Vencedor: O Benfica.
Segundo o Observador (todas as citações são dessa fonte): "poucos conseguiriam antever uma votação de quase 40.000 associados (38.102), cerca de 15.500 a mais do que o anterior recorde – que era também registo máximo entre clubes nacionais, na eleição de 2012."
Uma extraordinária demonstração de vitalidade e ativismo democrático do Benfica e dos seus sócios… contra todos os spins vertidos pelos que só sabem falar mal... Houve votantes de todos os cantos do mundo… sendo que "apenas" 13922 foram no estádio!
Esperemos que desta demonstração resulte um clima melhor...
LFV - Candidato vencedor
Na eleição mais concorrida de sempre… venceu a todos os níveis! Em todos os escalões, em votos e votantes. Nunca, ninguém, teve tantos votos e votantes.
A realidade, como sempre, foi o teste do algodão: os anónimos não votam, os "avençados" têm 50 e 20 votos.
"Luís Filipe Vieira ganhou em todas as categorias de votos incluindo quem tinha apenas um voto, onde somou 4.900 votos contra 3.464 de Noronha Lopes. Se nos cinco votos ainda houve algum equilíbrio (11.870-10.290), foi nos associados com 50 votos que se fez sentir mais a diferença (241.050-119.200). Para completar este parâmetro, nos 20 votos a diferença foi 213.840-128.620."
JNL - Candidato derrotado
Teve uma excelente prestação… prejudicada por se associar a um candidato como Benitez e por alguns apoios que teve. Pelos vistos, para quem votou nele, tem uma enorme legitimidade pelos votos que obteve… legitimidade que negam a quem teve o maior numero de votos expressos e o maior numero de votantes numa eleição desportiva em Portugal.
Aproveitou a campanha negativa e de desgaste feita por RGS... aproveitou a campanha de benfiquistas que deveriam defender o Benfica em programas de Tv (mas que afinal tinham explicação para os maus desempenhos) e sendo "co-optado" por estes benfiquistas revelou-se, para mim, uma excelente alternativa. BS enquanto Eusébio não resultou.
Vamos esperar que os seus apoiantes não se assumam como "brunistas do Benfica".
RGS - Ideias e atitudes arrasadas!
Estava totalmente errado. Ganhou aos votos em branco. Mea culpa… votei em LFV e não em branco como tinha "prometido".
Arrasado! Ele e todos os Shadows e Viriatos que se julgam interpretes do "benfiquismo"... todos aqueles que julgavam que era com maledicência, com acusações e a replicar as mensagens de FJM. A falta de noção desta gente é tal que andavam a chamar Abilio a um candidato que obteve 21x mais votos! A falta de noção desta gente ´é tal que queriam que JNL se juntasse a RGS.
Se os apoiantes-exemplo de JNL não defenderam o Benfica… os de RGS atacaram o Benfica!
Votos em branco - Perderam para RGS!
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Paulo Nunes · há 231 semanas
Fernandes · há 231 semanas
Parabéns a Noronha Lopes, que apareceu do nada e deu esperança a muitos benfiquistas que é possível ter um Benfica mais transparente, mais democrático, com mais ética. Agora Vieira tem de ter uma oposição muito mais presente, seria muito mau se estas eleições fossem um cheque em branco. É preciso estar muito atento às OPA's e alterações nos estatutos.
Para a história fica o recorde de votos, filas de horas numa eleição mal organizada na Luz, uma contundente vitória de Vieira e a imagem profundamente antidemocrática da BTV a censurar as listas da oposição enquanto fazia uma campanha incessante para lista da direcção. Ah, e o posicionamento do Bernardo Silva, que provocou um esgotamento nervoso em algumas cabeças.
Mas nem tudo é mau do lado da direcção, como é óbvio. Gostei muito de ouvir o Rui Costa, que defendeu a sua posição com dignidade.
Elsa 64p · há 231 semanas
Concordo com a análise e, tal como o Nuno, acredito que o grande pecado de RGS foi quererem ser interpretes do "benfiquismo", extensível aos seus apoiantes mais acérrimos, digamos assim.
Já comentei no texto anterior, mas fiquei muito agradada com JNL, apesar de alguns aspectos menos bons, mas todos os candidatos cometeram erros.
LFV tem muito trabalho pela frente e, tal como o próprio disse ontem, tem que aprender com erros e não os repetir.
Confesso que só nos últimos dias estive muito indecisa quanto ao sentido de voto. Espero ter decidido bem e contribuído para um Benfica melhor.
De resto fiquei muito contente com a demonstração de vitalidade e grandeza por parte de nós todos, estamos de parabéns.
Manuel · há 231 semanas
Espero que Vieira cumpra a promessa de um título europeu (em futebol) que dificilmente será a LC mas pelo menos a LE e nunca essa terceira prova da UEFA que é anunciada.
Espero um mandato sem mais casos e processos judiciais e com mais respeito pelos sócios.
Umde603
Chakra_Indigo 84p · há 231 semanas
Os 20% de sócios dos que podiam votar, expressaram sem margem para outros considerandos que querem a continuidade da liderança de Vieira, mas que também há uma maior margem para alternativa, e que não querem uma alternativa como RGS, que já prometeu "remeter-se à insignificância" que a sua votação mostrou - eu como seu apoiante e votante, fiquei desiludido com o resultado, e acho que é uma lição de que o voluntarismo conjugados com a má comunicação não produzem resultado. Ao contrário da maioria, continuo a pensar que ele daria um grande Presidente.
Eu saio satisfeito, a campanha acabou, e agora que já não há candidatos temos de remar todos no mesmo barco, que é o Benfica.
Espero que a contestação que antes era legitima acabe, que Vieira consiga demonstrar que este é o mandato desportivo, e que a pandemia não nos traga dissabores graves, ou mais graves dos que agora existem.
A democracia é valida em todas as horas, e a maioria nem sempre tem razão, mas tem sempre legitimidade porque é fruto do desejo colectivo.
Gostei das palavras dos derrotados, a acabar com a polémica estéril da credibilidade da votação, e gostei das palavras de união do Presidente Vieira.
Para ele e a sua equipa desejo a maior sorte do mundo, porque a sua sorte é a sorte do Benfica.
E Pluribus Unum!
Viva o Benfica!
PS_ só para "meter nojo", logo vou ver o jogo na catedral, ahhahahahahaahahah
Manuel · há 231 semanas
Dos 90 e tal por cento para os 60 e tal por cento são 30 por cento dos votos que perdeu.
Isso demonstra o descontentamento de mais de um terço dos votantes, algo que não pode ser ignorado mas que o artista do dia encarnado simplesmente se esqueceu de referir.
Por isso é bom que Vieira entenda que os benfiquistas estão mais exigentes e que use este mandato para corrigir vários erros que cometeu.
Pedro · há 231 semanas
Jorge Silva · há 231 semanas
2. Mas foi uma estrondosa derrota de Rui Gomes da Silva. No fundo, a votação reflecte não só a sua falta de carisma, mas também a mensagem confusa e desconexa que foi passando ao longo do imenso tempo em que se anunciou candidato.
3. É uma derrota não só dele, mas também do blog que lhe deu guarida e que fez campanha por ele. Vem revelar também a insignificância dos blogs no contexto da comunicação em geral. São umas salinhas fechadas ,onde os seus "donos" gostam de se exibir e fazer passar a sua visão do mundo (benfiquista). Onde gostam de exercer o seu poderzinho, deixando passar apenas os comentários benevolentes e censurando tudo o que possa incomodar. Com poucas excepções.
4. Luis Filipe Vieira ganhou as eleições. Significa que a sua estratégia para o clube está certa? Os resultados indicam que 2/3 dos benfiquistas preferem jogar pelo seguro em vez de dar um salto no escuro. Mas 1/3 dos benfiquistas preferiam dar o salto no escuro. (E se a equipa de futebol estivesse com 5 pontos de atraso em vez de 5 de avanço?).
Esperemos que a reflexão sobre os resultados promova uma alteração do rumo do clube em certos aspectos, dando prioridade à vertente desportiva.
5. Agora é tempo de passar a bola ao Jorge Jesus e aos jogadores. Continuarem a trabalhar, fazendo um caminho seguro rumo a uma equipa mais forte e consistente. Vamos precisar dela para ganharmos este campeonato e para recuperarmos alguns lugares no ranking da UEFA.
E é tempo de os apoiarmos!
Saudações benfiquistas,
Jorge
Red 1 · há 231 semanas
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
lampiaogrande · há 231 semanas
Francisco Costa · há 231 semanas
Em qualquer eleição, um candidato que reúna 50% + 1 dos votos, tem uma maioria absoluta.
joão carlos · há 231 semanas
mas depois vieira tem o mesmo género de apoiantes e ligações ainda mais perigosas e nunca o prejudicaram.
a comparação bernardo e eusebio não faz sentido, por um lado o bernado não apoiou ninguém pediu mudança e as suas posições já eram à muito conhecidas, basta ver o que ele disse da btv.
e por outro porque o eusebio durante vinte anos nunca tinha apoiado nenhum candidato até aquele momento, sendo que ele até era funcionário do clube.
o clima vai ser o mesmo até porque o clima não se deve a um só lado existem dois lados, e basta ver hoje os postes e comentários dos vieiristas para perceber que as posições estão extremadas e vão estar.