Siga-nos no Facebook

sábado, 9 de janeiro de 2021

Benfica 2 vs. Tondela 0 - Rescaldo



Não foi uma exibição de deslumbrar, nem perto disso, mas foi uma exibição mais consistente e sólida em que não permitimos que o Tondela fizesse nada durante 89 minutos, pois aos 90 podiam ter empatado.

Achei novamente a equipa algo previsível no ataque mas muito bem a não permitir que o Tondela fizesse grandes transições. Neste aspecto fomos mais agressivos e eficazes.
Tivemos poucos remates enquadrados(5) face ao número de remates que fizemos(21) e ás acções dentro da área adversária(50).

Individualmente realço o seguinte:

  • Everton desequilibra pouco e pára demasiado o jogo;
  • Pizzi continua a ser o melhor jogador do Benfica;
  • Rafa continua a ser o que procura criar mais desequilíbrios, apesar de algumas vezes exagerar e de não definir muito bem;
  • Otamendi está em crescendo;
  • Vertonghen continua muito bem;
  • Weigl está num crescimento claro em relação à posição seis, principalmente no aspecto da agressividade e posicionamento. Penso que está demasiado tempo junto as centrais em construção, JJ tem de o mandar subir assim que passamos a primeira fase de pressão adversária na primeira fase de construção;
  • Gilberto também tem estado a crescer. Defensivamente já vinha tendo actuações mais competentes mas com puco profundidade ofensiva. Ontem fez uma remate defendido e fez algumas incursões atacantes interessantes. De frisar que continuo a achar o Gilberto "curto" para a tal equipa Europeia;
  • Acho Darwin continua a descair demasiado nas alas, principalmente na esquerda. Penso que deveria andar mais por zonas centrais, baixando à procura de dar um apoio frontal ao médio e arrastar a defesa para a entrada do segundo ponta ou mesmo do extremo.

Colectivamente estamos a crescer, devagar mas estamos. Há ainda muito trabalho pela frente e temos de aproveitar Janeiro para fazer ajustes na equipa, principalmente no meio campo, ajustes em que até podemos nem gastar nada, tirando o Lucas.


Este mês vai ser terrível em termos de exigência. Podemos chegar ao final de Janeiro com uma equipa super-motivada se vencermos os duelos todos, ou uma equipa quase arredada do campeonato se correr tudo mal.
 


RESUMO DO JOGO





CARREGA BENFICA!!!
#RUMOAO38

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (7)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Não tendo sido brilhante, foi das exibições mais consistentes dos últimos tempos, sobretudo porque não demos chances ao adversário, exceto naquele lance pouco tempo antes do segundo golo O problema é que o próximo jogo é já com o Porto e uma derrota é a morte do artista, em termos de título.
Tendo em conta que os nossos centrais estão a melhorar, quando vier o Lucas Veríssimo, talvez possamos jogar com três centrais como faz o Sporting, com excelentes resultados. Vamos torcer para que o Santos seja eliminado já na próxima quarta.
O que parece escapar a muita gente é que o Benfica tem jogadores de grande qualidade para todas as posições no relvado. Dentro de portas teríamos obrigação de vencer em qualquer campo contra qualquer adversário.

Everton, Weigl ou Gilberto são bons jogadores. Gilberto tem estado em crescendo óbvio assim como Weigl. Everton não é um desequilibrador mas é certinho e tem qualidade técnica muito acima da média. Otamendi voltou a fazer um grande jogo, simplesmente desta vez não errou nenhuma vez. Vertonghen é um patrão.

O grande problema do Benfica não são as individualidades. Temos melhorado bastante a nivel individual. Falta simplesmente ter uma equipa. Não temos. Não temos fio condutor. O Benfica passou a jogar em ataque num 3-3-4 sem grande sentido, em que baixa o Weigl e os laterais sobem para o lado do Pizzi ou Taarabt, o Rafa e Everton ficam sem saber bem por onde andar, o Luca ou o outro que jogue ao lado de Darwin geralmente perdido. Só o Luca sabe jogar entre linhas e só o Luca potencia as jogadas do Rafa.

Emaranhado de jogadores. E mais uma vez Jesus não aposta no banco a não ser a poucos minutos do fim.

Vitória merecida que podia mais uma vez ter dado em balde de água fria não fosse falharem aquele golo no útlimo minuto... É continuar a ganhar.
1 resposta · activo há 221 semanas
"O Benfica passou a jogar em ataque num 3-3-4 sem grande sentido, em que baixa o Weigl e os laterais sobem para o lado do Pizzi ou Taarabt, o Rafa e Everton ficam sem saber bem por onde andar"

Já me meti a pensar se esta situação não tem a ver com uma possível tentativa de ter 3 jogadores a para proteger melhor as perdas de bola da equipa, tentar proteger um pouco mais a equipa das transições adversárias, por isso é que os nossos laterais muitas vezes jogam demasiado por dentro, para que em perda possam ajudar também a fechar por dentro. Isto pode ser tudo temporário, até que Weigl encontre o seu ritmo e entenda a forma como tem de jogar naquela posição tão importante neste sistema como é a do seis. Neste jogo vi-o um pouco mais subido, chegou mesmo a rematar à baliza.

A questão dos laterais poderá ser mesmo essa de tentar estar o mais próximo do centro para fechar no caso de perda de bola porque nas equipas de JJ o lateral costuma dar uma boa profundidade ao ataque.

O Darwin também tem de fazer uma coisa... REMATAR MAIS!!! Dentro da área é à Cardozo... "Puxar a culatra atrás e rematar".

Temos de fazer mais cruzamentos. Conseguimos algumas vezes criar boas condições de cruzamento mas não cruzamos, optamos por circular a bola... Não entendo porque o Darwin não é mau de cabeça.
Gostei muito do jogo do Otomendi, Vertonghen, Weigl e Gilberto.

Não ter Taraabt ajudou bastante para a equipa estar mais confiante e assim que entrou perdeu logo a bola uma data de vezes. Não vi os números mas acredito só ele tenha perdido mais bolas naqueles poucos minutos do que todos os seus colegas em conjunto nos 90mins. Coitado do Weigl que ficou sozinho a levar com 3 jogadores adversários.

Tambem gostei mais de ver o Everton na direita, dá mais largura de jogo à equipa, porque não trava para puxar pra dentro e iamos alternando os ataques pelos dois flancos.

Darwin e Sefe parecem-me ser uma dupla bem mais consistente do que outras já testadas, tanto Luca, Pedrinho, Taraabt, Pizzi ou Chiquinho. Talvez por manterem a equipa adversária mais preocupada.
o darwin tem o mesmo problema que o jimenez tinha, sai demasiado da grande área, se contra equipa que disputam o jogo é uma vantagem contra equipas que recuam e só defendem, a maioria no nosso campeonato, é um desperdício.
Evolução noto no Gilberto, pode ser que ainda dê um lateral de jeito.
Weiga fez um jogo melhor que os anteriores, certinho mas não passa disso.
O Cebolinha é o nosso novo Brilhantina mas sem gel na cabeça e sim com uma tira de casca de cebola. O Cervi não faria pior.
Nítidas melhoras na equipa, principalmente no que não deixámos jogar o adversário. Em termos ofensivos temos ainda que melhorar e muito.
Tudo isto leva-nos ao próximo jogo, semi-decisivo e no Dragon. Sabemos que será um jogo sempre com os habituais condicionalismos de arbitragem e com o caceteiro Pepe que parece só estar apto para jogar contra nós. O meu pessimismo leva-me a pensar que poderemos ficar a 3 dos andrades e a 7 dos lagartos, o que não augura um futuro nada risonho.
Pode ser que o nosso catedrático, que diz não ter nada a provar e que o currículum fala por ele e quem são os sócios Toni e Zé Augusto para opinarem, tire um coelho da cartola.
A equipa (a)pareceu bem melhor do que em jogos anteriores; Jogadores mais concentrados, mais pressionantes na perda de bola, mais critério nas transições, mais alegria nos jogadores; Notou-se um melhor entrosamento defensivo; Otamendi e Vertohngen, para mim, muito bem; Weigl esteve melhor no seu posicionamento e já não esteve sempre tentado a jogar para trás e para os lados; Parece mais jogador, apesar de franzino;
Everton pareceu-me o jogador "menos" da equipa; Falta de adaptação? posicionamento?
Darwin tem que rematar mais; Será falta de confiança no momento da finalização ou quer bater o record de assistências para os colegas? Nem que seja de bico, mas tem que rematar mais!
Também gostei mais de JJ na conferência de imprensa; Já pareceu mais vivo!
Duas notas finais; Uma, para uma vez mais expressar a minha revolta pelo que se tem passado nos jogos dos lagartos e dos corruptos, que, ou com penaltis de ex seus jogadores, ou com ajudas dos árbitros (VAR inc), lá continuam no topo e a fazerem as "delicias" dos jornais e tv's de m&rd@ que temos; E a seguir, vamos ao covil do ladrão jogar. Aqui, espero que o primeiro e golo da vitoria do Benfica, seja da autoria de... Otamendi.
A outra nota, é o continuar do suplicio, do martírio, da desgraça, da falta de "coisos" que é as nossas equipas das modalidades jogarem contra os corruptos ou lagartos. Perdemos sempre!
Será mais uma maldição ou bruxaria? Xiça, já mete nojo.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi