Siga-nos no Facebook

domingo, 8 de março de 2020

Setúbal 1 x 1 Benfica - Rescaldo

Mau jogo do Benfica... Pior jogo da era BL na minha opinião.

Li muitos comentários dizer que esta fase já se adivinhava desde o início da época... Não podia estar mais em desacordo. Até janeiro, nas competições internas, criavamos sempre muitas oportunidades de golo... O adversário criava perigo? Sim. Mas o Benfica criava sempre bastante mais e as vitórias surgiam com naturalidade.
Depois entramos em fevereiro... permitam-me e desculpem-me estar sempre a bater no mesmo... A falta de rotação que BL implementou matou fisicamente o Benfica na série de jogos da taça, campeonato, liga Europa... 9 jogos seguidos mal geridos com pouquíssimas alterações... Em que a falta de capacidade física prejudicou os resultados e os resultados prejudicaram a confiança da equipa. "O Benfica deve jogar sempre com os melhores" é muito bonito mas... Não é só o Nuno Martins que precisa de fins de semana... Agora imaginem trabalhar todos os dias e ter de entregar resultados de 3 em 3!
Por exemplo, agora é "fácil" bater em TT... Mas não será o "problema" o moço ter de jogar tantos jogos logo no seu 1o ano de equipa A? Quem rebentou com o AA? E acham que é a assobiar o rapaz que ele vai ser magicamente melhor jogador?
Neste momento, para mim o problema da equipa é falta de confiança.

Na 1a parte tivemos 2 oportunidades... O Setúbal teve 1! BL conseguiu com o Moreirense matar a equipa com as substituições... Hoje matou antes de começar com a entrada de Samaris! Ok... Bate no peito... Ok... É lutador... "Eh pá" mas isto é futebol. Tempos houve em que FL (muito melhor do que Samaris alguma vez foi) era titular e eu, assumido fã, dizia... Tem de jogar Gabriel e Taarabt porque o campeonato em Portugal vence-se a jogar para marcar mais golos que o adversário (é diferente de jogar para sofrer menos)... E tivemos a melhor fase da época! Nos últimos jogos BL foi atrás dos adeptos com Samaris e da critica do Benfica sofrer muitos golos e passou a tentar sofrer menos... Resultado: criamos 2 oportunidades numa parte com o Setúbal, sendo uma num canto... E temos como única solução variações longas para a entrada do lateral direito nas costas da defesa (mesmo que a defesa estivesse com os calcanhares na linha de fundo!)... Ou seja, continuamos a sofrer e criamos menos.

Sobre a 2a parte... Não vi por motivos pessoais e por isso não vou colocar classificações (o Rui depois fará a média das classificações dos comentadores e será essa a classificação dos jogadores neste jogo). Fui acompanhando pelo Twitter. Um gajo que falha 2 penaltis voltar a marcar no jogo seguinte? Já por mim não acho grande ideia o mesmo gajo marcar 2 penaltis num jogo... Imaginem o que acho de marcar o 2o depois de falhar o 1o... Agora imaginam ir marcar depois de falhar 2 na semana anterior? Lose-lose situation do mais óbvio que pode haver! Marcou! Ufa. O quê? De novo? O mesmo cenário de 2o pênalti uma semana depois? Pqp... 

Uma das minhas expectativas quanto a BL (escrevi no 1o texto sobre a sua entrada) era que como treinador da formação estava habituado a jogar contra equipas fechadas e a tentar apenas pontuar... Ora nestes últimos tempos é nisso mesmo que na minha opinião tem falhado quer ao nível do jogo apresentado pela equipa quer nas opções de banco. A única coisa "boa" é que pelo caminho foi perdendo todos os pais adotivos que teve no verão passado... Afinal, para o mal, só LFV foi pai de BL!

Nem tudo foi mau porque o porto empatou e não acabou o campeonato já... Aliás, pela ordem dos jogos, esta jornada até terá um impacto maior neles... Mas o Benfica tem de começar a fazer a sua para que o Ruben Amorim e/ou o Custódio possam fazer a deles.

E-goi