Parece que foi só para me contrariar mas eu agradeço. Afinal a época das goleadas do Benfica do Lage está viva e bem viva. O final de tarde trouxe as novidades no onze da equipa e foram olhadas por muitos com desconfiança. Eu confesso que gostei do onze inicial que vi. Primeiro porque tirou Seferovic do ataque, depois porque trouxe Samaris e Jardel para tentar perceber se estão aptos a ajudar ou não. A verdade é que a equipa correspondeu, e mais do que andarmos aqui a falar de que foram as mudanças que fizeram o Benfica jogar melhor, eu acho que foram as alterações à dinâmica de jogo que fez com que o Benfica tenha jogado melhor. Finalmente deixámos de ver jogo interior atrás de jogo interior atrás de jogo interior. Já chega. Viu-se alas bem abertos, Cervi bem encostado, tabelinhas com Grimaldo, mesmo Gedson muitas vezes encostado à linha ou a cruzar. Pressão alta e tentativa de roubo de bola no meio campo adversário e serem eficazes na finalização. Jogo mais intenso, traz qualidade.
1ª Parte
Primeiros 10 minutos à procura do jogo, sem termos praticamente a bola, o Portimonense conseguiu um bom cruzamento que quase dava golo, num lance que para mim há um fora de jogo posicional bastante evidente que interfere na jogada. De resto, a primeira parte é toda do Benfica. Conseguimos marcar através de um canto mas até ao final da primeira parte tivemos bastantes lances bem conseguidos de ataque que faltou mais qualidade na ultima decisão para fazer melhor. Muitas boas aberturas ou jogadas na lateral que depois acabavam num cruzamento horrível. Mas a verdade é que ver o Benfica procurar a linha para cruzar é uma excelente novidade. Pressão alta, forçando muitas vezes os jogadores do Portimonense a decidir mal também foi novidade e isso é muito positivo.
A primeira parte chega ao fim com 1-0 e com o jogo completamente controlado a partir dos 10 minutos.
2ª Parte
Começou com pressão alta como tinha acabado a primeira, ganhamos um canto logo no primeiro minuto por causa disso, desse canto há um cabeceamento à barra e depois no cruzamento de insistência chegamos ao 2-0. A equipa mantém a pressão e a intensidade alta e é com naturalidade que faz o 3º e o 4º. A partir daí o jogo efectivamente acaba e há só gestão de ambas as equipas até ao final. Poderíamos ter marcado mais 2 ou 3 tendo em conta as ocasiões flagrantes de golo, sejam do Chiquinho, do Pizzi, do Gedson, entre outros.
Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10)
Vlachodimos (6) - Cada vez mais a dar-me razão. Felizmente. Não precisamos, nem precisávamos de guarda redes. Temos um excelente guardião e cada jogo mais se prova que está feito um senhor jogador. Salvou no único lance de perigo do Portimonense, depois foi espectador e cumpriu.
Grimaldo (7) - Ajuda muito ter Cervi daquele lado. Subiu muitas vezes, muitas tabelinhas, muita qualidade. E o melhor é a sua consistência. Mesmo quando a equipa joga mal, ele está sempre a carborar.
Rúben Dias (7) - Muito bem defensivamente, grandes cortes ao longo do jogo, tendo sido uma das principais razões para que os lances do Portimonense nunca chegassem a criar perigo. Ainda marcou para embelezar ainda mais a coisa.
Jardel (6) - Para mim um dos motivos para a subida da equipa em termos de controlo de espaços. Pressiona melhor, e mais subido, as costas dos avançados que Ferro e trouxe qualidade nesse domínio. Cumpriu praticamente sempre.
André Almeida (6) - Subiu muitas vezes, marcou um golo importantíssimo para tranquilizar a equipa, cometeu no entanto um erro no único lance de perigo do Portimonense ao deixar o jogador nas costas e falhou muitos cruzamentos. No geral uma exibição positiva embora não deslumbrante.
Samaris (6) - Assim como Jardel acho que acrescentou metros à pressão da equipa e isso foi muito positivo. Cumpriu nas suas missões defensivas.
Gabriel (7) - Qualidade superior. Quando Gabriel está bem o Benfica é melhor. Um pouco como Pizzi. O facto da equipa ter jogado mais em largura ajudou e muito o Gabriel já que tem imensa qualidade de passe. Um senhor jogador.
Cervi (7) - Gosto tanto de ver o Cervi jogar no Benfica. Assim como gostava do Salvio. A velocidade, intensidade e largura que traz à equipa é fundamental para o Benfica melhorar o seu jogo ofensivo. Dos melhores em campo.
Gedson (6) - Finalmente um jogo que gostei de ver o Gedson nesta época. Isto de não se jogar em 4-3-3 não ajuda às suas características, no entanto cumpriu aquilo que lhe foi pedido. Deu largura, qualidade de passe e pressão alta.
Chiquinho (8) - Bruno Lage afirmou num dos primeiros jogos da época que Chiquinho era um craque. E não é que é mesmo? Trouxe uma nova dimensão ao jogo do Benfica. Sem comparações, um pouco como João Félix trouxe na época passada quando entrou. Excelente movimentações, pressão na bola, grandes passes, boas situações de finalização... faltou o golo.
Vinicius (8) - Afirmei várias vezes que RDT e Vinicius são craques. Um já começou a dar-me razão. A diferença de qualidade entre Seferovic e Vinicius é grande. A bola não é quadrada para o Vinicius. Excelentes movimentações de costas para a baliza, excelentes arrancadas a levar defesas, excelentes finalizações. Não precisou de muitas. Duas batatinhas lá dentro. As duas à ponta de lança.
Seferovic (3) - O mesmo de sempre. Esforçado. Intenso. Pouca qualidade com bola.
Pizzi (4) - É um daqueles jogadores que se não estiver bem fisicamente nota-se muito. Respira futebol, conhece tudo sobre as dinâmicas da equipa e a bola é redondinha nos seus pés, mas está em baixo de forma e será bom menos minutos para ir recuperando fisicamente. Poderia ter marcado no pouco tempo que teve em campo e isso diz muito da qualidade do Luís Miguel.
Jota (2) - Teve 10 minutos para correr, fazer umas faltas e pouco mais. Numa altura que o jogo já tinha terminado mas ainda ninguém se tinha dado conta. Continua a não justificar a entrada no onze.
Apontamentos Finais
A equipa que pior joga futebol em Portugal está em primeiro, agora isolada. Equipa com mais vitórias, equipa com melhor ataque (21 golos) e com a melhor defesa (3 sofridos). Com o melhor marcador do campeonato (Pizzi com 6 golos, a par do Zé Luis), com o jogador com mais assistências (Grimaldo com 4, a par de outros 3 jogadores) e também a equipa com mais goleadas (3, a par do Porto). É lidar.
Bruno Lage já jogou 25 jogadores diferentes, o que demonstra bem a ideia de que todos contam que o treinador tende a repetir inúmeras vezes. Gostei de ver o Jardel e o Samaris, parece-me que fizeram a equipa subir na pressão. Não que os miúdos (Ferro e Tino) não saibam fazê-lo ou não tenham qualidade mas parece-me que essa maturidade foi bem vinda à equipa.
Destaque para o Chiquinho e o Vinicius. Duas negociatas do Vieira. Dois que se falava nunca iriam calçar no Benfica. Um que tinha sido dispensado do Benfica só para se pagar 3M€ no ano seguinte e outro que seria uma subtracção aos 120M€ do João Félix. São dois jogadores de muita qualidade. Vinicius se o Lage assim o entender será sem grandes dificuldades o melhor marcador do Benfica e do campeonato. Chiquinho poderá ser o avançado substituto natural de Félix. Certamente hoje todos teriam conhecimento da qualidade dos jogadores. Felizmente aqui no Universo Benfiquista sempre fomos bastante defensores dos jogadores do nosso clube e concretamente destes dois. Não defendemos Vieiras, DSO ou Jorge Mendes. Defendemos os jogadores do nosso clube. E que belos momentos de futebol Chiquinho e Vinicius nos deram.
Sábado espero ver RDT no onze. Outro craque que só precisa de tempo para assimilar as mudanças ao sistema táctico que está habituado e que não conseguirá adquirir se não for jogando.
Para finalizar, deixar palavra à arbitragem. Do piorzinho que anda por aí este Manuel Mota.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Nuno_Martins 105p · há 283 semanas
joão carlos · há 283 semanas
mas precisamos de um guarda redes nem que seja para fazer concorrência ao odysseas.
mas defender jogadores também não significa que não se possam ver as debilidades dos mesmos, por exemplo o seferovic, e uns gostam mais duns e menos doutros.
sobre o rdt ele pode vir a demonstrar o seu valor mas não será na posição de segundo avançado.
pois mas faz muita diferença ter um ponta de lança que saiba finalizar, ou um segundo avançado que tem algumas das características necessárias para a posição ao contrario dos que tem sido utilizados ali anteriormente.
Jorge · há 283 semanas
Sinceramente nao houve uma má exibiçao indivudual ou coletiva todos trabalharam bem em prol do grupo.
O Gedson talvez por cansaço a meio da segunda parte ja nao dava uma, esperava que fosse substituido mas surpreendeu ainda um pouco no miolo do terreno.
Este modelo de jogo em 4-3-3 mostrou ser uma boa alternativa e mostrou tambem ser um sistema que se adequa bem às necessiades de alguns jogadores como Cervi, Gedson, Samaris e Vinicius.
Houve bastante solidez nos 3 sectores do terreno sem que ficassemos em desvantagem numerica com os jogadores sempre muito bem apoiados.
Cervi fez um jogao... Dá tudo o que tem e o que nao tem.
É daqueles jogadores que merecem a camisola que vestem.
Jorge · há 283 semanas
Só lhe falta ter mais força ou lembrar-se disso, por que a tem.
É craque.
Ver Melho · há 283 semanas
Acho que apesar dos golos o Vinicius tarda em justificar os 17 milhões. Negociatas do Vieira, de certeza. Dava só 3 milhões e uma sandes de torresmos aos espanhóis... Há que ser duro a negociar.
Rodolfo Dias 80p · há 283 semanas
Pressão mais alta, maior vontade e garra, Lage a tentar outras soluções quer a nível individual quer no esquema de jogo. Se a relva não lesionar o Chiquinho, temos homem. Começa a cheirar a 38º.
"Vinicius (8) - Afirmei várias vezes que RDT e Vinicius são craques" - também afirmaste na antevisão, numa resposta ao Nuno que "Não acredito que coloque Chiquinho e Vinicius. Acredito que possa meter o Tomás Tavares" ou seja, mandar bitaites todos mandam, umas vezes acerta-se noutras não. O cristal da tua bola está meio opaco e não deixa ver bem para o interior.
Concordo com a crónica na generalidade, mesmo com aquelas inócuas farpazitas finais, mas descambou com a referência ao Brilhantina no 11. Estavas a ir tão bem! Mas talvez seja o efeito contagiante do Nuno, pois com o Brilhantina no 11 é meio caminho andado para jogar para não perder.
F_Edu68 73p · há 283 semanas
Claro que não servirá de nada aquela exibição assertiva de ontem, se Lage voltar a colocar de inicio (contra o Rio Ave) os jogadores que, ontem, estiveram no banco!
Lage já não tem desculpas para não repetir o mesmo onze. Talvez, ontem, tenha sido o inicio do "regresso ao passado" das boas exibições... e resultados!
F_Edu68 73p · há 283 semanas
Chakraindigo · há 283 semanas
Uma defesa consistente, tendo em conta o relvado, onde até a inclusão de Jardel faz sentido.
O Odysseas é GR de equipa grande, em Tondela valeu os 3 pontos, e agora evitou o 0-1 para o Portimonense, que podia dar tremeliques.
O Chiquinho é um jogador que não perde uma bola, decide bem e rápido, inteligente, um jogador extra do campeonato.
O Vinicius não tem nada a ver com o Seferovic, e mais não digo porque o suíço tem algumas qualidades positivas, não sei bem é quais são elas. Ehhhehehe, mentira, é as correrias e a pressão e o camandro.
Agora o Gedson - tenho pena, mas o Gedson neste momento é o Principio de Peter em pessoa,
Na antevisão calculei que poderia fazer o lugar do Pizzi, pela maior presença física e capacidade (diz a critica) de transportar a bola.
O Gedson teve a 1ª participação positiva no jogo aos 80 minutos !!!, quando quase faz golo numa falha do GR.
De resto, aconselho a rever o jogo - não recebeu bem uma única bola, acho que deve ter falhado todas as disputas e confrontos físicos, quando devia acelerar travava e vice-versa. Falhou a maioria dos passes.
Muito mal na ajuda defensiva, especialmente na 2ª parte, onde ia a passo na recuperação, o que não se compreende face ao seu apagamento ofensivo.
A sua posição de médio ou ala interior deve ter contribuído para a sua ausência em campo.
Não é má-fé para com o Gedson, ele está no nosso clube há séculos, mas na verdade, tirando os primeiros jogos na equipa, nunca mais esteve ao nível de um jogador de topo, e não tem crescido nada.
O Benfica deste jogo foi uma equipa adulta, madura e cinica. Jogou, como diria o Trapattoni numa celebre conferencia de imprensa no Restelo, "muito bem, Benfica joga muito bem!", acompanhado com um murro na mesa.
O Samaris provou que é um jogador muito útil, a experiência é um posto, e foi o complemento ideal para o Gabriel, que me parece mais solto fisicamente.
Saí do estádio a pensar que bastava o empate com o FCPorto, que nesse dia, ela sim, foi uma equipa cínica e adulta, face à nossa ejaculação precoce antes desse jogo, para termos 5 pontos de avanço.
O Manuel Mota, embora tenha uma postura em campo meio espatafurdia, não esteve mal, num campo difícil deixou jogar e falhou o normal.
A equipa vai crescer com o debelar das lesões, esta vitória foi um murro no estômago dos maldizentes.
O RGS deve começar a pensar que devia estar calado acerca do Vinicius, e o Lage lá vai, fazendo o seu caminho, acertando e errando, com a CS a morder-lhe os calcanhares.
Mas como diria o sábio, para esses estou-me a cagar!
Viva o Benfica.
Chakraindigo · há 283 semanas
O Benfica é uma equipa inovadora, tem um extremo que defende e um defesa que ataca.
Se eu que os conheço fico admirado imagino quando são jogos na Champions, ahahahahahaah
Viva o Benfica, no seu lugar natural, o mais alto, o Primeiro!
DrGhozePablito 50p · há 283 semanas
Isso não invalida que se possa criticar e pôr questões. Falemos por exemplo do Gabriel, um dos jogadores que mais gosto de ver jogar. No fim de semana fez um jogo desastroso; deve ter falhado quase todos os passes e deixou-se antecipar diversas vezes. Ontem fez um belíssimo jogo. Ora isto não se pode atribuir a má forma física. O jogador não recuperou a forma em 3 dias. Há algo mais que não consigo entender e gostava de saber porquê.
De resto estou de acordo com quase tudo o que escreveste Rui.
Viva o Benfica!
BenfiquistaPrimário · há 283 semanas
Finalmente, o BL resolveu ouvir os que, como eu, clamavam há semanas por esta dupla de ataque e pelo banco para os Red Pass Relvado Pizzi e Seferovic! E que diferença fez na qualidade do nosso jogo. Finalmente começamos a ligar com qualidade a construção com a criação e esta com a finalização!
No início desta época, fartei-me de dizer aos que criticavam a 'negociata' Chiquinho que ele os ia calar a todos. Ora aí está...
Também tinha muitas saudades deste Samaris. Ontem vi outra vez a dupla com Gabriel que nos lançou para o 37!
Salvio e Cervi? Muita "garra", muita "intensidade", mas isso também o Fernando Aguiar tinha...falta-lhes o que mais faz a diferença no futebol: inteligência de jogo e tomada de decisão a condizer. São ambos péssimos na tomada de decisão e, consequentemente, excelentes a entregar contra-ataques ao adversário. Mas enfim, o Cervi pelo menos tem a vantagem de libertar, protegendo-o, o Grimaldo para o jogo ofensivo...
Só descanso com o hexa de 2024.
Carrega Benficaaaa!
CARLOS · há 283 semanas
""Eusébio é incomparável. Nem Messi nem Ronaldo
MESSI SUPERA CRISTIANO RONALDO…
…MAS NÃO ESQUECER EUSÉBIO
MESSI É MAIS NOVO DOIS ANOS DO QUE RONALDO.
É mais um capítulo do ‘mano-a-mano’ entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Com os dois golos que marcou na folgada vitória do Barcelona frente ao Valladolid, por 5-1, em Camp Nou, logrou o internacional argentino superar o português no que a golos em jogos oficiais de clubes diz respeito.
Segundo o diário espanhol AS
Messi, 32 anos, conta agora, em Outubro de 2019, 608 golos num total de 695 partidas.
MÉDIA DE MESSI= 0,8748 golos por jogo.
Por seu lado, Ronaldo, 34 anos, tem 606 golos marcados em 813 jogos.
MÉDIA DE RONALDO= 0,7453 golos por jogo.
SÃO SÓ 17,4% A MAIS de Messi para Ronaldo.
É LIDAR, RONALDETES!!!
PARA AS RONALDETES E PARA OS MAIS NOVOS, QUE NÃO VIRAM JOGAR O MAIOR FUTEBOLISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS, E UM DOS MAIORES DO MUNDO, VAMOS AOS NÚMEROS DA IMORTAL PANTERA NEGRA, O INESQUECÍVEL EUSÉBIO:
1 - EUSÉBIO NO BENFICA
638 golos, em 614 jogos (dos 18 anos aos 33 anos)
MÉDIA DE EUSÉBIO= 1,04 golos por jogo
COMPARANDO AS MÉDIAS DE GOLOS POR JOGO, DE EUSÉBIO, MESSI E RONALDO, OS NÚMEROS SÃO COMO O ALGODÃO:
EUSÉBIO=1,04 golos por jogo (mais 19% do que Messi e mais 40% do que Ronaldo).
MESSI=0,8748 golos por jogo (MESSI, mais 17% do que Ronaldo).
RONALDO=0,7453 golos por jogo.
2 - EUSÉBIO, EM VALOR ABSOLUTO, GOLOS EM CLUBES
EUSÉBIO, SÓ NO BENFICA (deixamos de fora outros clubes onde jogou) 638 golos.
MESSI, SÓ NO BARCELONA (único clube onde jogou) 608 golos.
RONALDO (em todos os clubes que jogou) 606 golos.
PALAVRAS PARA QUÊ?
EUSÉBIO, FOI UM GENIAL GOLEADOR MAIOR QUE MESSI E RONALDO
E COM MEIA DÚZIA DE OPERAÇÕES AOS JOELHOS E SEM AS BOLINHAS DE HOJE.
PS1- Aos mais jovens só digo: COM ESTAS BOLINHAS ATUAIS REDONDINHAS, MUITO LEVEZINHAS E QUE ATÉ FAZEM CURVAS PARA FUGIREM DOS GUARDA-REDES, O PANTERA NEGRA, ATÉ DO MEIO-CAMPO MARCARIA GOLOS, TAL ERA A SUA TÉCNICA E POTÊNCIA DE REMATE.
MESSI E RONALDO A REMATAREM AO LADO DE EUSÉBIO, NÃO PASSARIAM DE UNS MEROS JUVENIS. QUEM VIU, VIU, QUEM NÃO VIU VÁ AO YOU TUBE, OU ENTÃO IMAGINE UMA PANTERA NEGRA A CORRER E A ESPALHAR MAGIA NOS RELVADOS DE TODO MUNDO.
QUE DESCANSE EM PAZ, POIS NÓS, NÃO DEIXAREMOS QUE ESTAS MÁQUINAS DE PROPAGANDA RONALDETENIANAS, TUDO FAÇAM PARA OFUSCAR O NOSSO MAIOR DE TODOS, O GRANDE EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA.
PS2 - Eu admiro muito o Ronaldo e torço por ele. Mas Eusébio, peço desculpa, está lá mais no cimo, como os números mostram.
3 - MAS PARA O FILME SER COMPLETO, VAMOS ÀS SELEÇÕES
EUSÉBIO na seleção de Portugal= 0,64 golos por jogo (mais 10,3% que Ronaldo e mais 28% que Messi).
RONALDO= 0,58 golos por jogo.
MESSI= 0,50 golos por jogo.
É LIDAR, RONALDETES!
EUSEBIUS"""
PAULO A. SANTOS · há 283 semanas
Só mais um ponto : Quem é o cérebro que mandou fazer aquela fumarada antes dos jogos ? Eh pá, assim alem de intoxicar o ambiente e não nos deixar ver o jogo em condições durante 10, 15 minutos , qualquer dia a Liga ainda nos multa por causa disso. E já agora, peço desculpa pelo abuso, aquele barulho todo nas colunas de som era de todo evitável...ainda se fosse com cânticos do Benfica, ajudava á festa, assim torna-se incomodativo, além de poluição sonora em demasia.
Abraço.
Edson A. Nascimento · há 283 semanas