Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Mendilhoes, Robertadas e e-mails

No post sobre os negócios entre Benfica e ATL surgiram algumas opiniões divergentes sobre alguns casos... O que era o objectivo. De qualquer forma não foi possível negar que numa visão ampla, estes negócios têm sido positivos, desportiva e financeiramente parte o Benfica.
Registei que grande parte dessas opiniões divergentes não eram sobre factos mas sobre a opinião do autor sobre o desempenho do Roberto (tão democráticos que não concebem que alguém possa achar que o jogador teve um desempenho mais ou menos quando eles acham que foi mau... Nem é que teve um desempenho bom... Só mais ou menos e eles já não toleram opinião diferente! Imaginem esta malta com poder... Decapitação a caminho!)... 

Já os restantes espaços de comentário, Twitter, blogs, etc... Voltaram a discussão dos famosos "mendilhoes"... Sim, aquela teoria que agrega simultaneamente quem acha que 15M é mais 14M do que valiam Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Diogo Gonçalves etc, e quem acha que 45M por miúdos que não têm 1m de equipa A é pouco (lógica não inclui Pedro Neto, ou outro que não seja da formação do Benfica).
 


Hoje que sabemos para quem trabalhavam os blogs que lançaram a teoria dos "mendilhões"... é ainda mais fácil explicar o motivo fundador desse teoria: AZIA de uns e INVEJA dos outros. (talvez isto tenha alguma relação com algum ódio personalizado ao jogador)

Na época áurea destas teorias da conspiração... Frequentemente visitava o blog "artista do dia"... E sempre questionei... Se grande parte dos rendimentos do Benfica era mendilhoes (ou seja, não existia na realidade) e ao longo de bastante tempo... Iria chegar o dia em que não iria haver dinheiro para pagar a quem trabalha e presta serviços ao Benfica. Sim, porque há um momento em que se não há dinheiro não há habilidade contabilística que pague ao Sr da relva, á Sra da limpeza, etc.
Nunca ninguém me conseguiu explicar como juntar mendilhoes e não haver problemas de pagamentos... 

O problema destas teorias da conspiração é que são provadas com fundamento em "hás-de ver"...

Hoje, passados uns anos... Sabemos quem tem dívidas a cai cão e a gato... sabemos ainda quem continua sobre vigilância do fair play financeiro... E sabemos quem tem "moral" para chegar ao balneário e dobrar prémios.


Hoje, passados uns anos... O Benfica teve 10gb da sua correspondência privada analisada por um clube criminoso e rival (1o criminoso, depois rival)... 
Foi revelado algum e-mail (truncado ou não) que mostre algo de suspeito no negócio do Roberto? 
Foi revelado algum e-mail (truncado out não) que mostre algo de suspeito dos negócios dos 15M? O Chico até mostrou e-mails relativos a estes negócios... LFV a dizer que BS não jogaria mais no Benfica... O Benfica a ceder o crédito de uma transferência em troca de um adiantamento... Mas a teoria não era essa... A teoria era: o Benfica não tem dinheiro e o JM adiantou... Aquilo é dinheiro de Monopoly.
O unico email em que JM surge referido é relativo ao negócio de Garay!



Alguém acha que se realmente esses esquemas existissem não haveria rasto informático ou a mínima menção a eles em 10 anos? Um simples "e como está aquilo com o JM" serviria a FJM para fazer todo o tipo de extrapolações...


Mais uma vez convido todos a darem a sua opinião. Aviso é que "cartilheiro", "vieirista" e outros que tal não têm poder argumentativo e são mais reveladoras das prioridades de quem acusa do que de quem é acusado! Não sejam como o Chico em tribunal...

Ps. na pesquisa para achar emails a envolver o JM encontrei isto:
Vai ficar difícil para alguma malta defender que JM não teve nada com a renovação de JF.

Comentários (13)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Quanto ao Roberto, já foi mais do que discutido no outro post e há que aceitar as diferentes opiniões.
Como é evidente comprar no AM é diferente de comprar directamente na origem, e é natural que saia mais caro!
No geral penso que os negócios com o AM têm sido bastante positivos para o Benfica, tanto desportivamente como economicamente.
Relativamente ao JM, a minha opinião divide-se em duas partes:
1ª Não gosto muito de agentes, porque acho que o seu trabalho consiste em tirar rendimento do trabalho dos outros; Ou seja os clubes têm o investimento de formar jogadores, pagando-lhes salários, dando-lhes condições de treino, e proporcionando-lhes condições para evoluírem, e dando-lhes uma montra para mostrarem o seu valor;
Em troca os jogadores retribuem com esforço, dedicação e talento, colocando o seu rendimento desportivo ao serviço do clube!
Embora compreenda o papel dos empresários, acho que a compensação que obtêm é muito exagerada em relação ao serviço que prestam. Acresce que, como maximizam os seus ganhos com as transferências, colocam muitas vezes os seus interesses à frente dos dos jogadores! Além de serem muitas vezes focos de instabilidade para clubes e jogadores!
Isto disto dito, passo à
2ª parte: O Benfica está sujeito às mesmas regras que todos os outros clubes, porque não é uma ilha, logo tem de negociar com agentes e não pode fugir ao pagamento de comissões. Nesse sentido é quase impossível não trabalhar com JM, pois trata-se de alguém com muitos contactos e que já intermediou grandes negócios, além de ter uma carteira de jogadores muito grande. Assim acho do maior interesse do Benfica manter boas relações com o JM!
Ou seja, as regras do mercado são essas e o Benfica não pode fugir delas! Pagamos muito em comissões! Sim, como toda a gente!
A história dos mendilhões, nem comento de tão idiota que é!
Quem tanto critica a relação do JM com o Benfica, poderia recordar-se que foi importantíssimo na venda de jogadores como Bernardo Silva, João Cancelo, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa, que permitiram que o Benfica tivesse condições para dar a jj planteis de topo, capazes de ganhar campeonatos e chegar a duas finais da Liga Europa!
Acho que todos reconhecem que, com jj, se aqueles jogadores não têm sido vendidos acabariam por nem rendimento desportivo ou nem financeiro!
Por isso considero que se foi importante a vinda de jj, foi igualmente importante que tivesse saído e não sei se não foi tarde!!
2 respostas · activo há 302 semanas
Não conheço nenhum negócio, em que a base não seja tirar partido do trabalho dos outros. O pescador pesca, arrisca a vida e o gajo da lota é que ganha a maior parte do dinheiro. No Caso Benfica - Gestifute nem sequer se assemelha, são só 10%. Acho muito pior a relação pescador - lota.
A minha perspectiva relativamente aos agentes é: se lhes pagam é porque eles prestam serviço! Se é demasiado... Tenho dúvidas... Afinal se houvesse um Zé a fazer o mesmo mais barato... De certeza que os clubes não iam pagar mais pelos lindos olhos do JM... E os jogadores igual, se um Zé lhes desse as mesmas garantias eles não abririam mão de valores que poderiam ser deles.
Depois critica-se o JM, mas ele tem acesso aos clubes que pagam muitos milhões... Veja-se o BF... Não basta fazer uma boa época se não tens quem te vá "apresentar" aos cubes que podem pagar.
Eu também não consigo entender o porquê de tantas criticas a JM quando o Benfica, com ele, faz praticamente sempre grandes negócios! A comissão que JM ganha é o resultado do entendimento entre as partes, ponto! No final das contas, quem fica a ganhar mais, é sempre o Benfica. A qualidade ou rendimento do jogador que chega ao Benfica por seu intermédio, isso é diferente; Mas acho que faz parte do departamento de scouting do Clube, de verificar se o jogador em questão tem (ou não) qualidade para jogar com a camisola do Glorioso. Roberto deu algumas "galinhadas" mas o Odisseias e o Svilar também as deram e "apenas" se falou nisso no café entre amigos!
Se me permitem e ainda repeitante aos emails e ao chico esperto lá do norte, em que ponto estamos quanto ao hacker pinto (que não se ouve mais nada sobre ele) e quanto aos outros processos, principalmente, contra os corruptos e o cashball? A justiça partiu de férias? Obrigado.
1 resposta · activo há 302 semanas
Exato Edu... E como Lfv reconheceu... O Benfica diz para o jogador X vendemos por y€... Depois ele arranja ou não, tal como os outros... A diferença é que ele tem acesso a quem pode pagar!

Quanto a justiça... Está a fazer o seu caminho... Tranquilidade.
Para mim é fácil explicar a crítica direcionada a Jorge Mendes.

Jorge Mendes é mais um alvo comum da oposição e de toda a rede Dragarta.

Da oposição, porque com Jorge Mendes a vida de quem quer um dia ser presidente complica.
Aqui as críticas variam entre mendilhões, percentagens absurdas pagas e circuito de vendas Jorge Mendes & amigos.

Nos Dragartos, é do conhecimento público que Jorge Mendes já trabalhou com o FC Porto (fez várias das maiores vendas do FC Porto) e agora só esporadicamente faz algum negócio... já na parte esverdeada da aliança, já houve várias insistências de aproximação e estreitamento de relações mas sem efeito.
As criticas aqui são as mesmas acima transcritas, com pózinhos de algo criminoso com LFV metido ao barulho como beneficiário directo.

O que eu sei e que todos sabem, é que sem Jorge Mendes este negócio não seria possível.
O que eu sei é que desde que trabalhamos com Jorge Mendes, as nossas vendas dispararam em valores.
O que eu sei é que desde que trabalhamos com Jorge Mendes, o passivo tem diminuído e as contas bancárias respiram saúde.
O que eu sei é que desde que trabalhamos com Jorge Mendes, os nossos rivais estão pelas ruas da amargura em planteis e contas.
O que eu sei é que desde que trabalhamos com Jorge Mendes, temos a melhor década da nossa história e planteis sempre competitivos.

Com tudo isto, não quer dizer que não tenhamos supervisão em tudo o que se passa no Benfica e ver com olhos de ver todas estas contas. Faz parte!

PS: Achar que 120M€ por um miúdo que jogou 6 meses no Benfica é uma má venda é de chorar a rir.
Para mim é uma venda impensável para o nível do futebol português e levará décadas a ser batida.
3 respostas · activo há 302 semanas
Os fruteiros quando precisaram viraram-se para o JM e não à toa sacaram quase 40 milhões pelo andré silva, que bem jeito lhes deu! Também despacharam o Rúben Neves (e aqui acho que podiam ter feito melhor negócio).
Ou seja tanto criticam, mas quando precisam lá vão eles a correr!
Quanto aos sapos, ainda pior, pois percebeu-se o motivo de o sapo nalgas estar sempre a ataca-lo. Devia-lhe dinheiro das renovações do adrien e do patrício e não queria pagar! Mas quando precisaram também lá foram pedir ajuda!
Os 120 milhões pelo JF é um negócio extraordinário para o Benfica, não há pode onde pegar ... mas há idiotas que ainda tentam.
Por fim, é evidente que a relação comercial com JM tem sido frutuosa para ambas as partes, mas mantenho que o JM não nos faz nenhum favor! Trabalha com o Benfica porque tem vindo a ganhar muito dinheiro, e porque os jogadores que cá coloca se têm valorizado muito e os que vende têm apresentado um rendimento que faz com que tenha boa fama junto dos clubes compradores!
Ora nem mais!
Resumidamente e em bom português, a "dor de corno" é tanta dos anti-Benfica que o "vale-tudo", é a unica lei que eles respeitam! Até com o tipo de postura desta gente, se vê o quão pequenos eles são! Estão mesmo atrasados 10 anos, em relação a nós!
Eles (os antis) estão tão incrédulos deste admirável e, até agora, inigualável negócio que o Benfica está prestes a alcançar, que tentam justificar com... injustificáveis! 120 milhões por um jogador Português de 19 anos?!?! Deveria ser um orgulho para todos os Portugueses independentemente da sua côr clubistica pois, a concretizar-se este "negócio da china", cada vez mais o nome de Portugal e o campeonato Português, serão falados e conhecidos no mundo.
Exato G... É o que eu disse... Azia de uns, inveja de outros.

Essa tua enumeração de factos fala por si.
Sinceramente concordo na generalidade.

Acho que não há muito mais a dizer. O Benfica tem feito muitos negócios e bons há conta de 10%. Se é muito ou pouco... cada um terá a sua opinião. Eu acho que metade desses negócios não se fariam se não fosse pelo JM. Se há interesses e carrossel de jogadores? Parece-me que sim. A um nível de qualidade mais baixo. Jogadores que vêm e passam sem se dar muito por eles. 1 milhão aqui, 2 ali... se vale a pena? Eu acho que as contas dizem que sim. Até agora o saldo só pode ser positivo.
1 resposta · activo há 302 semanas
Rui do que eu depreendo esses 10% estão abertos a quem trouxer as propostas! Nunca vi ninguém dizer que o JM era exclusivo!
Se eu levar uma proposta melhor que a tua... Qual será aceite?
Se eu tenho contactos nos clubes ricos e tu tens na liga tuga.. quem terá a melhor proposta?
Eu acho que é tão simples que dá pena de quem vê fantasmas em tudo.

Não lhe chamaria carrossel, pois apesar de não haver definição de termo, é aplicado num sentido diferente... Mas jogadores para fazer apenas e só negócio? Sim! E eles assinam porque sabem que saem a ganhar... Serem emprestados pelo Benfica... Normalmente vão para clubes que nunca os contratariam ao clube original... Valorizam-se, aumentam ordenados, etc .

A avaliação nas contas... Se formos pela análise global dá lucro... Se formos pela lista de nunca terem jogado no Benfica dá lucro... Se selecionares uma amostra extremante específica dá prejuízo.
Eu a questão do carrossel que tanto se fala, não vejo onde está o erro na política do Benfica que tem tirado benefícios económicos e desportivos da mesma!
A meu ver quem se pode queixar são os nossos rivais ou outros clubes que por vezes sejam ultrapassados nas contratações.
O Benfica identifica jogadores promissores que muitas vezes não têm lugar imediato na equipa principal. Mas é preciso não esquecer que temos de ter 3 planteis seniores (A, B e sub 23), e a formação não é suficiente para alimenta-los a todos com qualidade.
Além disso, temos conseguido valorizar alguns que vendemos sem chegar a jogar na equipa principal.
O caso mais recente que é paradigmático do sucesso desta política é para mim o Chiquinho. Veio da 2ª divisão e fez uma época em grande, ao ponto de estar valorizado em 9 milhões. Ora poder-se-ia pensar ... ah e tal e agora vamos ter de pagar por um jogador que já era nosso! Sim se calhar temos, mas o clube que o valorizou também merece ser compensado. Além de que podemos sempre optar por o vender e realizar 4,5 milhões ...
Aliás, prefiro este modelo ao modelo do empréstimo porque o clube que recebe o jogador tem mais interesse em valorizá-lo.
Meus amigos, concordo com quase tudo o que disseram. A sanha anti JM é, em muitos casos, apenas idiotice generalizada e chico espetice. Dou um exemplo: no meu círculo de amigos sou quem mais entende de computadores, windows e quejandos. Não raras vezes um amigo me telefona com um problema e depois de o descrever eu dou-lhe a solução quase de imediato e a reação é muitas vezes esta: "Eh pá tão fácil de resolver". Pois, é fácil porque no passado eu passei muitas horas à volta do mesmo problema até achar a solução.

Quero com isto dizer que o que aparentemente é fácil tem, muitas vezes, por detrás bastante investimento em tempo e dinheiro. Com o JM é igual. Arranjar contactos no mundo inteiro, mantê-los, dar-lhes confiança negocial, etc. deve dar muito trabalho e ele ganha muito dinheiro mas de certeza que gasta fortunas a manter a máquina oleada.

Podemos sempre questionar este modelo de negócio capitalista, mas enquanto não mudamos de sistema temos que adaptar-nos o melhor para sobreviver e, provavelmente, o melhor para o Benfica é pagar belas comissões ao Jorge Mendes.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi