Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Benfica 3 - 2 Farense - Rescaldo


Provavelmente o pior jogo desta nova temporada. Bem pior que com o PAOK. No caso do PAOK tivemos oportunidades para matar o jogo na primeira parte e não o fizemos, neste jogo embora a primeira parte não tenha sido péssima, não foi bem jogada e durante cerca de 25 minutos da segunda parte andámos literalmente aos papéis. Não foi de todo um bom jogo nem perto disso, a equipa nunca foi capaz de pressionar como fez nos dois últimos jogos nem de criar oportunidades de golo. Valeu pelos três pontos e pouco mais. 

Depois ao que parece o nosso treinador resolveu trazer um elefante para dentro do balneário que aliás é a sua especialidade. Não é novidade nenhuma que não gosto de Jorge Jesus, ontem ele voltou a mostrar o porquê. Como aliás já tinha mostrado na antevisão do jogo. A incapacidade de JJ de trabalhar com aquilo que tem é gritante e a capacidade que o JJ tem de mostrar ao balneário que não está satisfeito com o que tem é alarmante. Ao contrário de alguns eu não acho que seja indiferente para os jogadores ouvir o "chefe" do balneário dizer que precisa de mais este ou aquele jogador. A antevisão de JJ foi intensa em declarações do treinador sobre transferências, ontem na conferência pós-jogo foi a mesma coisa. Ponto prévio, nunca achei que o Benfica precisasse de mudar metade da equipa ou mais de metade como muitos. O grande problema do JJ é que não sabe trabalhar com nada do que tem e precisa sempre de tudo à sua maneira, é a definição daquilo que para mim não deve ser um treinador. Como disse ontem aos meus colegas escribas, já tenho saudades de um treinador que se diga feliz com o plantel que tem. Como por exemplo Rúben Amorim fez ontem. Certamente está a mando do Varandas.

Outra coisa que me fez tremenda confusão, mas não espero ter muita gente com a minha opinião, foi a avaliação feita de Otamendi. Os jornais de hoje e os comentadores de ontem foram peremptórios: Otamendi teve uma péssima exibição. E levaram as declarações de JJ como prova disso mesmo. Eu vou acreditar que JJ não é burro e quando falou em precisar de mais um central tinha a ver com a lesão do Jardel. O Benfica passou os últimos anos a ver os seus adeptos exigirem à direcção do clube um central experiente e de créditos internacionais. Temos neste momento Vertonghen e Otamendi, dois jogadores com uma carreira recheada de jogos internacionais, tanto pelos clubes como pelas selecções. Otamendi com mais de 40 jogos por época nos últimos 5 anos, Vertonghen com mais de 30 jogos nas últimas 13 temporadas. Os dois no melhor campeonato do Mundo e em equipas de topo. Titulares das suas respectivas selecções, Argentina e Bélgica, duas das melhores do Mundo. Temos Ferro que ontem entrou muito bem e com excelente circulação e temos Jardel que não me parece longe de poder ser o nosso 4º central. Para além disso e em caso de recurso temos Morato, Weigl ou Samaris a poder jogar. Estou para ver quem será o central que venha acrescentar valor que esteja disposto a vir ser suplente de Otamendi ou Vertonghen. Isto traz-me à questão do Otamendi e do absurdo que é a leitura de que teve uma má exibição. A mensagem é clara, a ideia é simples: mandar desde já abaixo um reforço do Benfica. Desde que se soube que ele vem para o clube que a ideia é essa mesma. Otamendi fez um excelente jogo. É o primeiro jogo da época que faz, vem de paragem larga, nunca tinha jogado com esta equipa e estava com um outro jogador também ele a vir de paragem prolongada. A quantidade de cortes que fez na primeira parte foi impressionante. Se o Benfica manteve o resultado em 1-0 na primeira parte muito se deve a ele. Então porque é que os comentadores dizem o que dizem? Fez pénalti, falhou no golo de canto e deu o segundo? Eu direi doutra forma: este pénalti só é marcado porque é o Benfica, dou de barato que possa ser marcado falta embora toque primeiro na bola, mas só se marca porque é na área do Benfica. O canto em que sofremos o golo nunca devia existir, visto que ainda estamos para perceber porque o árbitro manda repetir o pénalti. E o lance do segundo golo é caricato porque há uma falta óbvia sobre o Otamendi que depois dá esse golo. No limite se um gajo levar um murro e deixar o avançado ir isolado, a culpa é do defesa ou é do árbitro que não marca falta?

Temos dois centrais de topo mundial. Coisa que aliás desde o tempo de Garay - Luisão não tínhamos. E estes aliás, têm bem mais currículo que esses dois tinham. 

Por fim, JJ continua a sua missão do avançado. Temos Luca e Darwin, temos Rafa e Seferovic, temos Gonçalo Ramos ou Pedrinho. Qualquer um destes pode jogar na frente de ataque. Se JJ não consegue tirar proveito do talento que tem no plantel é só uma demonstração daquilo que não é enquanto treinador. Já recambiou o Vinicius porque não lhe agradou as características do jogador (ainda estou para ver se Darwin é melhor que o Vinicius), só espero que Vieira não seja louco ou ridículo ao ponto de ir comprar o Bruno Henrique por mais de 10M€ só para satisfazer o treinador fetishe.

Posto isto, volto a frisar algo que disse no comentário à publicação da antevisão, é preciso sermos muito melhores e jogarmos muito melhor que todos os outros se queremos pensar em lutar pelo título. Este fim de semana viu-se isso. O jogo do Porto foi mais um cúmulo de arbitragem e ontem não foi diferente. Pénalti arrancado a ferros, repetição do pénalti sabe-se lá porquê, sete minutos de compensação num jogo que pouco ou nada teve de anti-jogo ou paragens. Somos de longe a melhor equipa, o melhor plantel e o clube com melhores condições para vencer, em condições normais não haveria discussão no título, em Portugal? Bem, em Portugal a coisa vai ser renhida.


Análise dos jogadores:

Odysseas (7) - Jogo complicado, com poucas ocasiões mas que Ody mostrou estar à altura. Defendeu dois pénaltis e mais um ou outro lance complicado, não teve culpa nos golos sofridos.

André Almeida (5) - Um jogo sem destaque. Algo pobre a atacar e relativamente seguro a defender.

Otamendi (7) - A quantidade de cortes de grande nível na primeira parte dão-lhe o destaque na defesa. Está claramente a necessitar de minutos, na segunda parte fisicamente ressentiu-se um pouco.

Jardel (6) - Sempre gostei de Jardel, ontem não fosse o azar da bolada na cara e teria uma melhor nota. Não me parece uma lesão que vá custar tempo de paragem, pareceu-me precaução a sua saída pelas tonturas que estava a ter.

Grimaldo (6) - Como o André teve pouco destaque, a defender mostrou debilidades porque mais uma vez parece estar quase sempre sozinho. A atacar fez a assistência para o 2-1 num centro teleguiado.

Gabriel (5) - Não esteve mal nos 55 minutos que esteve em campo. Também não foi decisivo. Não compreendi muito bem a tripla substituição e foi a pior altura do jogo do Benfica.

Pizzi (7) - Foi o patrão do meio campo e continua a mostrar que tem lugar nesta equipa, a sua capacidade de chegar a zonas de finalização é sublime. Marcou o golinho da ordem.

Everton (6) - Não teve um bom jogo. Muito discreto, muito apagado e parece ser um daqueles que JJ não vai tirar de campo. Devia ter sido ele a sair e não Rafa.

Rafa (7) - A par do Pizzi foram os que melhor tiveram no jogo nos melhores momentos da equipa, a defender esteve muito bem na ajuda ao AA, criando o primeiro golo à conta disso. Excelente assistência para o Pizzi.

Waldschmidh (6) - Mostra qualidade sempre que toca na bola. Vê-se que tem talento, muitas vezes ainda parece algo perdido em campo. Ontem não foi um grande jogo da parte dele, muito pelo contrário, mas esteve na melhor fase do jogo para o Benfica, as combinações com Rafa mostram que podemos esperar muito.

Darwin (6) - Tirando a assistência para o Seferovic não esteve quase em jogo. Muito perdido e apagado. Teve um ou outro remate mas pouco mais que isso. Se calhar deveria ter saído para entrar o Seferovic em vez do Luca, ou ter entrado o Gonçalo.

Weigl (4) - Entrou na pior fase da equipa e o Benfica custou em pegar no jogo com as três alterações duma vez. Não foi uma melhoria em relação aquilo que o Gabriel estava a dar à equipa.

Pedrinho (6) - Entrou a todo o gás, mostrou mais uma vez qualidade e querer. Ainda perde com alguma falta de objectividade mas se for trabalhado dará um bom reforço. Quando a equipa se encontrou após a tripla substituição (ainda demorou uns 10 minutos a isso acontecer) foi dos que mais trabalhou para isso.

Seferovic (8) - Entrou e marcou dois golos. E ainda podia ter marcado mais um. Sou daqueles que diz que quando começamos com ele é começar com menos um, mas para suplente? Continuamos à procura de um 3º, 4º ou 5º avançado quando temos um jogador como Seferovic que sempre que entra mostra trabalho.

Ferro (6) - Coincidência ou não, com a entrada do Ferro conseguimos melhorar e muito a circulação da bola e foi dele que nasce o lance para o 2-1. Bem nos passes de saída e bem defensivamente. Mostrou que pode muito bem ser o 3º central desta equipa.

Chiquinho (3) - Entrou, criou algum espaço e deu-se ao jogo, mas não teve tempo para fazer muito mais.


Apontamentos Finais

Temos a paragem para selecções agora e o campeonato recomeça com um jogo em Vila do Conde contra uma das melhores equipas do campeonato, enquanto isso o Porto vai a Alvalade, será certamente uma jornada muito importante. 
Nos próximos dias poderemos falar aqui um pouco melhor sobre o mercado de transferências que está a chegar ao fim. O Porto despachou dois titulares indiscutíveis e fala-se nos mais variados jogadores do Barcelona e Atlético de Madrid para virem para o Dragão. Veremos o que os próximos dias vão confirmar. Até agora está confirmado o Nanu ("Marcam-nos, compramos") e o Toni Martinez (ninguém fala da recusa de jogar?).
O Benfica é esperar para ver se vem mais o central ou avançado que o JJ tanto desespera.



E-goi