Como muitos sabem, e alguns muitas vezes tentam ignorar, a generalidade das minhas publicações são informativas e menos opinativas. Em meados do ano passado, trouxe ao blog, numa das minhas primeiras publicações os últimos 10 anos de conquistas desportivas do Benfica e das outras equipas.
Aquilo que hoje vos trago é uma espécie de atualização e de reorganização. Atualização porque temos mais um ano de desporto, reorganização porque o último ano foi muito atípico no que a troféus diz respeito e porque foi de facto o final duma década desportiva. Terminou recentemente com a final da Taça de Portugal de Basquetebol.
Não vou de resto fazer qualquer tipo de comentário em relação aos dados que vos apresento. E se da última vez vos apresentei vários gráficos e tabelas com toda a informação resumida, desta vez vou tentar fazer diferente e espero que resulte. A ligação abaixo partilhada será para um ficheiro de Excel onde poderão ter os seguintes dados:
- Informação sobre todos os vencedores das competições nacionais das principais modalidades em Portugal: futebol, basquetebol, hóquei, andebol, voleibol e futsal;
- Um resumo detalhado dividido por modalidade;
- Um resumo detalhado dividido por troféus;
- Informação sobre número de troféus/finais internacionais;
- Informação sobre percentagem de troféus vencidos.
Deixo para vocês e para os comentários a opinião sobre a performance desportiva do Benfica e rivais na última década nas mais variadas modalidades e no seu global.
Caso não consigam aceder ao ficheiro digam que tentarei resolver o problema. Espero que esteja a funcionar. Caso haja algum erro, não hesitem em apontá-lo.
Nota: adorei ontem as inúmeras notícias sobre o período alucinante de jogos que o Porto ia ter em 23 dias. Sete jogo. Loucura. O Benfica tem sete jogos em... 22 dias. Curiosamente não se fala em período alucinante de jogos.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
David Gonçalves · há 233 semanas
PS - Se incluíssemos Desporto no Feminino e Projecto Olímpico onde é que isto iria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Red 1 · há 233 semanas
Off Topic 1 Descanse em Paz Kulkov!
Off Topic 2 Descanse em Paz Sr. Angelo Martins e um OBRIGADO por tudo o que deu ao Benfica!
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Bicadas · há 233 semanas
Bicadas · há 233 semanas
David Gonçalves · há 233 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 233 semanas
Quanto ao quadro/resumo, é igual ao meu (eheheheheheeh).
Pode verificar-se que há um decréscimo de títulos no ultimo quadriénio, o que até é bastante admissível em futsal e Andebol, dada a diferença de investimento de SCP e FCP.
Em Basquetebol e Futebol passamos de um período hegemónico para um período de apagamento, sendo que no Voleibol continuamos a dominar.
Ganhe quem ganhar as eleições, que possa fazer do seu mandato um mandato desportivo, como afirmou Vieira.
Existem condições para isso, porque o Covid calha a todos, e os nossos orçamentos serão superiores, e vamos defrontar 2 clubes com grandes dificuldades económicas e financeiras, sendo que o clube do Porto já devia ter declarado insolvência, e descido de divisão.
No futebol, que é a mola real do Clube, o Benfica tem condições para exercer um domínio do tipo Bayern/Olympiakos, e tentar repor aquilo que existia em 1994 - mais Campeonatos Nacionais que os outros clubes juntos, uma diferença para mais do dobro do clube do Porto, mais Taças de Portugal que Sporting e FCPorto juntos, e mais títulos internacionais que qualquer clube nacional ( obviamente que serão precisos provavelmente muitos mandatos para a questão dos titulos europeus).
Viva o Benfica.
Chakra_Indigo 84p · há 233 semanas
ahahahahaah, fartei de rir, ahahahahah
https://hugogil.pt/video-3-canais-1-diretor-de-ca...
Viva o Benfica
Fernandes · há 233 semanas
Como o quadro é dedicado à área desportiva, acrescento dados muito relevantes do último mandato (o que está em discussão nestas eleições):
Primeira Liga: 2 campeonatos em 4, 1 dos últimos 3.
Treinadores: 4 desde 2019.
Treinador actual: 1 apuramento para as eliminatórias da Champions em 9 participações.
Aproveitamento desportivo de uma academia de de top mundial, em 2020: zero titulares.
Prestações europeias:
Ranking UEFA em 2016: 6º.
Ranking UEFA em Out. de 2020: 23º, com Porto em 18º e Shakhtar em 15º.
16/17 Oitavos da Champions.
17/18 Zero pontos na Champions.
Derrota histórica com o Basileia, 5-0.
Derrota em casa com o Basileia, 2-0.
Resultado agregado dos 2 jogos com o Basileia: 7-0.
18/19 Eliminado da Champions em 3º, a 5 pontos do Ajax.
Liga Europa: eliminado por Eintracht Frankfurt.
19/20 Eliminado da Champions em 3º, em grupo com Zenit, Lyon e Leipzig.
Liga Europa: eliminado por Shakhtar com 1E/1D.
20/21 Eliminado da Champions pelo PAOK.
Objectivo mínimo na Champions, oitavos, falhado nas últimas 4 épocas.
Enkosa · há 233 semanas
Manuel · há 233 semanas
Se esta diminuição deixa satisfeitos os benfiquistas, então contentam-se com pouco, principalmente porque ostentamos nestes últimos anos todos os títulos económicos e financeiros.
No Benfica não existe uma relação direta entre melhores resultados financeiros - mais resultados desportivos.
JorgeSilva 52p · há 233 semanas
Analisando o último mandato vemos que excepto Voleibol e Futsal, estamos em trajectória claramente decrescente.
No futebol, não tivesse aparecido um miúdo maravilha, Félix, tinhamos apenas 1 campeonato.
Edson A. Nascimento · há 233 semanas
E qual terá sido o crime lesa-pátria do velho Simões e do RAP? Não votar no LFV. Digamos que o Rui Dias é muito BTV, o que não é propriamente um elogio, nem uma novidade.
Para além do mais, apresenta-se como informador-mor mas não sabe, ou não quer saber, que não há informação asséptica, como aliás se confirma por este arrazoado mal apurado e mal parido.
Sobre o facto do LFV ter finalmente apresentado o seu programa, diria que só faltava esta para o homem cagar completamente nos sócios e adeptos. É que para mim estes documentos são importantes. Não tanto pelo exercício em si, mas pelo facto de ser uma forma simples e eficaz de aumentar o escrutínio e a monitoria sobre o mandato. Se o homem ganhar, cá estaremos para avaliá-lo segundo as suas próprias promessas. É isto que mais me interessa.