Sinceramente, acho que estaria na hora de Bruno Lage perceber que não pode jogar com uns no campeonato e depois mudar na Champions da forma que o tem feito.
Penso que estaria na altura de Lage encontrar um modelo que vá de encontro ás características dos jogadores e que equilibre mais a equipa, mais na Champions do que no campeonato.
No último jogo da Champions forma visíveis as dificuldades do Benfica em conseguir manter o controlo do jogo, em conseguir ter posse, apesar de na primeira parte até ter corrido relativamente bem. O Lge fez enrrar dois novos jogadores, mexeu no sistema táctico em três posições e dois jogadores jogaram fora das posições habituais ou naturais. Saíram da equipa RDT e Pizzi e entraram Cervi e Gedson. O Cervi foi para a esquerda, Gedson foi para a direita e Rafa jogou atrás de Seferovic. O Gedson na direita é uma adaptação e Rafa rende o dobro a jogar na esquerda. Sem falar que tanto Cervi como Gedson pouco ou nada jogam e assim terão menos ritmo competitivo do que a restante equipa.
Penso que serão demasiadas alterações para que uma equipa consiga funcionar de forma consistente, organizada e com dinâmica. Compreendo que face à pouca ajuda defensiva que Rafa e Pizzi dão, em jogos de Champions tenha de existir alguma alteração na equipa e foi por isso que Pizzi saiu da equipa para entrar Gedson, Cervi entrou para jogar na posição habitualmente ocupada por Rafa e Rafa foi para o meio, uma zona menos perigosa em termos defensivos.
Na imagem está a equipa que proponho e que seria uma equipa bem mais equilibrada. O Pizzi passaria para uma zona menos problemática em termos defensivos e Rafa manteria a posição, mesmo defendendo pouco, já seria mais fácil os médios só terem de dobrar o Rafa. Do outro lado estaria Cervi a fazer movimentos interiores a partir da largura, defensivamente não será preciso dizer mais nada em relação ao Cervi. Penso que Rafa e Cervi podem dar-nos os desequilíbrios individuais com movimentos interiores, de ruptura ou na profundidade.
Atrás do ponta estaria Pizzi, um falso segundo ponta, um jogador com capacidade de ter bola e com um visão de jogo muito elevada. Jogando naquela posição, face á pouca ajuda defensiva que dá, ficamos mais protegido e assim A. Almeida não passa noventa minutos a "levar" com dois jogadores e assim a desequilibrar a equipa. Além do mais, Pizzi tem golo, sabe aparecer muito bem em zonas de finalização.
O meio campo, para mim, seria aquele que melhor funcionou o ano passado... Samaris e Gabriel!! Os dois ligavam muito bem e o Grego tem também a capacidade de jogar mais subido e tem maior capacidade de passe vertical. É um mistério este ocaso de Samaris...
Penso que esta equipa tanto poderia jogar o campeonato como na Champions, podendo haver uma alteração estratégica mas sem estas alterações todas que têm acontecido. Penso que esta equipa seria equilibrada, garantia capacidade criativa e ofensiva ao mesmo tempo que seria mais consistente em termos defensivos do que andar com Pizzi e Rafa nas alas e depois os laterais a "levarem" sempre com dois adversários.
O ponta de lança escolhido foi o Vinicius pelo momento que atravessa. Neste momento é o avançado que está melhor.
Ontem correu bem mas se Lage continua neste sistema de mudar a cada jogo de Champions, vamos continuar a ter dificuldades em controlar jogo, em ter bola e a conseguirmos ser uma equipa equilibrada. Ontem jogámos contra uma equipa que está a fazer um campeonato horrível em França... Vai em 17.º lugar. Não querendo tirar valor ao Lyon, que é uma equipa dura de vencer porque tem bons jogadores, mas ontem, a jogar em casa, tínhamos de ter feito outro tipo de jogo, tínhamos de apresentar outra consistência e qualidade no nosso jogo mas com tantas alterações é sempre difícil.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Rui Dias 101p · há 284 semanas
Na tua análise só não percebo a ausência do melhor jogador da equipa neste momento: Florentino. Se houve problemas de qualidade no jogo da equipa nos últimos tempos para mim muito se deveu à falta do Florentino. É um jogador de momento imprescindível.
Com esses jogadores para mim jogavas em 4-3-3 e não com o Pizzi a jogar a falso ponta de lança. Jogarias com o Tino a 6 e com uma dupla na sua frente de Gabriel na esquerda e Pizzi na direita. O que na prática seria um 4-1-4-1.
A equipa está em construção. Principalmente porque na frente perdeu-se a referência e quem fazia a diferença. Não faz sentido numa equipa ainda à procura de identidade estar constantemente a mudar.
Dr. Foca 82p · há 284 semanas
Parece-me um bom 11 para a LC e jogos internos mais competitivos.
Embora o que me parece é que temos de jogar em 433, podendo os médios variar, pois acho que temos em quantidade e qualidade no plantel.
Em jogos do nosso campeonato, acho que deve jogar a dupla Vinicius/RDT.
Quanto à qualidade do jogo com Lyon, para mim o mais importante era fazer pontos e ganhar.
Estávamos em último lugar com 0 pontos o coloca uma pressão muito grande na equipa ...
F_Edu68 73p · há 284 semanas
Agora que vamos perder o Rafa por algumas semanas, veremos quem Lage vai promover para o substituir. Com a velocidade e com a capacidade e posicionamento tecnico/tático de Rafa, não vai ser fácil.
Nuno_Martins 105p · há 284 semanas
BL deverá perceber que não pode jogar a LC como jogo com o Tondela! Com o Tondela e outras 12/13 equipas do campeonato temos de ganhar em casa, fora, pelo caminho, a jogar bem ou mal... temos de os pressionar, ter gente na área, jogar com os extremos mais desequilibrados, com os médios que mais consigam fazer chegar a bola a zonas de criação, com os laterais mais ofensivos! Na LC.. os extremos não podem estar em campo só para atacar, não podem estar em processo defensivo a preparar o contra ataque... os médios têm de não arriscar tantas perdas de bola… os laterais têm principalmente de não dar espaço nas costas! Competições diferentes têm de ser jogadas de acordo com as suas características… e não como por exemplo tentamos fazer com o Bayern na época passada… a pressionar na área deles!
Aliás, esta foi a ideia que Mourinho deu á sua equipa que ganhou a LC no porto! Uma coisa numa competição… outra noutra…permitindo até que seja feita uma rotatividade inteligente e não rodar por rodar à lopatego… permitindo que todos joguem e sejam importantes e que em cada competição joguem os mais adequados.
Depois discordo da equipa proposta para dar corpo á ideia… Samaris? Com FL no plantel? Não considero que exista mistério nenhum… não há é a mínima comparação entre o rendimento dos jogadores! Cervi? Já está cá há 3 (?) anos… ainda não percebemos que a melhor qualidade dele é a intensidade que coloca nas tarefas defensivas?
Não tivemos dificuldades em controlar porque mudamos… mas porque é a LC…
G G 84p · há 284 semanas
Percebi a ideia de Bruno Lage para este jogo com o Lyon, percebi a ideia dele de colocar finalmente alas a defender e a ser solidários com os laterais e percebi a ideia, de que Rafa nesse sentido estrategicamente e porque não defende, poderia render no meio.
O que aponto a Bruno Lage é que se estes jogadores servem para a Champions, terão que servir para o nosso campeonato, até porque se os queremos utilizar na Champions necessitam de ritmo competitivo e rotinas a jogar juntos. Com isto, não digo que terão de ser sempre titulares, mas poderão estar na primeira linha sempre que necessitamos um pouquinho de mais sangue na guelra ou necessitamos de dar largura ao nosso jogo com alas puros por exemplo. Isto sim, é pensar num plano B, porque seja na Champions ou no campeonato as dificuldades não são sempre as mesmas sendo necessário um trunfo para colocar na mesa.
O Benfica europeu vs Benfica do campeonato
Nas competições europeias usar um sistema diferente ou com nuances dadas por ultilizar jogadores diferentes, não é novo. Já nos tempos do JJ se alterava. Se um Liverpool não necessita alterar do campeonato para a Champions eu acho normal, pois o campeonato já tem um grau de exigência que os obriga abordar os jogos de formas similares, já nós no campeonato português sempre que vamos defrontar uma equipa fora do top 4, abordamos os jogo sem pensar muito no processo defensivo e focamos mais focado no processo ofensivo. Basicamente não necessitamos jogadores que tanto defendam como atacam, como o Pizzi e Rafa nas alas para o campeonato e que não pode acontecer nunca numa Champions.
Pizzi no meio...
Não digo que Pizzi no meio não pudesse resultar, mas o Pizzi é um jogador que só rende de frente para o jogo e necessita de espaço para pensar. Não é um jogador intenso e sempre que se eleva o ritmo competitivo tem dificuldades em acompanhar. Tem muita qualidade técnica mas pouca intensidade de jogo. Aparece também com facilidade nas zonas de finalização mas faria sempre papel de terceiro médio e nunca de avançado.
Cervi na direita.
Sinceramente nunca o vi a jogar na direita, pelo que não sei que tipo de rendimento teria, mas suspeito que não renda o suficiente para ser titular. O que já mostrou a Lage é que rende muito mais que o Caio e será difícil de entender que não seja titular no próximo jogo.
Seferovic...
Se no inicio da época mesmo que com baixo rendimento, entendia que fosse a primeira opção pelo que fez na época passada, actualmente fica dificil justificar... Não basta pensar que é muito bom a limitar a saída e construção adversária, Seferovic é ponta de lança e a primeira coisa que se pede é que faça golos, se não faz, temos opções para colocar em campo.
Bicadas · há 284 semanas
Chakraindigo · há 284 semanas
E não é de admirar, basta ver os R&C.
As transferências de jogadores têm sido boas, mas as compras têm vindo a baixar de qualidade.
Qual foi o ultimo jogador que chegou e pegou de estaca? Pois... é isso.
Junte-se a este cenário a cada vez maior utilização de jogadores com pouca experiência, vindos da equipa B, o excesso de lesões, e por causa disso também, a falta de estabilização de uma equipa-tipo.
Na época passada, mesmo com Jonas coxo, com Felix, e com Salvio lesionado, a equipa, com a chegada de Lage, teve um boost de motivação que nos levou ao titulo de Campeão, mas com Lage a ter de sacrificar as outras competições, pelo menos aparentemente o mesmo problema que agora, as trocas de jogadores em grande numero, e as lesões.
Uma epifania vale por isso mesmo, portanto compreendo cada vez menos as opções do nosso treinador, e menos compreendo como é possivel termos uma equipa de milhões a jogar num areal.
Eu não gosto de massacrar jogadores, mas ao ver jogar o Seferovic e o Gedson tenho saudades da Darlene e da Denise.
E ao ver jogar a equipa desta época, vem-me sempre uma pergunta à memória - alguém anda a treinar passes de 10 metros?
Faz -me confusão também ter de se sacrificar um jogador, Cervi, porque o defesa não sabe fazer aquilo que o nome da posição diz, defender.
Jogamos com Cervi a tapar buracos enquanto o Grimaldo se ocupa dos ataques pela esquerda.
Uma equipa é mais que a soma dos seus jogadores, e se sai da equipa um jogador como Felix, se a dupla do meio campo é diferente, não sei se mudar só jogadores e o sistema ser igual vai resultar.
E quando a intensidade fisica e competitiva dos jogadores é baixa, com excepção de 3 ou 4, os lances de confronto, e as bolas divididas, e a luta na recuperação da bola é sofrivel, como se tem visto nos jogos de maior dificuldade.
Entretanto, para alegrar o panorama, Rafa, mais um, a juntar-se ao clube dos lesionados do Benfica. Deve ser coincidência o numero de lesões que o nosso clube tem por época, e normalmente nunca é de recuperação rápida.
Assim de repente, Salvio, Jonas, Fejsa, Jardel, Gabriel, Chiquinho, Krovinovic,Samaris, Andre Almeida,Rafa, Florentino.
Apesar disto tudo, destacar a grande prestação europeia do FCPorto, como bem tem salientado a Comunicação Social.
Hoje abri uma excepção para criticar a equipa com mais virulência, mas saí da Luz com uma muito má sensação, tirando o que interessa mais, o resultado.
Viva o Benfica.
Rodolfo Dias 80p · há 284 semanas
Relvado? Departamento médico? Treinos? Preparação física? O que se passa caralh@?
A confirmar-se a grave lesão de Rafa a opção para continuarmos a sonhar com o 38º é só uma, bons reforços em Janeiro e não aquilo que Vieira já está a pensar que é subir mais uma "pérola" do Seixal. Assim não vamos lá.
Kaput@ de sorte!
F_Edu68 73p · há 284 semanas
O que é certo é que, no mínimo, é estranho tantos lesionados no Benfica comparativamente com a concorrência.
Se temos as melhores infraestruturas no Seixal, a melhor tecnologia inclusive de treino, condições ao nível das melhores do mundo, porque razão estamos constantemente a ser fustigados com lesões, algumas graves e de longa recuperação? Culpar Lage por isto? Não me parece...
tiago lopes · há 284 semanas
Tiago Lopes
tiago lopes · há 284 semanas
joão carlos · há 284 semanas
discordo da parte do não podemos andar sempre a mudar não acho que exista algum problema em andar a mudar alguns jogadores de uns jogos para os outros, talvez se ande é a exagerar nas mudanças, até porque os adversários são diferentes e exigem jogadores com outras características.
agora essas mudanças não devem e ser feitas é nos jogos da lc as mudanças, e a gestão física, devem ser feitas é nos jogos internos.
não temos nenhum segundo avançado no plantel e os que temos andado a utilizar são adaptações, andamos a tentar encaixar jogadores numa táctica, quando deveríamos era utilizar uma táctica para a qual temos jogadores, foi isso que o lage fez o ano passado e que não esta a fazer este ano e enquanto não o fizer este andamos não saímos deste registo.
BenfiquistaPrimário · há 284 semanas
Depois não percebo Samaris em vez de Florentino?? E logo este ano, que o Samaris tem estado péssimo sempre que entrou?! Acho que ainda há muita gente que não se apercebeu do valor do Florentino...é um 6 monstruoso, junto com Gabriel são os únicos insubstituíveis do plantel! Como se viu há bem pouco tempo...