Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Antevisão e Rescaldo - Sorteio da Taça de Portugal



Depois de uma publicação extremamente interessante, importante e elucidativa a vários níveis sobre os Estatutos do nosso Clube voltamos ao desporto. Durante este fim de semana soubemos que deixámos de estar em todas as frentes e foi com alguma frustração que nos vimos arredados de lutar por um troféu esta época. A Taça da Liga é provavelmente o troféu menos importante do calendário futebolístico em Portugal mas é uma competição que o Benfica sempre prezou e que sempre respeitou. Prova disso é ser líder destacado no que a vitórias na competição diz respeito. Seja como for, isto não é o Campeonato da Europa de Futebol e portanto 3 empates em 3 jogos não chega e vimo-nos eliminados num grupo que não era difícil e no qual poderíamos e deveríamos ter feito muito mais. Foi uma prova que sempre mostrámos que seria para dar descanso aos mais utilizados e para dar minutos aos menos utilizados. Não digo para dar oportunidades aos menos utilizados porque não acredito que jogarem 11 jogadores que nunca jogaram juntos uma oportunidade. É para dar minutos de descanso a alguns e minutos de jogo a outros. Não passámos. Objectivo falhado. Até ao momento temos 3 provas concluídas, 1 vencida e 2 eliminações. No final se farão as contas.

Esta publicação terá duas partes. Uma antevisão e um rescaldo sobre o sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, segunda competição nacional e uma prova que tem muita tradição em Portugal. Tem sempre um sabor especial viver aqueles momentos no Jamor antes do jogo e certamente não haverá equipa em Portugal que não sonhe estar nessa Final.

Antevisão

À entrada para este sorteio temos oito equipas. Serão sorteados não só os quartos de final, como as meias finais. Se bem me lembro este ano continuamos a ter as meias finais com duas mãos e os quartos apenas com um jogo. As equipas são as seguintes:
  • Benfica (Liga NOS)
  • Varzim (LigaPro)
  • Académico de Viseu (LigaPro)
  • Famalicão (Liga NOS)
  • Canelas 2010 (Campeonato de Portugal)
  • Paços de Ferreira (Liga NOS)
  • Rio Ave (Liga NOS)
  • FC Porto (Liga NOS)
São 5 equipas da primeira divisão (Liga NOS), duas equipas da segunda (LigaPro) e uma equipa da terceira (Campenato de Portugal). A sabedoria popular diria que a melhor equipa para apanharmos era a equipa amadora do Campeonato de Portugal. Contudo essa equipa é o Canelas. Equipa famosa pelos actos de violência enquanto subia dos distritais para os campeonatos nacionais e conhecida por ser a equipa dos Super Dragões. Olhando para a equipa mais concretamente percebemos que esta equipa nada tem a ver com a que andava pelos distritais. Vê-se uma equipa com muito mais jogadores brasileiros e com muito menos membros dos Super Dragões. Vê-se que, por exemplo, o Macaco em 15 jogos do Campeonato só jogou em 3 e tem um total de 100 minutos realizados. Tem 44 anos. Acho que está tudo dito. A única preocupação em jogar contra uma equipa como o Canelas é a possível viagem e estadia em Gaia com tudo o que isso implica. O Canelas por exemplo é das piores equipas em termos ofensivos da sua série e encontra-se em 8º lugar. Muito longe dos lugares de subida. Tem 17 golos marcados em 15 jogos.

No que às equipas da LigaPro podemos verificar que tanto o Viseu como o Varzim estão muito próximos na tabela classificativa. São duas equipas que estão no top10 da Segunda Liga Portuguesa, com 5 e 6 vitórias em 13 jogos respectivamente. No caso do Varzim tem um dos melhores marcadores da segunda Liga, o Leonardo Ruiz (com 8 golos) emprestado pelo Sporting. E o Académico de Viseu tem um dos jogadores com mais assistências da Segunda Liga, Luisinho com 4 assistências para golo.

Da Liga NOS, retirando o Porto, temos 3 equipas que podem trazer problemas se o jogo for em sua casa. Paços e Rio Ave são sempre equipas complicadas quando visitadas. O Famalicão é a grande surpresa da época, recém promovido teve um inicio de campeonato forte e que mesmo perdendo algum gás continua nos primeiros lugares da Liga.

Interessante, ou talvez não, é o facto de tirando o Benfica, todas as equipas são do Norte. O que significa que a haver uma saída nestes quartos de final será sempre complicada. De um ponto de vista objectivo se o adversário não for o Porto teremos sempre obrigação de passar, e caso seja o Porto na Luz teremos sempre de partir como favoritos.

O sorteio ideal seria apanhar o Canelas na Luz. E o sorteio mais complicado seria o Porto no Dragão. Como eu acho que isto está tudo combinado, acredito que Benfica e Porto terão caminhos separados até à final. Acredito que o Canelas não irá defrontar nenhum dos dois porque tenho a sensação que a Federação não quer esse tipo de publicidade. Caso apanhem o Benfica e aconteça algum problema haverá sempre muita conversa desnecessária e caso apanhem o Porto a mesma coisa. Será que vai haver decoro?

Previsão?

Caminho 1

Rio Ave - Benfica e Famalicão - Paços

Caminho 2

Porto - Varzim e Canelas - Viseu


Rescaldo

O sorteio acabou e curiosamente aquilo que eu previ é praticamente aquilo que saiu. Caricato? Nem por isso. Para quem acha que o sorteio está à partida definido e que de sorteio não tem nada era isto o expectável. Vejamos então como ficou sorteado.

Caminho 1

Benfica - Rio Ave e Famalicão - Paços

Caminho 2

Viseu - Canelas e Porto - Varzim

Objectivamente acertei todos os jogos à excepção da ordem do Benfica e do Canelas. O Benfica calhou com todas as equipas da Liga NOS e o Porto calhou com todas as equipas das ligas secundárias e joga em casa tanto nos quartos como no jogo decisivo das meias finais. O único prémio de consolação para o Benfica é que nos quartos de final tem a decisão dos mesmos na Luz. De resto... pior era impossível a não ser apanhar o Porto no Dragão. Mas isso nem o Porto queria. Sorteio perfeito para o Porto e mau, a roçar o pior possível para o Benfica. Acho que está tudo dito quanto ao sorteio.

Em relação à Taça, temos todas as condições para vencer o troféu, tendo o maior obstáculo numa possível final com o Porto. Aquilo que podemos perceber é que se o Benfica quiser vencer a Taça terá de jogar com os melhores nos 4 jogos que faltam enquanto o Porto poderá brincar com o plantel e mesmo assim ter larga vantagem sobre o adversário.

Conclusão

Vergonhoso sorteio. Nem se deram ao trabalho de disfarçar. Confesso que tinha alguma esperança que disfarçassem os favorecimentos aos azuis. Cá estamos para a luta!

Contra tudo e contra todos.

E-goi