Siga-nos no Facebook

sábado, 5 de outubro de 2019

Projecto europeu ou falta de noção?

Qualidade da equipa
Começando pelo meu ponto de partida: Temos equipa para muito mais do que isto.

Contra o Leipzig podemos dizer que temos menos qualidade… sim. Contra o Zenit não podemos dizer isso!
Saiu um jogador relativamente à equipa da época passada e JF que nem jogava na fase de grupos da época passada. Assim, todos os que se mantêm estão/são melhores este ano. Claro que há sempre aqueles benfiquistas para os quais se os jogadores ficam no Benfica não têm cá a cabeça... mas se saem é porque não se retém talento... Enfim, depois só sobra mesmo apagar!



Não concordo ainda que o problema de intensidade física ou de sistema táctico (este jogo até foi bom para quem diz que o problema é jogar com 2 Av perceba que jogar com uma ilha que é pior tecnicamente que o Marega na frente não é pior ainda).

Responsabilidade
Então onde coloco a responsabilidade dos sucessivos maus resultados na LC?

A minha leitura dos falhanços na LC é que erramos totalmente na atitude competitiva / definição de objetivos para esta competição! E não… não é culpa da falta de exigência, mas da falta de noção!
Jogamos como se tivéssemos obrigação de ganhar... E depois cometemos erros que quem sabe que um empate serve não comete! Cometemos erros básicos porque achamos que temos de ganhar sempre... expomo-nos a erros que os outros não se expõem.
Não sabemos jogar para não perder… Não é jogar para empatar... É saber que empatando os outros não nos ganham. E devido a isso cometemos erros que não se podem cometer... Temos de perceber que não perder não é o copo meio cheio mas é muito mais perto ganhar do que de perder.
Depois passamos os jogos e as fases de grupos a correr atrás do prejuízo... o que leva a termos que nos expor ainda mais... O que leva a mais erros. E sucessivamente…
E insistir em que temos de ir jogar fora para ganhar... Não ajuda. A atitude de ter de ganhar os jogos todos faz-nos cometer erros que os outros não cometem.

Esta é minha "explicação" e já a escrevo há 5/6 anos... Escrevi-a a seguir ao sorteio! “Nestas competições curtas... Se não se pode ganhar... Empata-se! (…) A querer ganhar no desespero fizemos 0pts e perdemos e empatamos com o Ajax no ano passado. Perder é muito pior do que empatar.... São 3 pts de diferença mais a pressão de ter de ganhar para neutralizar aquilo que estava igual”... Escrevi-a antes do jogo com o Leipig: “Não é jogar para empatar... É saber que há riscos que não compensa correr. Uma derrota implica ter de jogar toda a fase de grupos em recuperação... Uma vitória significa apenas uma possível vantagem no confronto direto e margem para o jogo fora com o Zenit!”

Eu digo isto e parece que estou a anunciar o anti Cristo. Como não temos essa noção... Cometemos erros não forçados á procura de forçar erros no adversário... E passamos os jogos a correr atrás e as jornadas a correr atrás. Criticam que nos últimos não sei quantos jogos perdemos um monte deles… mas e que tal em vez de pensar em vitórias casa, fora e pelo caminho… jogar para os pontos! Mas sou eu que estou mal!
Achamos que somos superiores ao que somos porque em 1961 e 62 (mil anos pode ofender almas mais sensíveis)... 
E cometemos erros que quem conhece as suas limitações não comete. Alguém acha que se o Nottingham Forest (que foi bicampeão a menos tempo do que o Benfica) fosse á LC no próximo ano ia com a obrigação de ter de ganhar em todos os jogos?

Imaginem o cenário… empatado os 2 jogos... Estávamos completamente dentro da luta... E fazíamos o 3º e 4º jogo tranquilos. Mas não... Os benfiquistas só admitem ganhar!
Próximo jogo, Lyon... Lá vem a conversa... Temos de ganhar para recuperar os pontos perdidos. (Claro que cada vez a margem de manobra é menor porque a rebentamos nos 1ºs jogos e por este andar vamos chegar ao dia em que nem ganhando os jogos que faltam chega para passar… porquê… porque não sabemos empatar!) Miguel Guedes na TVI... “Agora o Benfica tem de fazer 6 pontos com o Lyon”. Haverá melhor "prova" que este raciocínio é prejudicial?
Eles vêm cá tranquilos. Vão marcar numa entrega nossa... E nós vamos começar a arriscar a pressionar e a querer marcar... E eles fazem 2o a seguir ao falhanço do Seferovic. No desespero marcamos 1. É a história dos nossos jogos.

Exemplo prático: Zenit


O jogo com o Zenit… o Benfica tinha o jogo controlado até ao 1º golo. Tivemos muita posse de bola no meio campo deles! Não criamos oportunidades mas o jogo estava controlado por nós. Não devia ter arriscado aquele passe porque não tinha nenhuma vantagem em arriscar jogar em igualdade naquela zona.
Já vi quem pense que não estava controlado, que o Zenit estava por cima... Mais um motivo para aquela bola sair na frente para o PL dividir com os DC do Zenit.
Uma equipa que entra para não perder não perde aquela bola! Simples e inegável. As únicas equipas que jogam ali assim são os candidatos a vencedor final!

No contexto LC só o Benfica é que entrega aquelas bolas! E não é pela qualidade porque há equipas piores! É porque nós achamos que temos de arriscar porque TEMOS de ganhar. Qual é a vantagem de jogar em igualdade numérica na tua área? Nenhuma. Crias um desequilíbrio a 80m da baliza adversária! Quem faz aquilo? As equipas que lutam pela LC. Nós não lutamos mas não temos noção.
É oferecer um golo e depois correr atrás. E depois parecemos baratas tontas. Mas porquê? Porque como estamos a perder e temos a "obrigação" de ganhar... Temos de ir pressionar e de arriscar para marcar.... Cria desequilíbrios cada vez maiores...  3-0 para o Zenit. Revelador de um desnorte impressionante da equipa do Benfica.
E neste jogo não se pode colocar as culpas na formação! Que idade tem o Fejsa? Quantos jogadores da formação jogaram? 2. TT e RD (que já tem mais de 100j na equipa A e é internacional). Era até difícil escolher um 11 mais batido que o que jogou!

O filme é sempre o mesmo. O Benfica tem de ganhar! Começa bem... Sofre golo em erro não forçado porque tem de atacar! Tenta pressionar e desiquilíbra-se... Seferovic falha... E golo deles. Arrisca ainda mais... E marca no fim no desespero. Fosse assim fácil o Euromilhões.

Outros exemplos
Somos muito grandes e depois... vemos o Brugges a ter noção e empatar no Barnabéu. Aceitar a realidade é o 1º passo para a superar! Assim... Somos os maiores... Assumimos uma responsabilidade para a qual não temos qualidade, como nenhuma equipa tuga tem... E os adversários só têm de aproveitar o que lhes entregamos. A diferença é que o Brugges sabe que um empate é bom!
Vi o resumo do Lyon... Como é que ganhou? A levar massacre e a aproveitar os poucos erros que acontecem na LC. Na LC há poucos erros... Temos de os aproveitar e não cometer "erros não forçados".
Alguém vê o porto a assumir o jogo contra estas equipas como se fosse campeão europeu? Não. Não arrisca quando não tem de arriscar... Depois tem sorte porque faz por a ter... Deixa que sejam os outros a errar... Têm melhores jogadores? Não. Tem uma atitude competitiva mais ajustada. Porque correm mais? Não. Porque sabem "jogar" a competição. Sabem que é importante não perder. A mentalidade pequenina e regional deles neste caso funciona a favor deles.

Nos comentários do post sobre o jogo escrevi: “Toda a gente diz "na LC jogam os melhores e os erros pagam-se!" Boa! E agora jogar de acordo com o que se diz? Pois...” Depois fui ouvir a conferência pós jogo de BL e ele diz: “são pequenos detalhes que a este nível pagam-se caros”… Eu pergunto: E jogar de acordo com o que se diz? E isto inclui jogar com um jogador que não acerta um passe quanto mais um remate! É muito giro dizer que “ah e tal falhamos as nossas oportunidades” mas jogar com Seferovic é saber á partida que vamos falhar!

O pessoal recorda as grandes noites europeias… e se há algo que é atribuído a essas noites é a superação! Não o ter de ganhar mas o superar a teórica inferioridade. Porque é que ganhamos as 1as finais e não ganhamos mais nenhuma, algumas mais fáceis? Porque essas mais fáceis não foram jogadas em superação, mas em obrigação de vencer! (Eu sei que é uma simplificação… dispenso a chamada de atenção “ah e tal não foi só isso”… ninguém diz que foi só, ok?)

O responsável
A culpa desta mentalidade é da demagogia de Vieira e do projeto europeu! Para mim é! Aqui concordo com os vieiristas que vêem o Benfica e pensam e resumem tudo a LFV. Está sol... Devia estar mais mas o Vieira não deixa. Está chuva...  se o malandro do Vieira fosse benfiquista de gema não chovia.


Concordo com o culpado mas pelo motivo oposto da maioria. A minha opinião é divergente da maioria no sentido que penso que a "exigência" europeia dos adeptos e a demagogia do “Projeto Europeu” do presidente... Têm um efeito numa atitude competitiva desajustada da realidade.

O tugão não é atraente financeira e desportivamente para os jogadores. É ver as entrevistas de Mignolet ou do empresário de Walschmidt… Ninguém quer vir para Portugal! Um jogador que vá para o último da Premier League... Joga 12 jogos contra equipas de LC por época (Arsenal, Chealsea, Liverpool, Man City, Man Utd, Tottenham)! Recebe mais no imediato e tem mais visibilidade futura. Nem todos vão chegar ao City, Man Utd, Liverpool... Mas recebem mais num Watford do que no Benfica... Jogam mais jogos contra equipas de LC... Jogam sempre para 40 mil. A minha opção era fácil de tomar. (claro que como em tudo há excepções, mas são isso mesmo: excepções)

“Ai mas o DSO disse”… Mas alguém que diga isto leu o que ele disse? Cito (Link): “Nós temos uma série de craques. E o Bruno Lage tem feito muito a defesa do seu grupo de trabalho de uma maneira muitas vezes financeira, porque ele diz quanto é que nos teria custado ir buscar o jogador A ou o jogador B que acabou de entrar para o plantel vindo da equipa B. E eu acho que nós temos craques. Agora, do ponto de vista de marketing, de uma estratégia de marketing, um grande craque muitas vezes faz a diferença. Recordo-me perfeitamente de quando fomos buscar o Aimar ou quando fomos buscar o Saviola (Nota: Outra coisa que digo desde o dia que chegou, mas que era insultado de todo o lado… Aimar, Saviola, e Taarabt é o mesmo perfil de contratação... Jogadores que chegaram ao top e por algum motivo aos 27/29 não estão a corresponder), que eram jogadores já a entrar na sua fase descendente em termos de carreira desportiva. E o marketing beneficia muito disso. E nós temos no nosso plano estratégico que todos os anos deveríamos ir buscar um craque que seja reconhecido. Mas põe-se outro problema: os craques reconhecidos querem vir para Portugal? E eu vivi essa situação, por exemplo, no caso do Barcelona, quando tentámos ir buscar o Cillessen para o Benfica. Falei com o presidente do Barcelona, falei com o diretor desportivo do Barcelona, não falei com o jogador mas houve quem falasse com o jogador e com o empresário e o jogador disse desde o princípio “eu quero estar numa das cinco ligas principais”. E foi isso que fez toda a diferença.” 

O Benfica é demasiado grande para o tugão... Mas é tugão. Somos simultaneamente… demasiado grandes para Portugal mas esse demasiado grande para Portugal não chega para aquilo que o presidente (com demasiado voluntarismo) sonha para a Europa. Mas esse sonho e discurso cria expectativas nos adeptos e responsabilidade acrescida aos jogadores que jogam com uma atitude competitiva errada que gera falhanço e frustração.
Até posso dizer mesmo que os grandes de Portugal, TODOS sofrem do problema de serem os maiores da sua rua (os regionais menos porque sabem que são regionais)… na minha opinião, desde os dirigentes aos adeptos, passando pela CS estamos muito enganados quanto ao valor das nossas equipas… depois ficamos muito surpreendidos quando o Benfica perde com o Leipzig, quando o porto perde com Krasnodar ou Feynoord, quando o sporting perde com PSV ou quando o Braga nem se conseguiu apurar para a LE na época passada.

E os críticos o que dizem? Isto com um presidente que investisse em reforços é que era! No entanto, se vamos pelo dinheiro gasto... Perder com o Zenit (afinal) é normal. É por aí que vamos?
Como já escrevi num post sobre “lições de gestão… O porto e o sporting seguiram esse caminho… Investir! E estão como estão… Ambos! Nós nestes últimos 5 anos, só fomos campeões 4x e fomos à LC 5x… financeiramente temos lucro nesses 5 anos. O Benfica tem tido lucro em cima de lucro... E vai subindo gradualmente o nível... Até os vieiristas já só usam como arma de arremesso o nível demasiado alto que o Benfica atingiu para o campeonato português. (…) O Benfica tem percorrido um caminho que trouxe o clube do ponto mais baixo da sua História ao estado atual... Em que fazer algo NUNCA antes conseguido é sabotagem (haverá maior elogio que esse?)...
Formar... Vender... Renovar e reforçar ordenados de modo a ser mais difícil cobrir os ordenados que o Benfica paga... Vender por mais... Renovar e reforçar ordenados... Lucro... Comprar mais caro... Renovar e reforçar ordenados. Eu... Que acho demagogia o “Projeto Europeu” (venha de onde venha) só vejo esta forma de sustentadamente crescer. Desculpem, mas se há forma de ser competitivo a longo prazo é esta!
Por exemplo... Um DD? O TT quanto vale em mercado aberto? Quanto tínhamos de pagar para ter um DD melhor? 20M por um Dalot? Fazia sentido? Quanto custa um gajo para sentar o AA? 20M +4M/ano, ou mais? Ainda me recordo de há 2/3 anos o Benfica querer o DD que está no Leipzig, Mukiele... custaria 10M por um jovem de 19 anos na altura sendo que foi transferido para o Leipzig por 16M! Se um PL por 17M é criticado pelos vieiristas... o que diriam de um DD de 19 anos por 16M?

“Ai mas o Ajax”… O Ajax andou a ser eliminado na pré-eliminatória da Liga Europa e na fase de grupos da mesma... 4 anos sem ser campeão.

Atenção, eu reconheço que esta perspectiva de longo prazo não pode desprezar o curto prazo! Este foco na perspetiva de longo prazo era um erro do Sporting há uns anos! No futuro iam sempre ter a melhor equipa… mas esse futuro nunca chegava. Dito isto... A alternativa é pior... Como o mesmo exemplo demonstra.
É um bocado isto que falta a quem critica… uma perspectiva não tão extremista! Partem de críticas corretas, justas, aceitáveis… e num passo estão em níveis absurdos. Falta criticar… mas saber reconhecer as falhas das suas próprias criticas. A resposta destas pessoas sempre por manda-se o presidente embora, manda-se o Lage embora e vai-se buscar outros! Se os outros não derem, saem e vêm outros! Lembra alguém com camisolas barraca de praia?



PS: Peço desculpa aos professores de português, mas por vezes poderá não haver concordância de tempos verbais em algumas frases pois o texto foi construído a partir de uma troca direta de comentários. 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (64)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Concordo com a publicação. Claro que não podemos dizer que não se passa nada porque ninguém “ é cego”. O próprio Lage já admitiu que a equipa não está numa boa fase. Agora, os Benfiquistas não deveriam entrar no jogo da catástrofe, do desgaste, da negatividade, da crise, enfim, no jogo dos nossos adversários porque é, sem dúvida, o seu objetivo. Claro que gostaríamos ganhar sempre. Mas do outro lado há sempre um adversário motivadissimo por jogar contra o Benfica, o que acrescenta um nível mais de dificuldade. O que me preocupa mais neste momento, é a falta de confiança que esta equipa demonstra desde a derrota com os andrades. Acho que é o aspeto mais importante a trabalhar e corrigir, pois qualidade não nos falta.
4 respostas · activo há 286 semanas
Como sempre excelente comentário. Lúcido e directo.
Sem querer alterar o sentido ou repetir qualquer ideia gostava de acrescentar:
Todo o suposto "voluntarismo" de LFV não é mais que proposta de futuro. Irá acontecer o que preconiza? Talvez, tudo depende da conjuntura e de variáveis, nas quais entra a sorte.
Temos de enquadrar o actual "futebol" na lógica empresarial (embora não tenha nenhum curso não sou estúpido), todos os clubes de topo, e não só, são empresas, e como tal é necessário um equilíbrio entre a gestão empresarial e a gestão desportiva. Um presidente fala não só aos accionistas mas também aos adeptos.
Encurtando o raciocínio porque seria muito longo; quando LFV (e poderia ser outro presidente de outro clube) fala no Benfica europeu é apenas uma estratégia de futuro que pode demorar a concretizar-se, um ano? dez anos?, temos o exemplo da "espinha dorsal da selecção" com formados no Benfica (não a jogar no Benfica mas...), quanto tempo passou?.
Um parêntesis, oiçam o dono do Famalicão e percebam, numa realidade menor, o conceito de "projecto".
Este discurso é benéfico para investidores que querem visibilidade, benéfico para potenciais contratações que vêem ambição num clube dum campeonato de 3ª, mas terrivelmente prejudicial para adeptos imediatistas e alienados da realidade, e para adeptos cristalizados no tempo. Estes últimos não percebem que o Benfica só é grande em Portugal porque tem poderio económico para ganhar campeonatos (só fcp consegue acompanhar) e a diferença para os outros é que eles só com uma conjugação de factores extraordinária podem vencer um campeonato. O mesmo sucede a nível europeu hoje em dia, só aproximando-se financeiramente dos colossos é possível competir com eles. E aqui reside a questão queremos ser um CLUBE/empresa e crescer devagar ou queremos ser apenas um brinquedo nas mãos de alguém que tem dinheiro?.
Vou terminar por aqui porque já vai longo o comentário.
Só para que conste é-me indiferente quem seja presidente do clube desde que não seja irresponsável com o mesmo (ex: Vale e Azevedo, Bruno Carvalho).
Saudações Benfiquistas
Lázaro
1 resposta · activo há 287 semanas
Fiquei esclarecido.
A culpa do fracasso europeu é não jogarmos para o empate.
Também fiquei esclarecido por a culpa do falhanço europeu ser do Vieira e da sua demagogia. Mas que projecto europeu é que ele tem para o Benfica? Só se for o chegarmos à fase de grupo$, nada mai$. Demagogia é o Vieira dizer que tem um projecto europeu para o Benfica.
8 respostas · activo há 287 semanas
Que tal nós, sim, nós, Portugueses mudarmos a nossa mentalidade? Somos os melhores do mundo quando ganhamos e pobres desgraçados a quem todos querem mal, quando perdemos! E pelo meio, a culpa é sempre de alguém. Se o avançado falha golos, a culpa é de quem não contratou um melhor; se o guarda-redes dá um frango (acontece até aos melhores), a culpa é de quem não contratou o guarda-redes que o adversário conseguiu contratar. Se o defesa faz um golo na própria baliza, por manifesta infelicidade, se voltar a acontecer, a culpa é de quem não foi à procura de um defesa que não tenha a infelicidade de marcar um golo na própria baliza. Com este tipo de mentalidade, o que parece é que os adeptos (nisto, nós, Benfiquistas somos os piores) exigem uma equipa totalmente nova a cada desaire! E se não há essa equipa nova, a culpa é de quem dirige o clube. Não sou vieirista. A ser "ista", sou apenas Benfiquista !
1 resposta · activo há 287 semanas
Sinceramente não consigo concordar particularmente com esta visão. Sei que não é exactamente a mensagem que pretendes passar mas dá a ideia que o que dizes é que para vingar na Champions temos de jogar para empatar, ou assumir que somos inferiores ou que não somos um colosso. E não consigo ver as coisas nem no 8 nem no 80. O Benfica não tem equipa inferior ao Zenit. Não temos de assumir que eles são melhores e jogar para não perder. Temos de jogar para ganhar. O jogo foi controlado até ao primeiro golo, concordo, mas uma equipa que controla mas não tem qualquer oportunidade de golo até o Zenit desligar.... não pode querer vencer. E o Benfica tinha obrigação de querer vencer o jogo depois da derrota contra o Leipzig.

Não somos nenhum colosso, nem acho que seja uma tragédia ficarmos em último deste jogo. Agora tem de haver um meio termo.

Para mim o principal responsável por esta derrota com o Leipzig é o Bruno Lage. A equipa está a jogar pior porque ele decidiu aceitar as criticas ao RDT e retira-lo do onze. E basta ver os jogos de inicio de época com os de agora para perceber as diferenças.

Este jogo do Benfica na Champions foi pior que qualquer um dos jogos da época do RV em que perdermos 6 jogos. Todos esses jogos tiveram condicionantes que podíamos ter dado alguma desculpa para o descalabro. Este não. Fomos maus. Jogamos mal e devemos jogar melhor que isto. Podemos jogar melhor que isto.

Quanto ao Vieira e à sua demagogia do Projecto Europeu. É a mesma demagogia que ele tinha quando dizia que queria um clube com o património todo no clube e saldado de dividas. É a mesma demagogia que ele tinha quando dizia que queria as selecções nacionais com espinha dorsal no clube. É a mesma demagogia que tinha quando o DSO falava em termos capitais próprios superiores aos sociais. Todos diziam que era demagogia, até acontecer. O Projecto Europeu do Benfica de Vieira possibilitou o clube chegar a duas finais europeias consecutivas. O que não acontecia há dezenas de anos. Portanto... alguma coisa se foi fazendo nesse trajecto. Acredito que com a estabilidade financeira do clube e a capacidade do clube conseguir reter algum talento e mistura-lo com alguns jogadores de qualidade poderá fazer com que o clube suba alguns patamares na Europa. Veremos ate onde. Sabendo de antemão que City, PSG e outros milionários que gastam centenas de milhões todos os anos ainda buscam por uma final europeia, quanto mais um título.
20 respostas · activo há 286 semanas
Excelente post Nuno, partilho de muito do que escreveste.
Penso que LFV começou a tocar na tecla Champions mais do que devia, mas muito por saber que estamos em eleições e é a única ideia da oposição candidata.
Com isto não quer dizer que façamos as campanhas vergonhosas que temos feito na Champions, embora ainda confie que podemos fazer algo interessante esta época, é preciso ter noção do que se fala.

Como te disse, estou a preparar algo com a tua ideia base mas baseado em números concretos. Lá para terça ou quarta estará pronto a ser post.
Esta conversa toda não existia se Bruno Lage fosse mais competente. Eu gosto muito do Lage, atenção. Mas parece-me que não conseguiu ainda fazer o luto do Félix (salvo seja!)

Creio que é um pouco lento a reagir. Vejamos o caso do Taarabt. Boa surpresa, gostei bastante dos primeiros jogos como centro campista. Agora Lage mete-o a apoio ao ponta de lança? Já toda a gente viu que o marroquino é bom a segurar a bola e a distribuir jogo mas muito fraco no último passe. Só o Lage não viu isso?

No final da época passada todos pensávamos como não seria BL a começar a pré-época, se tinha feito tanto e tão bom em apenas 6 meses. Agora estamos desiludidos, pois claro.

O Benfica não tem que entrar nos jogos a pensar em ganhar, empatar ou perder. Tem que entrar concentrado e em jogar o melhor possível. Se fizer apenas isto, estará mais perto de ganhar. O pior que pode acontecer é perderes não por o adversário ser manifestamente superior mas porque jogaste mal, devagar, sem intensidade, perdendo bolas infantilmente e raramente rematando à baliza.
7 respostas · activo há 286 semanas
Só li a primeira meia dúzia de linhas do post (não tenho paciência para ler teses de doutoramento pretensiosas).

Concordo que há um problema de falta de noção.
E enquanto este presidente sem noção, governar a nação benfiquista, dificilmente passaremos disto.
1 resposta · activo há 287 semanas
Excelente texto, concordo com praticamente tudo.
Acho que a malta implica com tudo o que o Vieira diz e não consegue ver o óbvio que é uma visão claramente estratégica para ser concretizada no longo prazo e de uma maneira sustentável que não ponha em risco o futuro do Benfica.
Não tem muito tempo as críticas eram as mesmas e por parte dos mesmos, só o tema mudava, era a formação! A tão ridicularizada visão do presidente de ter um Benfica assente em jogadores da formação e não muitos anos depois é uma realidade que entra pelo olho dentro de muitos.... Mas eles não ligam, apontam para outro lado sem sequer elogiar o que de bom foi feito, é a coerência dessa gente anónima herói de teclado....
1 resposta · activo há 287 semanas
Post que sendo bem analisado só se pode concordar , concordo totalmente ,agora força Benfica.
concordo com o problema mas não com as causas.

é verdade que na LC não podes jogar da mesma forma como jogas noutras competições em que jogamos sempre a mandar no jogo, por isso é que o mestre da porcalhota sempre teve dificuldades nesta competição e o rui teve sempre melhores resultados na globalidade.

agora a culpa não é dos adeptos é dos treinadores não são os adeptos que definem as estratégias para os jogos e até poderias ter razão se nestes últimos anos em alguns jogos existisse a pressão dos adeptos para mais que o empate mas isso não aconteceu, nem com o leipzig nem com o cska e muito menos com o bayern jogo que alias nunca jogamos para vencer.
alias com o cska estavas a vencer e o que não soubeste, coisa que acontecia muito com o rui, foi controlar o jogo e permitiste a reviravolta, alias já tinha acontecido antes num jogo contra o besikas o que valeu foi eles terem empatado já no fim.

mas estes últimos três anos tem existido um claro exagero na utilização de jogadores demasiado jovens com apostas de risco completamente desnecessário, não aconteceu neste jogo mas aconteceu noutros.

quanto a jogadores de qualidade só temos duas hipóteses ou quando ainda não são conhecidos, e esses temos apostado seja vindos da formação ou contratados, ou já na fase terminal da carreira e estes na minha opinião desistimos de os contratar.
dos primeiros temos até demasiados dos segundos deixamos de ter e que são uma peça importantissima para não só equilibrar a juventude que temos como para os fazer crescer mais depressa..
alias basta ver que todos os jogadores que tentamos contratar eram todos jogadores com potencial de venda futura e esses jogadores são praticamente impossíveis de contratar porque tem mais e melhores opções.

só que não acho que jogar com dois avançados seja a opção, ainda para mais se for numa estratégia de expectativa, muito menos com dois pontas lança.
mas já agora o problema não foi termos jogado só com um avançado foi esse jogador não ter as mínimas características, muito menos forma, para ser o único avançado.
2 respostas · activo há 286 semanas
Senhor Nuno Martins, tiro-te o chapeu.
Foi uma autentica chapada de realidade que me deste com este post
Um post realmente lucido sobre a realidade (ou falta dela) do Benfica
Onde ja preparava contra argumentos... mas enquanto continuava a ler mais concordava contigo.
Faltava-me realmente um pouco de lucidez sobre o Benfica na Europa

Sim eu proprio sinto que o Benfica tem obrigaçao de ganhar, é verdade.
Talvez pelo discurso de LFV mas acho que senti essa obrigaçao pelo calibre dos clubes que temos no nosso grupo. Sejamos sinceros nao é um grupo que aparentava "grandes cuidados" nao estou a tirar merito dessas equipas mas sim que poderiamos jogar de igual para igual.
Porque se tivessemos alguns gigantes atuais no nosso grupo a nossa abordagem (e minha e seguramente da equipa) enquanto adepto seria bem diferente mais calculista e mais de contençao.

Mas pronto admito que de qualquer forma como equipa temos de ser calculistas (o que enerva os adeptos) e ter humildade e sabedoria na forma como abordamos os jogos nesse tipo de competiçoes.

O unico contra argumento que uso aqui é precisamente no jogo com o Zenit ao contrario do jogo com o Redbull fomos mais cuidadosos e isso ve-se na % da posse de bola que tinhamos... que contudo faltou coragem de atacar de nos impormos quando era necessario. Se calhar a melhor opçao deveria ser por uma estrategia de contra ataque.

Outro ponto interessante, quando ganhamos as primeiras vezes a TCCE, qual terá sido a mentalidade:
Chegamos à final com obrigaçao de ganhar?
Já que chegamos até à final nao temos nada a perder?
Bem se chegamos até à final é por que temos capacidade de a ganhar?
Coisas completamente diferentes no modo como se pode moldar a mentalidade dos jogadores nesse tipo de competiçoes.

Relativamente à imagem que o Benfica tem la fora mais por parte dos jogadores que nao aceitam ir para o Benfica por estar num "campeonato menor", qual seria a imagem por parte desses mesmos jogadores caso o Benfica fizesse boas campanhas europeias? Talvez aí o Benfica já fosse um clube mais apetecivel para esses jogadores de "renome"
Ou será que falta alguem convença esses jogadores a virem como fez Rui Costa com alguns jogadores?

Resumindo nos proximos jogos e nao só as palavras chave serão:
humildade (ser cuidadoso e trabalhar o suficiente para nao cometer erros)
sabedoria (ter atrevimento e capacidade de ir para a frente com objectivo claro de marcar).
Uma questao de mentalidade competitiva adequada à realidade.
4 respostas · activo há 286 semanas
Nuno,
Relativamente à pergunta que enuncias como titulo do post, a mesma tem várias respostas, especialmente se forem dirigidas à direcção do nosso clube.

Como sabes, o discurso do nosso presidente não tem sido claro, e tem optado por uma via, umas vezes de cândida inocência e outras de pura ilusão, para não chamar demagogia.

Uma mensagem para ser forte e compreensível, tem de ser clara, concisa, coerente e deve ser mantida na sua essência, salvo a ocorrência de factos que obriguem a mudar o rumo.

Se é admissível uma comunicação positiva e de forte esperança, se ela vai sofrendo mudanças bruscas não ajudam a clarificar nem a motivar.

A minha conclusão, é que a direcção não sabe transmitir qual é o projecto europeu que pretende para o clube, ou então, o que seria grave, é um projecto de navegação à vista.

E só o aparecimento de um desejo espúrio transmitido por Rui Gomes da Silva fez o presidente alinhar no mesmo tipo de discurso.

O presidente devia ter mantido o seu discurso de procurar continuar o rumo da consolidação de uma forte hegemonia interna, do reforço estrutural e tecnico na formação, da continuação de resultados financeiros, e alavancados por toda esta sua obra, então partir para um crescimento progressivo da nossa competitividade europeia, que nos levem consistentemente a estar presente nos quartos de final da CL, e quem sabe, num ano de alinhamento dos astros, puder disputar mais uma vez, uma final dos Campeões.

Se a pergunta é feita aos sócios como eu, o meu projecto europeu é em cada jogo, em cada minuto jogado, em cada lance disputado, em cada choque físico, ter um modelo de jogador/atleta com elevada performance física/mental/atlética, que potencie uma disputa elevada à máxima potência, que é o que acontece na CL.

Um jogo não se ganha com "jogadas", um jogo disputa-se com as opções dos treinadores, e com as decisões que cada atleta toma em cada segundo.

Existem 3 coisas básicas que qualquer jogador do Benfica deve ter - capacidade física/atlética, capacidade de recepção de bola e capacidade de passe.

E só por pudor não te digo o nome de pelo menos 6 jogadores do nosso plantel que não possuem aquelas características.

E é este o meu projecto europeu. O do nosso presidente ainda não sei.

Viva o Benfica.
1 resposta · activo há 286 semanas
O texto é tão bom que só acrescento: é esta a diferença de um Grimaldo e de um Eliseu... o segundo não é o jogador que é o primeiro mas sabia muito melhor as suas limitações e quando arriscar ou não...

No entanto o projecto europeu tem de ser uma realidade... todos têm de ter noção que demora muito tempo!

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi