Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 30 de março de 2020

Covid 19: Desvalorização dos planteis

Isto está tudo muito parado… o Covid fechou-nos a todos!

O CIES (Observatório do Futebol) fez um estudo que determinou que devido ao Covid 19 irá existir uma perda de valor de 28% nas ligas top 5!

"The coronavirus pandemic is heavily impacting the football industry. Issue number 289 of the CIES Football Observatory Weekly Post presents the gaps in the players’ estimated transfer value in the event that no matches will be played and no contract will be extended until the end of June. As such, the total player transfer value at big-5 league level would decrease by 28%: from €32.7 to €23.4 billion."

Como aqui batemos imensas vezes… o ´negócio vale o que vale no momento! Não há cá "mas ele ia valorizar-se"! Normalmente porque pode acontecer uma lesão, uma baixa de forma… Felizmente LFV aprendeu isso com Nelson Oliveira (futuro melhor do mundo acabado em flop) e vendeu Félix no momento alto da sua valorização… e neste momento o nosso clube está completamente tranquilo financeiramente… permitindo até ajudas ao SNS.
Há para ai um clube que tinha de fazer 100M... segundo os jornais o Barcelona (que está a cortar 70% nos salários) está interessado em pagar 40M por um jogador desse clube a 1 ano do final do contrato!

"The extent of the decrease varies according to several factors such as the players’ age, contract duration, career path and recent performance."

Novamente… aqui defendemos as renovações e o investimento nessas mesmas renovações! Quem não tem contratos a acabar tão cedo? Quem tem jovens a surgir?

"ah e tal" e a OPA? Para mim continua a valer a opinião original "discordo da operação… a minha posição é e será que desde que o Benfica tenha 50%+1 acção é o que importa. " Link:
https://universobenfiquista.blogspot.com/2019/11/opa-benfica-sad.html,
no entanto sem o "apelo à teoria da conspiração... o auto retrato de grande educador dos benfiquistas… " link: https://universobenfiquista.blogspot.com/2019/12/a-saga-da-opa-continua.html

Saúde e Viva o Benfica

PS. Para que exista a dinâmica normal deste espaço vamos tentar fazer um post por dia mesmo que não tenha uma grande profundidade de conteúdo. 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (19)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Começando pelo final, acho excelente a ideia de fazer um post por dia. Como este é um espaço da família Benfiquista, será mais um motivo para continuarmos a manter os nossos laços “Et Pluribus Unum “ bem vivos.
Quanto ao tópico, parece-me que o Benfica será o menos atingido pois a gestão financeira, de recursos, dos ativos, etc, tem vindo a ser bem feita e com os resultados que todos nós conhecemos. Há, seguramente , perdas mas acho que não teremos sobressaltos de tesouraria como porto e sporting terão com toda a certeza. Dependendo de como vai terminar esta época desportiva, anulada ou jogada até ao final, os nossos concorrentes diretos poderão vir a ter que fazer “saldos” das suas principais mais-valia, com o intuito de minimizarem as estrondosas perdas financeiras fruto de gestões levianas e desastrosas. A confirmar-se, apenas vem provar que o caminho seguido pela atual direção do Benfica tem sido o mais correto, independentemente do ruído lírico, utópico e enganador, levantado por uma franja de opositores.
Edu claro que nós tentamos sempre fazer algo.. mas os temas não justificam por vezes mais do que um parágrafo…

Concordo com essa conclusão final… o que será dos rivais? Como é qe o sporting vai pagar o RA ao braga? Como é que o porto vai pagar os contratados do verão? É que os outros clubes também terão a sua sobrevivência ligada a esses pagamentos! E quando chegarem aqueles anos para os quais já adiantaram valores dos contratos de transmissão?
6 respostas · activo há 261 semanas
PS. que isto não signifique que tenho a mínima preocupação com porto e sporting… ZERO!
Sim, Nuno, preocupação zero! Mas num exercício rápido de futurologia (😉) imagino que o próximo campeonato será pior do que tem sido este. Se o porto, que até tem alguns jogadores com uma certa qualidade, tem vindo a ser beneficiado com 4,pontos por jogo, imaginemos o que será a próxima época, sem esses “craques “?!!? Como será o campeonato com um Benfica “saudável “, com poucas mexidas no plantel e com um eventual reforço do mesmo? O sporting fará milagres com o Rúben Amorim? Com que jogadores? Será que a arbitragem e as instâncias que mandam no futebol português, vão aprender alguma coisa com o Covid19? Deixaremos de ser o alvo abater? Não creio... mas gostaria que isso acontecesse.
Essa preocupação com a competitividade "não me assiste"! E normalmente os mesmos que se preocupam muito com a competitividade depois aparecem muito críticos quando o Benfica não ganha os jogos todos... Ou seja, querem competitividade em abstrato mas quando o resultado da competitividade aparece na prática são os 1os a criticar.
Eu referia-me mais àquela parte em que sistematicamente somos roubados e não propriamente quanto a competitividade.
Já este ano, se não tivesse havido tanto pontinho oferecido ao clube de contumil e outros tantos que nos foram surripiados, nesta altura poderíamos estar com mais de 15 pontos de vantagem.
Eu nem quero saber da competitividade. Por mim, o Benfica ganhava sempre e não ficaria cansado de ganhar.
Mas isso não impede de lançar uma farpa ou outra quando o Benfica não ganha. Acho salutar que se possa opinar ou mesmo criticar táticas ou opções dos treinadores. Se o Benfica é melhor, se tem melhor plantel, todas as condições estruturais e desportivas para o sucesso, se não ganha, acho que é preciso analisar o que falhou.
Mesmo que o “perder” faça parte do desporto, quando se perde, é porque determinadas condicionantes falharam.
E nada melhor do que nós, treinadores de bancada, para encontrar os erros e propor soluções .
Mas já estou a fugir ao tema de hoje....
Edu,
a crise vai tocar a todos, a quem compra e a quem vende.

em temos médios, se calhar compraste um Weigl por 20M, e agora vais comprá-lo por 5M.

por isso, os nossos concorrentes continuarão a ter jogadores semelhantes ao que têm tido, e nós idem.

o problema é mais no que tem sido feito AC (antes do corona).

Quem me dera que este problema pudesse servir para repensar todo o mundo fora da realidade que é o espectáculo desportivo mundial.

Viva o Benfica.

Viva o Benfica
É possível que o Weigl custasse hoje 10M em vez dos 20M, mas também podemos dizer que o João Fèlix hoje não valia mais do que 30M-40M (o AM hoje nem dinheiro tem para pagar 10M) e fomos vendê-lo por 120M.
Ganhámos 20M com o Jovic, quanto ganhávamos hoje?
Vendemos o RDT por 22M, por quanto o teríamos vendido hoje ao Espanhol? 2M?
E isto são apenas alguns exemplos.

O que aconteceu antes do Corona não tem importância hoje, as circunstâncias mudaram totalmente. E ainda é muito cedo para saber todas as consequências porque não sabemos quando o futebol volta completamente. Jogar à porta fechada não é coisa que interesse a muitos patrocinadores.

Mas não é difícil imaginar o que acontece se o futebol estiver parado até Agosto-Setembro, algo que é perfeitamente possível.
Portugal não está sozinho e, no caso do futebol, o que se passa lá fora é mais importante do que aquilo que se passa cá dentro.

A crise vai doer a quem mais necessita de vender e a não quem mais precisa de comprar, desde que tenha disponibilidades de tesouraria. Quando há saldos quem mais beneficia é o comprador.
As necessidades de tesouraria irão abrir os olhos a muita gente que nunca percebeu a sua importância. E são a maioria dos adeptos.

Os nossos mais directos concorrentes não irão ter jogadores semelhantes ao que têm tido porque são obrigados a vender os seus melhores jogadores num mercado deflacionado para aí em 50%, senão fecham mesmo as portas. É uma impossibilidade matemática. Compras nem vê-las.
As despesas, os salários diários e os juros não esperam por melhores dias.

Nós no Benfica podemos manter os mesmos jogadores que temos hoje, até alguns emprestados, sem precisar de vender nenhum! Nenhum!!! Nem um!
Para além da massa que temos em caixa ainda temos 45M ou mais que recebemos ou vamos receber no 2º semestre. Sem mais vendas.
Não podemos olhar só para um lado. Temos de ter uma visão holística da realidade!
Todos os clubes vão ter de fazer uma gestão criteriosa, a que eu chamaria de sobrevivência.

O Barcelona, que passa por ser um dos 3 clubes mais ricos do Mundo, fez um corte de salários dos futebolistas de 70%, enquanto durar esta paragem, de forma a poder solver compromissos com os seus funcionários e outras despesas correntes.

O Benfica não vai sair incólume deste período, especialmente se ele se prolongar por alguns meses.
Apesar de termos muitos colaboradores em outsorcing, muitos já dispensados, o nosso barco é muito grande.

Se foi muito bom vender Felix, na actual conjuntura foi muito mau comprar Pedrinho, ou qualquer jogador que signifique um elevado investimento. Mas a direcção nada tem a ver com isto, é apenas uma constatação.

Esta questão entronca no assunto dos emprestados, o que fazer com muitos deles, o reforço da equipa, que deverá nesta fase ser mínimo, e com recurso primeiro aos emprestados e à prata da casa.

As vendas seráo inevitavelmente feitas por valores baixos, e muitas das outras receitas serão fortemente abaladas, como a bilhética/Red Pass/quotização, direitos de TV e patrocínio e outras,e ainda não sabemos o que vai acontecer com a maior das receitas que se prendem com uma eventual participação na Champions, e em que moldes.

O Benfica tem de se preparar, já, para o pior cenário, o cancelamento desta época, e fazer uma gestão extremamente rigorosa, de tempo de crise, e acho que todos nós devemos pensar bem em afirmações do género de que não vamos sofrer assim tanto.

Vamos não só sofrer, como uma gestão inadequada pode comprometer seriamente o futuro próximo do nosso clube.

Vai tudo correr bem, mas para isso é preciso coragem e decisões atempadas, rigorosas e inteligentes.

A bem do Benfica.

Viva o Benfica.
https://www.youtube.com/watch?v=hSH_4xnE76k
1 resposta · activo há 261 semanas
O Barcelona na estava em muito má situação financeira... É o plantel mais caro do mundo a nível salarial. Manter Messi é barato mas custa muito dinheiro.

O Benfica tem o plantel com renovações feitas... Tem emprestados com possibilidade de retorno e/ou venda...
Entretanto

Newcastle become first Premier League club to put staff on furlough --- The Guardian

Cancelar a Champions-uma opção real para a UEFA ---- AS
https://as.com/futbol/2020/03/30/internacional/15...

Liga estuda emprestimo de 250M para ajudar clubes --- Marca
Quem lançar valores para o ar de perdas neste momento é apenas isso mesmo. Lançar valores para o ar. Já li que as equipas em Portugal irão perder 150M€ e que 100M€ são só os 3 grandes. Também já li que os grandes iam perder sensivelmente 30M€. Isto é só inventar valores. Acredito seriamente que o Benfica neste momento já tem vários cenários em cima da mesa e que o mais provável é o cenário de não haver competição mais e que os campeonatos serão cancelados. E espero que seja nesse cenário que se comece a agir.

A verdade é que se no total os 3 grandes irão perder 100M€, não deixa de ser muito satisfatório lembrar dos 98M€ em caixa que o Benfica apresentou no final do 1º Semestre.
6 respostas · activo há 261 semanas
O CIES faz bastantes análises desde tipo... É uma "organização" neutra.

Se vai ser difícil para o Benfica com 98M em caixa... Imagina para quem teve prejuízos históricos ou para quem contratou um treinador por 12M. Toca a pagar as dívidas.
Rui,
é como dizes, acredito que o Benfica se esteja a preparar para o pior cenário, que em ultima instância pode levar a que as competições só sejam retomadas no mínimo em Outubro.
Acho que é na quarta que vai haver uma reunião entre a UEFA e as suas federações, com a tentativa de tentar encontrar uma estratégia comum.

Possa eu estar enganado, mas penso que vai haver uma revolução no futebol, porque as pessoas não vão ter forma de gastar dinheiro no futebol. Há pessoas a dizer que é o próprio futebol que está em luta para sobreviver.

Dentro do quadro legal, o Benfica deve partir para o lay-off, para a redução substancial das remunerações dos futebolistas, treinadores e colaboradores profissionais ligados ao futebol. Dos administradores das sociedades do Grupo Benfica. Suspensão ou cancelamento de prémios e extras dos atrás referidos. Cortar em tudo que seja supérfluo, com a ressalva que o maior património do clube são os seus atletas, que devem ser acompanhados com especial cuidado nesta fase, nomeadamente os jogadores da formação.

Parar com todas as possíveis contratações, excepto as renovações dos jogadores que acabem contrato em 2021 (medida já tomada pelo Bayern de Munique, por exemplo).

Os futuros rendimentos dos atletas e administradores devem ser indexados aos rendimentos do clube.

Com o patrocínio da FIFA, devem ser cortados para uma compensação mínima, os valores a pagar aos empresários nas transferências. Criação de um tecto salarial em cada federação, tendo em conta vários factores.

Criação de taxas especiais para os clubes que ultrapassem determinados valores nas futuras transferencias, com esse fundo a ser alocado ao futebol feminino e de formação.

E mais uma série de propostas de medidas que enviei para o nosso clube, e que possam servir para discussão.

A hora é de agir, e não de reagir.

Viva o Benfica.
Eu não acredito nessa mudança estrutural. Falar em modelos do tipo NBA ou afins são absolutamente indesejáveis e acima de tudo, para mim, impraticáveis na Europa. Assim como também não acho que seja altura de pensar sequer numa SuperLiga Europeia ou algo do género.

Quanto à Benfica SAD, uma saiu a noticia que o Benfica, Braga e Portimonense eram clubes que diziam estar dispostos a continuar a pagar a totalidade dos salários por agora. Sou totalmente contra qualquer tipo de lay-off se não houver necessidade real no momento para o fazer. Uma empresa que teve no último ano a maior venda de sempre, que não tem qualquer problema de tesouraria e que iria e irá terminar este ano desportivo com o maior resultado líquido da história do clube em termos de lucro, para mim, não pode partir para o lay-off. É uma questão de principio. Para mim é imoral e deveria ser ilegal. O Benfica não tem capacidade para pagar aos seus jogadores e funcionários durante 2 ou 3 meses? O custo com pessoal anual deve rondar os 100M€. O que mensalmente provavelmente não chegará aos 7M€. O Benfica não tem 42M€ em tesouraria para aguentar 6 meses de salários? Tem. E deve fazê-lo. O Estado não tem de pagar grande parte dos salários dos funcionários duma empresa que tem capacidade para o fazer. A Benfica SAD enquanto empresa deve dar o exemplo aos seus funcionários. Deve dar o exemplo mostrando que está disposta a gastar toda a almofada que tem para assegurar os salários. Deve dar o exemplo mostrando qu se for preciso ter prejuízo para assegurar salários, deve fazê-lo. Durante anos tivemos resultados negativos por comprar este ou aquele jogador e soubemos sempre dar a volta e neste momento tivemos mais de 100M€ de lucro, Não assegurar os salários dos seus funcionários na totalidade depois de um semestre como o primeiro de 2019-2020 é um sinal assustador de falta de ética, de justiça social e vai contra tudo aquilo que o Benfica representa. Seis meses são pouco mais de 40M€ em salários. Dá até Setembro. Não tem capacidade de aguentar isso? Será verdadeiramente vergonhoso se vir o meu clube partir para lay-off.

Já agora, uma ressalva. Se algo for decidido a nível de Liga, para ajudar os clubes mais pequenos. Aí sim aceitaria alguma redução de salários para os funcionários do Benfica.

Quanto ao clube Benfica, que é um pouco diferente, não faço ideia de como a lei de lay-off se transporta para uma Associação Desportiva. As modalidades poderão sofrer um pouco mais, mas espero que haja liquidez para conseguir aguentar o "baque".

Já agora, quanto a prémios e afins, para mim só fazem sentido o cancelamento dos prémios que tenham a ver com finais de época. E aí estão todos certamente "congelados".

Eu sou o gajo de direita aqui. Chamado de capitalista por muitos amigos. Mas não aceito que uma empresa como uma SAD, como a do Benfica, que tem 104M€ de lucros até 31 de Dezembro de 2019 venha agora cortar salários de funcionários ou de administradores. É comprar menos um jogador de 20M€ e dá para 3 meses de ordenados de todo o pessoal da SAD.
Rui,
pois, talvez eu seja o pessimista.

O Benfica não tem compartimentos estanques.
Só como exemplo, em 2018/2019, os prejuizos das ditas modalidades amadoras foram de 12.1M!!!

Temos uma estrutura de custos muito grande, e que não desaparece de repente.

Espero que esteja enganado e tu estejas certo.

Na minha perspectiva, falar de ética e moral numa altura em que está em risco o futuro dos clubes como o conhecemos não é uma visão correcta.
O que é ético e moral é fazer todos os possíveis, e o impossível, para manter o clube vivo, para que no futuro consiga manter os postos de trabalho e a sua actividade.

A Federação Americana de Rugby, por exemplo, acabou de entrar com um pedido de insolvência.
Há clubes europeus a entra em lay-off. Há clubes a tomar medidas que tu chamas de pouco éticas, mas das quais depende o futuro do clube.

Os jogadores, treinadores, e colaboradores vão continuar a fazer o quê nos clubes que falirem ou não puderem continuar a actividade normal?

Viva o Benfica.
Leste mal o meu comentário ou não me soube explicar. O que eu disse foi que se o Benfica teve e tem capacidade de manter os salários deve faze-lo. E o último R&C demonstra que pelo menos a SAD do Benfica tem. Se a SAD pedir layoff ou corte salários dos jogadores é para mim um escândalo. Tivemos 104M€ de lucro a 31 de Dezembro. Teremos de repensar o futuro de novos reforços e novos contratos a partir de agora? Certamente que sim. Uma empresa com 98M€ em caixa e com 7M€ de custos com pessoal mensais não deveria ter a possibilidade sequer de pedir ajuda ao Estado para aguentar esta crise. Sabes quantos dinheiro o Estado colocaria só na SAD do Benfica se fosse pedido esse regime de layoff? Quantas micro e pequenas empresas poderiam ser salvas com esse dinheiro?

Nem quero pensar nesse cenário que me deixa tremendamente mal disposto. As empresas que podem aguentar o murro no estômago baixando os lucros e quebrando investimentos futuros... que seja. O apoio do Estado deve ser para as empresas que não podem. E não para aquelas que querem manter o lucro ou as contas bonitas.

Quanto ao clube e às modalidades, não faço ideia. Nem sei se podem pedir.
Rui,
em parte aceito a tua interpretação, e espero que tenhas razão e eu esteja a pensar em medidas exageradas.

Viva o Benfica.
mas como já disse noutro post as regras financeiras da uefa vão ser as primeiras a cair ou quanto muito vão ser adiadas um ou dois anos.

no nosso caso não podemos ter planteis de quse trinta jogadores como tivemos na primeira metade das duas ultimas épocas.
não podemos ser tão dogmáticos como temos sido e não descartar jogadores em fim de carreira que podem trazer qualidade imediata e que não envolvem investimento muito avultado e que obviamente serão os primeiros sacrificados na redução de custo dos grande clube e que podem mais facilmente aceitar salário que possamos comportar.

o corte de salários que quase de certeza vai ser necessário poderia ser transformado em prémios dependente de objectivos e de receitas da uefa/liga dos campeões.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi