Siga-nos no Facebook

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O futebol Português cheira a mofo - Parte 3

Mais uma vez a arbitragem Portuguesa mostra que é mesmo muito má e que só podemos entender determinadas decisões em função das pressões que são exercidas sobre os árbitros que os leva a ter decisões absolutamente vergonhosas.

No jogo de ontem, em que o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal pelo Marítimo, no lance da foto ao lado o árbitro considerou mão na bola e marcou um livre perigoso a favor do Sporting.

Não vou aqui questionar o entendimento do árbitro porque isto é um lance de interpretação, na minha interpretação não é mão na bola porque op braço está junto ao corpo.

O que posso questionar é o critério do árbitro. Eu aceito que os árbitro nos jogos adoptem determinados critérios para determinados lances, mas o critério tem de ser uniforme em todos os casos, independentemente da equipa, senão o árbitro pode incorrer numa penalização forte na sua nota, se fosse lá fora porque cá sabemos que as notas são dadas à medida...


Mais tarde, existe um lance em tudo idêntico como podem ver na imagem ao lado.

Ora, pela lógica do critério do árbitro, aqui não haveria dúvidas nenhumas e mesmo que o VAR achasse que não seria falta, o árbitro deveria manter o seu critério e marcar a respectiva falta, que sendo dentro da grande área teria de marcar penalti.

Mas não foi o que aconteceu... O árbitro não marcou absolutamente nada, indo contra o seu critério, e nem sequer se deu ao trabalho de ir ver as imagens.

Eu gostaria de ter acesso ao relatório do observador e da nota deste árbitro porque eu considero este tipo de erros gravíssimos porque tem critérios diferentes em lances em tudo iguais.

Face à pressão que o Sporting tem feito sobre as arbitragens, eu posso muito bem ter a opinião que o árbitro estava condicionado. Alguém que uns minutos antes marca aquela primeira e não marca esta, teria de se ir justificar ao CA e ser penalizado por este erro grave e por ter um critério diferente em lances em tudo iguais.

Como vivemos num futebol de terceiro Mundo, com a mania que o nosso futebol vale alguma coisa, esta situação vai passar ao lado de todos como se nada tivesse acontecido e o árbitro lá estará a apitar já na próxima jornada.

Os dirigentes do Sporting, como qualquer outro, como foi um lance que os beneficiou, vão ficar calados e mudos... Até ao próximo lance que prejudique o Sporting.

E é assim que anda o nosso futebol, berra-se quando são prejudicados, apontando o dedo a tudo e todos, e calados quando são beneficiados. Propostas concretas para melhor este nosso futebol medíocre é que não aparece nenhuma...



E-goi