Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Mercado - uma análise global

"O mercado. Esse bicho-papão multifacetado, criador de pesadelos e de sonhos, que ocupa diariamente as parangonas dos jornais e que cria um sem fim de conteúdo (verdadeiro e falso) à volta dos clubes e dos seus ativos." Foi assim que o Braga definiu o mercado das transferências e eu concordo... É uma fase que a mim me enoja (tentei imenso utilizar outra expressão mas não consegui)... Desde fontes que estão secas, a programas e programas a debater o vazio, a patetas que criticam às 18h30 sobre um Lucas qualquer o que elogiavam as 18h20 porque o destino era outro, passando por leilões e novelas na sua maioria inventadas.


A sorte é que desde os verões de 92 ou 93 para cá, já conheço a narrativa... Em especial a dos últimos anos... "Benfica gastou, Sporting poupou mas o porto é que se reforçou". Pronto. Está resumido.


Mas este mercado, devido á pandemia, teve a particularidade de ser muito mais extenso e de ter muito mais histórias. Vou então passar pelas mais relevantes (para mim).

O Benfica investiu como nunca devido às eleições.
É fazer as contas... 



20/21 - 80,5M - Ewerton, Waldschmidt, Darwin, Otamendi, etc..


19/20 - 81,5M - RDT, Vinícius, Weigl, Pedrinho (para efeitos da argumentação "eleições" tem de ser colocado como investimento da época em que foi contratado), etc...

Depois há as teorias de "ah mas RDT foi flop"... Vá, mas estamos a falar de investimento ou de sucesso desportivo do investimento? Quanto disso depende do treinador? E quem nos garante que os deste ano não vão ser flops? Alguns serão de certeza!
E mesmo que, hipoteticamente, este ano tivéssemos investido, mais 1M do que na época anterior. Era verdade que tínhamos investido mais? Sim, era. Era significado e justificativo de absolutismos? Não!

Apesar de não ser verdade que o Benfica gastou mais... É inegável que existiu uma mudança na política desportiva. 
Eu discordo! Nunca fui "fanático da formação"... simplesmente acho que de deve dar oportunidades aos que já cá estão e só quando esses demonstram não servir se deve procurar fora... Exemplo? Ferro! Teve oportunidade... Não dá... Temos pena, vamos buscar fora sem rebentar o mealheiro (esta parte é fundamental).
Mas quem exigia investimento em jogadores feitos não pode criticar. Ou melhor... Pode... Porque a critica nunca foi á política desportiva mas um meio de atingir o presidente! Assim se contrata o A, devia ter sido o B... se contrata A e B, devia ter sido o C... Se contrata todos, "como fica a formação?"...

Cavani
Caso exemplar de rebentar o mealheiro! 
Boa contratação? Inegável. Ficava contente? Óbvio. Apoiava jogador? Sempre.
Encaixa no que eu apoio como política desportiva? Não! Nunca. Ainda bem que não veio... O Benfica não pode pagar 6 anos de tecto salarial (ou mais) a um gajo que joga 3! Acho que é tão simples de perceber. Queres o Messi? Quero. E depois de ter o Messi, o clube fecha?
Claro que poderá existir sempre uma ou outra excepção que isso não altera a regra.
Aqui, tive medo que LFV estivesse realmente sem noção do que estava a fazer e preferisse rebentar com o Benfica para ser reeleito.

Ruben Dias
O capitão vendido. 68M (dobro da valorização TM do jogador). Excelente negócio. Ponto. 


Reforça a importância de todo o trabalho de renovações que foi feito! (Embora depois os RGS's que dizem que não renovam a não ser no último ano venham criticar empréstimos devido às cláusulas de rescisão). Na época passada podia ter saído por 40M, foi recusado... Renovou, aumentou cláusula e... 


Façam as contas como quiserem, deu lucro financeiro e veio um DC de valor desportivo, no mínimo, semelhante!

Pelo menos acabou com a teoria do "LFV populista e que faz tudo para se manter no poder"... alguém que está disponível para deitar fora o bebé com a água do banho ficaria com o jogador.

Ewerton e Waldschmidt

Excelentes. Ambas.
Ewerton será daqueles que está cá 1 ano já não está cá (ou é flop e para o próximo ano é apontado como não investimento... Lol... A lógica escapa-me).
Waldschmidt... Vem com 1 ano de atraso! 

Vertonghen, Otamendi, Todibo
3 excelentes DC. 3 excelentes negócios. 1 será sempre classificado de flop, negociata, vieirice... Só jogam 2... Se fica Vertonghen de fora é porque foram buscar um velho, se fica Otamendi (foram buscar um portista), se fica Todibo (para jovens já tínhamos cá. Quem? Ferro. Que dizem que nem para 4o serve).


Darwin
Não percebo. 25M?! WTF.
Nunca um gajo da 2a liga espanhola pode custar esse dinheiro. 
Ou o gajo é muito bom, todos os scouts do mundo estiveram enganados e não podemos pagar 25M. Ou o gajo jogava no nível adequado para ele e não ser pode pagar 25M.
Parece-me que o gajo é bom... Não vale ser comprado por 25M para uma equipa portuguesa... E vai ser vendido facilmente por 50/60M para a premier league.

Florentino e Vinícius
Não concordo. Mas compreendo as justificações.
Vinícius se não é do agrado do treinador... Deve ser vendido... Não emprestado a uma equipa com poucas hipóteses de jogar.
Florentino... Para mim era titular ou jogaria muitas muitas vezes... Mas se preferiu sair... Temos de aceitar.

Gilberto
Contratação á JJ. Não tinha saudades nenhumas. Mas maus eram os Cádiz que com JJ nunca aconteceriam.

JJ
Normal. 
Excelente treinador... Muito mais experiente que o anterior no jogo do "eu ganho e a direção perde porque não tenho jogadores". 
No rescaldo do jogo com o Moreirense escrevi que poucas diferenças houve para muitos jogos da época passada a não ser a "exigência" dos adeptos... Que antes exigiam goleadas e não ficavam satisfeitos com as mesmas e agora com um 2-0 imaginam maravilhas futuras... Pois... Veio o Farense! E o DC titular da época passada não lhe serve! 

JM
(uma polémica do agrado dos benfiquistas)
No ano passado fizemos um post a destacar a importância de JM... Está lá tudo... A correlação da melhoria da situação financeira do Benfica e os negócios com JM.
Para quem não percebia a vantagem de trabalhar com JM (aceder a um mercado superior)... Deve ter ficado a perceber com o negócio do BF com o ManUtd.
Para quem não percebe que 10% é um valor baixo... Já devia ter percebido comparando com os negócios dos Raiola e outros, mas mesmo que não tenha percebido, o negócio do Fábio Silva terminou o desenho!
Depois há os "porque não vende o entulho por esses valores"... Para esses não há grande esperança! Se o gajo vendesse entulho acham que tinha acesso aos grandes clubes mundiais? Ele tem acesso EXATAMENTE porque não vende gato por lebre e porque se responsabiliza por não dar prejuízo nos negócios que correm mal. Mas hey... Ninguém está espera que quem tem esse argumento tenha 2 neurónios funcionais.

Rivais


Sporting ficou mais forte. Vendeu Acuna e Wendell... Mas o Pedro Gonçalves é uma excelente contratação. João Mário não imagino a ter influência naquele modelo de jogo. Perdeu Mathieu e essa é a única perda com significado.
O porto... Muito mais forte... Excelentes negócios. Carraça dá 15 a 0 ao AA. Só perdeu o capitão por 4M (excelente negócio... Aprende Vieira... Como sabemos 4>>>>68). Perdeu o marcador de bolas paradas o que no "FC cantos e livres" não é importante. Perdeu o melhor avançado no jogo aéreo em Portugal mas como sabemos o SC nem recorre ao cruzabol. O Zé Luís dos 12M sai valorizadissimo por 5M. O Nakajima não flopou. E contratou 3 trutas do fundo do banco da Premier league... Por empréstimo sem opção de compra... Sendo que Otávio, Sérgio Oliveira e Marega estão a 3 meses de serem jogadores livres. Excelente gestão. Lições de gestão para o Benfica aprender... Onde já se viu renovar antes de chegar ao último ano? (Votem RGS!)
O único ponto menos alto foi o Diogo Leite afinal não ter saído por 20M para o Barcelona, Valência, PSG, Inter, ou Juventus.

E-goi