Como aqui sabem... eu sou "fã" de FL e escrevi diversas vezes que era (antes da chegada de Weigl) o melhor médio em termos absolutos do Benfica, no entanto fui dos primeiros a "sugerir" a compatibilização de Gabriel e Taarabt! Também não é segredo que não sou tão "fã" de Gabriel como a maioria dos benfiquistas...
Neste momento surge a questão de que dupla deverá ser utilizada... W+G, W+T, G+T?
Tive conhecimento ontem de uma estatística comparativa da participação no jogo do Benfica entre os 3 médios que serão mais vezes titulares na 2ª fase da época.
Através destes números nota-se que Gabriel é o médio em maior destaque nos números absolutos.
Acontece que os números absolutos muitas vezes não têm muito significado... Tal como o arriscar per si não tem muito significado (todos nós já fomos jogar á bola com os amigos e temos aquele amigo que "arrisca" e perde muito mais vezes a bola do que deveria tendo os colegas que correr para recuperar a bola mas que se justifica dizendo que arrisca)... Então convém comparar o que é comparável e (palavrão) "normalizar" os números de cada jogador a 100 passes ou a ter como base de comparação o numero de passes de Gabriel.
Verifica-se assim que: 1) a cada 100 passes Weigl é o jogador com mais passes com êxito e com mais passes para o meio campo adversário seguido de Taarabt em ambos os critérios, Gabriel falha cerca de 10 passes a mais comparativamente a estes e coloca menos 6 passes no meio campo adversário que Weigl e sensivelmente os mesmos que Taarabt; 2) Gabriel é o que faz mais passes para o ultimo terço (mais 1 passe a cada 100) no entanto é o que tem menos acerto (falha mais 25 passes para o ultimo terço que Weigl e mais 15 que Taarabt); 3) Se Weigl ou Taarabt tivessem tantas posses de bola como Gabriel o Benfica perderia menos 5 bolas por jogo (passes com êxito)... Weigl colocaria mais 3 passes no meio campo adversário e 5 com sucesso no ultimo terço... Taarabt colocaria aproximadamente o mesmo numero de passes no meio campo adversário e mas 3 com sucesso no ultimo terço.
Claro que todas as estatísticas colocadas esquecem muito do que é feito pelos jogadores sem bola e nem todos os passes, intercepções etc são iguais... mas valem o que valem.
Vocês quem colocariam a jogar? Gabriel arrisca ou perde bolas? As recuperações e intercepções que realiza compensam o numero de bolas que perde? Weigl é seguro ou arrisca? E Taarabt que fica a meio?
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
SportLuisBenfica · há 270 semanas
Forza Cervi. Vitoria sempre. Carrega Benfica!!!
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
BenfiquistaPrimário · há 270 semanas
Grande post! Weigl e Taarabt e não se fala mais nisso.
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
Eu sou dessa opinião... Porque até se poderia debater que os outros tinham mais acerto porque não arriscam mas vê-se que os outros arriscam até mais... Assim o Benfica tenha bola e Gabriel não a perca.
Claro que de qualquer forma são apenas números e os passes, até os para o mesmo destino, não são todos iguais.
Luis · há 270 semanas
Gabriel garante a mudanca de flancos com qualidade, mas olhando aquilo que e o futebol praticado penso que o jogo que Taarabt proporciona da mais garantias. Com Chiquinho entre linhas e com Taarabt a meter la as bolas a probabilidade de esta chegar a zona de finalizacao "jogavel" e muito maior. Ainda para mais com Rafa, Pizzi e Chiquinho o jogo interior do Benfica ganha outra dimensao.
Venha de la o proximo jogo e vamos la ver como se comporta esta dupla. Na teoria penso ser a que mais faz sentido... mas so no campo se sabera.
Tambem era grande impulsionador de RDT na frente e este so depois de sair comecou a mostrar valor.
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
Rui Dias 101p · há 270 semanas
De resto Weigl e Gabriel têm de encontrar o melhor posicionamento e continuar a excelente campanha até agora.
BenfiquistaPrimário · há 270 semanas
Mas ofensivamente, é muito mais limitado. Tem muitas decisões estúpidas, por exemplo. Que costumam redundar em perdas de bola igualmente estúpidas. Weigl e Taarabt são mais inteligentes, logo tendem a tomar melhores decisões...o que faz a diferença entre manter a posse e seguir para o ataque ou perder a bola e passar para a transição defensiva...
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
Se consideras 2 recuperações muito acima... Como classificas falhar mais 10 passes a cada 100 ou 25 passes a cada 100 para o último terço? Um muito com 20 i's?
Chakra_Indigo 84p · há 270 semanas
O que peca em defeito, perdas infantis de bola, muitos passes mal medidos, "brincadeiras" e "rodriguinhos" na defesa, compensa em parte com a personalidade, a capacidade fisica, a leitura tactica na transição defensiva.
No global, é um jogador util em muitos jogos. Defende melhor que Taarabt, mas em relação a Weigl acho que perde em todos os parâmetros.
O nosso problema não está no meio campo, está numa opção para GR, numa alternativa para central, e num avançado para ombrear com seferovic.
De resto, estamos bem.
Viva o Benfica.
PS_ boa vitória sobre o FCP em basquetebol, sobre Guimarães em voley, e sobre a Sanjoanense em hoquei.
No basquetebol, mais uma lesão, de Fabio, a somar as de Micah, Betinho, Tomas Barroso e Coleman.
tendo em conta que somos a unica equipa portuguesa a jogar na Europa é muito bom manter este 1º lugar.
Para a semana temos jogo em Alvalade, depois de jogarmos com os alemães.
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
BenfiquistaPrimário · há 270 semanas
Enfim, algum dia tínhamos de discordar...😉
G G 84p · há 270 semanas
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
De qualquer forma... Acabado de chegar... Mostra logo a qualidade absurda que se antecipava!
Jorge · há 270 semanas
_____Florentino
Gabriel_____Taarabt
Ou seja num outro sistema tactico
Isto porquê?
Porque o Florentino tem caracteristicas unicas como o de desarme e recuperador de bolas um trinco na sua essência.
E o Weigl ia rodando mais o Samaris.
Rui Dias 101p · há 270 semanas
Jorge · há 270 semanas
Nesse sentido era preferivel perder, Gabriel, Taarabt, Weigl, Samaris ou Florentino?
Vitor Ramalho · há 270 semanas
E felizmente estamos bem "armados". Mas devemos dizer graças à Direção (contração do Weigl) e ao treinador (recuperação de Taarabt e aposta no Florentino).
Gabriel, Taarabt, Weigl, Florentino e Samaris são jogadores com muitos pontos em comum, mas também algumas aspectos individuais, e no geral jogadores de grande qualidade.
O Gabriel é um jogador extremamente dinâmico, mas defensivamente entra muitas vezes à queima, nos passes no último terço é menos eficaz, e varia de flanco por vezes precipitadamente. Quanto a mim devia jogar a 6.
O Taarabt é um jogador de ruptura, de bom drible, e de passe interior de qualidade, logo a posição mais adequada é o 8.
Quanto ao Weigl ainda que seja um bom jogador de cobertura, gostaria de vê-lo a jogar em posição 8. Aliás, de todos os médios parece ser o mais completo, mas a qualidade e critério de passe poderia ser útil no último terco.
O Samaris é para mim sobretudo um médio de cobertura e um distribuidor de jogo, logo um 6.
O Florentino é o mais jovem e aquele que tem uma margem de progressão mais significativa. Defensivamente falando acho que é um jogador muito forte. Com a bola nos pés ainda tem aspectos a melhorar, e eventualmente integrar os pontos fortes dos outros colegas. Para já, creio que poderá subir mais e fazer mais movimentos de ruptura. Mas se quiser ser um 6 de qualidade mundial, terá de melhorar nos passes longos.
BenfiquistaPrimário · há 270 semanas
Diogo · há 270 semanas
Mas exelente topico e analise, boa discussão.
Abraço diogo
Nuno_Martins 105p · há 270 semanas
BenfiquistaPrimário · há 270 semanas
Mas nós somos uma equipa de posse ou não fosse o nosso treinador o #Lagiola! 😉 e para uma equipa de posse o perfil do Weigl e Taarabt é melhor porque são mestres a manter a posse e a alimentar a criação!
Mouse · há 270 semanas
O que é espetacular é podermos ter essas opções e variantes os 4 médios têm todos características distintas fortes que faz podermos estar a ter estas discussões.