Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 12 de março de 2020

Desporto Suspenso - Covid-19



Pedindo desculpa ao leitor Fernandes desde já, importa salientar que é uma noticia demasiado importante de não ser colocada no blog. Normalmente tentamos sempre dar pelo menos um dia para as publicações, neste caso não é possível mas fica o apelo para não deixarem de ler a publicação abaixo do Fernandes sobre a OPA feita à SAD por parte do nosso clube.

Leia-se o comunicado da FPF:
O grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 reuniu esta quinta-feira de manhã.
Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado.
A situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas.
O grupo de emergência foi criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 nas nossas provas, e é constituído pelo Presidente da FPF, Presidente da Liga Portugal, Presidente da Comissão Delegada das Associações, Presidente do Sindicato de Jogadores, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol.
Ora pegando naquilo que foi dito pelo Chakra num comentário anterior:

Como vai ser o acesso à Champions?

Como é que esta crise do COVID19 vai afectar as contas do 2º semestre?

Como vão ser a vendas e as compras do nosso clube no Verão?

Qual o impacto desta crise nos clubes financeiramente?

E acrescento:

Como será o apuramento do campeão? Se a suspensão for mais de 3 semanas será que haverá tempo para terminar o campeonato na mesma data?

Como é que esta suspensão afecta o rendimento da equipa? 

Como terá a equipa em termos físicos se nos últimos 2 meses do campeonato tivermos de jogar de 3 em 3 dias? 

Em Portugal nenhuma equipa está, infelizmente na Europa, o que ajuda no calendário mas em muitos campeonatos as competições UEFA não vão dar margem para calendarização de jogos para final de Maio e até mesmo Junho?

Como será o Europeu? Adia-se um ano?

Sei bem que não depende do Benfica, mas a BTV não deveria passar a sinal aberto sem jogos do Benfica? A mensalidade tem como principal e praticamente única razão os jogos em casa do Benfica.


Já agora, realçar que as todas as modalidades, à excepção do Andebol (até ao momento) estão suspensas. Mesmo no andebol o Benfica adiou o jogo que tinha com o Passos Manuel. Como vêem o impacto disto tudo nas modalidades?


Nota: Mais uma vez reforço a ideia de comentarem a publicação anterior do nosso leitor Fernandes.


Comentários (21)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Tendo em conta o que está a ser decidido noutras competições por todo o Mundo, penso que tudo poderá vir a ter de ser articulado com a UEFA e a FIFA.

Diz-se que a Champions e a LE vão parar, a NBA já parou, preve-se o adiamento por 1 ano dos Jogos Olimpicos de Toquio, preve-se o adiamento do Euro2020 para a proxima época, assim como as eliminatórias para o Mundial 2022.

A saude é mais importante que as competições desportivas, mas estas têm de ter o seu seguimento.

Caso venha a ser uma situação demorada, penso que um playoff para apurar o campeão, playoff para a LE, outro para a promoção/despromoção de escalão, e a final da Taça em moldes normais.

Estes playoffs seriam em cada caso, para aqueles que podem matematicamente assegurar a posição em disputa.E ainda nem fui ver as possibilidades.

Caso a situação demore um mês, penso ser possivel retomar a competição normal, com 2 jogos por semana.

As consequências económicas podem ser graves, para clubes menos estruturados financeiramente, com ordenados e responsabilidades para pagar, os jogadores podem desvalorizar, e por aí fora.

Por isso é que me parece que em ultima analise terá de haver intervenção dos órgãos mundiais do desporto.

Viva o Benfica
5 respostas · activo há 264 semanas
Não sei até que ponto um playoff ajudaria muito, visto faltarem 12 ou 13 jogos oficias para terminar as competições... Quantas eliminatórias de playoff e à melhor de quanto?
Rui,
Sim, eu não fiz essas contas, mas em ultimo caso, se houver pouco tempo, uma unica final de playoff para cada situação, com as equipas que se encontrem nas 2 melhores posições para a disputa dos lugares em causa.

Por exemplo, para o campeão, o 1º e 2º actuais classificados, para a despromoção, os que se encontram nesse lugar mais i imediatamente anterior.

Mas é obviamente dificil de arranjar uma disputa justa.

Viva o Benfica.
Muito difícil Chakra.
Imagina para o 3ª... Braga x Sporting… ganha o sporting. e quem fica com o 4º? é que o Guimarães está na luta pelo 4º mas não está pelo 3º...
Para a despromoção… por questões de calendário pode existir uma equipa que esteja na luta mas já tenha jogado com os da frente e outra que esteja +/- á vontade mas ainda faltem esses 4/5 jogos...
Situação completamente inopinada e certamente dificil de resolver. A menos que uma vacina e uma terapia eficaz apareça nos proximos dias, o cenario só poderà agravar-se, a pandemia vai continuar a alastrar no mundo e em Portugal. Sendo assim, a "pausa" serà mais longa que um mês e as competições paradas até ver.
Como então, resolver as qualificações em todos os campeonatos?
Playoff's? Classificação da 1° volta? Anulação de todas as competições desta época e retoma-se as qualificações da época anterior?
Seja como for, num cenario de ser impossivel de recuperar as competições actuais, haverà uma posição da UEFA ou mesmo da FIFA.
Uma vacina nunca virá antes de 1 ano. Isso está completamente fora de questão. E ninguém espera que o vírus vá embora. O vírus veio para ficar como os outros restantes vírus e corona vírus no Mundo.

O que se pretende com esta paragem é que passe o pico de pandemia. Por exemplo na China já passou e começam as coisas a voltar à normalidade. Vai continuar a aparecer casos deste vírus e a serem tratados. E isto só acontece porque é um vírus que de momento não tem antivirais nem vacina. Sou muito céptico em relação a estas reacções da comunidade mas o tópico não é sobre isso.

Não faço ideia do que poderá acontecer. Já se fala na suspensão das provas europeias para o ano e de não haver campeões nacionais neste.
Mais noticias

City-Real Madrid e Juventus-Lyon adiados

NHL , uma das principais ligas americanas também suspensa.
Parece-me que a decisão é acertada. Os valores da saúde e estabilidade social e familiar são mais importantes do que qualquer jogo de futebol. É tempo de todos, independentemente de cores clubistas, religiosas ou políticas, lutarmos juntos contra esta pandemia, digna de realizações hollywoodianas.
O Benfica nunca acabará, mas vamos, primeiro, acabar com este vírus maldito, antes que ele acabe conosco.
E a pausa até pode ser benéfica... por vários motivos que todos nós conhecemos!
Força e coragem pra todos.
Viva o Benfica!
Acho que o Euro devia ser adiado e assim dar tempo para que se terminem os campeonatos e competições europeias.

Agora é esperar que os governos e cidadãos tenham consciência de que, se entrarmos todos Já em quarentena, daqui a 3 semanas está tudo resolvido e não se arrasta o problema, evitando mortes desnecessárias.
faz mais sentido adiar do que ser à porta fechada.
as datas desta paragem para as selecções também ficam livres.
e muito provavelmente o euro não se vai realizar por isso será possível estender os campeonatos.

mas a questão é se os jogos se realizassem e os jogadores ficassem infectados, como aconteceu em setubal com um virus, depois teríamos situações até mais complicadas e injustas.

mas eu já disse que deveríamos ter outro canal que seria aberto, mas existe quem ache que assim é melhor e que temos mais projecção.
Avizinham-se fins de semana entediantes sem ver ou torcer pelo meu Benfica.
Os chineses têm mesmo que parar de vez de comer tudo o que mexe pois existe o risco de tudo o que mexe parar de vez.
Mas parar é parar, não é pararem uns e outros continuam a trabalhar. 15 dias tudo encerrado excepto os serviços essenciais com uma escala rotativa a ser organizada por via governamental.
E o governo que pegue no dinheiro destinado ao buraco financeiro que os bancos nos deixaram e o utilize para pagamento de salários dos pais inactivos pelos filhos e não sobrecarreguem as empresas que terão que pagar 33% do vencimento do trabalhador....que não vai trabalhar.
Decisão acertada. Se houve área da atividade que reagiu atempadamente em Portugal foi o desporto… e até acredito que se não tivesse existido esta decisão desportiva o governo não ia assumir a decisão de fechar as escolas.

Não acredito que os campeonatos terminem… façamos contas… na china começou no final de 2019 e só agora estão a iniciar o retorno ao normal… se em Portugal os casos começaram esta semana...
4 respostas · activo há 264 semanas
Na verdade existiam vários pareceres que indicavam a não necessidade de fechar. Mas isso são outras questões.

Começa a ser real a possibilidade de não haver campeão este ano. E a não existência de provas europeias na próxima época. Se tudo voltar ao "normal" depois do dia 9 de Abril pelo menos em Portugal ainda há esperança. Mais que isso começa a ser complicado.
Pareceres dá quem não manda e aceita-os quem se quer escudar de responsabilidades… "ah e tal mas um parecer do instituto disto ou daquilo". Quem tem de decidir… decide e assume sabendo que obviamente pode errar mas ao não decidir está a errar.

Quanto ao regresso do campeonato… tenho muitas duvidas.
Quanto ás competições europeias da próxima época… julgo que não haverá problemas… nem que seja com as mesmas equipas deste ano, anulando tudo o que se passou este ano a nível de ranking e isso… 2019/2020 vai ser uma época sem resultados desportivos.
Em democracia as coisas não são assim. Por isso é que existem pareceres e estudos técnicos para ajudar na decisão de muitas coisas. E o "não decidir" é sempre subjectivo, pode-se muito bem decidir não agir, tendo em conta conformidades. Neste caso foi decidido fechar as escolas, por exemplo, por um parecer que saiu a nível europeu ignorando os pareceres nacionais. Certamente haverá várias opiniões e acima de tudo várias ilações retiradas no final deste surto. O que saberemos é que seja qual for a contabilidade final, teremos sempre uns a dizer que foi pouco porque se actuou e outros a dizer que foi muito porque se actuou tarde ou não se actuou. É a politica do costume.

Duvido muito que a haver que o façam com as mesmas equipas deste ano. Começando onde? Com as eliminatórias? Ou nas fases de grupo?

Estamos perante algo inédito e sem precedentes a qualquer nível. Em Itália muito dificilmente vai haver campeonato e portanto as instâncias terão de decidir o que fazer com os lugares italianos caso haja competições europeias. Em Portugal ao que parece colocou-se o dia 9 de Abril como linha de nova decisão. Julgo ser tranquilo de perceber que até lá nada vai mudar por cá a não ser o número de infectados a aumentar. Se as competições nacionais recomeçarem nessa data, acredito que dê para terminar tudo a tempo. Se houver um novo adiamento, parece-me que aí já será para assumir o cancelamento das competições.

Outra coisa verdadeiramente vergonhosa foi a Federação ter deixado os quartos de final da Taça de Futsal realizar-se ontem. É quase tão absurdo como fechar todas as escolas mas só a partir da próxima semana. Certamente o vírus não ataca às sextas feiras e portanto não há problema.
Se esta época "não existiu"... Começa do início, nas pré eliminatórias.
Por exemplo de Inglaterra há notícias que o Liverpool seria campeão e ninguém descia, subindo os 2 primeiros do Championship... Até se pode aceitar no contexto da classificação atual. Mas e o Tottenham e o manutd aceitam não ir á Champions e não ir às competições europeias?
E cá? O Benfica tem 1pt de atraso. Não faz sentido o porto ser declarado campeão... Campeão é a equipa que chega ao final das 34 jornadas com mais pontos. Mal por mal até é mais correto acabar com a classificação da 1a volta (que também não faz sentido) E em Espanha? Etc... Da soma disto tudo parece-me que não pode haver uma solução de consenso para todas as federações da UEFA... Daí que só a solução de "anular e recomeçar" me parece defensora de verdade das competições.

Ontem, o jogo, já adiantava que não havia nenhuma solução regulamentar... Ora nesse caso NÃO ADMITO a LFV uma solução que passe por o resultado final do campeonato ser a classificação.
Sobre o que realmente interessa, que todos tomem as precauções necessárias para evitar males maiores.

No que toca ao futebol, arrisco uma previsão: o Porto vai passar por grandes dificuldades financeiras.

- Até 30 de junho precisam de fazer um encaixe líquido de 100 milhões de euros.
- Os campeonatos vão parar durante meses, ou seja, o interesse em contratar vai praticamente desaparecer até à data limite, mas os salários/juros etc. continuam a ser pagos.

Acho muito difícil um clube europeu contratar sem saber quando terá início a próxima época, até porque não há um Haaland no Porto que justifique o risco. Não vai faltar dinheiro para salários, porque têm o contrato de transmissão, mas se as vendas não se concretizarem o passivo vai atingir níveis colossais. E, claro, todos os clubes europeus estão a perder dinheiro a cada dia que passa, logo vai haver menos dinheiro a circular.

Mas existem mais consequências muito negativas para o Porto. Sem o final da Liga, não há dinheiro da Champions, ou seja, até 30 de junho não conseguem antecipar esses milhões, nem planear contratações, porque desconhecem qual será o orçamento.

E mais, muitos jogadores podem assinar em Janeiro, e certamente o plano do Porto era fazer dinheiro com alguns deles no final da época. Renovar também será difícil, porque não vai haver dinheiro a entrar.

Telles
Aboubakar
Soares
Otávio
Marega

Não é uma situação dramática, mas que vai enfraquecer substancialmente o Porto, enquanto o Benfica está confortável.

O Sporting também fica numa situação complicada, mas a nível desportivo. Estupidamente largaram 10M pelo Rúben já com o vírus em Portugal, e agora o pouco dinheiro que sobrou do Bruno+Matheus vai-se evaporar com a quebra de receitas.

Para finalizar, também é óbvio que, se a situação se mantiver até Junho/Julho, os clubes vão perder milhões em lugares anuais, a que se podem somar milhões em camarotes.

Quando saiu o R&C disse que era parvo criticar o clube por ter dinheiro no banco, mesmo concordando com as críticas à gestão desportiva. Afinal, ter esse dinheiro parado no banco vai ser muito mais importante do que qualquer reforço, se as medidas actuais se prolongarem durante meses.
1 resposta · activo há 264 semanas
Fernandes concordo com a sua análise sobre o porto... Só discordo da parte dos juros... Ou melhor discordo do grau em que coloca os juros e os jogadores. Juros... Acabam por ver o prazo alargado. Já os pagamentos de jogadores serão ainda "mais exigidos" pelos clubes que têm a receber, porque também estarão em dificuldades.

Com esta situação de perda diária de dinheiro pode ser que alguns percebam o que é estar preparado para tudo vs jogar no risco e ficar exposto a riscos que não são antecipáveis. Com um jeitinho... O Covid vai fazer aquilo que (na minha opinião) não é possível fazer desportivamente... Rebentar com os rivais.
Eu sou médico e estou a trabalhar diretamente na prevenção e controle desta epidemia por isso posso dizer que ninguém sabe exatamente quanto tempo esta situação vai durar. Na China, eles levaram cerca de 7 semanas a controlar a situação na cidade de Wuhan e na província à volta desta cidade mas os chineses tomaram medidas drásticas que são muito difíceis de aplicar em regime democrático. Diria que se as competições não puderem ser retomadas no começo de abril vai ser muito difícil acabar os campeonatos e, nesse caso, o mais provável é não haver campeão este ano. O que até que não seria nada mau para o nosso Benfica…
Quanto ao FC Porto, eu concordo que eles se vão ver à rasca caso a situação atual se prolongue por muito mais tempo mas também é verdade que a UEFA, nesse caso, provavelmente vai flexibilizar os critérios de cumprimento do fair-play financeiro. Por exemplo, a UEFA pode dar-lhes mais uma época para atingirem o equilíbrio financeiro. Em relação ao Sporting, não me preocupa minimamente. Está arrumado como candidato ao título por muitos e bons anos, vai disputar com o Braga o terceiro lugar.
1 resposta · activo há 264 semanas
Eu fiz o cálculo com base nessa evolução da doença...

O porto mesmo com a, lógica, flexibilização do fpf tem prejuízo este ano e terá de apresentar resultados dentro do acordado com a UEFA na próxima... provavelmente tentarão meter o prejuízo todo nas contas desta época e guardar as receitas todas para a próxima época! No entanto, na minha opinião, este adiamento só lhes será prejudicial, pois é mais uma época que passa sem resolver os problemas estruturais que têm! Como qualquer viciado... quanto mais tempo demorar a reconhecer o problema e iniciar tratamento... em pior situação ficam!
«Hoje, 14/03, às 22h, há uma corrente de esperança e energia dedicada a todos os profissionais de saúde que trabalham pelo país para nos ajudar a ultrapassar este desafio enorme. À janela, à varanda, onde puderem, aplaudam os nossos profissionais de saúde»

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi