal é tudo mal... É o único que nos daria aquilo que o João Mário nunca nos dará. capacidade de "comer metros" com bola, passada larga e capacidade de recuperar a posição em transições defensivas. O João Mário é para jogar na direita onde está a jogar o Rafa e na esquerda joga o Rafa, para vir para dentro e permitir que Grimaldo tenha corredor livre.
Ouçam o que disse Amorim de M. Nunes... O ano passado serviu de preparação para aquela posição, o que andamos a fazer com o P. Bernardo? Anda na B a jogar em 433...
O Gilberto é, atualmente, o nosso melhor lateral direito, não se isto é bom ou mão, mas tem pelo menos aquilo que um jogador moderno necessita, agressividade, intensidade e uma mentalidade forte. É o que melhor defende de todos os laterais do plantel. Depois do um excelente jogo em Barcelona, o prémio foi ficar no banco e jogarmos com Lazaro e Almeida daquele lado.
Por falar em Almeida, temos Ferro e Morato como centrais, ainda temos o Araújo da B mas JJ prefere meter um lateral direito que a jogar de cabeça é uma nulidade, a juntar a isso temos o Lazaro, resultado? Três golos do Sporting por ali... Coincidências? Óbvio que não...
A equipa do Benfica é uma mão cheia de equívocos!! Nem vou pela qualidade ou não dos jogadores mas sim pelas suas características, pelo seu perfil físico e atlético.
Um exemplo... Fomos buscar um ponta de lança como o Roman para jogarmos num sistema com enorme mobilidade na frente... Isto quando tínhamos Seferovic, Darwin e G. Ramos para fazer esse tipo de jogo. Ai que o Roman não marca, pois... É peixe fora de água, o sistema e o modelo de jogo não vão de encontro ás suas características, então porque veio? Até porque tínhamos o Vinicius que é tudo idêntico ao Roman...
Paulo Duarte · há 173 semanas
joao carlos · há 173 semanas
agora esquece lá essa panca com o musrati, muito menos por esse valor absolutamente irrealista em relação à sua qualidade.
quanto ao joão mario não concordo na totalidade com o que dizes pelo simples facto que o joão mario de hoje não tem metade da velocidade que tinha à cinco anos estas a analisar o que ele foi e não o que ele é hoje.
Pedro Simões 51p · há 173 semanas
Pedro Simões 51p · há 173 semanas
joao carlos · há 173 semanas
para mim era no 433, com ele a poder descair para uma ala e o avançado desse lado a ir fazer dupla no ataque com o ponta de lança.
dares 20 ou dares 15+jogadores vai dar no mesmo o jogador custa o mesmo, e a questão é que o jogador não vale esse valor.
mas termos dado valores absurdos por jogadores que não o valem, ainda para mais para adaptar, não justifica outros erros.
a pergunta é por essa europa fora não existem jogadores melhores, ou do mesmo valor, do libio e mais baratos.
a pergunta até é retórica porque tínhamos um bem melhor que decidimos emprestar.