Siga-nos no Facebook

sábado, 14 de dezembro de 2019

Tem a palavra: Fernandes

Como já muitas vezes referimos... O blog Universo Benfiquista, e os seus autores, tem todo o gosto na sua interactividade com os leitores. 
Já há algum tempo que não salientávamos comentários dos leitores... desta vez calhou a "honra" a um comentário (e continuação), no post do Pedro Simões... 

Comentário 1
Trocava dois ou três campeonatos por um candidato que nas próximas eleições se comprometesse a limitar os mandatos (via AG).
Numa altura em que não eleições os benfiquistas deviam estar a discutir a revisão dos estatutos para terminar com a bandalheira actual, em que os presidentes fazem o que querem e podem ficar eternamente no cargo, como se isso tivesse algo de democrático. 50 votos contra 1, como se isso tivesse algo de democrático.
Aprender com o que se faz noutros países, e ter os valores (palavra usada e abusada por tantos) do clube defendidos nos estatutos.
Discutir qual afinal deve ser o poder dos sócios antes, durante e após as eleições. Que informações as futuras direcções devem disponibilizar. Que valores éticos devem as direcção respeitar. Como controlar as finanças, em vez de continuar a passar cheques em branco.
Discutir o essencial e deixar de lado o acessório. Defender os interesses do Benfica independentemente de quem passa pela direcção.

Comentário 2
Quero democracia onde uma pessoa não vale 50. Serei maluco? E já agora gostava de saber que instituição no mundo inteiro funciona assim. Fico à espera de resposta.
A ideia que milhares de pessoas se vão inscrever é risível. Mais uma vez, gostava de saber onde isso já aconteceu na história das votações mundiais. O que é realidade é no Sporting ter ganho as eleições o candidato com menos sócios a votar nele, e ter ganho uma AG com menos sócios a votar. Isso é que são factos.
"Não vejo qualquer interesse em limitar mandatos." Portanto não vê qualquer interesse numa regra básica da democracia moderna no mundo inteiro, incluindo em alguns clubes de futebol, e defesa das instituições em todo o mundo. Claramente também nunca se perguntou se o poder corrompe, e se o poder absoluto corrompe absolutamente.
Como é óbvio estou a falar de modernizar todos os estatutos, está explícito em cada palavra da mensagem que escrevi, mas que não leu... Transparência, gestão, mecanismos de controlo financeiro, AG's, etc. etc. etc.
Claro que não é preciso os estatutos dizerem nada, é seguir a lei, que tão bem tem protegido os clubes portugueses, e siga pra frente. Para quê informar os sócios? Afinal, são só os supostos donos do clube. E acho engraçado que se comente isso ignorando que além da SAD existe o clube, existe a SGPS, existem n empresas. Por isso dava jeito pensar melhor no assunto. E mesmo os R&C da SAD, que leio há anos, podiam ser mais completos. Por isso no Sporting até divulgam informação fora do R&C, mas lá está, mais informação para os sócios para quê? Se calhar o melhor caminho é a ignorância. Sempre resultou tão bem ao longo da história das instituições e da democracia.
"O essencial é que o Benfica" ganhe. Lamento, mas para mim o Benfica deve estar acima do "ganho, por isso os adeptos que comam e calam". O Benfica é mais que pontapé na bola, o Benfica é uma grande instituição e deve ser gerido com ética e transparência. O Benfica deve respeitar ao máximo os seus sócios. No Benfica os sócios não devem existir apenas para passar cheques em brancos de 4 em 4 anos.
É legitimo achar que o Benfica é uma organização que existe para ganhar, a mal ou a bem, e o resto que se lixe. Da minha parte sou mais ambicioso, gostava de ver um clube muito diferente para melhor dos restantes clubes portugueses. Um clube que promova valores básicos do século XXI:
- Democracia.
- Intervenção cívica.
- Transparência.
- Inclusão.
- Ética.
- Combate real à violência, racismo, e discursos de ódio.
Palavras vazias para mim é atacar os rivais e assobiar para o lado quando é na nossa casa. Mas se calhar talvez seja eu que estou errado, e o Benfica está bem assim.
Não sou o dono da verdade, apenas acho que o Sport Lisboa e Benfica de Cosme Damião e tantos outros, merece melhor. MUITO MELHOR.

Opinião Nuno Martins
Antes de mais agradecer o comentário e a participação... não é por não concordar com quase nada que não agradecemos. Concordar ou não com opiniões... faz parte...
Como nota geral sobre os comentários digo apenas que, na minha opinião, estão cheios de achismos sobre o mundo que não são correspondidos pela realidade.
Relativamente ao 1º comentário:
Sobre o trocar campeonatos por promessas eleitorais... é uma falsa equivalência pois são coisas diferentes e sem a mínima relação.  Aliás, mesmo a votação num determinado candidato que prometesse tal, não implicaria a concordância com tal promessa. Mesmo que LFV (não é segredo o meu voto) prometesse uma limitação de mandatos... isso não dependeria directamente dele e eu votaria contra essa alteração! 
Critica aos estatutos como "bandalheira" porque não se concorda com os mesmos... simultaneamente apelando á democracia... ou seja, a democracia é boa quando o resultado é o que gostamos? Se não gostarmos... é "bandalheira"?
O que se faz noutros países e em que países? Nas big 5... só em Espanha persiste o modelo de associativismo existente em Portugal. No mundo? Nos USA NÃO existe associativismo! Como se vai percebendo ao longo dos comentários, não se percebe que mundo é o mundo tantas vezes referido?
Terminando com o slogan/banalidade (classificação minha) "Defender os interesses do Benfica independentemente de quem passa pela direcção." Uau... O que é isso? (como disse o Rui Dias) Veja-se a assembleia da republica... todos, sem excepção, ali dizem que estão ali para defender os interesses do país! Cada um à sua maneira e de acordo com as suas ideias. 

Relativamente ao 2º comentário:
São colocadas algumas questões.
Relativamente aos votos não serem todos iguais em valor... "que instituição no mundo inteiro funciona assim. Fico à espera de resposta." No próprio comentário está um exemplo! O Sporting. Ou... tcharam... o nosso país... com o método de hondt para eleger deputados para a AR. Ou... os USA, com o colégio eleitoral! 
"A ideia que milhares de pessoas se vão inscrever é risível. Mais uma vez, gostava de saber onde isso já aconteceu na história das votações mundiais." Jacinto Leite Capelo Rego rui-se ... Tantas certezas absolutas completamente erradas. Aconteceu em TODOS os partidos políticos tugas... 
Sobre a limitação de mandatos uma "regra básica da democracia moderna no mundo inteiro"... apenas outro caso de mundividência curta... Em todo o mundo há cargos com limitação de mandatos e cargos sem limitação de mandatos! Não há uma "regra básica". É ver novamente os exemplos dos deputados em Portugal ou dos congressistas ou senadores nos USA. Pelo simples motivo que a limitação de mandatos é uma limitação à liberdade de expressão dos sócios... que se quiserem e não estiverem satisfeitos com quem têm elegido podem votar numa alternativa (se há coisa que me irrita é a noção que terceiros sabem melhor do que quem vota onde esse alguém deveria votar e que então deve-se colocar limites ao voto). Mas a democracia quando não é a nosso favor... não é democracia, como já tínhamos visto anteriormente. 
No paragrafo acerca da informação aos sócios e gestão surge uma confusão de conceitos... Quantidade de informação vs qualidade de informação... vs qualidade de gestão! Viva o BdC... que até publicava não sei o quê no jornal do clube... só nunca apareceu foi o batuque ou muitas outras coisas. Sobre a informação, já dizia Goebbels que o melhor era dar tanta informação que não permitisse ao receptor pensar sobre a informação recebida.

"O Benfica é mais que pontapé na bola, o Benfica é uma grande instituição e deve ser gerido com ética e transparência. O Benfica deve respeitar ao máximo os seus sócios. No Benfica os sócios não devem existir apenas para passar cheques em brancos de 4 em 4 anos.
É legitimo achar que o Benfica é uma organização que existe para ganhar, a mal ou a bem, e o resto que se lixe. Da minha parte sou mais ambicioso, gostava de ver um clube muito diferente para melhor dos restantes clubes portugueses." 
Dass... CONCORDO TOTALMENTE! E se há sitio da net em que se diz que o Benfica é mais do que ganhar é aqui! NUNCA aqui leram que "o meu Benfica" não é este ou aquele porque perdeu! Aqui SEMPRE leram, lêem e lerão que o que nos envaidece é ser do Benfica! PONTO!

Fica aberto o debate (independentemente da publicação da antevisão).

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi