Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Demissão no Benfica

Demitiu-se o presidente da MAG do Benfica!
Uma decisão motivada segundo o próprio por: "A razão é a insuperável incompatibilidade de posições com a Direcção acerca do formato e do sistema de sufrágio da próxima Assembleia Geral do clube. Face ao actual contexto, só o modelo digital assegura as normas sanitárias e a participação alargada dos sócios do Sport Lisboa e Benfica - é este o meu entendimento".
Face ao escrito depreende-se que a direção quer realizar AG em modelo presencial! 
Fica registado para memória futura... Quando RGS vier criticar o voto eletrónico e chorar de fraudes imaginárias.

Comentários (41)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Post muito pertinente.

Logo de manhã pensei, "que dirão aquelas pessoas que andam pelas sombras sobre isto?" ;)
Ainda há uns dias argumentei num blog, que o voto electrónico não podia ser a desculpa para o insucesso das eventuais candidaturas que venham a concorrer contra LFV.
O argumento das "sombras" era que o LFV controlava tudo e que o voto electrónico era falseado para lhe permitir ganhar eleições. Suponho que quem argumentava assim, esteja agora seguro que o vencedor será RGS ou BCC!
Mais a sério, não sei qual o motivo para a direcção insistir no formato presencial, e entendo as questões levantadas pelo Luís Nazaré, mas não posso esquecer que o Benfica foi recentemente alvo de pirataria informática e que pode muito bem ter sido aconselhado pelas empresas de segurança digital que contratou a rever os mecanismos de segurança associados ao voto electrónico.
Fico mesmo na duvida se tanta reclamação sobre o voto electrónico pelas "sombras" desta vida, não seriam uma técnica de psicologia reversa para levar o clube a avançar em força para essa modalidade de voto! ...se os outro podem ter teorias da conspiração, eu também posso certo? :D

Viva o SL Benfica.
2 respostas · activo há 253 semanas
Nesta altura, onde seria preciso haver mais estabilidade, responsabilidade, organização, sobriedade e união por parte da direção do Benfica, para não criar mecanismos ou brechas por onde as "doninhas fedorentas" nos possam atacar, é que se demite um dos altos dirigentes?
Este é um momento muito delicado (retoma do campeonato e eleições á vista) e precisa ser muito bem planejado e conduzido, pois este processo (o do formato e sistema de sufrágio) pode vir a causar mais danos na direção e que poderá, também, refletir-se na equipa, pela ênfase que a CS dá a tudo o que é menos positivo no nosso Clube.
Também considero que é um abalo da imagem externa do Benfica, pois isto são práticas mais habituais na "concorrência"!
Finalmente, acho que LFV se preocupa em demasia com RGS, está a ser mal aconselhado... ou estarão a tentar minar o terreno ao presidente?
3 respostas · activo há 253 semanas
Vejam só, sobre a demissão as causas e consequências que dela advêm nem uma frase (a não ser a do próprio). O autor do post ficou sem palavras para descrever este acto persecutório por parte da direcção para com o PMAG que no fundo é o nosso representante.
É mais interessante arranjar um elo de ligação para atacar RGS.
Mas estamos numa fase em que se pode realizar dignamente uma AG presencial?
Posso estar enganado, mas nos estatutos não está previsto que é ao presidente da mesa da AG que compete organizar as AGs e os actos eleitorais? Porquê a intromissão da direcção? Estão com medo de quê?
2 respostas · activo há 253 semanas
Companheiros,
Façam o favor de ler, com toda a atenção, quer a carta de demissão do Nosso Companheiro Luís Nazaré, quer o comunicado já publicado no Nosso sítio pela Direção (com voto unânime).
O LN pretendia uma AG exclusivamente digital, que me parece objectivamente infringir os Nossos Estatutos e a Direção afirma que colocou à disposição da MAG todos os meios necessários para efectuar uma AG digital, mas sem excluir a participação e voto presenciais.
Eu sou amigo do Companheiro Luís Nazaré há quase 45 anos e ponho a cabeça no cepo pelo seu Benfiquismo, mas parece-me óbvio que a divergência que o levou a demitir-se ainda não está esclarecida em termos dos Nossos Estatutos.
Esperemos mais umas horas e vamos ver resolvida a questão.
Até lá, só liga ao que dizem os anti (Taliban incluídos) quem valoriza debates estéreis.

Viva o Benfica!
6 respostas · activo há 253 semanas
Será Candidato a Presidente ?
1 resposta · activo há 253 semanas
Obviamente há muito mais do que parece transparecer.

O Luís Nazaré diz que se demite porque a direcção quis AG presencial e ele não aceitou devido a questões sanitárias.

A direcção do Benfica comunicou que unanimemente foi decidido que os estatutos obrigam a uma presença fisica dos sócios mas que mesmo assim pôs ao dispor todos os meios informáticos para que fosse possível apenas virtual.

No entanto Luís Nazaré demitiu-se na mesma?

Não faz grande sentido. Acaba por ser bom para os candidatos a Presidente, que sempre tiveram uma posição muito critica em relação ao PMAG.
4 respostas · activo há 253 semanas
Percebo que sobre se a AG deve ser presencial ou, à distância haja controvérsia, cada posição é, legitimamente, válida. Nazaré fala na pandemia e saúde pública, que tal excepcionalidade pode contornar os estatutos, enquanto que, ao invés, a Direcção defende a sua inviolabilidade, os valores fundacionais, de viva participação democrática, e aduz que se excluiriam muitos que não têm ou não sabem usar as novas tecnologias.

Pessoalmente, tendo a concordar com a Direcção porque presencialmente talvez se catalise mais intervenções espontâneas e reactivas e o risco de contágio pode ser minimizado. Que não se entre, agora, na pandemia do pânico - passo o lugar comum.

Aliás, não é novo discordar de Nazaré ainda que a minha primeira discordância tenha sido muito mais emocionada. Tratava-se da construção do novo estádio. Recordar-se-ão, havia quem defendesse a manutenção e renovação do antigo estádio. Nazaré, ouvi e vi-o num debate televisivo (já não me lembro bem se Vieira também estava, mas, parece-me que sim – alguém me corrija de estiver errado) afirmar com toda a certeza do mundo - tal era a veemência argumentativa da sua intervenção - que o projecto do novo estádio era insustentável! Só faltou chamar irresponsáveis aos seus mentores. Na altura, lembro-me de, quase enfurecido, lhe ter chamado “velho do Restelo”.

Diria, até, salvaguardadas as devidas proporções, que o conservadorismo de Nazaré, exposto pela falta de arrojo e medo de correr riscos, permanece intacto.
1 resposta · activo há 253 semanas
Ah claro, está tudo bem e o Nazaré bate com a porta por causa de um pentelho com a votação electrónica ou o diabo-a-quatro. Mais tarde assistimos todos juntos, todos muito unidos, à missa do Rui Santos?
5 respostas · activo há 253 semanas
não considero que esta divergência, a ser como foi transmitida, seja motivo suficiente para a demissão.
na minha opinião terá sido apenas a gota de agua que fez transbordar o copo de outras divergência entre pmag e direcção.
4 respostas · activo há 252 semanas
kkkkkk
Para vossa informação reenvio-vos aquilo que o sr. Viriato de Viseu (esse grande "democrata" de aviário) não publica:

Só ficámos à tua porta para te entregar um comentário que pelos vistos fez-te uma comichão medonha. Nem ousámos entrar para o teu páteo que estava sujo pelos cascos da tua trupe.

Ficaste incomodado?
Porquê?
Tirámos-te a razão, foi?
Tu e a comandita do novo geração benfica deviam ser metidos, de cabeça, nas sarjetas do Colombo. Têm feito um mal irreparável ao nosso SLB.
Falas em comunistas, socialistas e não sei mais o quê, mas Democracia é respeitar a vontade da maioria e essa maioria no Benfica foi, nas últimas eleições arrasadora.
Deverias ter respeito e assumires que na Democracia vence quem é mais votado e neste caso o resultado da votação foi esmagador.

Nota:
E, curiosamente, podemos revelar-te, por agora, que não somos apoiantes do Vieira.
Dentro em breve saberás quem é o candidato que iremos apoiar.
Uma coisa é certa e garantida - NEM RGS, NEM BCC!
1 resposta · activo há 253 semanas
Esta história está mal contada...cheira a divergências mais profundas. O tempo encarregar-se-á de esclarecer. Por exemplo, será que LN se vai candidatar às eleições? Parece que ainda há uma candidatura por revelar...

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi