Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 16 de março de 2020

Covid-19: O destino dos campeonatos.

Palavra do ano: Covid-19...
 
Suspensos os campeonatos da grande maioria dos países europeus começa a colocar-se a questão… e agora?
 

(não me venham com tretas do "estamos em isolamento e tu a pensar em futebol")
 
Agora há 4 soluções:
 
1) Terminar o campeonato.
Tenho sérias dúvidas. O governo (vale o que vale) prevê o pico do coronavírus em Portugal para maio! Alguém acha que sendo o pico em maio haverá tempo para voltar a um "normal" aceitável e realizar jogos?
"ah mas estende-se o calendário". Lol. E os contratos dos jogadores? E os jogadores que já estão vendidos ou comprados? Quem lhes paga?
 
2) Adaptar formato do campeonato.
 
 
Qualquer alteração tem de ser votada favoravelmente unanimemente pelos participantes… sendo uma solução em que a "verdade desportiva" se encontra minimamente garantida até acredito que os clubes chegassem a acordo.
No entanto, tenho as mesmas dúvidas sobre a possibilidade de realização que para o ponto anterior… mesmo que fosse uma final-four ou um play-off...
 
3) Campeão definido pela classificação atual.
De todas as "opções" é a mais improvável e a que faz menos sentido. Um campeonato é uma competição que jogam todos contra todos a 2 ou 4 voltas… não faz o mínimo sentido adotar uma classificação parcial em que há equipas que em função do calendário estão em vantagem relativamente a outras. Se, por exemplo, na premier league se pode afirmar que o campeão está "definido" mesmo assim subsistem imensas classificações de importância em aberto… em Portugal o titulo está completamente em aberto e o líder tem em falta jogos contra o 3º e o 4º e todas as outras equipas têm jogos decisivos para lutar pelo titulo, pela LC, pela LE, pela manutenção…
Hoje surgiam noticias (jornal espanhol AS) a afirmar que a UEFA ia "atribuir" o titulo ao líder de cada campeonato… noticia já desmentida pela UEFA que reconhece, obviamente, que a UEFA não atribui nada a ninguém!
Desde já fica aqui o "aviso" a LFV... se o porto for campeão com recurso a esta opção… LFV assina a sua sentença de saída do Benfica!
 
 
4) Campeão definido pela classificação da 1ª volta.
Igual á anterior… apenas faz mais sentido porque adota uma classificação em as equipas jogaram todas contra todas (embora não estejam em condições de igualdade devido ao factor casa).
Cf eu faço o aviso a LFV, os portistas deverão fazer um aviso semelhante a PdC (mas como se costuma dizer "com o mal dos outros")… na minha opinião é impossível que a opção 3 ou 4 sejam aceites.
 
 
 
5) Campeonato anulado.
Infelizmente é a opção em que acredito! Não vai haver condições de retomar o campeonato… o nosso e diversos na europa, tal como as competições europeias… assim prevejo as competições a serem anuladas e a reinicar em 2020/21 nas mesmas condições em que iniciaram em 2019/20... os mesmos clubes em cada divisão e os mesmos apurados europeus nas mesmas eliminatórias. É a solução mais "abrangente" e generalizável.
 
 
E agora?
Entretenham-se durante estes dias de teletrabalho...
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi