Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Movimentações nas Modalidades

Nos últimos dias muito se tem falado sobre as modalidades na comunicação social ou nas redes sociais. As movimentações de jogadores são algumas e muitos já falam em grande desinvestimento. Alguns em vergonha. Outros em prova de como o Projecto fracassou e começou a debandada. 

Convém contextualizar, primeiro os últimos anos e depois a corrente época:



Na verdade, o Benfica nos últimos 10 anos venceu mais que os dois rivais juntos na globalidade das modalidades. E também é verdade que este ano tinha tudo para fazer o pleno no Voleibol e estava na frente em Hóquei, estando em todas as frentes ainda. No basquetebol e futsal tinha tudo para lutar pelo título até à final. Em feminino tínhamos tudo para vencer em futebol, futsal e hóquei.

Colocando esses dados na mesa, convém olhar para as notícias que dão conta de algumas saídas dos plantéis. 

Masculinos:
Futsal - Chaguinha, Cristiano e André Coelho (fala-se também da possível saída de Bruno Coelho)
Andebol - Ricardo Pesqueira, Pedro Seabra, Carlos Molina, Nuno Grilo, Fábio Vidrago e Carlos Resende (treinador)
Hóquei - Albert Casanovas
Basquetebol - Gary McGhee

Femininos:
Futsal - Beatriz Silva, Marta Costa e Beatriz Marques
Hóquei - Marta Piquero
Voleibol - Ângela Miranda
Basquetebol - Isabel Ribeiro dos Santos (treinadora)

Pelo que se percebe do que foi anunciado só há uma modalidade onde parece estar a haver uma grande revolução. E essa modalidade é o andebol. Curiosamente é aquela modalidade que há muito se percebe estar um patamar abaixo dos nossos rivais e sem condições para discutir títulos, embora este ano estivesse a fazer uma campanha muito interessante na EHF (segunda competição europeia). Não entendo muito bem a teoria daqueles que sempre criticaram as modalidades por agora virem criticar as mudanças. A realidade é que não há nenhum desinvestimento por parte do Benfica nas modalidades, pelo menos não é visível apenas por estas saídas.

No basquetebol a saída do Gary McGhee era esperada e é muito comum aparecerem americanos a contrato de um ano. No hóquei Albert Casanovas com problemas físicos acaba por terminar carreira e abandonar a modalidade. E no futsal Chaguinha tinha tudo pronto para ir para o Sporting mas a Covid19 veio atrapalhar os planos e vai para Espanha, assim como o André Coelho que vai para o Barcelona, oportunidade de ouro para o jogador. O Cristiano nunca teve lugar a titular e portanto é natural que queira outros projectos.

No feminino, aposta clara de mudança no basquetebol. Claramente com orçamentos que deviam dar mais qualquer coisa a saída da treinadora era algo que se esperava. No voleibol Ângela Miranda de 38 anos era um exemplo. No hóquei a Marta Piquero é uma perda enorme, mas percebe-se pela falta de qualidade do hóquei nacional feminino, a jogadora certamente irá querer voltar a Espanha e ter maior competitividade. No futsal confesso que não tenho grande conhecimento sobre a saída das jogadoras, poderão rumar a Alvalade ou não.

Portanto e em resumo há uma modalidade com uma revolução em marca: andebol.

Vai sair o Carlos Resende, que parece ter sido uma aposta falhada, embora com algum sucesso relativo (dois títulos - 1 Taça e 1 Supertaça), e ao que tudo indica irá entrar o Chema Rodriguez, espanhol que é actualmente adjunto da selecção da Hungria. Veremos o que virá acrescentar. Estão a sair muitos mas fala-se em muitos internacionais estrangeiros que poderão estar a caminho e que serão já indicações do novo treinador, o que desmantela a teoria de baixar o investimento... os nomes que têm vindo a público, para além do treinador são:

- Matic Suholzenik - pivot do Dunquerke de 24 anos
- Lazar Kukic - central de 24 anos do Cidad de Logrono
- Mahmadou Keita - ponta-esquerda de 24 anos do Ivry
- Lovro Jotic - central/lateral-esquerdo de 24 anos do Rabotnik
- Ole Rahmel - ponta-direita de 30 anos do Kiel

Agora é esperar para saber se vêm mesmo e se o investimento terá o retorno em títulos. Não esquecer que Porto e Sporting têm equipa de Champions, com uma enorme qualidade, qualquer investimento que se faça nesta modalidade, a não quer os rivais desinvistam de uma forma muito evidente, não é sinónimo de vitórias.  

Já agora, no voleibol tivemos a excelente notícia que Marcel Matz prolongou o contrato por mais 3 épocas. Grande projecto!

Ao contrário do que muitos querem passar por esta internet fora, o final das competições das modalidades foi bem mais prejudicial ao Benfica, com a perda de inúmeros títulos, do que benéfico.

Nota: Nenhum benfiquista de bem, nem o SL Benfica e os seus valores, se revêem nas agressões a adeptos sportinguistas ou de outro clube qualquer. Seja porque motivo for, e em que circunstâncias forem. 


Comentários (17)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Muito bom post e muito pertinente neste altura. Continuem assim sempre a desmistificar as meias verdades.
Rui só uma dúvida no hóquei o Adroher também saiu ou ainda não é oficial. Parece também que o avançado argentino Danilo Rampulla vai ficar no plantel.
1 resposta · activo há 254 semanas
Obrigado Cris pelo comentário.

O que coloquei de saídas é tudo oficial. À excepção, se não estou em erro, do André Coelho. Embora tenha sido já amplamente divulgado que irá sair para o Barça.

O Adroher pelo que li, não fará parte das escolhas para a próxima época mas tem contrato por mais um ano. Se não houver acordo de rescisão ele continuará no Benfica. Quanto ao jogador em si, confesso que sou fã das suas qualidade de goleador e gostava de o ver no Benfica embora perceba que se calhar o Danilo Rampulla Velásquez para ter mais espaço na equipa o Adroher poderá ter de perder espaço. Mas nenhuma dessas movimentações é oficial, embora pelo menos a questão do Danilo pareça quase certa.
Muito bom post Rui Dias.
Mas hoje blog dragarto norte coreano, mais uma vez a fotocópia do bruno carvalho, escreveu mais um post a falá das mesmas coisa que neste post, mas quem o ler pensa que as modalidades vão acabár.
Depois quer aquela bosta ser presidente do glorioso.
1 resposta · activo há 254 semanas
Por momentos não percebi de quem falava. Não faço ideia do que disse. Nem sabia que tinha publicado algo sobre as modalidades.

Obrigado pelas palavras !
as movimentações que estavam prevista no andebol era para reforçar, resta saber é que com isto tudo se vamos manter a ideia inicial ou se alguma coisa vai ficar pelo caminho.

no futsal para já as saídas, quer no masculino quer no feminino, são um rombo valente mas sem saber quem vão ser os seus substitutos não dá para perceber o impacto final nos planteis.
8 respostas · activo há 254 semanas
No andebol pior para o Benfica não deve ser. A verdade é que o Benfica nunca teve tradição no andebol e o título sempre foi uma espécie de miragem nas últimas décadas. Na pior das hipóteses a revolução não funciona e continuamos a ser os eternos terceiros. Infelizmente é mesmo assim. Temos tido capacidade para lutar pelas Taças mas mais que isso não. Veremos se o reforço é um aumento do orçamento ou não, e se com isso conseguimos dar um passo em frente. Uma coisa é certa, e como disse na publicação, será muito complicado colocar a equipa ao nível de Porto e Sporting. São equipas de topo europeu neste momento (não sendo candidatas ao título europeu são bem complicadas).

No futsal masculino ao que parece Bruno Coelho também irá sair e o Fernandinho parece estar próximo de ser confirmada a sua saída. Fernandinho tem 36 anos e parece-me natural que não haja renovação, Bruno Coelho tem 32 e ao que parece foi aliciado por um grande contrato para ir jogar em França com o Ricardinho. O Benfica não tem de cometer loucuras e seguir o seu caminho. O Sporting também já perdeu Deo, Leo e Alex. Acredito que iremos ter novamente equipa para lutar pelo título, embora nos últimos anos o Sporting tenha tido sempre melhor plantel que o Benfica, e só mesmo uma grande capacidade mental nos fez campeões a época passada.

Quanto ao futsal feminino não sei se sabe de alguma coisa que eu não saiba, pode ter sido falado alguma coisa nas ultimas horas mas o trio que se fala (fui confirmar) são tudo miudas de perto de 20 anos sem qualquer espaço na equipa e que provavelmente procuram um novo desafio. Nenhuma delas fez mais que 5 jgoos esta época e todas com poucos minutos. Uma delas guarda redes. O Benfica nos últimos 3 anos venceu 3 tripletes (todos os títulos nacionais) e este ano já tinha vencido mais uma Supertaça. Certamente continuará a ser a melhor equipa em Portugal. Tinha tudo para 4 tripletes nos últimos 4 anos.
mas essas condicionantes já a sabemos mas o facto de existirem condicionantes, que só servem para explicar, em nada interfere com a avaliação que é feita se os planteis iram ser mais ou menos fortes que os anteriores.

mas o acreditar é bom para confissões religiosas não para clubes e só depois de sabermos quem são os substitutos, como disse anteriormente e volto a frisar, é que se podem ver os impactos das saídas.
Acreditar não é ter fé. Está enganado. O acreditar é confiar que quem está na frente do clube e que tem feito um grande trabalho ao longo dos últimos 10 anos nas modalidades, o continue a fazer.
a·cre·di·tar - Conjugar
(a- + crédito + -ar)
verbo transitivo
1. Dar crédito a.
2. Fazer criar crédito a.
3. Abonar alguém.
4. Autorizar junto de alguém.
5. Crer, ter fé.

"acreditar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2020
Que forma tão absurda de se comentar uma opinião. Eu não referi o acreditar como sendo ter fé. Dá para perceber que acreditar tem vários significados. Quando falo em acreditar não falo em ter fé. Foi esse o meu ponto.
quando não se concorda é sempre absurdo.
"Acreditar não é ter fé. Está enganado." isto foi o que disse e como é fácil de ver quem esta enganado não sou eu.

se não referiu acreditar com esse significado então deveria ter utilizado outra palavra.
claro que tem vários sentidos e eu interpretei um deles agora não venha dizer é que quem leu não sabe o significado da palavra e que a palavra não tem aquela interpretação que foi aquilo que fez no seu comentario.
Não concordou ou deixou de concordar. Fez um estúpido e insultuoso comentário ao colocar uma cópia dum dicionário como se fôssemos todos burros e não soubéssemos o significado duma palavra banal.

Está enganado porque inferiu um significado à palavra que eu não dei. E em seguida disse que não era esse o significado que estava a atribuir e sentiu-se ofendido e respondeu insultando.

Não tenho culpa que tenha levado a frase que opinião que dei sobre desporto e gestão para um acto de fé. E referi que não era disso que se tratava. Respondeu com um comentário absurdo de insulto. Não se trata de concordância, trata-se de educação. Cada um saberá como responder da forma com que mais se identifica.
desculpe lá o insulto foi seu quando disse que acreditar não tinha como significado ter fé como se eu não soubesse que esse era um dos significados da palavra, o senhor é que chamou burro sem dizer a palavra.
portanto não venha agora como virgem ofendida.

eu não inferi nada, eu dei o significado à palavra que na minha opinião se adequava mais.
só que eu não tenho o poder de ler mentes para saber qual o significado que lhe queria dar.
volto a repetir se queria dizer outra coisa tinha utilizado outra palavra.
Viva Rui,

Eu, confesso, andava um pouco confusa, até receosa, com estas movimentações, mas o seu texto foi muito esclarecedor 😃.

Uma pena tenham sido cancelados os campeonatos. Sabe se há alguma previsão relativa à próxima época?
3 respostas · activo há 254 semanas
Obrigado pelo comentário "Elda", novo leitora? :D

Acho que o Andebol é de facto a única equipa que terá uma abordagem diferente, a começar num novo treinador, estrangeiro e que no fundo o Benfica tenta usar a receita "Marcel Matz".

No futsal masculino parece ir haver uma "mini-revolução" mas não é auto-infligida. Ou seja, temos 2 jogadores internacionais portugueses e de grande peso a sair porque financeiramente procuram outros valores e provavelmente poderá sair o Fernandinho em final de contrato porque tem 36 anos e o Benfica não deverá querer gastar o dinheiro que ele quer e no contrato de tamanho que o jogador quer...

A próxima época até agora parece-me uma incógnita. Mas uma coisa ajuda, o facto destes campeonatos começarem MUITO depois do futebol. A grande maioria destes campeonatos começam para lá de Setembro, o que dará uma boa almofada para se poder preparar a próxima época da melhor maneira. Não é como no futebol que algumas pré-eliminatórias são em Julho e que poderão vir a ser ainda em Agosto neste ano.
😂😂 A escrita dita inteligente a fazer das suas, sorry.

Sim é verdade começam mais tarde, esperemos que se façam boas contratações. Não vai ser fácil, acho que poderá haver uma redução nos investimentos. Aguardemos, não vale a pena especular.
Não sei se haverá redução de investimento. No caso do andebol e face aos nomes que são falados é provável que haja reforço do orçamento da modalidade. No futsal com a saída de alguns nucleares é provável que a equipa possa ser constituída com menos orçamento não obstante a manutenção da qualidade.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi