Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Estado da Nação Benfiquista de Luís Filipe Vieira


Fica aqui a imagem do dia. Mais um título para o clube que tem como Presidente um senhor que quer destruir o clube e as modalidades.

Taça da Liga de Futsal

Sporting 4 - 5 Benfica

Só para deixar aqui um apanhado:

1º - Futebol Masculino Sénior
1º - Futebol Masculino Revelação (sub-23)
1º - Futebol Masculino Juniores (sub-19)
1º - Futebol Masculino Juvenis (sub-17)
1º - Futebol Feminino

1º - Hóquei em Patins Masculino
1º - Hóquei em Patins Feminino

1º - Futsal Masculino
1º - Futsal Feminino

1º - Basquetebol Masculino

1º - Voleibol Masculino

Assim seguem os diferentes campeonatos nas diferentes modalidades. Não é como começa é como acaba, mas se não é sinal de qualidade, não sei o que será.

Nota: Não se esqueçam de votar nos Flops da Década da publicação anterior.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (25)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Perante este cenário só se pode concluir uma de duas hipóteses:
- Ou este presidente quer realmente acabar com o clube e as modalidades (sendo então extremamente incompetente nesse desígnio).
- Ou o presidente só quer o melhor para o clube e as modalidades e então nesse caso está a fazer um excelente trabalho.
Incompetentes…
Não gosto do titulo do post.

Não há, nem nunca haverá uma Nação benfiquista de Luís Filipe Vieira, nem de ninguém em particular.

Viva o Benfica.
3 respostas · activo há 272 semanas
O título era apenas uma ironia. Era apenas uma picardia. Nada mais que isso. ;)
Ah, ok, ahahahahaha
Já sinto a falta do Rudolfo para as picardias :-)
Para teres uma ideia Chakra, geralmente na contabilização do blog em termos de visualizações, esta publicação tem 5 vezes mais do que a média das publicações. Terá sido pelo nome da publicação? ahahah
Isto está mesmo ruim...
<ironic mode on>
És um avençado, ó Rui.
Quanto é que o Vieira te pagou para escreveres esta propaganda manhosa?<ironic mode off>

Volto a dizer: um orgulho estar vivo para ver o momento que o nosso Clube atravessa.
1 resposta · activo há 272 semanas
Gostava de ser avençado. Por acaso. Teria muito orgulho em defender o meu clube. Certamente nunca iria escrever ou opinar sobre algo que não seria a minha inequívoca opinião.
A única coisa que se pode apontar é porque é que Vieira levou tantos anos para chegar aqui. Agora que nos últimos 8 anos tem feito um bom trabalho isso é inegável. Voltámos a ter a hegemonia do futebol em Portugal, títulos em todas as provas com destaque para o campeonato, com inédito tetra, um triplete em 2014 e uma dobradinha em 2017, 2 finais europeias, com contas certas, aumento de património, passivo a descer e investimento na formação. Falta somente voltar a fazer boas campanhas europeias.
4 respostas · activo há 272 semanas
Talvez porque tenha sido necessário criar e formar recursos materiais, financeiros e humanos a partir de um estado extremamente negativo e em que o rival era campeão europeu!
Acredito que tenha demorado porque encontrou, ele e Vilarinho, um clube destruído. Se pensarmos que está lá há 15 anos e que nos últimos 10 tem mais títulos em todas as modalidades que os outros dois rivais juntos.... Será que demorou assim tanto tempo?
Rui,

Quem encontrou um clube destruído foi Vilarinho, provavelmente o Presidente mais importante dos últimos 30 anos, e um dos mais importantes da nossa história.

Vilarinho conseguiu o impossível, destronar o sociopata Vale e Azevedo da presidência, num clube muito dividido em facções, e destruído por Damasio e VA.

Vilarinho é socio do Benfica desde os 2 meses de idade, o pai foi dirigente do Benfica muitos anos, integrando a direcção nos anos 40 ou 50, no celebre caso da "Direcção dos suplentes", integrou direcções de Ferreira Queimado, Fernando Martins, e esteve um ano com Damasio, demitindo-se por não concordar com o rumo do clube.

Vilarinho uniu o clube, deu consistência e consolidação à SAD do futebol criada ainda por VA, com a recapitalização da SAD, tendo nessa mesma altura, em Maio de 2001, entrado no clube Luis Filipe Vieira, que fruto também do seu trabalho (e do afastamento dos divergentes ), e com Vilarinho, foi erguendo o clube, e tornando-o aquilo que sempre foi , qualquer que seja a conjuntura - um clube vencedor.

Se Vieira tem o mérito do crescimento empresarial da marca, Vilarinho conseguiu o que muito poucos na altura conseguiriam, Vieira incluído - defrontar e derrotar VA, com o seu climax no celebre debate na SIC, com Vilarinho a derrotar VA em toda a linha.

Com o apoio de Eusébio, de ultima hora (recorde-se que Eusébio era funcionário do clube), Vilarinho derrotou com mais de 60% votos o aparentemente imbatível VA.

Eu estive lá a votar, numa fila em que à hora em que cheguei estava em frente ao Colombo!!!!

Vilarinho merece uma estátua ao lado de Eusébio, sem ele, provavelmente hoje teríamos Vale e Azevedo como dono da SAD, que se preparava para comprar por um valor simbólico, que alguns alvitravam ser de 1€!

Viva o Benfica.
Nunca tiraria mérito ao Vilarinho. Foi o obreiro da mudança. Alguém que merece tudo do Universo Benfiquista.
Este texto acaba por seguir a mesma lógica de quem diz que Vieira "está a destruir o clube". Quando só existem críticas ou elogios, não é possível haver diálogo. Não é por se perder que está tudo mal e não é por se estar em primeiro (nem sequer se ganhou) que está tudo bem.

Futebol (masculino): Todos sabem qual é a situação actual: excelente internamente, um desastre na Europa, (últimas 2.66 épocas, falta a LE).

Futebol feminino: óptima gestão desportiva. Fora do relvado é ridículo para um clube com a grandeza do Benfica manter as jogadoras na Tapadinha. Prejudica a valorização da equipa, do clube e afasta adeptos.

Modalidades: para mim esta é a direcção que melhor soube valorizar as modalidades, mas se o assunto é o rendimento/estratégia recente, a avaliação só pode ser negativa. Isto deixando de lado os campeonatos de inverno e olhando também para a formação, que a direcção afirmou dezenas de vezes ser o futuro do clube.

Futsal M 1 campeonato e 1 Final Four em 4 épocas. Rendimento nulo da formação. 1.5/5.
F No comments. 5/5.

Andebol M 1 campeonato em 15 anos, e neste momento é utópico imaginar o Benfica campeão, ou até vice. 1/5.
F Projecto parece estar bem estruturado, merece o benefício da dúvida. 4/5.

Hóquei M 0 campeonatos/taças/finais da Liga Europeia em 3 épocas, mas época histórica em 15/16. Ambição na escolha do treinador. 3/5.
F Perfeição a nível interno, e clara falta de ambição internacional. Esta época saíram 3 jogadoras com grande peso e entraram apenas 2, colocando em risco o domínio interno. Desprezo total pela formação. 4.5/5.

Voleibol M Transformação total com Marcel Matz. 5/5
F Imensos anos para colocar a equipa na 1ª divisão, ao ponto do Sporting, que nem sequer tinha voleibol, ter subido primeiro. Boas perspectivas para esta época. 2/5

Basquete M Últimos dois campeonatos perdidos para um clube que nem à Europa vai. Ambição nula na escolha do treinador, apesar de saberem que a dificuldade ia subir a todos os níveis. Formação com rendimento a roçar o nulo. 2/5.
F No comments. 1/5.

Média Masculino: 2.5/5
Média Feminino: 3.3/5

Esta análise baseia-se nas últimas épocas, logo o desfecho da época em curso vai mudar muitas notas, para cima ou para baixo.
10 respostas · activo há 272 semanas
O texto não tem valoração nenhuma... É apenas uma lista de modalidades e a classificação atual.

Só um aparte relativamente ao futebol feminino... Mas para sair da tapadinha tem de se investir em campos no Seixal, certo? Mas lembro me de que você queria por um limite estatutário á criação de dívida. Parece-me de difícil conciliação. E era a situações destas que me referia naquele debate.

Ps. Já falou algumas vezes das modalidades... Quer enviar um texto sobre esse tema sem estar "limitado" ao tópico?
Abraço
Os campos actuais chegam para o futebol feminino, tal como chegaram para os sub-23, que apareceram na mesma época. São 6 relvados para a principal/B/sub23+feminino, que treinam de dia. É uma questão de mentalidades, em grandes clubes por toda a Europa as equipas femininas treinam nos centros de estádio: https://www.facebook.com/FCBfemeni/photos/pcb.266... O edifício é o mítico La Masia, e jogam no estádio Johan Cruyff.

Não me parece que tenha algo de interessante a partilhar sobre as modalidades, caso contrário aceitava o convite. A escrever seria sobre o desporto feminino, nomeadamente uma ideia que passei a um dirigente há algum tempo, e podia gerar um debate.
Se quiser… força nisso.. envie e publicamos.
Obrigado pela abertura.
Para quem é estatístico essa análise que faz é totalmente disparata e enviesada. Para uma modalidade usa 15 anos de análise, para outra usa 4 anos, para outra 5, para uma usa 3, para outra usa 1, para outra usa 2.... Na prática faz análise para o que lhe convém. E isso é tudo menos honesto de se fazer. Não há qualquer objectividade na análise que faz.

Deixo-lhe uma publicação que foi feita por mim no final da época passada. Se tiver interesse em conhecer um pouco melhor dos resultados recentes das nossas modalidades.
http://universobenfiquista.blogspot.com/2019/06/p...

Num universo de 10 anos para TODAS as modalidades, e não espaço temporal que interesse para dizer mal.

Mesmo na temporada passada o Benfica venceu mais troféus que qualquer clube rival. E muito falaram em ano mau para o Benfica. Que diremos dos outros.

Talvez com essa publicação com os números reais das modalidades e do clube dos últimos 10 anos possa ter uma opinião diferente daquilo que é o nosso clube.

Só um resumo:

Nos ultimos 10 anos o Benfica venceu mais troféus/títulos do que os nossos rivais em conjunto. Individualmente só não tem mais campeonatos que os dois em conjunto, no entanto tem mais do que qualquer um. Tem mais Taças do que Porto e Sporting juntos. Tem mais Taças da Liga do que Porto e Sporting juntos. Tem mais Supertaças do que Porto e Sporting juntos. Tem mais títulos internacionais do que Porto e Sporting juntos. Tem mais Finais Internacionais do que Porto e Sporting juntos.

E poderão alguns dizer, ganha mais porque tem mais modalidades? Certamente. Mas mesmo em percentagens. O Benfica vence mais percentualmente do que Sporting ou Porto.

Como lhe disse. Leia a publicação. Ao longo da época irei fazer sempre actualizações sobre as Modalidades, como por exemplo fiz em Novembro:
http://universobenfiquista.blogspot.com/2019/11/r...

No final da época irei novamente fazer rescaldo.
Rui,
também me parece que a tua analise é objectiva, De resto, são interpretações, e eu tenho a minha, que poderei expor com mais tempo. Até porque conheco muito bem a realidade do Voley e do Basquetebol.

Só um reparo - a altercação entre o Nuno e o Rudolfo começou com um paragrafo semelhante ao teu 1º, e foi escalando até à ruptura.

Viva o Benfica.
Chakra as alterações só existem se o pessoal não souber amparar as palavras. Quero eu dizer, se não levarem para o insulto ou para a confrontação. Que não é de todo a minha intenção. Muitas vezes a "entoação" com que lemos as coisas acaba por dificultar a leitura. Não foi de todo um paragrafo agressivo ou de modo algum insultuoso. Pelo menos não era esse, de todo, a intenção. Se foi o que passou, desde já as minhas desculpas.

Não tendo lido ainda a resposta do Fernandes, acredito e espero que não tenha sido o caso.
A análise refere-se mesmo aos últimos anos, e os últimos anos do andebol são o que sabemos. Os 15 anos servem para enquadrar, porque quanto mais tempo se passa sem ganhar, maior devia ser o cuidado na gestão.

De resto esse texto perde o sentido quando fiz questão de dizer, já para evitar que o Rui respondesse com "só quer dizer mal", que "para mim esta é a direcção que melhor soube valorizar as modalidades". A questão é que o texto que comentei é sobre a época em curso, e achei interessante enquadrar esses resultados na dinâmica das últimas épocas, que não tem nada a ver com a realidade de 2010. Só isso.

Sobre esse gráficos, misturam futebol com modalidades, e não fazem qualquer distinção entre as performances europeias, metendo no mesmo saco Challenge de andebol e UEFA Futsal Cup. Ninguém vai negar que o Benfica foi mais forte na última década, como também ninguém pode negar que as últimas épocas foram fracas. Faz parte, os outros também investem para ganhar.

A análise é subjectiva como são todas, tenham mais ou menos gráficos, e porque naturalmente quero ir além de um amontado de números. Interessa-se perceber se há mais ou menos competência, visão, ambição. Depois faço uma avaliação quantitativa para que quem lê perceba a conclusão a que cheguei, e se quiser discorde.

E, claro, há questões muito importantes que nem sequer levei em conta na análise, porque não tenho os dados. Como evoluíram as assistências, por exemplo? Não sei.
A análise que referes aos últimos anos não é objectiva porque não faz uma análise no mesmo espaço temporal para todas as modalidades. 15 anos para andebol mas 4 anos para futsal? Porquê? Porquê 3 anos para o hóquei? Na prática estás a tirar conclusões de espaços temporais diferentes para cada modalidade, o que retira objectividade na hora de dar notas globais.

Desculpa mas frases vazias como "direcção que melhor soube aproveitar" mas depois dás valores de 2,5 em 5..... Estamos a falar do maior clube português. Se na direcção que melhor soube aproveitar as modalidades tem uma "nota" de 2,5... somos mesmo muito exigentes. Não concordo de todo com essa avaliação. E não é pessoalizando a direcção. É analisando objectivamente os resultados.

Não deves é analisar os resultados desta época resultantes da dinâmica das ultimas épocas quando o valor dessas "últimas" épocas são diferentes para cada modalidade. Para umas a dinâmica é de 15 anos, para outras é de 3. Não me parece lógico.

Futebol é a modalidade mais jogada em Portugal. E não é a modalidade que mais venceu no Benfica, portanto não posso ser acusado de usar o futebol para enviesar o estudo feito. Meter Taça Challenge de Andebol no mesmo saco da UEFA Cup ou da Final da LE é simplesmente contextualizar. O Benfica em andebol consegue lutar pela Taça Challenge, o Benfica do Futsal lutar pela UEFA Cup. São títulos europeus. Seja como for, é igual para todas as equipas do estudo.

A visão, competência ou ambição no final é medida com títulos. Podemos ter muita visão, competição ou ambição com zero títulos? Se calhar não.

A afirmação de que ninguém negar que as últimas épocas foram fracas é subjectiva. Que entendemos por últimas épocas? 10 anos? Bem 10 anos não é. 5 anos? De todas as modalidades? Se calhar não também não são assim tão fracas. 3 anos? 2 anos? Temos de ser objectivos na análise antes de fazer declarações dessas. Eu não acho de todo que tenhamos tido épocas fracas. Nas 3 últimas temporadas tivemos algumas modalidades com menor fulgor que anos de grandes vitórias, mas daí a assumir que no conjunto foram épocas fracas... não sei onde. E podemos falar de cada uma delas. No global, não foram épocas fracas.

Já agora, o caso do Voleibol, comparando com o Sporting. O Sporting fez batota. O Benfica não. É só isso.
Bom texto, Fernandes.

Discordo de uma ou outra analise de pormenor, mas na generalidade é uma analise realista.

O problema, é a pessoalização que está a tomar conta dos debates acerca do presente e futuro do nosso clube.

E é pena, especialmente quando a direcção, frito do "modernismo" que introduziu no clube, tem à sua disposição uma máquina de propaganda.

Se por um lado é bom, por outro funciona como um eucalipto que seca tudo à sua volta.

Quem perde é o clube.

Viva o Benfica.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi