Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Jorge Jesus no Benfica


Mais uma vez a inércia apoderou-se da comunicação do Benfica.
Durante os tempos de Rui Vitória, critiquei vezes sem conta a inação da nossa comunicação, inação essa que parece ter voltado.

Já na altura de Rui Vitória os ataques eram similares e o objectivo era um e bem vincado... desgastar o treinador... ora com a nossa comunicação a deixar cavalgar a onda, é fácil perceber que se um ou dois maus resultados aparecerem, tudo o que nos tentam incutir agora sem sentido, para alguns, passar a ser solução.

Sei que muitos não concordam com desmentidos constantes da comunicação do clube, mas sem que tenhamos que desmentir oficialmente, existem formas oficiosas de abafar este tipo de onda. O que é certo é que nada se diz sobre o facto e é assim que tudo começa.

Ora...
Bruno Lage é o campeão em titulo.
Como treinador do Benfica, se ganhar ao Tondela consegue a vitória numero 25 em 27 jogos, constituindo um novo recorde.
Como treinador do Benfica, ganhando ao Tondela consegue a terceira melhor marca de sempre em jogos fora, de toda nossa gloriosa história.

Mas os amigos de Jorge Jesus, Rui Santos, Rodolfo, toda redação Cofinas e painel dragarto CMTV, insiste em colocar Jorge Jesus no senda Benfica.
Conseguem mesmo, insistir nisto como notícia de destaque a ser debatida como ordem do dia, mesmo sabendo que há muito pouco tempo LFV disse que com ele JJ jamais viria para o Benfica.

Os mesmos amigos de JJ, cada vez que se coloca em causa uma pontinha que seja do trabalho do menino saem logo em sua defesa...

"Bruno Lage lançou farpas ao Jorge Jesus, dizendo que com Rui Vitória começou a aposta efectiva nos jovens do Seixal."

"DSO lançou farpas a JJ, dizendo que em tempos existiam treinadores que colocavam barreiras à ascensão dos jovens do Seixal "

Farpas? Por alma de quem é que constatar um facto é lançar farpas a quem quer que seja?

"Ah, mas o Bernardo não tinha hipótese de jogar na altura."

Este tipo de afirmação só pode ser para quem coma gelados com a testa. 
Quando um treinador acredita no talento de um jogador, no mínimo deixa-o no plantel e sempre que pode dá-lhe minutos. O que todos constatamos em relação ao Bernardo foi que nunca foi aposta e as poucas vezes que treinou com o plantel principal ocupou a posição de defesa esquerdo. 

Muitos fingem esquecer, mas eu relembro. (áudio)


O Bernardo Silva sentia tanto que era oposta, que escreveu o que todos vimos.

Não está em causa a competência que sempre reconheci a Jorge Jesus, está em causa que nunca foi um treinador que olhe para a formação como um caminho para o sucesso.
Foi assim no Benfica, foi assim no Sporting e é assim no Flamengo ou por onde passar.
Não faço juízos de valor quanto à sua opção estratégica, opção essa que tem obviamente vantagens e desvantagens... apenas constato o facto.

Se a ideia do projecto do Benfica, passa pela formação é óbvio que Jorge Jesus não é o treinador para esse tipo de projecto.

"Jorge Jesus para devolver a competitividade e sonho europeu do Benfica."

Como é que é?


Jorge Jesus no Benfica, com os tais planteis tão competitivos que não permitiam ascensão de jovens do Seixal, passou na fase de grupos da Champions UMA única vez em 5 possíveis. Rui Vitória mesmo fazendo a participação mais vergonhosa de sempre do Benfica na competição, em menos tempo e apostando na formação, passou duas vezes da fase de grupos.

JJ com os viscondes, foi lá duas vezes e não passou da fase de grupos em nenhuma delas.

Com todos estes factos, vem esta escumalha habitual insistir em JJ no Benfica, com o objectivo de nos devolver a ambição europeia.


Comentários (32)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Só pode ser brincadeira ou tentativa de desestabilização do grupo!
O presidente teria que engolir muitos sapos vivos pois as inúmeras vezes que fala na aposta nas pérolas do Seixal para ganhar títulos e a CL, não seria certamente com o JJ.
Seria também um regresso ao passado em compras de 20/ 25 jogadores, para no final apenas 1 ou 2 se fixarem no plantel principal. Agradecidos que estamos pelo que ganhamos com ele mas, por mim, JJ, não obrigado.
1 resposta · activo há 285 semanas
Muito bom G.
Este hiato sem futebol leva a que tenham de inventar temas! Nós por aqui... Reduzimos imenso o número de posts... Podíamos inventar mil e um filmes e teorias...mas não! Não há temas... Não inventamos... Nem sobre JJ, nem sobre LFV, nem sobre __________ (inserir tema).
A CS... Tem de vender. O que vende? O Benfica! Acredita na CS quem quer.

Sobre este mesmo tema... http://obenficasoueu.blogspot.com/2019/10/para-o-...
5 respostas · activo há 285 semanas
Quanto ao dizer que com ele não volta ao Benfica...Taarabt.
Ele nunca escondeu que falava com Jesus mesmo com este do outro lado.
Jesus também nunca o escondeu.
Agora daí ele voltar...não acredito. E só quer acreditar quem pretende destabilizar o SLB.
JJ não é fã de lançar jovens, ele quer ganhar, e não acredita que o possa fazer lançando tanta malta nova...no Flamengo está igual. Tem um puto a jogar, porque não tem mais ninguem para a posição. Ma um é um...ter de jogar com cinco ou seis, já não vai lá. A forma de jogar dele parte do principio que tem de ter jogadores experientes para várias posições e no SLB não pode fazer isso..enquanto continuarmos a apostar em formar e não ganhar nada a nivel Europeu.
Jesus não volta ao SLB. Agora ao FCP é mais fácil...

Os comentadeiros afectos ao Benfica naquela estação do jornal, são muito pacificos...não precisam de ser mete nojo como os dos outros clubes, mas deveriam ser mais assertivos, mais duros com os outros, sei que jogam sózinhos contra um painel inteiro...mas como se costuma dizer, o ataque é a melhor defesa, sem ser mal educado. Está lá um gajo de óculos azuis, parece que é advogado de criminosos, que dar-lhe uma resposta já é demais, só merece desprezo, fazer de conta que nem o ouve seria o mais acertado, ele ficaria danado, dar importancia ao frangueiro e ao passas é perda de tempo, depois estálá mais um do porto que com um bigodinho nas ventas ficaria tal qual o Hitler, e os velhotes do SCP que lá vão é mand´-los tomar chá, que les só sabem o que é isso de nome, pois teem muita falta dele embora digam aos sete ventos que são o supra sumo da educação de berço...só se for na ideia deles, pois quem critica directamente,sabemos de quem se fala, quando levantam suspeitas camufladas parecem todos o raivoso tavinho a falar...pior é que conseguem dizer tudo isto sem se rir.
1 resposta · activo há 285 semanas
JJ não, por mim nunca mais.
Perdemos ou não aproveitámos jovens com muito talento por sua única responsabilidade.
A aposta na formação é o caminho certo a seguir, espero é que os responsáveis não se esqueçam que é necessário um certo equilíbrio e que SÓ com a formação não dá.
6 respostas · activo há 285 semanas
Mas quem e que acredita nesta comunicação social? Cambada de mentideiros. Não acredito que Jesus volte ainda mais o Lage renovou a pouco tempo. O Vieira também disse na ultima entrevista que o Jesus com ele não voltava ao Benfica se bem que as circunstâncias podem mudar.
1 resposta · activo há 285 semanas
Fui um grande defensor de JJ enquanto foi nosso treinador. A partir do momento em que nos trocou pelo ranho verde perdeu todo o meu respeito.

Defendi e acreditei sempre em JJ, mesmo quando jogámos mal, perdemos jogos e campeonatos. Porque razão se está a crucificar Bruno Lage que praticamente ainda não perdeu nada... Se depois deste hiato voltarmos em força e outra vez a golear acaba-se logo a conversa do JJ.

Enfim...
2 respostas · activo há 285 semanas
Enquanto treinador do Benfica sempre fui seu defensor. Nunca gostei da sua forma de estar no futebol mas sempre vi nele um treinador competente. Durante dois ou três anos teve o Benfica a jogar um excelente futebol. Os dois últimos anos dele no Benfica o futebol era paupérrimo, bem pior que no tempo do Rui Vitória e fomos campeões. Num desses anos só o fomos porque literalmente abdicámos da Europa (hoje em dia parece que com JJ era só vitórias na Europa) ficando a lutar somente pelo título em Dezembro.

Quando foi para o Sporting meteu aquele equipa a jogar à bola e só não foi campeão porque houve um GRANDE BENFICA de RUI VITÓRIA! E teria o meu respeito não fosse a forma vergonhosa como saiu do clube e como tratou os seus responsáveis e jogadores. Sem qualquer tipo de respeito por nada nem ninguém com quem antes partilhou balneário. E foi literalmente um nojento para com Rui Vitória, um colega e um homem sério. Infelizmente muitos benfiquistas trataram o treinador do Benfica ainda pior.

Hoje só lhe desejo insucesso. Mas sendo ele um excelente treinador e como onde está parece que ganhar 8 jogos seguidos dá direito a recorde... deduzo que irá bater uns quantos. É engraçado que se tente passar a ideia de muita qualidade que há no campeonato brasileiro, a verdade é que quanto mais se mostra o campeonato brasileiro mais se percebe o quanto aquilo é mau. 8 vitórias seguidas dá recorde do Flamengo. Não vencia há 45 anos no Estádio duma equipa que nunca foi campeã. E anda tudo com a crica aos saltos com a possibilidade de ganhar a Libertadores comparando-a à Liga dos Campeões. O Brasil mete 7 equipas na Libertadores e a Argentina mete 6... ou algo parecido. É verdadeiramente anedótico. Em geral os quartos de final são com 6/7 equipas brasileiras/argentinas.

JJ nunca mais no Benfica. Vieira já o disse. Espero que mantenha a palavra. Taarabt é decisão técnica. JJ é decisão de administração.

A comunicação social em Portugal tem de tentar destabilizar. Faz parte. Não vejo necessidade alguma da comunicação do Benfica tomar qualquer posição. Rui Santos, Otávios e afins só merecem desprezo.
2 respostas · activo há 285 semanas
para alem dos vários argumentos que apontas para ele não voltar, nunca mas mesmo nunca mais, temos que já passou uma década desde que ele chegou ao clube e não só uma década é muito tempo como nesta década o futebol mudou e muito sobretudo na europa e os seus métodos são os mesmo que faziam a diferença `dez anos atrás mas que cada vez fazem menos a diferença e só o fazem em sítios onde o futebol tem estagnado, como onde ele esta agora.

isto de que para alem disso todas as premissas que levaram à sua saída continuam validas e não se alteraram, rebenta as equipas física e psicologicamente ao fim de seis meses, não aposta nos jovens da formação a não ser que tenha sido ele a ir buscar a um sitio qualquer, e sobretudo uma enorme bazofia e sobranceria que leva a que desperdice vantagens assinaláveis nos campeonatos.

mas isto acontece com recorrência porque não somos taxativos em dizer que ele nunca mais e não apenas mandar indirectas e não é só a comunicação o próprio presidente já disse que não mas o ano passado por não ser taxativo reabriu a porta.
isto para não falar que ele tem muitas viúvas entre os adeptos como se ele fosse o único treinador no mundo, alias com a qualidade dele existem aos montes, alguns até muito mais baratos.
Até parece que Vieira è homem de palavra.
3 respostas · activo há 285 semanas
JJ foi o grande responsável pela transformação competitiva do Benfica, desde a era Damásio/Vale e Azevedo.

Ele personificava em si a direcção técnica, desportiva e de comunicação.

A forma como tratou o nosso clube quando foi para Alvalade, tirou-lhe qualquer hipótese de retornar ao Benfica, até porque seria um contrasenso com o actual projecto desportivo do nosso clube.

Viva o Benfica.
Ponto prévio: por JJ tenho eterna gratidão - devolveu o Benfica ao Benfica, depois de Damásio e Vale terem raptado o Benfica ao Benfica. Fez muita diferença no nosso clube e no futebol português, há 10 anos, pois trouxe a um futebol ainda pobre em termos colectivos um modelo de jogo muito marcado, com processos colectivos apurados, que depois viu serem replicados um pouco por todas as equipas do campeonato. De repente, toda a gente jogava em 4x4x2, defendia à zona, subia a linha com a bola coberta, defendia as bolas paradas em linha etc...

Além de devolver o Benfica ao Benfica, JJ ainda deu a RV hipóteses de ganhar títulos muito acima do seu nível de competência...o Benfica que JJ deixou, bicampeão em título e sexto no ranking da UEFA, já era outra vez o Benfica em que qualquer treinador se arriscava a ser campeão. Até o Mister Fezadas, do bombo, da "determinação" e da superstição atávica.

Dito tudo isto, o comportamento de Jesus face ao nosso clube quando saíu para a produtora de humor do Lumiar tem que o impedir de algum dia voltar, ponto. Por mais que seja humanamente compreensível num contexto de ressentimento pessoal como aquele. Além disso, como disse e bem o João Carlos, ele hoje já não tem o impacto que teve na altura. Ironicamente, devido ao que ele trouxe aos outros treinadores com o sucesso do seu modelo, deixou de ter tanto sucesso com o seu modelo :-) e como não se actualizou nem se transformou por aí além...

Portanto, obrigado por tudo, Mister JJ. Que seja muito feliz por onde passar. Mas que não passe pelo Fruta Corrupção Pancadaria, por amor de Deus!...

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi