Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Movimentações nas Modalidades

Nos últimos dias muito se tem falado sobre as modalidades na comunicação social ou nas redes sociais. As movimentações de jogadores são algumas e muitos já falam em grande desinvestimento. Alguns em vergonha. Outros em prova de como o Projecto fracassou e começou a debandada. 

Convém contextualizar, primeiro os últimos anos e depois a corrente época:



Na verdade, o Benfica nos últimos 10 anos venceu mais que os dois rivais juntos na globalidade das modalidades. E também é verdade que este ano tinha tudo para fazer o pleno no Voleibol e estava na frente em Hóquei, estando em todas as frentes ainda. No basquetebol e futsal tinha tudo para lutar pelo título até à final. Em feminino tínhamos tudo para vencer em futebol, futsal e hóquei.

Colocando esses dados na mesa, convém olhar para as notícias que dão conta de algumas saídas dos plantéis. 

Masculinos:
Futsal - Chaguinha, Cristiano e André Coelho (fala-se também da possível saída de Bruno Coelho)
Andebol - Ricardo Pesqueira, Pedro Seabra, Carlos Molina, Nuno Grilo, Fábio Vidrago e Carlos Resende (treinador)
Hóquei - Albert Casanovas
Basquetebol - Gary McGhee

Femininos:
Futsal - Beatriz Silva, Marta Costa e Beatriz Marques
Hóquei - Marta Piquero
Voleibol - Ângela Miranda
Basquetebol - Isabel Ribeiro dos Santos (treinadora)

Pelo que se percebe do que foi anunciado só há uma modalidade onde parece estar a haver uma grande revolução. E essa modalidade é o andebol. Curiosamente é aquela modalidade que há muito se percebe estar um patamar abaixo dos nossos rivais e sem condições para discutir títulos, embora este ano estivesse a fazer uma campanha muito interessante na EHF (segunda competição europeia). Não entendo muito bem a teoria daqueles que sempre criticaram as modalidades por agora virem criticar as mudanças. A realidade é que não há nenhum desinvestimento por parte do Benfica nas modalidades, pelo menos não é visível apenas por estas saídas.

No basquetebol a saída do Gary McGhee era esperada e é muito comum aparecerem americanos a contrato de um ano. No hóquei Albert Casanovas com problemas físicos acaba por terminar carreira e abandonar a modalidade. E no futsal Chaguinha tinha tudo pronto para ir para o Sporting mas a Covid19 veio atrapalhar os planos e vai para Espanha, assim como o André Coelho que vai para o Barcelona, oportunidade de ouro para o jogador. O Cristiano nunca teve lugar a titular e portanto é natural que queira outros projectos.

No feminino, aposta clara de mudança no basquetebol. Claramente com orçamentos que deviam dar mais qualquer coisa a saída da treinadora era algo que se esperava. No voleibol Ângela Miranda de 38 anos era um exemplo. No hóquei a Marta Piquero é uma perda enorme, mas percebe-se pela falta de qualidade do hóquei nacional feminino, a jogadora certamente irá querer voltar a Espanha e ter maior competitividade. No futsal confesso que não tenho grande conhecimento sobre a saída das jogadoras, poderão rumar a Alvalade ou não.

Portanto e em resumo há uma modalidade com uma revolução em marca: andebol.

Vai sair o Carlos Resende, que parece ter sido uma aposta falhada, embora com algum sucesso relativo (dois títulos - 1 Taça e 1 Supertaça), e ao que tudo indica irá entrar o Chema Rodriguez, espanhol que é actualmente adjunto da selecção da Hungria. Veremos o que virá acrescentar. Estão a sair muitos mas fala-se em muitos internacionais estrangeiros que poderão estar a caminho e que serão já indicações do novo treinador, o que desmantela a teoria de baixar o investimento... os nomes que têm vindo a público, para além do treinador são:

- Matic Suholzenik - pivot do Dunquerke de 24 anos
- Lazar Kukic - central de 24 anos do Cidad de Logrono
- Mahmadou Keita - ponta-esquerda de 24 anos do Ivry
- Lovro Jotic - central/lateral-esquerdo de 24 anos do Rabotnik
- Ole Rahmel - ponta-direita de 30 anos do Kiel

Agora é esperar para saber se vêm mesmo e se o investimento terá o retorno em títulos. Não esquecer que Porto e Sporting têm equipa de Champions, com uma enorme qualidade, qualquer investimento que se faça nesta modalidade, a não quer os rivais desinvistam de uma forma muito evidente, não é sinónimo de vitórias.  

Já agora, no voleibol tivemos a excelente notícia que Marcel Matz prolongou o contrato por mais 3 épocas. Grande projecto!

Ao contrário do que muitos querem passar por esta internet fora, o final das competições das modalidades foi bem mais prejudicial ao Benfica, com a perda de inúmeros títulos, do que benéfico.

Nota: Nenhum benfiquista de bem, nem o SL Benfica e os seus valores, se revêem nas agressões a adeptos sportinguistas ou de outro clube qualquer. Seja porque motivo for, e em que circunstâncias forem. 


E-goi