Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Foi Vieira que venceu, não foi o Benfica



Não querendo fazer duplicação de assunto, gostaria de dar a minha opinião mais detalhada das eleições e como tal seria mais complicado fazê-lo num comentário à análise do Nuno. Análise essa que na generalidade concordo. Vou se calhar ser um bocadinho mais polémico mas também qual seria a graça se não o fosse.

Quem venceu não foi o Benfica, foi LFV. Foi o Rui Costa. Quem perdeu foi Noronha, foi o Vitor Paneira, foi o Simões, foi o Ricardo Araújo Pereira, foi o Bernardo Silva, foi o Isaías. Tive pena de RGS. Pena não no sentido irónico ou mal dizente, literalmente pena. Pena porque nestes últimos 2 meses mostrou mais do que nos últimos 4 anos sobre como até poderia ser uma alternativa credível. Tive gosto, não gozo, de ver aquela gente da campanha do Noronha perder. RGS falhou a toda a linha na forma como se expôs ao confronto, mostrou não ter o mínimo respeito pelo Benfica, pelo Presidente do Benfica, pelos profissionais que trabalham no clube mas era ele o projecto. Era uma iniciativa dele. Percebia-se que o projecto era ele e pouco mais. Não teve financiamento para a campanha, notou-se a falta de recursos. Espelhada na quase inexistência de campanha nestes últimos meses que até lhe trouxe alguma credibilidade mas que fez com que a campanha de Noronha angariasse os descontentes todos para si. Noronha por outro lado percebeu-se perfeitamente que era apenas um testa de ferro de algo por trás dele, apareceu-se do nada a poucos meses das eleições com recursos ilimitados de campanha, aparecia praticamente o mesmo número de vezes que o Luís Filipe Vieira, o que é obra, e as noticias da sua campanha eram constantes, bem mais que as de Vieira. Ou era o Isaías a dizer que os benfiquistas lhe tinham de pagar os golos que tinha marcado pelo manto sagrado, ou era o Vitor Paneira a gritar que não era só campeão europeu que queria ser mas um Benfica a esmagar tudo e todos, ou era o Bernardo Silva no Twitter, ou o Ricardo Araújo Pereira a dar-lhe uma respostas para ele ler. Culminou com a agregação do Benitez à sua banda. Aliás, já se percebeu que o Noronha saiu de cena tão rápido quanto apareceu, dando já a entender que só veio para ser Presidente e não para andar por aí. Eram obviamente interesses grandes por detrás desta gente, que tinha pessoas que admiro mas que na generalidade fico feliz por não ver no Benfica. Queixaram-se do PMAG substituto por ter dito que quem mandava ali era ele mas não se importavam de ter um PMAG como Benitez que andava a partilhar fotos do LFV como Hitler. Noronha nas últimas semanas mostrou ser pior que o pior dos RGS desta vida.

Portanto é um dia que estou satisfeito com a democracia no meu clube. E mais ainda quando a vitória é tão esmagadora que o número de comentários até agora no blog é pequeno. É parecido a quando o Benfica ganha os jogos. A realidade é que estavam todos mortinhos para que o resultado fosse renhido, talvez LFV até não chegasse aos 50% e as outras duas listas juntas pudessem ter mais que ele. A realidade é que as filas de espera ontem deram alento, esperança que afinal a mudança estava a chegar. Porque razão iriam sair todos de casa e ficar 4 horas na fila para votar? Só podia ser para mudar. Para acabar com este Benfica de rastos. Não esquecer que o Benfica já teve eleições que terminaram com candidatos a menos de 3 pontos percentuais de distância um do outro. Esta não é uma vitória minoritária. A realidade é que o Benfica não está de rastos e os benfiquistas souberam mostrar que numa altura de pandemia e de incerteza, a continuidade de um projecto que nos últimos 7 anos venceu 5 campeonatos é a única solução. E não foram poucos os que saíram para dizer que querem a continuidade. Votaram na continuidade mais de 22 mil sócios. Quase tantos como o recorde de votantes até então. A continuidade venceu em todos os escalões de sócios. Afinal as casas do Benfica não ganham eleições. Afinal os mais jovens também querem a continuidade. Mas desengane-se quem ache que a guerra interna ou guerrilha vai parar. RGS já mostrou que se vai retirar e parece-me óbvio que o seu braço armado vai acalmar o discurso. Veremos mais publicações do Benfica GB ou do Eagle certamente, e menos do Scaramanga. Quanto à lista de Noronha ou Benitez, irão desaparecer os testas de ferro que só apareceram a poucos meses das eleições mas os interesses continuam cá. Continuaremos a ver personagens na comunicação social todas as semanas a preparar a eleição de 2024 para um novo testa de ferro. Não nos esqueçamos que o Benfica tem milhões em capitais próprios, é uma empresa com vários milhões de euros de lucro nos últimos anos e está mais apetecível que nunca.

O Benfica sempre foi aquilo que os sócios do clube quiseram que fosse. Ontem o Benfica mostrou uma capacidade de mobilização que mais nenhum outro clube conseguiu mostrar no panorama nacional. Ontem LFV mostrou mais uma vez porque é que este Benfica é muito mais dos sócios agora do que alguma vez foi. O Benfica teve mais de 4 mil votantes espalhados por este Mundo fora a participar neste acto eleitoral. E uma das principais acusações que se fazia ao Benfica de LFV era de estar a tirar o clube dos sócios. Se há prova cabal de que isso é a mais pura das demagogias, essa foi dada ontem. Nunca na história do clube tivemos tantos sócios a votar e a participar activamente na eleição duns órgãos sociais do clube. 

Gostava muito de ver quem durante estes meses todos andou a criticar se chegasse à frente. Procurasse consensos e união. Agora sim, querem mudar os Estatutos? Bora lá. Vamos debater o tema. Não é a meia dúzia de meses das eleições. O que me parece é que estas "oposições" vão deixar de falar abertamente enquanto oposições, vão-se camuflar pelos meios de comunicação social e esperar pelas próximas eleições. Não espero um Benfica muito diferente, nem espero uma comunicação muito diferente. Espero o começar de um ataque a Rui Costa, que já começou na campanha. É ele o rosto da continuidade e será ele, muito provavelmente o rosto de uma candidatura daqui a 4 anos com Vieira a apoiar. 

Foi Vieira que venceu, e venceu em toda a linha. Foram largos anos de campanha anti-Vieira para o retirar do poder. E não foram capazes de chegar sequer perto. Não deu sequer para contestar qualquer coisinha. Isto não era um jogo do Benfica. O Benfica não deveria ter nada a ganhar ou a perder com uma eleição aos órgãos sociais. Espero que Luís Filipe Vieira cumpra aquilo que disse e que saia em 2024. Seguramente deixará o clube muito melhor do que aquele que encontrou. Se tudo correr como todos os benfiquistas esperam deixará o clube com mais troféus do que Pinto da Costa no mesmo período de tempo. O que será um feito extraordinário e que só por si deveria ser relembrado como um dos melhores Presidentes que o clube já teve. O Presidente que foi contra o Sistema instalado e o derrotou.  De todos, um. Contra tudo e contra todos.


Nota: Não deixem de ler e comentar a opinião do Nuno na publicação anterior. 

Nota 2: O mais importante de hoje não é nem nunca foi quem saía vencedor das eleições de ontem. O mais importante de hoje são os 3 pontos para a Liga Europa. Onde todos nós, enquanto benfiquistas, deveríamos apoiar incondicionalmente a nossa equipa.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi