O nosso colega benfiquista e leitor David Gonçalves na altura quando coloquei os resultados desportivos das equipas séniores masculinas desafiou-me a fazer o mesmo para o sector feminino e para o projecto olímpico. No caso do projecto olímpico não é de todo fácil mas para o sector feminino é mais ou menos igual ao que foi feito para o masculino.
Sendo assim, aceitei o desafio e fui procurar perceber como estava o nosso clube nessa matéria. Como já sabemos, o Benfica é o único clube em Portugal que tem sector masculino e feminino nas seis principais modalidades (futebol, futsal, hóquei, basquetebol, andebol e voleibol). É por isto que eu não concordo com o Chakra quando ele acha que não se deve comparar clubes por eles não terem o mesmo número de modalidades. Eu sou da opinião que não se deve fazer uma comparação directa mas é de enaltecer a capacidade do clube de conseguir ter todas as modalidades e nos dois sectores. Por exemplo, no sector feminino o Porto só está a competir no voleibol, e foi porque "comprou" uma equipa, que por sinal era das melhores no sector e nas duas competições que entrou venceu. Será que tem mais mérito que um clube que entrou nesta década em mais de 50 competições? Eu acho que não.
As notas de destaque são o hóquei e o futsal. O Benfica tem o domínio completo das modalidades, muito cimentado pelo facto de serem as modalidades que estão há mais tempo em funcionamento. O basquetebol é o que mais dificuldades tem tido nos últimos anos, o andebol e voleibol só este ano conseguiram chegar ao primeiro escalão visto terem sido criadas há pouco tempo (subindo todos os anos) e o futebol venceu todas as competições desde que foi criada.
Deixo o mesmo que deixei para os masculinos:
- Um resumo detalhado dividido por modalidade;
- Um resumo detalhado dividido por troféus;
- Informação sobre número de troféus/finais internacionais;
- Informação sobre percentagem de troféus vencidos.
Nota para as competições de futebol, a Taça de Portugal e a Taça da Liga da época de 2019-2020 ainda estão em curso e serão terminadas durante o ano de 2020. Com o Benfica na final das duas competições.
É com orgulho de benfiquista que vejo o clube apostar forte estes últimos anos nas modalidades femininas.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
David Gonçalves · há 231 semanas
PS 1 - Agora, já na casa dos 70, é praticamente impossível abandonar este meu feitio emotivo e crédulo
PS 2 - Isto não significa que seja parvo
PS 3 - O PS 1 e o PS 2 explicam porque não comentei a última reflexão, acerca das eleições, do Nuno Martins e as do Rui Dias
VIVA O BENFICA
Rui Dias 101p · há 231 semanas
E não falo sequer na questão Olimpica e nas outras modalidades que o Benfica tem. Como por exemplo o raguebi, rugby, râquebi? ahah
Nestas coisas, os títulos são importantes, mas não é o mais importante.
Quanto aos P.S. .... deve sempre participar, seja para concordar seja para contra argumentar algo que possa não estar de acordo.
David Gonçalves · há 231 semanas
Elsa 64p · há 231 semanas
De facto o Benfica não é só a equipa de futebol sénior, é muito mais do que isso nomeadamente no papel que um clube pode e deve ter na Educação de uma sociedade.
E com muita razão afirmas, "nestas coisas os títulos são importantes, mas não é o mais importante."
A aposta do SLB nas modalidades e no feminino neste caso, é testemunho disso mesmo, ainda que exista um imenso caminho a fazer quanto à aproximação dos adeptos às modalidades. A mim doí-me a alma só ver os pavilhões cheiros em jogos contra o FCP ou o SCP.
Rui Dias 101p · há 231 semanas
O Benfica neste momento é um clube único no que a modalidades diz respeito.
Red 1 · há 231 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Rui Dias 101p · há 231 semanas
ruimfms@gmail.com · há 231 semanas
Fernandes · há 231 semanas
No basket seria fácil profissionalizar a equipa, pois estamos a falar de 7/8 atletas+formação. O voleibol feminino também pede uma evolução, pois a variante feminina é muito maior que a masculina e tem Porto e Sporting no campeonato.
O futebol é outra realidade, que não pode ser comprada às modalidades. A direcção, apesar de um forte investimento inicial, que chegou com atraso, insiste numa mentalidade ultrapassada, com a equipa a treinar e jogar num estádio decrépito, enquanto as equipas femininas são cada vez mais valorizadas em toda a Europa a todos os níveis. O Tottenham, que está longe de ser uma potência europeia, foi buscar a Alex Morgan.
É um problema cultural, como se tem visto com Porto e em menor grau no Sporting (relembro as míticas declarações de Ricciardi sobre o tema), e agora vai ser extremamente complicado apanhar o comboio europeu. A FPF tomou decisões horríveis esta época, por isso o futuro do futebol feminino não é nada risonho, a não ser que a mentalidade comece a mudar.
Regressando às modalidades para finalizar, estes objectivos estão perfeitamente ao alcance nesta década, haja vontade: Champions de hóquei (várias). Finais na Challenge de andebol/voleibol. Eliminatórias da EuroCup (quando possível). No futsal feminino, que para mim é a melhor equipa entre todas das modalidades, a FPF vai melhorar drasticamente o campeonato, o problema é que a UEFA e a FIFA estão a dormir, por isso resta esperar por melhores dias.
Quem puder apoie estas equipas ao vivo. Elas merecem, e é ao mesmo tempo um incentivo para a direcção reforçar o investimento, e o Benfica ser cada vez um exemplo nesta área.
PS. Parabéns Paços.
Chakra_Indigo 84p · há 231 semanas
o hóquei feminino é muito difícil porque as equipas espanholas levam um avanço significativo.
reforçar o investimento, com a diminuição de receitas por causa da pandemia não deve ser possivel.
Penso que devemos é tentar criar melhores condições para a equipa feminina de futebol treinar e jogar.
Eu estive várias vezes nos balneários da Tapadinha (já foi há uns bons 10 anos) e até baratas lá havia.
Viva o Benfica.
Viva o Benfica.
Rodolfo Dias 80p · há 231 semanas
Fico contente quando as nossas meninas ganham, mas não acompanho.
Talvez por culturalmente e ao longo de muitos anos não ter havido desporto feminino de alto nível.
Chakra_Indigo 84p · há 231 semanas
O Benfica como motor do desporto em Portugal tem feito um trabalho meritório para a divulgação da vertente feminina.
Nestes tempos de pandemia, e isso refletiu-se no ultimo orçamento do Clube, não é fácil manter o desporto amador e o desporto feminino. Embora muitas das modalidades amadoras são tudo menos amadoras.
Eu tive funções de direção no basquetebol, e já há muitos anos que os clubes têm nos seus planteis "amadores" muitos profissionais, bem pagos, e que convivem com miúdos da formação que não recebem quase nada, e outros semi-profissionais, os normalmente segundas linhas.
No Benfica concretamente, quando o meu filho jogou até chegar à equipa B, já havia miúdos a receber uma bolsa de valor relevante. Outros nada recebiam, e outros, como o meu filho, tinham os transportes e a faculdade paga.
Nos seniores, os miudos da formação já recebiam um valor consoante a sua valia desportiva.
Mas nos clubes pequenos o panorama inclui salarios e bolsas em atraso, desde os directores até aos jogadores.
Tive um colega que já tinha 2 anos de subsidio em atraso.
Para concorrer na europa já temos de ter orçamentos de profissionais e uma estrutura organizativa evoluida, e o feminino é sempre desvalorizado, porque o retorno é quase que exclusivamente de imagem e de factores sociais.
Viva o Benfica.
PS_ quanto a comparações, acho bem que se façam comparações com outros clubes ecléticos, mas o que eu defendi noutros posts é que essa comparação, em termos aritméticos, não deve ser feita na globalidade para podermos comparar palmarés. Obviamente que um Clube com mais modalidades em principio terá melhor palmarés global que outra com menos. Como por exemplo o Sporting com os seus títulos em Tiro com Arco Recurvo e Goalball.
Chakra_Indigo 84p · há 231 semanas
-Grande noite na Luz na quinta feira. Eu não gosto nada de ver jogos no 1º anel, mas já tinha saudades do cheiro da relva, ahahahahaha. Não percebo porque estão 2 aneis vazios, a lotação podia ser muito maior que não haveria problemas.
Os nossos 2 centrais são uma dupla com uma experiencia que só vendo ao vivo - os pequenos encostos ao avançado, a colocação, as "ordens" aos colegas, o passe sempre limpo, o desarme sem falta, o porte altivo e seguro, de muitas grandes batalhas.. Um grande upgrade ao passado recente.
Em certas alturas pareceu um jogo treino com uma equipa B, tal a superioridade.
O Jesus é o oposto de Lage e RV, sempre interventivo, mas notei maior calma do que nos seus primeiros anos.
deve-se a ele a evolução do gabriel, que já não inventa tanto.
Entretanto, ainda estou cansado de ver o Darwin, o homem parece que tem pilhas duracell, eheheheheh
_Ontem, uma vergonha aquilo que se passa no futebol português. Um clube levado ao colo, e que ainda por cima tem um treinador que só acaba um jogo sem ser expulso quando os arbitros fingem que não o ouvem.
Como é possivel um resultado que devia ser de 3-0 ao intervalo, com uma expulsão para o clube do porto, ser aldrabado para 2-1???!!!
Parece que o Sporting finalmente acordou para a vida, e percebeu que tem andado focado no rival errado.
Um clube que está na falencia deve ser expurgado de poder fazer concorrência desleal, e de competir numa Liga profissional.
Espero que a direcção tenha finalmente enveredado pelo caminho da confrontação com o clube corrupto, e que faça o trabalho que se impõe para trazer justiça e seriedade à arbitragem.
Viva o Benfica