Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Condições impostas pela DGS - Testes


Soube-se ontem das condições impostas pela DGS para que o futebol possa começar em Portugal com a 1ª Liga. Na verdade toda esta pandemia tem mostrado a má preparação que existe em Portugal para um planeamento real das coisas, no futebol são 20 dias que têm os clubes para se preparem para o inicio da competição. O caricato nisto tudo é que os clubes já começaram a sua preparação da retoma do campeonato mesmo antes destas condições, o que torna tudo surreal. Mas está espelhado em quase tudo no que diz respeito à resposta a esta pandemia. Se tomámos medidas de confinamento "a tempo", muito se deveu ao facto de muitos países já terem tomado as mesmas medidas e o surto ter chegado uns dias depois a Portugal. Planeamento para o reatamento estão a ser hilariantes, restaurantes/bares ou creches sabem pela comunicação social de medidas que terão de ser impostas estando a 8 dias de poder reabrir sem receberem um plano ou uma orientação por parte de quem manda.

No futebol foi assim, dia 30 de Abril o Governo decidiu na reunião com os 3 grandes e alguns acessórios que o futebol iria recomeçar a 30 de Maio, a 4 de Maio quase todas as equipas já estavam em planos de trabalho individual (excepção para alguns espertos que começaram antes) e só ontem dia 10 é que as equipas conhecem as condições para recomeçar a trabalhar... coisa que já aconteceu desde... segunda da semana passada. Caricato?

As condições são as seguintes: Condições Impostas pela DGS - Blog Visão de Mercado

(Não coloco as condições aqui para não se tornar muito extenso a publicação, quem quiser ler mesmo tudo poderá fazer nos mais diversos órgãos de comunicação social)

É um "plano" algo extenso, com 14 pontos que na prática diz que os clubes assumem os riscos disto tudo. Dá claramente a ideia de que o campeonato é para terminar, aconteça o que acontecer. Aliás, o senhor António Costa referiu que muitos clubes tinham medo de jogar porque caso tivessem muitos casos positivos perderiam por falta de comparência. 

Ou seja, testar, testar, testar, confinamento, confinamento, confinamento. Antes da competição terão de testar atletas e equipas técnicas, assim como árbitros, duas vezes com intervalo de 14 dias. Quando a competição começar terão de testar intervenientes para todos os jogos duas vezes, 48 horas antes e uma vez o mais perto da hora do jogo possível. Caso haja algum caso positivo deve ser colocado em isolamento e só quando for declarado curado pode voltar a entrar nas contas do plantel. Essa cura é nas normas da DGS, o que na prática significa que terão de apresentar dois testes consecutivos negativos.

Até ao momento temos 4 equipas das 18 com casos positivos. Cinco no Famalicão, três no Guimarães, um no Benfica e Moreirense. No caso do Benfica é o David Tavares, se calhar se não tivesse andado a fugir ao confinamento e a guiar sem carta as coisas tivessem sido diferentes. Já mostrou ao que vem.

De um modo geral as condições são simples. Há pelo menos dois problemas no comunicado da Federação Portuguesa de Futebol: não indica sanções para quem falhe as suas responsabilidades e não é conclusiva sobre quem faz o quê.

O que se está a verificar é uma bandalheira. Aqui ao lado em Espanha tivemos ontem comunicado a informar que na 1ª e 2ª divisão houve 5 casos positivos de jogadores em todas as equipas. Foi a Federação que informou. Em Portugal cada dia e hora são as equipas a informar individualmente os seus casos em comunicados à sociedade. Quem assegura que os testes são realizados? Quem realiza os testes? No comunicado fala que a Federação, a Liga e os clubes devem implementar uma estratégia de testes... Uau, bastante concreta a comunicação. Quem me garante que o Aves faz os testes? Quem me garante que o Porto não inventa uns quantos positivos? E se no Porto houver positivos em 3 ou 4 jogadores nucleares? Será que vão informar a Liga? Quais as empresas que vão fazer os testes para os clubes? Não deveria ser uma entidade independente a fazer isso? Estamos a 11 de Maio e ainda não se sabe quantos jogadores na 1ª Liga foram encontrados com a covid-19. O Benfica fez os testes a 4 de Maio, e a contra análise a David Tavares dia 10 de Maio, daqui a 8 dias fará novamente ao plantel o segundo teste antes da competição, mas e as outras equipas? Onde está isto a ser controlado? É tudo às pinguinhas?

Portanto dum ponto de vista objectivo parece que está encarregue aos clubes o testar dos seus jogadores e informar a Liga sobre os resultados. Tudo certo. E sanções para quem falhe o confinamento ou não cumpra as normas? Imaginemos que o David Tavares que deu positivo e deve estar em isolamento agora, aparece na casa de algum jogador do Benfica, ou aparece no Seixal do nada? O que acontece? E quem não entregue a informação dos testes à Liga? Imaginemos que o Aves não faz os testes? É desclassificado? Falta de comparência?

A DGS perguntada ontem sobre qual seria a linha vermelha para parar o campeonato, ou seja quantos jogadores positivos seria necessário para parar com a competição, disse que é muito difícil delinear uma linha vermelha, que teria de ser ponderado. Mas não vamos definir isso antes? Então e se por absurdo houver 4 ou 5 jogadores positivos por cada equipa? O campeonato mantém-se ou não? E se for só numa equipa? Imaginemos que uma equipa tem 10/15 jogadores com covid. A competição mantém-se? Ou dá-se a competição por terminada? Não nos esquecemos do jogo miserável em Setúbal do Sporting... Nessa altura não houve adiamento do jogo. Sem controlo independente dos testes isto é algo importantíssimo de se esclarecer.

Há 10 dias falava que o comunicado do início da competição tinha sido péssimo porque não dava informação de nada e que continuávamos sem saber nada. Hoje, passados 10 dias e estando a 20 do começo da competição sabemos um pouco mais. Já sabemos quem sobe nas competições, sabemos que devem ser feitos uns quantos testes, mas continuamos com inúmeras falhas no plano. Continuamos sem saber quem faz os testes, quem supervisiona, quais as sanções e já agora continuamos sem saber como serão os jogos. Sabemos que provavelmente terão 5 possíveis substituições num máximo de 3 paragens, mas continuamos sem saber se serão obrigados a jogar com máscara, se não poderão festejar golos ou se as equipas técnicas e suplentes terão de estar distanciados no banco e com máscaras.

É nestas coisas que se distinguem os profissionais dos amadores. Estamos ao nível dos amadores neste momento. No futebol e no resto.

P.S. - Entretanto alguns jogadores do Porto, a começar com o Capitão Danilo vieram a público, no instagram, criticar a cláusula das condições que indica que os jogadores assumem os riscos de possível exposição ao vírus. Está instalada a polémica? Se alguns jogadores do Porto começarem a recusar-se a jogar será que não veremos outros jogadores de outras equipas a fazer o mesmo? Como sempre disse, para mim o Porto prefere que o campeonato acabe aqui e que tenha acesso à LC na secretaria, e quem sabe esperar por um título à lá PSG. Será o início do fim da retoma do campeonato?


Voltamos a mostrar o amadorismo disto tudo.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi