Siga-nos no Facebook

domingo, 8 de março de 2020

Setúbal 1 x 1 Benfica - Rescaldo

Mau jogo do Benfica... Pior jogo da era BL na minha opinião.

Li muitos comentários dizer que esta fase já se adivinhava desde o início da época... Não podia estar mais em desacordo. Até janeiro, nas competições internas, criavamos sempre muitas oportunidades de golo... O adversário criava perigo? Sim. Mas o Benfica criava sempre bastante mais e as vitórias surgiam com naturalidade.
Depois entramos em fevereiro... permitam-me e desculpem-me estar sempre a bater no mesmo... A falta de rotação que BL implementou matou fisicamente o Benfica na série de jogos da taça, campeonato, liga Europa... 9 jogos seguidos mal geridos com pouquíssimas alterações... Em que a falta de capacidade física prejudicou os resultados e os resultados prejudicaram a confiança da equipa. "O Benfica deve jogar sempre com os melhores" é muito bonito mas... Não é só o Nuno Martins que precisa de fins de semana... Agora imaginem trabalhar todos os dias e ter de entregar resultados de 3 em 3!
Por exemplo, agora é "fácil" bater em TT... Mas não será o "problema" o moço ter de jogar tantos jogos logo no seu 1o ano de equipa A? Quem rebentou com o AA? E acham que é a assobiar o rapaz que ele vai ser magicamente melhor jogador?
Neste momento, para mim o problema da equipa é falta de confiança.

Na 1a parte tivemos 2 oportunidades... O Setúbal teve 1! BL conseguiu com o Moreirense matar a equipa com as substituições... Hoje matou antes de começar com a entrada de Samaris! Ok... Bate no peito... Ok... É lutador... "Eh pá" mas isto é futebol. Tempos houve em que FL (muito melhor do que Samaris alguma vez foi) era titular e eu, assumido fã, dizia... Tem de jogar Gabriel e Taarabt porque o campeonato em Portugal vence-se a jogar para marcar mais golos que o adversário (é diferente de jogar para sofrer menos)... E tivemos a melhor fase da época! Nos últimos jogos BL foi atrás dos adeptos com Samaris e da critica do Benfica sofrer muitos golos e passou a tentar sofrer menos... Resultado: criamos 2 oportunidades numa parte com o Setúbal, sendo uma num canto... E temos como única solução variações longas para a entrada do lateral direito nas costas da defesa (mesmo que a defesa estivesse com os calcanhares na linha de fundo!)... Ou seja, continuamos a sofrer e criamos menos.

Sobre a 2a parte... Não vi por motivos pessoais e por isso não vou colocar classificações (o Rui depois fará a média das classificações dos comentadores e será essa a classificação dos jogadores neste jogo). Fui acompanhando pelo Twitter. Um gajo que falha 2 penaltis voltar a marcar no jogo seguinte? Já por mim não acho grande ideia o mesmo gajo marcar 2 penaltis num jogo... Imaginem o que acho de marcar o 2o depois de falhar o 1o... Agora imaginam ir marcar depois de falhar 2 na semana anterior? Lose-lose situation do mais óbvio que pode haver! Marcou! Ufa. O quê? De novo? O mesmo cenário de 2o pênalti uma semana depois? Pqp... 

Uma das minhas expectativas quanto a BL (escrevi no 1o texto sobre a sua entrada) era que como treinador da formação estava habituado a jogar contra equipas fechadas e a tentar apenas pontuar... Ora nestes últimos tempos é nisso mesmo que na minha opinião tem falhado quer ao nível do jogo apresentado pela equipa quer nas opções de banco. A única coisa "boa" é que pelo caminho foi perdendo todos os pais adotivos que teve no verão passado... Afinal, para o mal, só LFV foi pai de BL!

Nem tudo foi mau porque o porto empatou e não acabou o campeonato já... Aliás, pela ordem dos jogos, esta jornada até terá um impacto maior neles... Mas o Benfica tem de começar a fazer a sua para que o Ruben Amorim e/ou o Custódio possam fazer a deles.

Comentários (27)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Bruno Lage ja nao tem.mao na equipe...por isso só tem um caminho pedir a demissão...será depois de Pizzi. ter falhado pênaltis,não haverá dentro da equipe outros jogadores para o fazer?o slb não joga nada nada nada...há jogadores em baixo de forma.BL continua a apostar neles...mas o principal culpado da equipe estar completamente destroçada só tem um nome o sr.que tomou as rédeas do futebol...que não quiz reforçar a equipe em Janeiro e dar mais um título de mão beijada aos corruptos do norte...
1 resposta · activo há 264 semanas
sim o lage devia de ter feito mais rotação, mas não aquela que muitos advogam que é tirar onze e meter onze.
mas ate mais do que fazer mais rotação o problema são os vários jogadores que tem ficado fora da rotação e que jogam sempre.

sobre o tomas não posso estar mais em desacordo não só porque o andre não rebentou fisicamente teve uma lesão, que nem foi muscular, como o problema é alguém ter pensado que um jogador com a impreparação do tomas poderia ser opção ao andre é que contar que os jogadores não se lesionam é estar a contar com o ovo no dito da galinha ainda mais no nosso clube onde as lesões são aos montes.

podemos discutir a opção samaris agora não venham é dizer que não criamos oportunidades por causa do samaris, é que o taarabt não produziu, o pizzi também não, o craque do chiquinho muito menos e a culpa é do samaris.
até podemos criticar o samaris que defende pior que o florentino, mas o florentino nem ataca, e que o weigl mas este também pouco tem atacado alias como não o fez neste jogo.
já agora uma das oportunidades até foi do samaris.

sobre a situação dos penalties tenho precisamente a mesma opinião e o pizzi é o menos culpado de tudo mas sim quem achou que deveria ser ele a marcar novamente.
mas isto como a utilização incessante do jogador só serve para o queimar em vez de o resguardar.

mas por muitas culpas que o lage tem não é de todo o maior culpado deste estado de coisas.
2 respostas · activo há 264 semanas
Eu até perdi a vontade de comentar pela primeira vez quando leio que o problema com o TT é estar todo roto. Não sabe dominar uma bola, não faz 1 cruzamento de jeito, defende mal e porcamente, mas o problema é a sobrecarga de jogos. Está certo.
Seja pela idade ou pela falta de talento, não tem estaleca para o Benfica e atrevo-me a dizer que não seria titular em nenhuma equipa da nossa liga. Mas Lage ainda questionou quanto custaria ir buscar um lateral como o TT. 100€? 200€?
Jogo miserável na senda dos últimos oito: 1V 4E 3D. Não me lembro de uma senda tão negativa assim e não me lembro de uma equipa de topo após uma série destas não tomar medidas.
Valha-nos pelo menos um título que já ninguém nos tira esta época, o de campeão dos lucros.
3 respostas · activo há 264 semanas
Eu diria que as exibições desde o início da época deixam muito a desejar.
É verdade que goleamos por vezes, mas o futebol praticado nunca me pareceu convincente.
Logo, as goleadas foram um presente envenado.

Depois veio o mês de Janeiro e começaram os jogos aparentemente normais em casa, mas que tivemos de ganhar a ferros: Aves, Belenenses, (Liga) e Rio Ave (Taça). E as vitórias fora de casa importantes mas pouco conseguidas, pois passamos todo o tempo atrás da bola: Guimarães e Sporting.

É claro que estes jogos deixaram marcas fisicamente e exposeram as debilidades técnicas e tácticas do Benfica actual.

Quanto à rotação: trata-se de algo que defendo há várias épocas, mas que não conseguimos instaurar.
Porquê?
Talvez porque não temos um verdadeiro sistema táctico, e em vez disso dependemos de 2 jogadores: Pizzi e Grimaldo.
E não fala unicamente dos lances de bola parada (livres, cantos, pênaltis, só faltam os pontapés de baliza).
Quando atacamos somos lentos e procuramos sempre esses jogadores. Até nos contra-ataques.
E como esses jogadores defendem mal, temos de compensar e sacrificar os 3 outros jogadores no meio-campo.
Reparem que Rafa ou Cervi e os os 2 médios centros defendem mais que atacam.
E isso qualquer treinador adversário já deu conta!

Acabamos o jogo de ontem com o Weigl atrás dos defesas centrais, e a empurrar a responsabilidade de centrar sobre um Taraabt estafado e o jogador mais jovem e inexperiente (Tomás Tavares).
O Rafa não desce, e todas as maneiras não tem cultura táctica, o Pizzi rebentado e sem discernimento, o Weigl a distribuir jogo para o RD e o Ferro, e o Grimaldo a jogar em modo solitário.
Caricatura? Não, o Benfica da época 2019/2020!

Este plantel é bom, mas precisa de ajustamentos, que alguns jogadores evoluam (e não falo só dos jovens), de um sistema táctico flexível e actual, e sobretudo de rotação para ter jogadores com ritmo, em forma física e evitarem as lesões.

São as minhas opiniões, e valem o que valem...

Acreditar no Benfica vou acreditar sempre.
Agora acreditar cegamente que somos melhores e ponto final, não acredito.

Saudações benfiquistas

PS: o guarda-redes do Setúbal fez uma excelente exibição, depois das declarações que pronunciou. Já é tempo do Benfica tomar posições fortes nestes casos, sobretudo nesta fase decisiva do campeonato. Concordo que há que evitar a polémica, mas por vezes devemos aproveitar estes momentos para expor os podres do futebol português.
1 resposta · activo há 264 semanas
O Benfica (Lage) está sem ideias. Futebol triste, pontapé pra frente, pros lados, muito previsível. Primeira parte deprimente. Segunda, um pouco melhor mas, lá vieram os erros do costume. Nota-se que os jogadores não conseguem fazer melhor; cabeças baixas, poucos ou nenhuns sorrisos, cada vez mais a não saberem o que estão ali a fazer, fisicamente rebentados... um Benfica á Benfica, segundo Lage.
Lage tem destruído lentamente, o que tão espetacularmente construiu; Este Benfica não é mais do que uma manta de retalhos! Ontem pareciam duas equipas da segunda liga á procura do pontito! Nem Taarabt conseguiu sobressair dos demais. Porquê que é apenas Pizzi a bater pênaltis? Pra mim o melhor do Benfica foi Seferovic... porque não jogou!
E já agora, porque não jogamos com o equipamento principal? Não estavam lavados?
Felizmente os outros gajos também não ganharam...
1 resposta · activo há 264 semanas
É claro que, neste momento, o problema do Benfica é de falta de confiança. De outra forma, não se pode compreender como é que um jogador como o Pizzi falha tantos penaltis decisivos. Essa falta de confiança prende-se com a constatação de que a nossa defesa é débil e não existem soluções alternativas, o que transmite uma intranquilidade geral à equipa. O facto de o FC Porto ter empatado não nos deve dar falsas esperanças, pelo contrário, só torna mais doloroso o nosso calvário, o sabermos que vamos perder o campeonato face a uma equipa que apresenta um défice de qualidade. Aliás, o Alberto Miguéns resume muito bem quando diz que no Benfica, o problema é de falta de confiança e opções e no Porto de falta de qualidade. Imagine-se a seguinte situação. Um autocarro atravessa uma cadeia de montanhas. A viagem até está a correr bem mas a meio do percurso, os travões começam a falhar e, estupefatos, os passageiros apercebem-se que… não há óleo para os travões. Como é que acham que as pessoas se vão sentir para o que resta da viagem?
O problema é agravado pelo facto de Bruno Lage ter perdido a autoridade perante o plantel. E perdeu-a por dois motivos: primeiro, porque não exigiu ao presidente os reforços necessários, sobretudo na defesa. E, segundo, porque nem sequer tenta esboçar nenhuma solução alternativa, pois continuam a jogar na defesa os mesmos que nos levaram a esta situação. Porque não colocar Samaris como central ou promover alguém da equipa B, por exemplo? Outro exemplo da falta de soluções alternativas é Pizzi continuar a marcar penalties.
Prevejo que até ao fim da época vamos continuar a penar. Só não acabaremos a 10 pontos ou mais do FC Porto porque eles também não são nada de especial. No mercado de Verão, teremos que fazer uma reestruturação completa da defesa. É imperioso contratar um guarda-redes, um defesa direito, um defesa esquerdo e dois centrais. O Ferro e os Tavares têm que sair do plantel principal do Benfica. Até podemos não investir mais nada mas estes reforços temos que os adquirir. Afinal, as nossas finanças não estão muito bem?
A bem da verdade o Pizzi falhou o segundo penalti por causa da areia na marca da grande penalidade. Viu-se bem a areia que o pontapé dele levantou. O primeiro penalti correu bem porque do lado direito não havia tanta areia. No segundo, ele quis enviar a bola para a esquerda e lixou-se. Mas concordo que um jogador, a não ser que seja a sua especialidade, não deve bater dois penalties seguidos. O guarda-redes já o conhece um bocadinho melhor...

Concordo com a maioria das críticas sobre o cansaço, a falta de rotação, a baixa de forma, a falta de confiança... mas isso tudo não explica porque se começou a falhar QUASE TODOS OS PASSES! Se um profissional noutra área errasse tanto como os nossos jogadores têm errado, já tinha sido despedido. Desculpem mas há mais qualquer coisa ali...
9 respostas · activo há 264 semanas
Serei certamente sempre o benfiquista manso que discorda da maioria dos comentários.

Quem diz que as exibições do Benfica sempre deixaram a desejar é daqueles que gosta de poder dizer que sempre teve razão. É daqueles que diz sempre a mm coisa o ano inteiro, mesmo quando nada do que diz faz sentido, até que acerta. O relógio parado está certo duas vezes por dia não é?

O Benfica no geral tem feito um melhor campeonato que o Porto em termos exibicionais. Sem grandes dúvidas. O melhor Benfica foi muito melhor que o melhor Porto. E o Benfica de agora que é o pior está ao nível do pior Porto da época.

Em conversa com o pessoal aqui do blogue disse que o Benfica tinha perdido o campeonato ontem em Setúbal. A verdade é que o Porto manteve-nos na luta. Concordo quando o Pedro Simões diz que o Lage não devia ter mexido na equipa depois do Moreirense. A verdade é que tanto com Shaktar como com o Moreirense o Benfica teve momentos muito bons, com pressão alta e ocasiões de golo. Mudou novamente a equipa e a equipa ressentiu-se. Não criou muitas oportunidades, embora as que criou dessem para ganhar sem problemas.

Só um pequeno aparte sobre o Pizzi. É o nosso Capitão e é o especialista na marcação de penaltis. Quando o ano passado marcou os decisivos para sermos campeões ninguém criticava. Só tem é de assumir e marcar. Se no jogo com o Moreirense o jogo estava inquinado e a bola não queria mesmo entrar, ontem o primeiro foi extremamente bem marcado e sem espinhas, e o segundo só não entrou pelo carro de mão de areia que a zona tinha. Basta ver a repetição e ver a quantidade de areia que se levantou quando ele rematou. Ele devia ter percebido como estava o relvado e se fosse ele tinha marcado para o mesmo sitio que o primeiro por uma questão de enganar o Makaridze. Seja como for, tecnicamente era bem marcado e bem puxado ao poste. Agora, rematar na areia é bem diferente de rematar em relva.

Pizzi já vai com 26 golos marcados esta temporada pelo Benfica e 27 no total da época. O ano passado Bruno Fernandes tornou-se o médio mais goleador da história da Europa com 31. Queremos é o campeonato e não prémios individuais, mas posso dizer que estou a torcer pelos 32 golos do Pizzi.
Pois, eu estou como a equipa, descrente, sem animo, sem forças, sem vontade de nada.

Também me apetece dar aqui uns palpites, mas não vai adiantar nada.
Até sonhei que era eu que ia bater aqueles penaltys, e a areia atrapalhou-me. Acontece a quem anda lá dentro.

Assim como acontece um lateral ser sempre batido (aconselho a verem o 3º golo do Nacional à nossa equipa B - acabei por perceber que devemos ter um treinador dos defesas que deve ser o mesmo em todos os escalões) , ou fazer todos os cruzamentos mal feitos.

Também acontece um gajo ter 1.70mts e querer disputar as bolas bombeadas para a sua zona com outro gajo de 1.80mt e mais 10 Kgs e não ganhar nenhuma. E acontece mais quando uma equipa tem 3 ou 4 "minorcas"

Como acontece jogar a meio campo e não apetecer correr para trás e fazer as dobras aos centrais, que por sua vez têm de dobrar os laterais que são sempre batidos.

E ainda por cima acontece que por motivos que acontecem se está 45 minutos a entreter, porque acontece que há uma vontade do caraças em dar a volta à situação, mas parece que não aconteceu.

Acontece que, como escrevi no outro post, o FCPorto não joga nada, por isso as coisas só podem melhorar, porque acontece que eu acredito sempre, mesmo que a razão, e aquilo que eu vejo me diga o contrário.

Acontece que com o Tondela, lá estarei de novo, porque o treinador está a ser cozinhado em lume brando, e vai arcar com responsabilidades que não são só dele, e posso ser o único no Estádio, mas por mim não estará só, nem ele nem os jogadores.

Odysseas-5 (por favor, não te lesiones homem)
TT- acontece que não sei que nota lhe dar.
RD-6
Ferro-5
Grimaldo-5
Samaris-4
Taarabt-5
Pizzi-5
Cervi- 10 pelo espirito de luta, acontece que isto é futebol, por isso 6.
Vinicius- quem? não eras tu Sefe?
Chiquinho- acontece que ainda estou a pensar nos 5M por 50% do passe.

Weigl- o Florentino branco merece uma nota a rasar um 4.5 (nunca um jogador me enganou tanto. espero ser só impressão)
Jota- ai não jogou?
Rafa-. acontece que não sei que nota lhe dar
Dyego - 10 pela vontade e pela luta, mas como isto é futebol - 6

Bruno Lage - acontece que a Pascoa ainda está longe, mas não deixes que te façam carregar a cruz que Jesus já carregou.

Viva o Benfica
Pois para mim, que vi o jogo todo e não tenho twitter, nem whatsapp, nem oiço os comentários do jogo com atenção, o Benfica fez um mau jogo - e o melhor jogador da nossa equipa foi o Tomás Tavares. Pois é. Explico porquê, na minha visão.

Deu quase sempre seguimento às jogadas, apareceu diversas vezes na frente, meteu várias bolas em condições dentro da área e ainda fez de bombeiro atrás, ganhou a maioria dos duelos, tapou buracos e a desarmou fogos cometidos pelos colegas (lembro-me por exemplo de um corte urgente em que ele foi efusivamente saudado pelo Rúben, mesmo no golo deles era o único bem colocado ao ter fechado por dentro o máximo possível, tendo em conta que não havia linha defensiva).

Também não compreendi a saída do Chiquinho pelo Rafa (neste momento é um jogador patético, horrível mesmo, fez uma partida nojenta em todos os níveis) nem a entrada inicial do Samaris pelo Weigl. É que o Chiquinho tem pelo menos uma coisa que faz sempre a diferença e nesta equipa do Benfica ainda mais: não perde a bola! Aliás, o Samaris para mim não tem lugar no onze inicial. É o quarto ou quinto na posição. Só está a jogar porque o treinador está acossado pelo adeptos - e resolveu masturbar o Terceiro Anel - e porque há jogadores lesionados. O Samaris tem uma razoável técnica individual mas em tudo o resto é de baixo nível. Depois é completamente descompensado em termos mentais (tacticamente nem se fala), mal o jogo fica nervoso ele é o primeiro a perder a cabeça.

Ao contrário do que dizem ali em cima, eu associo a entrada do Weigl ao assalto final, onde a equipa conseguiu criar mais oportunidades do que no resto do jogo todo. É que faz toda a diferença meter bolas entre linhas e ligar com o Taarabt (assim de cabeça lembro-me de três do Weigl que deram origem a jogadas perigosas) do que andar constantemente à procura da profundidade.

Por fim, acho curiosas muitas das "opiniões" de muitos dos adeptos dos clubes, que na maioria dos casos não ligam muito a futebol: são imitações quase ipsis verbis do que se vai debitando na televisão durante a transmissão dos jogos. É penoso mas também é hilariante! Vocês não conseguem ver o jogo com os vossos olhos, estão constantemente a ser levados por aqueles fala-barato. Vocês também achavam que o Raul Jimenez, por exemplo, tinha sido caríssimo e não jogava nada.

No sábado tive de baixar o volume na segunda-parte porque não consigo ouvir aquela gente, o tempo todo, a dizer mal, mal, mal, mal de tudo e do seu contrário. Incrível a quantidade de boas acções individuais que passam no silêncio, sem qualquer referência, para depois um mísero mau passe servir para cinco minutos de caganeira.

Houve uma jogada na primeira parte pela esquerda onde, depois de três passes, alguém consegue deixar o Grimaldo com tempo e espaço para fazer algo de interessante (saiu um passe horrível - depois de três bons!). Comentário na transmissão: o Benfica não acerta um passe! EHEH Outro exemplo: o Tomás depois de uma boa jogada, na segunda parte, mete um cruzamento tenso para a zona entre o redes e os defesas alheios, onde não aparece ninguém para sequer incomodar. Comentário na transmissão: o Tomás Tavares não acerta um cruzamento! EHEH

Portanto, não se admirem quando vierem aqui gritar e bater com os pés que o LFV acordou com meio bigode! Passou na Sport Tv!

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi