Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Benfica 3 x 2 Rio Ave - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. Começa a ser natural esta frase a começar os rescaldos do Benfica e é um sinal importante dos tempos e da qualidade da nossa equipa. Este rescaldo não era para ser feito por mim mas acabei por arranjar um tempo para o escrever. O debate com os meus colegas de blogue nos bastidores foi aceso não só sobre o jogo mas principalmente sobre as escolhas do nosso treinador. A minha opinião é clara, Bruno Lage fez muito bem em não poupar a melhor equipa neste jogo. O Nuno acha que é um tremendo erro dar 90 minutos a Pizzi e a Chiquinho depois do jogo do Aves e tendo um jogo com o Sporting em Alvalade a menos de 72 horas de distância. Eu não concordo. Porquê? Por vários motivos, mas em concreto porque: esta eliminatória era a última a uma mão antes da Final do Jamor e o Benfica tem tido prestações menos positivas na Taça de Portugal e isso tem de ser corrigido; mesmo que alguns jogadores possam estar em défice físico no jogo com o Sporting, prefiro perder em Alvalade e continuar em primeiro com mais 17 jogos para vencer o campeonato do que ser eliminado da Taça neste momento; acredito que o jogo com o Rio Ave é mais complicado do que com o Sporting; os jogadores têm de ter a capacidade de no meio da época jogar de 3 em 3 dias.

Posto isto, o Bruno Lage tinha razão. Um jogo tremendamente difícil que só com os melhores poderíamos vencer. Infelizmente o Lage tem a opção de dar os jogos da Taça ao Zlobin e ontem mais uma vez isso mostrou-se um desastre, seja como for, tirando isso apostou as fichas todas e no meu entender é assim que deve fazer. Nas meias finais pode escolher um dos jogos para poupar, aqui? Era ganhar ou ganhar. 

Eu se calhar vou ser muito parcial nisto, como aliás sempre, mas....que jogão o Benfica fez ontem. Começamos a perder com um lance a fazer lembrar muitas criticas ao Odysseas sobre controlo da profundidade, obriga Rúben a fazer falta, posiciona-se mal no livre e acabamos a perder 1-0 com menos de 5 minutos de jogo. Depois de empatar o jogo, veio o Soares Dias ajudar e depois de um penalti claro sobre o Chiquinho, não só não marca penalti como sofremos na jogada em questão o 2-1. Com mais um erro caricato do Zlobin que demora uma eternidade a sair e depois aborda mal o lance. Mas mesmo com tudo isso, com uma primeira parte jogada no limite e com um árbitro que até gozou com os benfiquistas ao assinalar penalti num lance que todos percebíamos que não tinha sido nada.... só para perder mais tempo no VAR e anular de seguida, o Benfica jogava bem e merecia estar a vencer o jogo nessa altura. É caricato como num lance sem dúvida nenhuma ele vai ao ecrã ver se há falta mas no lance do Chiquinho limita-se a ouvir o Tiago Martins e a aceitar a decisão do VAR.

Só mesmo um Benfica verdadeiramente avassalador consegue lutar contra este sistema montado. Confesso que sempre que vejo este Benfica jogar tenho ideia que mais cedo ou mais tarde o golo vai surgir. Este jogo foi exemplo disso, por mais que a ansiedade comece a apertar com o passar dos minutos dá sempre a ideia que a equipa não vai desistir até marcar e que vai acontecer. Quando não é o Pizzi é o Vinicius, quando não é o Vinicius é o Cervi, quando não é o Cervi é o Seferovic. E isto tudo sem o Rafa. Ontem a pressão do Benfica na segunda parte foi absolutamente fantástica. Contra uma excelente equipa! Não estávamos a jogar contra um Aves, era o Rio Ave, e é uma equipa muito bem orientada e que joga bem à bola. 

Não sendo rescaldo de campeonato não há direito a notas mas daria destaque a diversos jogadores com notas altas. 

Rúben foi um patrão mais uma vez. Ferro está a demonstrar várias limitações e o Rúben é pronto socorro. Que grande central temos. Que grande Capitão. E espero mesmo que fique por cá como o Luisão ficou.

Weigl que jogão fez. Segundo jogo na equipa, entra para uma posição fulcral no onze como são as posições do meio campo do Benfica e parece que joga com a equipa há anos. Não faz mais que dois toques seguidos com a bola, sempre a jogar rápido e fácil. Ontem passa para central com uma naturalidade tremenda, nunca se posicionou mal ao lado do Rúben na linha do fora de jogo, sempre no sitio certo. Que tremendo jogador.

Tomás Tavares, outro jogão! Está feito um menino jogador! E tem o quê? 19 anos? Mal posso esperar até ter 23 e a jogar no nosso clube. Tem tudo para ser um lateral de topo. Correu, pressionou, correu mais um bocadinho... incrível.

Vinicius, os comentadores da RTP só diziam que estava a fazer um jogo mais escondido, com menos fulgor, que nos últimos tempos tinha deixado de marcar. Mas 2 das assistências são dele. É um jogador que tem tudo para ser um grande jogador. Vai marcar naturalmente e mesmo quando não marca dá a marcar!

E deixo o melhor para o fim.... Cervi. Os comentadores da RTP falaram em bom jogo do argentino. No primeiro jogo que Rafa aparece nos convocados ele diz PRESENTE! Foi um monstro dentro de campo. Andou por todo o lado! Literalmente! Começou na esquerda, trocou com Pizzi e foi para a direita, trocou com Chiquinho e andou a fazer de segundo avançado, foi muitas vezes encostar-se a Weigl e Taarabt para apanhar jogo e levar a bola, foi inacreditável aquilo que correu e fez jogar. Sempre com uma intensidade de jogo gritante. Os adeptos do Benfica viram o mesmo que eu e deram-lhe uma ovação como há muito não me lembro de ver no Estádio da Luz. Acho que a ultima vez que vi o Estádio de pé gritar por o nome de um jogador assim foi com Jonas... antes talvez Gaitan. Cervi agradeceu, meio tímido. Dever cumprido. Exemplo daquilo que queremos no Benfica. Humildade para nunca forçar a saída quando vai para a bancada ou banco. Humildade para trabalhar e esperar pela sua vez de mostrar que pode ajudar a equipa. Humildade para perceber que mesmo no banco ou na bancada pode ajudar a equipa doutras formas. Tremendo jogo. A melhor exibição individual que vi esta época no Benfica e uma das melhores que vi nos últimos anos.  Houve uma altura na segunda parte que o jogo deixou de passar tanto pelo lado dele e parecia estar desgastado, e de repente ele começa a aparecer no meio campo a pegar na bola e tentar fazer parte do jogo. Fantástico.

Sofremos para vencer. Mas dá gosto ver esta equipa jogar à bola. Posso estar a exagerar mas é isso que sinto ao ver este tipo de jogo. Pressão pressão pressão. Oportunidades atrás de oportunidades. Jogadores a correr sem mostrar cansaço. Querer. Não desistir. Contra tudo e contra todos. Mesmo contra estes Soares Dias da vida. Orgulho tremendo do trabalho destes jogadores e desta equipa técnica!

Agora vem o Sporting. Tudo fizeram para prejudicar o Benfica. Não há outra hipótese. Jornada da Taça às 18h e 21h15, qual é a equipa que tem jogo na sexta? É aquela que joga mais tarde. Faz todo o sentido. Só que não. Qual a equipa que tem mais viagem para fazer das 4? É o Rio Ave, quando é que joga? Às 21h15. Faz todo o sentido. Só que não. Entre Taça da Liga e Taça de Portugal qual é a competição mais importante e com maior tradição e que portanto deve ter uma prioridade no calendário? Taça da Liga claro. Só que não.

O Benfica manda nisto tudo. Só que não.


E-goi