Siga-nos no Facebook

sábado, 25 de janeiro de 2020

Weigl vs Gabriel vs Taarabt - Estatísticas

Como aqui sabem... eu sou "fã" de FL e escrevi diversas vezes que era (antes da chegada de Weigl) o melhor médio em termos absolutos do Benfica, no entanto fui dos primeiros a "sugerir" a compatibilização de Gabriel e Taarabt! Também não é segredo que não sou tão "fã" de Gabriel como a maioria dos benfiquistas... 

Neste momento surge a questão de que dupla deverá ser utilizada... W+G, W+T, G+T?

Tive conhecimento ontem de uma estatística comparativa da participação no jogo do Benfica entre os 3 médios que serão mais vezes titulares na 2ª fase da época.

Através destes números nota-se que Gabriel é o médio em maior destaque nos números absolutos.

Acontece que os números absolutos muitas vezes não têm muito significado... Tal como o arriscar per si não tem muito significado (todos nós já fomos jogar á bola com os amigos e temos aquele amigo que "arrisca" e perde muito mais vezes a bola do que deveria tendo os colegas que correr para recuperar a bola mas que se justifica dizendo que arrisca)... Então convém comparar o que é comparável e (palavrão) "normalizar" os números de cada jogador a 100 passes ou a ter como base de comparação o numero de passes de Gabriel.


Verifica-se assim que: 1) a cada 100 passes Weigl é o jogador com mais passes com êxito e com mais passes para o meio campo adversário seguido de Taarabt em ambos os critérios, Gabriel falha cerca de 10 passes a mais comparativamente a estes e coloca menos 6 passes no meio campo adversário que Weigl e sensivelmente os mesmos que Taarabt; 2) Gabriel é o que faz mais passes para o ultimo terço (mais 1 passe a cada 100) no entanto é o que tem menos acerto (falha mais 25 passes para o ultimo terço que Weigl e mais 15 que Taarabt); 3) Se Weigl ou Taarabt tivessem tantas posses de bola como Gabriel o Benfica perderia menos 5 bolas por jogo (passes com êxito)... Weigl colocaria mais 3 passes no meio campo adversário e 5 com sucesso no ultimo terço... Taarabt colocaria aproximadamente o mesmo numero de passes no meio campo adversário e mas 3 com sucesso no ultimo terço.

Claro que todas as estatísticas colocadas esquecem muito do que é feito pelos jogadores sem bola e nem todos os passes, intercepções etc são iguais... mas valem o que valem.

Vocês quem colocariam a jogar? Gabriel arrisca ou perde bolas? As recuperações e intercepções que realiza compensam o numero de bolas que perde? Weigl é seguro ou arrisca? E Taarabt que fica a meio?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (23)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Weigl e Taarabt.

Forza Cervi. Vitoria sempre. Carrega Benfica!!!
1 resposta · activo há 270 semanas
Vitória sempre é que é o fundamental!
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 270 semanas

Se já defendia Weigl e Taarabt antes de ver estes dados, então agora!...percentagem de acerto, caros consócios. É o que faz a diferença. E é um dos pontos mais fortes de Weigl. Como é evidente logo na vossa primeira tabela, no acerto no passe para o campo contrário e na proporção de passes com êxito!
Grande post! Weigl e Taarabt e não se fala mais nisso.
1 resposta · activo há 270 semanas
A 1a tabela é do jornal... A 2a é que é a nossa parte.

Eu sou dessa opinião... Porque até se poderia debater que os outros tinham mais acerto porque não arriscam mas vê-se que os outros arriscam até mais... Assim o Benfica tenha bola e Gabriel não a perca.

Claro que de qualquer forma são apenas números e os passes, até os para o mesmo destino, não são todos iguais.
Weigl e Taarabt...

Gabriel garante a mudanca de flancos com qualidade, mas olhando aquilo que e o futebol praticado penso que o jogo que Taarabt proporciona da mais garantias. Com Chiquinho entre linhas e com Taarabt a meter la as bolas a probabilidade de esta chegar a zona de finalizacao "jogavel" e muito maior. Ainda para mais com Rafa, Pizzi e Chiquinho o jogo interior do Benfica ganha outra dimensao.

Venha de la o proximo jogo e vamos la ver como se comporta esta dupla. Na teoria penso ser a que mais faz sentido... mas so no campo se sabera.

Tambem era grande impulsionador de RDT na frente e este so depois de sair comecou a mostrar valor.
1 resposta · activo há 270 semanas
Gabriel é de longe o médio mais importante e os números são gritantes nessa conclusão. Grandes números. Falas nos passes mas esqueces-te das intercepções, dribles, recuperações,.... um jogador muito acima dos outros dois.

De resto Weigl e Gabriel têm de encontrar o melhor posicionamento e continuar a excelente campanha até agora.
2 respostas · activo há 270 semanas
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 270 semanas

É um jogador útil no modelo de Lage, mas sobretudo pelo que dá em fase defensiva, particularmente na transição defensiva porque é muito forte na reacção à perda.

Mas ofensivamente, é muito mais limitado. Tem muitas decisões estúpidas, por exemplo. Que costumam redundar em perdas de bola igualmente estúpidas. Weigl e Taarabt são mais inteligentes, logo tendem a tomar melhores decisões...o que faz a diferença entre manter a posse e seguir para o ataque ou perder a bola e passar para a transição defensiva...
2 recuperações e 1 intercepção a mais que Taarabt e perder o monte de passes a mais que ele perde não me parece que compense...

Se consideras 2 recuperações muito acima... Como classificas falhar mais 10 passes a cada 100 ou 25 passes a cada 100 para o último terço? Um muito com 20 i's?
Penso que não são jogadores comparaveis.

O que peca em defeito, perdas infantis de bola, muitos passes mal medidos, "brincadeiras" e "rodriguinhos" na defesa, compensa em parte com a personalidade, a capacidade fisica, a leitura tactica na transição defensiva.

No global, é um jogador util em muitos jogos. Defende melhor que Taarabt, mas em relação a Weigl acho que perde em todos os parâmetros.

O nosso problema não está no meio campo, está numa opção para GR, numa alternativa para central, e num avançado para ombrear com seferovic.

De resto, estamos bem.

Viva o Benfica.

PS_ boa vitória sobre o FCP em basquetebol, sobre Guimarães em voley, e sobre a Sanjoanense em hoquei.
No basquetebol, mais uma lesão, de Fabio, a somar as de Micah, Betinho, Tomas Barroso e Coleman.
tendo em conta que somos a unica equipa portuguesa a jogar na Europa é muito bom manter este 1º lugar.
Para a semana temos jogo em Alvalade, depois de jogarmos com os alemães.
2 respostas · activo há 270 semanas
Já tratamos de tentar cumprir a sugestão que deixaste no outro dia... Vamos ver...
Como assim, “um avançado para ombrear com Seferovic”, Chakra? Queres um terceiro ponta de lança, quando só joga um? Não achas que, em termos de avançados, falta-nos mais um SA pois só temos adaptações como Chiquinho, Rafa ou Jota?

Enfim, algum dia tínhamos de discordar...😉
São três jogadores completamente diferentes e por isso mesmo, podem dar coisas diferentes ao Benfica. Do Weigl a amostra é muito pequena, mas para mim é o titular de caras precisamente porque nenhum consegue dar o equilíbrio à equipa que ele dá.
1 resposta · activo há 270 semanas
Concordo... Mas é o que há!

De qualquer forma... Acabado de chegar... Mostra logo a qualidade absurda que se antecipava!
Como ja falei aqui sugiro a mesma solução

_____Florentino
Gabriel_____Taarabt

Ou seja num outro sistema tactico
Isto porquê?
Porque o Florentino tem caracteristicas unicas como o de desarme e recuperador de bolas um trinco na sua essência.

E o Weigl ia rodando mais o Samaris.
2 respostas · activo há 270 semanas
Saía Cervi, Chiquinho, Rafa ou Pizzi?
Nao podem ficar todos?
Nesse sentido era preferivel perder, Gabriel, Taarabt, Weigl, Samaris ou Florentino?
Esta análise é extremamente pertinente, pois a performance na segunda metade da época vai muito depender do centro do meio-campo.
E felizmente estamos bem "armados". Mas devemos dizer graças à Direção (contração do Weigl) e ao treinador (recuperação de Taarabt e aposta no Florentino).
Gabriel, Taarabt, Weigl, Florentino e Samaris são jogadores com muitos pontos em comum, mas também algumas aspectos individuais, e no geral jogadores de grande qualidade.
O Gabriel é um jogador extremamente dinâmico, mas defensivamente entra muitas vezes à queima, nos passes no último terço é menos eficaz, e varia de flanco por vezes precipitadamente. Quanto a mim devia jogar a 6.
O Taarabt é um jogador de ruptura, de bom drible, e de passe interior de qualidade, logo a posição mais adequada é o 8.
Quanto ao Weigl ainda que seja um bom jogador de cobertura, gostaria de vê-lo a jogar em posição 8. Aliás, de todos os médios parece ser o mais completo, mas a qualidade e critério de passe poderia ser útil no último terco.
O Samaris é para mim sobretudo um médio de cobertura e um distribuidor de jogo, logo um 6.
O Florentino é o mais jovem e aquele que tem uma margem de progressão mais significativa. Defensivamente falando acho que é um jogador muito forte. Com a bola nos pés ainda tem aspectos a melhorar, e eventualmente integrar os pontos fortes dos outros colegas. Para já, creio que poderá subir mais e fazer mais movimentos de ruptura. Mas se quiser ser um 6 de qualidade mundial, terá de melhorar nos passes longos.
1 resposta · activo há 270 semanas
O Weigl é um 6 tipo Busquets...não se limita a dar equilíbrio e recuperar bolas, é muito inteligente também na construção e a alimentar a criação. Para 8 temos o Taarabt que tem estado excelente. Florentino na sombra do 6 Weigl e Gabriel na sombra do 8 Taarabt - é assim que eu vejo os médios centro. Samaris fica com o habitual papel de joker e pronto-socorro...
Nao concordo muito com a analise, pois é verdade que em termos de passe e posse o gabriel é talvez o mais fraco dos 3, tenho a percepção ao ver os jogos que ele é o medio que melhor e mais pressiona o adversario no meio campo ofensivo. É uma maquina após a perda de bola no meio campo ofensivo e isso é muito importante para o benfica. Basta ver como o bruno fernandes passa mal quando é marcado pelp Gabriel.

Mas exelente topico e analise, boa discussão.

Abraço diogo
2 respostas · activo há 270 semanas
Os valores de intercepções e desarmes estão na 1a tabela... A mim não me parece compense. Mas como disse no texto... Há muitas coisas que não têm reflexo em números como por exemplo o Diogo referiu.
Eu digo isso ali em cima: a maior utilidade do Gabriel é na reacção à perda. É muito forte e agressivo nesse momento, recupera muitas bolas altas que nos dão contra-transições perigosas. É um jogador de gegen pressing e dos fortes.

Mas nós somos uma equipa de posse ou não fosse o nosso treinador o #Lagiola! 😉 e para uma equipa de posse o perfil do Weigl e Taarabt é melhor porque são mestres a manter a posse e a alimentar a criação!
Os números não refletem a importância que o Gabriel tem no jogo, o Gabriel é quem inicia a pressão alta do Benfica e nem weigl nem taraabt têm essa capacidade de pressão e mesmo não recuperando sempre a bola faz o adversário perder a bola ou ficar em sentido. Por exemplo uma crítica que um alemão que conheço é que ao weigl falta agressividade e que não evolui nesse aspecto daí tb o explicar como o Benfica o conseguiu ir buscar.
O que é espetacular é podermos ter essas opções e variantes os 4 médios têm todos características distintas fortes que faz podermos estar a ter estas discussões.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi