Este ano, se a pandemia assim o permitir, haverá eleições no Benfica em final de Outubro. Até ao momento existem 3 pseudo-candidatos à Presidência do Maior Clube do Mundo, quiçá de Portugal.
Bruno Costa Carvalho, tem intenções de se candidatar e já se chegou à frente com essa vontade, embora os estatutos possam contrariar essa mesma intenção.
Luís Filipe Vieira, que me lembre ainda não o disse abertamente mas é evidente que será candidato a pelo menos mais um mandato.
Rui Gomes da Silva, já assumiu ser candidato à Presidência do clube nas próximas eleições.
Confesso não ter presente de cabeça quais os prazos para entregas das candidaturas, no Porto apareceram candidaturas dentro do último mês para eleições, no Benfica não deverá ser muito diferente, ou seja, poderá aparecer alguma candidatura até Setembro.
Esta publicação visa algo que pretendemos ser inédito aqui no blog e provavelmente na blogosfera Benfiquista. O Universo Benfiquista pretende abordar os diversos candidatos à Presidência do nosso clube para ver a disponibilidade dos mesmos para responder a algumas questões. Chamemos-lhe uma pequena entrevista de cada um ao nosso blog. Contudo isto não fará sentido com apenas perguntas "nossas", queremos que esta pequena entrevista esteja aberta aos leitores, aos benfiquistas que se calhar nunca poderão ir a uma AG ou estar cara a cara com LFV, RGS ou BCC.
A ideia será elaborar entre 10 a 15 perguntas, achamos que não serão de mais para os afugentar às respostas nem de menos que acabarão por escapar alguns temas. Assim como fizémos para a elaboração dos 11 Melhores Jogadores da Década ou os 11 Maiores Flops, gostaríamos que vocês, leitores, colocassem questões nos comentários que queiram ver feitas aos mais diversos candidatos. Haverão perguntas que certamente quererão fazer apenas a LFV ou a RGS, outras que poderão ser feitas a todos. Sejam específicos na abordagem para ser mais fácil a nós entendermos o que pedem.
Compilando os assuntos que cada um coloca nas perguntas poderemos ver como melhor abordar o tema.
Deixamos aqui um apelo, vamos tentar restringir-nos ao Benfica. Vamos tentar ser sérios nas abordagens e nas perguntas. A título de exemplo, não vamos perguntar a Vieira sobre a dívida da Parvalorem ao Novo Banco; não vamos perguntar sobre a falência da Rádio a BdC; nem vamos perguntar a RGS há quanto tempo paga ao NGB e companhia para fazer campanha por ele.
Neste momento temos estes possíveis candidatos, podemos começar a juntar as peças para perguntas. Assim que surgirem novos candidatos faremos novas publicações para verificar se mais perguntas serão pertinentes.
Digam de vossa justiça, quantas perguntas devemos colocar ou quantas devem ser iguais para todos. Queremos saber não só o que querem perguntar, mas também como acham que o devemos fazer. Sugestões!
Volto a frisar, queremos algo sério e com pés e cabeça. Estamos a falar das eleições para Presidente do Sport Lisboa e Benfica.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
José Ferreira · há 253 semanas
Para SLBENFICA, se vai haver aposta séria nas modalidades.
José Ferreira Vila Nova de Famalicão
José Albuquerque · há 253 semanas
Antes de mais, o meu Obrigado por esta vossa iniciativa.
Como não vos quero surpreender, a minha sugestão é a seguinte: que cada Companheiro candidato apresente, em números e com o maior detalhe possível, o seu "Plano de Negócios" para o quadriénio a que se candidatam.
Isso mesmo: Balanços e Demonstrações de Resultados previsionais para os próximos 4 exercícios económicos.
E, sempre que possível, os comentários que justifiquem valores "surpreendentes".
Viva o Benfica!
Nuno · há 253 semanas
- o Benfica deverá contrair novo empréstimo obrigacionista? Ou não deve alavancar mais a sua operação através de dívida?
- perante o contexto do cancelamento da OPA, pondera - qualquer um dos candidatos - movimentar esforços para rever o quadro de atuais acionistas? Se sim, com que intuito?
- as normas relativas a empréstimos de jogadores estão a mudar, com a FIFA e UEFA a colocar restrições. Qual será a posição do Benfica nesta matéria? Qual a dimensão do quadro de atletas profissionais que antevêem? E qual o papel dos Sub23 e equipa B neste novo contexto?
- Sabendo que em 2022 o acesso de clubes portugueses à Champions irá mudar - ficando mais facilitada a participação na fase de grupos - qual será, inequivocamente, a prioridade em termos de competições: campeonato, Europa, taça de Portugal, taça da liga?
- a vitória numa competição europeia é esgrimida como um objetivo por vários candidatos. Que promessas faz quanto a isso e, caso seja um alvo, como as pretende cumprir? Em consequência, que conquistas - nacionais e europeias - considera serem exigíveis, durante o mandato?
- Qual o futuro das modalidades de pavilhão e do atletismo? Deverão continuar a ser auto sustentáveis? Pondera-se a utilização de dinheiros da SAD do futebol para as modalidades? Que modalidades serão aposta?
- Que obras perspectivam no estádio? Iluminação, ecrã gigante?
- o processo do naming do estádio arrasta-se há décadas. Entende-se que exige ponderação, mas é uma fonte de receita que seguramente pode ser explorada - a pergunta é mesmo “a que preço”. Qual a posição dos candidatos sobre isto?
- A atual direção tem um plano para expansão do Seixal, criação de “universidade” e hotel. Esse plano é para manter? Se muda, como e porquê?
- Qual a posição dos candidatos relativamente a clubes rivais? Em particular, Sporting, FCP e Braga: Que condições são exigíveis para um formal reatar de relações com os dois primeiros?
- Qual a posição dos candidatos sobre a centralização dos direitos desportivos? Mediante a resposta, qual deverá ser a estratégia da Benfica TV?
- Que medidas irão tomar relativamente à presença - bem como a defesa dos direitos e bom nome - do Benfica junto dos órgãos de comunicação social? E quanto às redes sociais?
- Perspetivam colocar à AG alguma alteração dos estatutos Do clube? Se sim, que temas entendem precisar de revisão, nomeadamente atendendo às exigências particulares do contexto que vivemos?
- o que considera cada candidato serem razões suficientes para uma eventual demissão do presidente, durante o mandato? Sejam essas razões desportivas ou não desportivas?
Red 2020 · há 253 semanas
Vai propor alteração dos estatutos, nomeadamente o voto das "casas" e as condições (idade e anos de sócio) exigidas para a candidatura à presidência?
O que vai propor para o futebol? manutenção de paradigma ou investimento forte em reforços?
São estas, para mim, as questões principais e cujas respostas e decidirão os meus votos.
F_Edu68 73p · há 253 semanas
1: Pergunta: Sr LFV, em 2018 numa entrevista a um órgão de CS, o senhor disse textualmente que “ «Pelo trabalho que desenvolvi, de certeza que a grande maioria vai votar em mim.». Continua a acreditar na sua premonição? Como pode ter tanta certeza assim?
1.1: Quais os erros que admite terem sido cometidos e como não os repetir?
2: a todos: Devido a nova realidade do (pós) Covid, o senhor vai extinguir modalidades ao clube? Quais e porquê?
3: Para RGS e BCC: o que acha que faz de si um bom candidato a presidente do Benfica, e que o diferencia das demais candidaturas? Porque é que o senhor acha que deve ser eleito?
4: Para todos: Como pretendem combater todas estas atividades “criminosas” da CS e de certos clubes em Portugal, que constantemente atacam o bom nome do SLB?
5: Sem demagogias e realisticamente, qual é a sua visão para um Benfica ganhador na Europa? Como e para quando?
6: A palavra “ desinvestimento “ faz algum sentido para si como provável futuro presidente do Benfica? Onde será mais sentida essa nova realidade?
7: Para todos: Atendendo as recentes alterações e políticas no mundo do futebol, qual será a nova estratégia do Benfica, para as contratações de novos jogadores para a equipa principal?
Um abraço pra todos.
BenfiquistaPrimário · há 253 semanas
Para RGS: uma das medidas em nosso entender mais absurdas que já prometeu foi de não renovar com ninguém antes do último ano de contrato. O objectivo é também termos os nossos Brahimis e os nossos Herreras a sair a custo zero? Pode explicar-nos melhor essa medida?
Também já prometeu que nenhum titular sem ser pela cláusula e sem pagamento de comissão. Está a pensar apontar armas à cabeça de jogadores e empresários?
BenfiquistaPrimário · há 253 semanas
Rui Santos · há 253 semanas
Neste momento, verificamos que a curto prazo vamos ter uma sobrelotação de talento (uma dezena ou mais de jogadores distribuídos por Juvenis,Juniores,Sub-23 e B) p/ diversas posições,o que implica a sua integração na equipa A, a venda ou o empréstimo p/ 1ª liga portuguesa/estrangeira, pois a equipa B já é curta para o seu desenvolvimento.
Rui Santos · há 253 semanas
PAULO A SANTOS · há 253 semanas
- Porquê as eleições em Outubro ? Para ganhar a continuidade a fim de não criar desestabilização na equipa e equipa técnica ?
- Se uma lista concorrente sair vitoriosa e tiver Treinador diferente e alguns jogadores apalavrados, contratados em caso de vitória, como vai descalçar a bota ?
A minha duvida, sem ser uma duvida muito grande, é saber o porquê de só a actual direcção poder decidir com que plantel se ataca o Campeonato seguinte. Isto em qualquer modalidade, não só no Futebol.
Em Outubro não se vai dispensar jogadores e Equipa Técnica, se for o caso, para que o novo Treinador trabalhe com jogadores que não escolheu...
Rodolfo Dias 80p · há 253 semanas
Futebol: é por demais sabido que nos últimos anos temos sido privados das nossas principais figuras por valores bem abaixo da cláusula de rescisão. Por inerência ficamos também privados do seu contributo futebolístico e sofremos com isso a nível nacional e internacional. Algum candidato está em condições de garantir que os contratos se cumprirão até ao fim (no fundo cumprindo aquilo que jogadores e seus representantes assinaram) excepto se for accionada a cláusula de rescisão?
Gestão: apesar de resultados positivos nos últimos exercícios, continuamos com um passivo altíssimo e a antecipar receitas do contrato televisivo. Como compatibilizar todos estes factores e incrementar o investimento na equipa principal de futebol?
BTV: somos os únicos adeptos à escala nacional, europeia e talvez mundial que temos que pagar mais do que qualquer outro adepto para podermos ver os jogos do nosso clube. Para quando o fim desta situação? Ou porque é que a BTV não passa a ser gratuita só para sócios?
Modalidades: dando como certo que as modalidades de alta competição dão prejuízo, como se podem reestruturar de modo a que estejamos sempre na vanguarda para conquistar o título nacional? Acabar com algumas? Novo modelo de financiamento? Valerá a pena mantermos modalidades e grandes orçamentos quando não lutamos para sermos campeões(andebol, por exemplo)?
Estatutos: são vários os temas abordados por muitos benfiquistas que mereciam uma melhor reflexão e provavelmente uma alteração de estatutos. Limitação de mandatos, diferenciação de sócios (correspondentes/efectivos), número de votos por antiguidade, votos de casas (haverá algum outro clube em que "casas" votem?), idade exigível para se poder candidatar, etc. Quem se compromete a realizar uma AG unicamente para discutir e alterar (ou não) os pontos apresentados?
PS: logicamente que todas estas perguntas e respectivas respostas terão agora que ser encaradas de uma outra forma à luz do novo factor Covid-19.
Depois seria razoável fazer só uma pergunta diferente a cada candidato, porque senão LVF ficaria decididamente em desvantagem:
LFV (seriam tantas as perguntas mas cá vai): apesar da provocação sofrida e depois da resposta em forma de agressão, não teria sido mais sensato per apresentado a sua demissão? Porque é que ainda não houve nenhuma consequência do acto praticado? Ser presidente é uma garantia de impunidade?
RGS: o que o fez mudar de ideias depois de repetidamente dizer que nunca se candidataria contra Vieira?
BCC: a candidatura é para levar até ao fim?
Chakra_Indigo 84p · há 252 semanas
BCC out.
Sobram dois candidatos por agora. Um do qual todos sabem o que pensa, como age e qual a obra que fez no Clube, e inclusive hoje na BTV já "respondeu" a muitas questões sobre o futuro.
Outro que tem um espaço quase unipessoal na blogosfera e no qual já traçou as suas linhas mestras.
Mais para a frente poderei deixar questões pertinentes para os candidatos, mas primeiro é preciso dar tempo ao que aí vem.
Viva o Benfica.
Fernandes · há 251 semanas
Grupo 1: compromissos do mandato.
1. Compromete-se a disponibilizar online uma lista de medidas concretas que irá implementar, para os sócios acompanharem a sua execução ao longo do mandato? Nota: o Fernando Gomes faz isto no site da FPF.
2. Que medidas concretas se compromete a implementar para aumentar a participação dos adeptos/sócios na vida do clube, nomeadamente ao nível da transparência, organização e transmissão das AG's e processamento de propostas dos adeptos/sócios?
3. Compromete-se a criar um código de ética e transparência com consequências claras para quem o infringir?
4. Considera que eleições democráticas são compatíveis com um número de votos diferenciado entre sócios? Considera democrático que um presidente do Benfica seja eleito com um número inferior de votantes, como aconteceu nas últimas eleições do Sporting?
5. Compromete-se a colocar a equipa de futebol feminino a treinar e jogar no Benfica Campus nas próximas duas épocas?
Modalidades:
1. Sendo o orçamento do clube discutido e votado pelos sócios em AG, compromete-se a revelar no relatório e contas os orçamentos das equipas profissionais das modalidades (ou de cada secção), como acontecia no passado? Acredita que é possível questionar a direcção sobre a gestão que faz do dinheiro sem saber onde ele é gasto, e como esses gastos têm evoluído?
2. Sabendo que hoje o Benfica tem, nas modalidades de pavilhão, 5 equipas masculinas profissionais, e 5 equipas femininas amadoras, compromete-se a profissionalizar uma das 5 equipas femininas até ao final do mandato, ou acredita que o profissionalismo deve continuar a ser um exclusivo das equipas masculinas?
2.1 Que medidas específicas se compromete a implementar para aumentar a competitividade das equipas femininas das modalidades?
3. Considera que o nível actual da formação é aceitável, tendo em conta as limitações do país e do clube, ou vai exigir aos responsáveis das modalidades que o Benfica apresente um nível de excelência na formação similar ao que existe no futebol, sabendo que Portugal, em masculinos, é campeão europeu de futsal, campeão mundial de hóquei e ficou em 6º no europeu de andebol?
Que medidas específicas vai tomar para aumentar substancialmente o peso da formação nas equipas de pavilhão?