Siga-nos no Facebook

domingo, 3 de maio de 2020

Curtas - A Liga NOS e a Pandemia em volta de Rui Costa



Vamos lá refrescar isto com mais uma edição de curtas:

1 - Arouca e Vizela sobem à 2ª Liga

Certamente iremos ter acções judiciais para dar e vender por esta Europa fora. Vários são os clubes que vão contestar, não sei até que ponto as decisões serão legais, seja como for ao menos a Federeção é célere na decisão. Arouca e Vizela que tinham o maior número de pontos nos mesmos jogos de todas as séries do Campeonato de Portugal foram indicados como as equipas que irão subir no próximo ano ao 2º escalão. Há quase um mês que se tinha decidido sobre o final dos campeonatos amadores, seria apenas uma questão de tempo até perceber o que se iria passar. Caso nenhuma divisão voltasse a jogar poderia ser hipótese não haver subidas ou descidas e anular por completo a época 2019-2020. Assim sendo, com a 1ª Liga a iniciar-se no final do mês se tudo correr conforme, veremos subidas e descidas, a Federação já decidiu, falta a Liga que ao que tudo indica irá indicar o Nacional e o Farense como equipas que passam para a 1ª Liga e o Casa Pia e Cova Piedade a descer ao Campeonato de Portugal.

2 - Estádios para a Liga NOS

Ao que tudo indica a DGS irá fazer uma pequena auditoria a todos os Estádios da 1ª Liga para perceber quais os que podem ser usados. Eu não percebo este tipo de procedimento. A não ser que mais uma vez estejamos a tratar de coisas feitas em cima do joelho e sem planeamento. Primeiro que tudo temos de definir se os jogos vão ser feitos em todos os Estádios ou se pretendem utilizar um local com poucos Estádios para realizar os jogos todos, como em Inglaterra por exemplo. Eu confesso que não entendo sequer que a primeira opção seja uma opção a considerar. Não estou a ver equipas a viajar para Açores e Madeira. Acho completamente desnecessário, por mais que entenda que muitos queiram jogar nos seus caixotes pequenos. Estamos numa altura de excepção em que se vai jogar à porta fechada, façamos o sacrifício e joguemos todos em campos neutros. Ou então, escolha-se 9 estádios para jogar as últimas jornadas e acabou. Já agora, destaque para o facto de 3 dos 10 Estádios do Euro não terem licença de 1ª Liga nem preparados para video-arbitro (Leiria, Coimbra e Aveiro). Estou a ver que muitos dos Estádios não têm condições para satisfazer a tudo o que a DGS está a exigir e que no final do dia só os Estádio maiores terão (Benfica, Porto, Sporting, Boavista, Braga....). Não vamos tornar isto ainda mais injusto para os pequenos...

Uma das coisas que se fala é a necessidade de 2 balneários por equipa. Mas porquê? Os jogadores não vão ter contacto uns com os outros no campo? Não podem partilhar um balneário? Usar máscara? Não poderem abraçar-se nos festejos de golo?

Fala-se na questão de os jogadores serem testados 45 minutos antes dos jogos, mas.... os testes demoram tempo a ter resultados. Qual a lógica disto? Nenhuma. Teste-se os jogadores a tempo de antes de um jogo se saber se estão infectados ou não, se faz favor.

3 - Testes às Equipas

Por favor decida-se e defina-se o que acontece em caso de algum jogador ou membro da equipa testar positivo. Até agora não apareceu nenhum caso na comunicação social sobre isso. Infelizmente só se houve falar das equipas grandes a fazerem testes, não estaria na altura da Liga definir ela os testes? Como em caso de doping? Não estaria na altura da Liga supervisionar os testes e os resultados? Vamos imaginar que um jogador é dado como positivo depois campeonato ter recomeçado. O que acontece? Que procedimentos? É só esse jogador que deixa de poder jogar? Essa equipa faz 14 dias de isolamento? Essa equipa é desclassificada? Não vamos saber destes planos de contingência? Ou ninguém pensou neles?

4 - Itália levanta restrições a TODOS os desportivos colectivos a partir de amanhã

Num dos países mais afectados pela pandemia a nível mundial não se mostraram discriminatórios em relação a desportos. Era isto que se exigia do Estado Português. Mesmo que muitas modalidades pudessem não voltar à competição, cancelaram os campeonatos antes do Governo sequer dizer alguma coisa. A excepção para a Liga NOS em Portugal é sem dúvida uma das mais vergonhosas decisões que se tomaram, ao nível da educação online.

5 - Críticas a Rui Costa

Por essa blogosfera e redes sociais fora, assim como variadíssimos comentários por esses sites de comunicação social, tenho visto inúmeros insultos e críticas ao Rui Costa pelas declarações que teve sobre a condição do clube a nível Europeu.

As declarações foram mais ou menos isto:
"o Benfica tem de recuperar rapidamente a condição de grande clube de top europeu"
"Inevitavelmente, temos de ter sempre uma participação honrosa nesta competição, na qual não tivemos nos últimos anos, em que as coisas não nos correram nada bem. Mas, temos de nos preparar efetivamente para poder estar num patamar elevado na Liga dos Campeões, independentemente, depois, de chegar a ganhar um dia ou não"
Com isto chovem críticas ao dirigente, jogador e pessoa. Criticas ao dirigente por só saber convencer jogadores a sair, criticas ao jogador por nunca ter dado ou ganho nada ao e pelo Benfica, ou criticas à pessoa dizendo que sai por dinheiro, voltou por dinheiro e mantém-se por dinheiro e para ser lacaio do Presidente do Clube. Cheguei inclusivamente a ler que era uma vergonha que não tivesse abdicado do seu salário nesta altura de pandemia e que nem ele nem o capitão ou sub-capitão da equipa tinham dado esse exemplo.

Não há coisa que deteste mais do que ingratidão. Muitas destas críticas foram feitas na ultima publicação de um blog que em tempos foi muito falado aqui. Já não ia a esse blog desde a vergonhosa publicação aquando da saída do Salvio. Hoje percebi que não perdi nada em deixar de lá ir.

Rui Costa saiu do Benfica empurrado pela Presidência que precisava de dinheiro rápido. Rui Costa podia ter ido para o Barcelona mas foi-lhe pedido para ir para a Fiorentina que era mais vantajoso para o Benfica. Sacrificou os melhores anos da sua carreira pelo Benfica. Rui Costa chorou ao marcar um golo ao Benfica num jogo a brincar. Rui Costa veio para o Benfica cumprir o seu sonho de acabar a carreira no clube do seu coração e foi triste não poder ter vencido mais um campeonato pelo clube. Rui Costa venceu 2 títulos pelo Benfica mas levou o nome do clube ao mais alto nível. Foi considerado o melhor 10 da Liga Italiana quando Zidane por lá andava. Venceu tudo o que havia para ganhar em Itália e na Europa só faltou a 2ª prova da UEFA. Vejam os jogos do Euro 2000 para perceberem a qualidade de Rui Costa antes da crítica fácil, ainda esta semana vi o Inglaterra - Portugal e desenganem-se quem pense que o Figo era o melhor jogador da equipa. Já agora, o dirigente Rui Costa foi responsável pela vinda de provavelmente o melhor jogador do século a actuar em Portugal, Aimar.

As criticas aos capitães do Benfica são absolutamente vergonhosas. Toda o plantel do Benfica angariou 1 milhão de euros para ajuda no combate à pandemia. 

Por fim, referir que concordo inteiramente com o Rui Costa, menos com a ideia de que as últimas 3 LC não honraram o Benfica enquanto clube. Houve uma campanha que foi desastrosa. Nos últimos 10 anos o Benfica está provavelmente no top-20 das equipas com melhores prestações na UEFA, o que vindo dum clube dum país fora dos Big 5 não desonra nada nem ninguém.


E-goi