Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Condições impostas pela DGS - Testes


Soube-se ontem das condições impostas pela DGS para que o futebol possa começar em Portugal com a 1ª Liga. Na verdade toda esta pandemia tem mostrado a má preparação que existe em Portugal para um planeamento real das coisas, no futebol são 20 dias que têm os clubes para se preparem para o inicio da competição. O caricato nisto tudo é que os clubes já começaram a sua preparação da retoma do campeonato mesmo antes destas condições, o que torna tudo surreal. Mas está espelhado em quase tudo no que diz respeito à resposta a esta pandemia. Se tomámos medidas de confinamento "a tempo", muito se deveu ao facto de muitos países já terem tomado as mesmas medidas e o surto ter chegado uns dias depois a Portugal. Planeamento para o reatamento estão a ser hilariantes, restaurantes/bares ou creches sabem pela comunicação social de medidas que terão de ser impostas estando a 8 dias de poder reabrir sem receberem um plano ou uma orientação por parte de quem manda.

No futebol foi assim, dia 30 de Abril o Governo decidiu na reunião com os 3 grandes e alguns acessórios que o futebol iria recomeçar a 30 de Maio, a 4 de Maio quase todas as equipas já estavam em planos de trabalho individual (excepção para alguns espertos que começaram antes) e só ontem dia 10 é que as equipas conhecem as condições para recomeçar a trabalhar... coisa que já aconteceu desde... segunda da semana passada. Caricato?

As condições são as seguintes: Condições Impostas pela DGS - Blog Visão de Mercado

(Não coloco as condições aqui para não se tornar muito extenso a publicação, quem quiser ler mesmo tudo poderá fazer nos mais diversos órgãos de comunicação social)

É um "plano" algo extenso, com 14 pontos que na prática diz que os clubes assumem os riscos disto tudo. Dá claramente a ideia de que o campeonato é para terminar, aconteça o que acontecer. Aliás, o senhor António Costa referiu que muitos clubes tinham medo de jogar porque caso tivessem muitos casos positivos perderiam por falta de comparência. 

Ou seja, testar, testar, testar, confinamento, confinamento, confinamento. Antes da competição terão de testar atletas e equipas técnicas, assim como árbitros, duas vezes com intervalo de 14 dias. Quando a competição começar terão de testar intervenientes para todos os jogos duas vezes, 48 horas antes e uma vez o mais perto da hora do jogo possível. Caso haja algum caso positivo deve ser colocado em isolamento e só quando for declarado curado pode voltar a entrar nas contas do plantel. Essa cura é nas normas da DGS, o que na prática significa que terão de apresentar dois testes consecutivos negativos.

Até ao momento temos 4 equipas das 18 com casos positivos. Cinco no Famalicão, três no Guimarães, um no Benfica e Moreirense. No caso do Benfica é o David Tavares, se calhar se não tivesse andado a fugir ao confinamento e a guiar sem carta as coisas tivessem sido diferentes. Já mostrou ao que vem.

De um modo geral as condições são simples. Há pelo menos dois problemas no comunicado da Federação Portuguesa de Futebol: não indica sanções para quem falhe as suas responsabilidades e não é conclusiva sobre quem faz o quê.

O que se está a verificar é uma bandalheira. Aqui ao lado em Espanha tivemos ontem comunicado a informar que na 1ª e 2ª divisão houve 5 casos positivos de jogadores em todas as equipas. Foi a Federação que informou. Em Portugal cada dia e hora são as equipas a informar individualmente os seus casos em comunicados à sociedade. Quem assegura que os testes são realizados? Quem realiza os testes? No comunicado fala que a Federação, a Liga e os clubes devem implementar uma estratégia de testes... Uau, bastante concreta a comunicação. Quem me garante que o Aves faz os testes? Quem me garante que o Porto não inventa uns quantos positivos? E se no Porto houver positivos em 3 ou 4 jogadores nucleares? Será que vão informar a Liga? Quais as empresas que vão fazer os testes para os clubes? Não deveria ser uma entidade independente a fazer isso? Estamos a 11 de Maio e ainda não se sabe quantos jogadores na 1ª Liga foram encontrados com a covid-19. O Benfica fez os testes a 4 de Maio, e a contra análise a David Tavares dia 10 de Maio, daqui a 8 dias fará novamente ao plantel o segundo teste antes da competição, mas e as outras equipas? Onde está isto a ser controlado? É tudo às pinguinhas?

Portanto dum ponto de vista objectivo parece que está encarregue aos clubes o testar dos seus jogadores e informar a Liga sobre os resultados. Tudo certo. E sanções para quem falhe o confinamento ou não cumpra as normas? Imaginemos que o David Tavares que deu positivo e deve estar em isolamento agora, aparece na casa de algum jogador do Benfica, ou aparece no Seixal do nada? O que acontece? E quem não entregue a informação dos testes à Liga? Imaginemos que o Aves não faz os testes? É desclassificado? Falta de comparência?

A DGS perguntada ontem sobre qual seria a linha vermelha para parar o campeonato, ou seja quantos jogadores positivos seria necessário para parar com a competição, disse que é muito difícil delinear uma linha vermelha, que teria de ser ponderado. Mas não vamos definir isso antes? Então e se por absurdo houver 4 ou 5 jogadores positivos por cada equipa? O campeonato mantém-se ou não? E se for só numa equipa? Imaginemos que uma equipa tem 10/15 jogadores com covid. A competição mantém-se? Ou dá-se a competição por terminada? Não nos esquecemos do jogo miserável em Setúbal do Sporting... Nessa altura não houve adiamento do jogo. Sem controlo independente dos testes isto é algo importantíssimo de se esclarecer.

Há 10 dias falava que o comunicado do início da competição tinha sido péssimo porque não dava informação de nada e que continuávamos sem saber nada. Hoje, passados 10 dias e estando a 20 do começo da competição sabemos um pouco mais. Já sabemos quem sobe nas competições, sabemos que devem ser feitos uns quantos testes, mas continuamos com inúmeras falhas no plano. Continuamos sem saber quem faz os testes, quem supervisiona, quais as sanções e já agora continuamos sem saber como serão os jogos. Sabemos que provavelmente terão 5 possíveis substituições num máximo de 3 paragens, mas continuamos sem saber se serão obrigados a jogar com máscara, se não poderão festejar golos ou se as equipas técnicas e suplentes terão de estar distanciados no banco e com máscaras.

É nestas coisas que se distinguem os profissionais dos amadores. Estamos ao nível dos amadores neste momento. No futebol e no resto.

P.S. - Entretanto alguns jogadores do Porto, a começar com o Capitão Danilo vieram a público, no instagram, criticar a cláusula das condições que indica que os jogadores assumem os riscos de possível exposição ao vírus. Está instalada a polémica? Se alguns jogadores do Porto começarem a recusar-se a jogar será que não veremos outros jogadores de outras equipas a fazer o mesmo? Como sempre disse, para mim o Porto prefere que o campeonato acabe aqui e que tenha acesso à LC na secretaria, e quem sabe esperar por um título à lá PSG. Será o início do fim da retoma do campeonato?


Voltamos a mostrar o amadorismo disto tudo.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (46)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Excelente Rui.

O porquê já foi amplamente debatido... Mas a partir do momento em que é decidido que é para começar... Tem de ser assumido que vão haver casos!
O desconfinamento é necessário em todas as áreas porque as pessoas não podem ficar em casa até haver uma vacina (sabe-se lá quando será!)... E vão existir casos. No futebol igual...
Como referiste... O ponto 1 deixa poucas dúvidas... É para ir até ao fim! Dê por onde der... Custe o que custar. As declarações do AC no porto canal também vão nesse sentido... Quem tiver jogadores positivos... Joga com outros!
Ia ser giro se o sporting tivesse a paga do que fez ao Setúbal.
A mim incomoda me a discricionariedade que pode haver com uma equipa numa semana a "ter positivos" para um adversário específico... Vamos ter de acompanhar quem será mais beneficiado com "positivos"...

Para mim a melhor opção era cancelar esta época... Aprimorar as recomendações... E começar em agosto com tudo planeado com um detalhe que a pressão temporal não permite neste momento.
3 respostas · activo há 255 semanas
A contestação de alguns jogadores do Porto tem a ver com uma nova estratégia, um atirar o barro à parede, a ver se conseguem arrastar outros jogadores com eles para terminarem o campeonato e dar o Porto como campeão, já que outras estratégia com a mesma finalidade não deram resultados.
Pelo menos é assim que eu vejo a coisa conhecendo os antecedentes criminosos da récua.
Por mim, tudo bem, era da forma que iam à falência.

Também não acho que o David Tavares seja mau rapaz, é um miúdo de 20 anos. Eu com 20 anos fazia coisas muito piores. Tempo de lhe dar o desconto da idade. E para ele ficar infectado não é mau, fica imune, menos uma preocupação para ele e para quem convive com ele.
Fechar as escolas foi dos maiores disparates que fizeram. Ignorância de como uma epidemia virológica funciona. E não terá sido por falta de informação.
7 respostas · activo há 255 semanas
Claro que pelas estatísticas o primeiro jogador do Benfica a testar positivo teria que ser um Tavares (são tantos).
Não se iludam, este campeonato não vai recomeçar.
Se um jogador já nos treinos testar positivo, toda a equipa que com ele treinou não tem que entrar em quarentena?
O único problema é aferir se não haverá vencedor ou se o vencedor sairá da actual classificação em que, recordo, desbaratámos uma vantagem enorme para estarmos agora 1 ponto atrás.
Mas como nos foi prometido o Marquês, que recomece.
1 resposta · activo há 255 semanas
Para o bem de todos e principalmente dos atletas, esta época deveria ser anulada, com a classificação do último campeonato a servir para as provas europeias.
A diferença pontual entre Benfica e corruptos não é suficiente para se atribuir o título de campeão ao clube que mais mal tem feito ao futebol português. Luís Filipe Vieira não poderá em circunstância alguma, aceitar que isso aconteça ou o seu pior pesadelo começará antes das eleições... se se realizarem!
E por coincidência ou não, o próximo adversário dos corruptos ( famalicão) já está privado de 3 jogadores...
1 resposta · activo há 255 semanas
Percebem agora o porquê do Primeiro Ministro ter ido á TV patrocinada por todos nós, e o Presidente da Republica receber o Godfather ? Pensam que dormem em serviço ? Que assumem falência sem dar luta ? São muitas décadas a virar frangas...
1 resposta · activo há 255 semanas
Rui,
Não vou repetir a minha opinião quanto ao recomeço, para não me repetir!
Não posso discordar mais de tudo que dizes no primeiro parágrafo, pois considerando o nosso contexto (a Espanha é aqui ao lado), o estado do nosso SNS e todas as outras condicionantes, acho que o trabalho que tem vindo a ser feito é excelente. As autarquias têm uma grande parte do mérito, apesar de numa fase inicial, algumas terem estado à espera que o governo central resolvesse tudo, acho que todos perceberam que tinham um papel importante a realizar.
Dito isto, e tendo-se optado pelo recomeço do campeonato, é mais do que evidente que a DGS fez o seu papel. Apresentou um conjunto de condições para que a prova possa recomeçar. Evidente que não se trata de um regulamento. Esse regulamento tem de ser elaborado e posto em prática pela FPF e pela Liga de Clubes.
10 respostas · activo há 255 semanas
Este campeonato vai ficar para a história e não por bons motivos. As teorias da conspiração já existem com fartura e dependem, naturalmente, da cor de cada um. Aqui no norte, os portistas não têm dúvidas nenhumas de que está tudo feito para, quando se o Benfica passar para primeiro, o campeonato acaba logo a seguir. Enfim.

Isto é uma trapalhada seja qual for o lado que analisemos. Era bom que o campeonato acabasse. Seria mais justo, acredito eu, seria também um sinal de optimismo de que tanto estamos a precisar. Mas tem o reverso da medalha, estão-se a gastar recursos a vários níveis que, caso o o pior aconteça, vai complicar a próxima época.

Existem pressões de todos os lados pelos mais variados motivos, desde as operadoras cuja mensagem foi bem clara - entendam-se como quiserem mas têm que jogar, ou não há dinheiro para ninguém -ao dinheiro da provas europeias, aos jogos serem "montras" que podem agilizar negócios. É o salve-se quem puder, digamos assim.

Mas, a verdade é que nem o futebol, nem outros sectores, nem nós podemos ficar ad eternus em confinamento.A não existência de uma vacina, obriga a correr riscos, não há outro caminho sob pena de uma situação trágica se transformar-se em algo que eu nem sei como adjectivar.

Voltando ao futebol especificamente, não entendo o que queriam os jogadores embora os compreenda, naturalmente, mas queriam o quê? A condição da responsabilidade dos clubes e dos próprios, parece-me lógica. Como também me parece que a DGS pode, como fez, dar directivas mas os pormenores são da responsabilidade da FPF ou da Liga por serem quem conhece as especificidades da actividade. Acho eu

Como o Rui diz, tudo tem que ficar definido claramente antes dos jogos começarem, nomeadamente, quem será campeão caso o campeonato volte a ser interrompido. Penso, também, que o AC quando disse que se pode perder por falta de comparência estava a tentar desencorajar eventuais viciações, foi assim que entendi pelo menos mas posso estar enganada.

Por fim, a UEFA conseguiu escapar-se a quaisquer responsabilidades, acho uma verdadeira vergonha.
1 resposta · activo há 255 semanas
Peço desculpa pelo off-topic.

Ouvi agora que o Pinto da Costa está em Belém reunido com o Marcelo Rebelo Sousa, alguém sabe porquê? Não consegui perceber.
5 respostas · activo há 255 semanas
Qualquer que seja o jogador que tenha lido o dito comunicado percebeu que não tem condições para jogar... pois percebeu que a responsabilidade de algo relacionado com o virus será da sua inteira responsabilidade. Ou seja, se num caso extremo morrerem devido ao virus, não há direito a qualquer indemnização. E já foi dito mais do que uma que os seguros não cobrem doenças infecciosas. Por isso, vão por conta e risco.

Se tivesse no lugar dos atletas, até ver essa responsabilidade totalmente do lado dos clubes não aceitaria entrar em campo, pois não estão devidamente cobertos por seguros para acidentes de trabalho.

Tudo isto para salvar os dois clubes falidos... que andaram anos a viver acima das possibilidade e agora se ficarem até final de Setembro sem as receitas dos patrocinadores terão obrigatoriamente de fechar portas pois as SAD ficam insolventes. No caso do FCP, o prejuízo de uma época rondaria os 200M(!!!), que é só metade dos prejuizos acumulados nos ultimos 10 anos.
3 respostas · activo há 255 semanas
é verdade que beneficiamos de começar cá mais tarde do que outros e assim beneficiar do que os outros fizeram, mas tens casos idênticos ao nosso e que mesmo assim cometeram erros que não cometemos no confinamento.

as regras da dgs para se dar como curado neste momento é não ter sintomas e um teste negativo.

agora devia era de ser a liga a assegurar que todos os clubes e jogadores eram testados e ser ela a divulgar os resultados.
mas assim como temos quem paga os resultados e quem pede os testes são os clubes logo os resultados dos mesmos são passados para os clubes.
vamos esperar é que como isto é uma doença contagiosa grave os laboratórios são obrigados a comunicar os casos positivos à dgs.
1 resposta · activo há 255 semanas
a belgica que começou com os casos ao mesmo tempo que nós e que tem números bem diferentes e a russia.
2 respostas · activo há 255 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi