Siga-nos no Facebook

sábado, 14 de dezembro de 2019

Benfica 4 x 0 Famalicão - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. São 13 vitórias em 14 jogos. Num jogo que poderia ser difícil mas que mostrou uma equipa a carburar a todo o gás contra outra incapaz de a travar. Ouvia nos comentários pós-jogo a pergunta de onde estava este Benfica no inicio do campeonato e não entendo a pergunta. Não marcamos 10 golos nos primeiros dois jogos da época? O Benfica passou uma fase menos boa em termos exibicionais mas isso é perfeitamente natural ao longo duma época, o importante nas equipas grandes é quando encontram esses maus momentos consigam ir ganhando e mantendo os objectivos intactos. Não conseguimos manter-nos na Liga dos Campeões e pusemos em causa a Taça da Liga mas continuamos com um registo verdadeiramente impressionante em Portugal. Nos últimos 3 jogos para o campeonato marcámos 12 golos. O Benfica é neste momento a equipa com mais golos marcados, com menos golos sofridos, com os dois melhores marcadores do campeonato, com o jogador com mais assistência, equipa com mais vitórias, com menos derrotas e com menos empates. É de longe a melhor equipa em Portugal quer ao nível de estatísticas quer ao nível de exibições e jogo jogado. O melhor momento do Benfica (agora) é melhor que qualquer outra equipa e o pior Benfica está longe do pior das outras equipas em Portugal para melhor.

Quanto às exibições, não vou entrar pela teoria do Bruno Lage sobre o relvado, de facto faz muita diferença, mas aquilo que temos assistido é o contrário daquilo que eu defendia. Gabriel e Taarabt. Impressionante a capacidade destes dois jogadores no meio campo. Taarabt neste jogo fez 12 recuperações de bola. Doze. Inacreditável. Gabriel transformou-se por completo e para mim é ele a principal diferença neste onze. Tem conseguido jogar como médio defensivo. Não como Tino ou Samaris ou Fejsa mas um jogador que tem conseguido fazer a posição, algo que eu não acreditava. A verdade é que estes dois em campo transformaram as exibições da equipa e o facto de haver continuidade no onze ajuda muito. Outra coisa que é fundamental nesta dupla é ter o Cervi também em campo. Ajuda muito no meio campo. Não sei se será a mesma coisa quando o Rafa chegar, mas ficarei tremendamente contente se for novamente contrariado e a equipa continue a carburar como está neste momento. A pressão alta feita por toda a equipa é fantástica.

Outra coisa que consigo retirar sobre este inicio de época é que o plantel "grande" tem sido fundamental. A quantidade de lesões que a equipa tem tido só mostra que tudo pode acontecer e que ter 26 ou 27 jogadores de alto nível não é de todo um problema ou pelo menos não deve ser. Espero que em Janeiro o Benfica consiga colocar o Zivkovic nalgum lado e de resto, podem ficar cá todos porque acrescentam.

1ª Parte

Uma excelente primeira parte que mostrou uma equipa a querer resolver rápido. O golo tardou mas a equipa apresenta níveis de confiança altos e não demonstrou grande ansiedade. Pressão alta, ocasiões de golo e capacidade dos jogadores para fechar espaços e não dar grandes hipóteses ao Famalicão. A equipa forasteira teve um remate perigoso antes do Benfica inaugurar o marcador, mas fora isso a parte foi toda do Benfica.
Chegámos ao golo naturalmente e com mérito. Mais um golo do Vinicius, que continua a mostrar ser um matador. 

2ª Parte

Se a primeira tinha mostrado qualidade, a segunda foi apenas um atropelar. O golo chegou cedo por Pizzi e desde aí foi só perceber por quantos íamos vencer e se iríamos sofrer algum golo nalguma desatenção. Pizzi outra vez a mostrar que está cá para lutar pela Bota de Prata. Sinceramente são duas partes sem grande história tal não foi a superioridade demonstrada pelo Benfica que cada vez mais domina e controla os jogos com mais facilidade. Nesta segunda parte, e jogo no geral, gostei de ver a capacidade que a equipa teve de controlar o jogo defensivamente. Não dando muitos espaços entre linhas que era algo que andava a acontecer. Ajuda Gabriel e Taarabt terem mais minutos juntos no meio campo e estabilizarem.

Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10) 

Odysseas (6) - Jogo com apenas uma intervenção digna de registo ainda na primeira parte e uma saída algo lenta que quase era expulso. Fora isso, jogo tranquilo e sem grandes problemas.

Tomás Tavares (7) - Jovem jogador que vai ganhando confiança. Fez um jogo tranquilo com um ou outro bom apontamento. Defensivamente perdeu o primeiro lance do jogo para o Fábio Martins e depois disso nunca mais foi ultrapassado pelo mesmo.

Rúben Dias (6) - Seguro, confiante e um líder dentro do relvado. Está feito um senhor jogador e só tem melhorado com a época. Não teve praticamente trabalho esta tarde.

Ferro (6) - Voltou às melhores exibições, com qualidade, segurança e tranquilidade. Como o seu companheiro no eixo da defesa não teve praticamente trabalho neste jogo.

Grimaldo (7) - Muito mais liberdade para subir quando tem Cervi na sua frente. Um sobe e desce constante, grande qualidade na recuperação e na capacidade de fazer a diferença na frente. Excelente partida do nosso lateral.

Gabriel (8) - Não há como negar, cada vez mais vai absorvendo as rotinas de jogar naquela posição. O Benfica não joga com um médio defensivo e um jogador na sua frente, joga com dois lado a lado na recuperação e na construção de jogo. E que muito anda a jogar este meio campo. Muito se deve ao Gabriel. 

Taarabt (9) - Doze. Foram essas as vezes que recuperou a bola. Tanto ele como o Gabriel na pressão alta é inacreditável de se ver. Capacidade física, vontade, garra e qualidade técnica. Não foi de todo este o tipo de jogador que o Benfica contratou há uns anos, mas que bom ver a forma como ele trabalha dentro de campo. A sua história no Benfica dá um filme. Transformação fascinante! Jogão de Taarabt.

Cervi (7) - Dirão muitos que é um extremo que não sabe atacar só sabe defender e que isso não interessa ao Benfica. Sempre fui defensor de Cervi, sempre fui daqueles que disse que dava ao Benfica algo que nenhum outro extremo dava ao plantel e que deveria ficar. Até tinha razão. Dá enorme liberdade ao Grimaldo e acho que ajuda e muito ter um extremo como Cervi quando se tem uma dupla como Gabriel e Taarabt no meio. Excelente jogo. Tem ele marcado aquele golo na primeira parte e receberia um 8.

Pizzi (9) -  Não tivesse o Pizzi em campo e o Taarabt era o melhor jogador para mim neste jogo. Mas quando está Pizzi a coisa complica-se. Está numa forma incrível. Vai com 19 golos marcados nesta época, 18 pelo Benfica. Já é a melhor marca da carreira e ainda só estamos em Dezembro. Para além dos 18 golos tem 9 assistências. Aquele 3º golo é qualquer coisa. A qualidade no primeiro toque neste jogo foi incrível. É o melhor jogador do campeonato, assim como o foi na época passada. É muito bom andarem todos entretidos a tentar vender o Bruno Fernandes por 70M€ que assim ninguém se lembra que a cláusula de rescisão do Luís Fernandes é de 45M€.

Chiquinho (8) - Grande jogo por parte do Chiquinho. Outro que soube aproveitar de forma fantástica a oportunidade de mostrar aquilo que vale. No inicio da época todos o contaram como daqueles para emprestar. Mais uma maroska. Daqueles que nunca vestiria a camisola do Benfica. É trabalhador, tem técnica e cada vez mais conhece as dinâmicas da equipa. Com três assistências talvez merecesse mais na nota, não dei mais porque para mim só uma das assistências vale realmente como assistência.

Vinicius (8) - Hoje menos activo mas mostrou novamente que é matador. Teve 2 ou 3 oportunidades para marcar, marcou um golo. Fosse ele o Bryan Ruiz e não tinha marcado. Mais um bom jogo de mais uma maroska do Benfica. Últimos 4 jogos do campeonato marcou 6 golos.

Seferovic (3) - Entrou, trabalhou o que pôde mas não alterou muito. Teve minutos para poder fazer mais mas de facto não é um grande jogador. 

Jota (2) - Teve poucos minutos para jogar, talvez merecesse mais. Jogo 3-0 aos 63 minutos poderia ter dado para mais minutos. Seja como for, entrou numa altura que já não havia jogo e pouco ou nada pôde mostrar.

Caio Lucas (4) - Entrou, correu, fintou e marcou. O tempo não deu para mais. É o que se exige. Boa entrada.


Apontamentos Finais

O Benfica está bem e recomenda-se. Provavelmente a melhor altura para apanhar o Braga para a Taça. Cada vez mais entrosados, com um relvado a ajudar e com quase nenhuma lesão a apoquentar a equipa mostra saúde e fio de jogo. Não há muito mais a dizer a não ser que foi um excelente jogo por parte do Benfica com Pizzi e Taarabt num patamar superior mas com toda a equipa a exibir-se em bom plano.
Para quem falou no Rui Costa, árbitro da partida, podemos dizer que teve duas ou três decisões de dúvida que não penalizou o Benfica, o que significa que esteve longe daquilo que eram as expectativas. Um bom jogo da equipa de arbitragem, com alguns pequenos erros para cada lado.

Venha o Braga e depois o Setúbal para terminar o ano de 2019. Acredito na passagem à próxima fase da Taça de Portugal se não houver muita invenção. Quanto à Taça da Liga, estamos longe de depender de nós.


Comentários (33)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Rui, bo resumo do que se passou. Atenção que Seferovic faz um passe magistral no 4º golo!
Duas discordâncias... Vlachodimos fez hoje algo que no ano passado nunca faria... saiu a uma bola nas costas da defesa num espaço curto. Lembras-te de debatermos o lance da defesa dele no jogo da supertaça? Que foi um passe de 80m... melhoria imensa!
Vinicius... fez um golo mas participou muito pouco hoje no jogo...

O melhor Benfica é claramente a melhor equipa em portugal. O pior Benfica ganha justamente os jogos! Ainda há uns tempos havia a visão do "estamos a jogar mal e a pontuar... qualquer dia isto muda!" Mudou! Voltamos a amassar os adversários e continuamos a ganhar.
Toda e qualquer equipa tem jogos menos bem conseguidos...a diferença do 2º para o campeão é que o campeão nesses jogos... ganha! o 2º... empata ou perde.
3 respostas · activo há 277 semanas
Grande jogo, grande ocupação de espaços, intensidade qb, e muita personalidade.

O nosso Benfica é muito mais forte que o FCPorto, que está preso por arames, e quando digo arames, digo Super ladrão e sus muchachos.

O Odysseas está muito melhor no controle da profundidade (sim, também sei uns jargões da bola), ou seja, como se dizia antes, saiu de entre os postes sempre a tempo, e esse lance de que falas, ele não esteve quase a ser expulso, ele esteve foi no sitio certo, e ainda assim saiu uns centésimos de segundo depois.
Temos GR para muitos anos.

O TT deve ter posto o AA a pensar ... ehehehe, melhor para a equipa. Este miudo, que foi alvo de criticas, e justas, mostrou que tem um enorme potencial, e nem chegou aos 20 anos.

O Pizzi é o Pizzi, um grande jogador, um grande Homeme, e um grande capitão.
Um senhor.

De resto tudo bem, inclusive o extremo que joga na defesa e o defesa que joga a extremo, por mim podem continuar assim.

Daria de 7 para cima a todos eles, com Pizzi nos 9, Taarabt e Gabriel nos 8. No final, talvez por facilitismo dado o resultado, facilitarm bastante naqueles passes artisticos, por isso não daria 9.

Quarta lá estarei de novo, voltou o Lageball!

Viva o Benfica.
2 respostas · activo há 277 semanas
não temos um registo impressionante em portugal, mas sim numa competição, porque o registo em portugal noutras competições é normal.

mas com planteis curtos se tiveres lesões podes recorrer à equipa b e os jogadores chegam já com ritmo.
assim fazes subir jogadores que deviam estar na b e depois jogam pouco, o que para eles naquelas idades não é bom, e tem pouco ritmo como são os casos do nuno do jota e do david tavares.

só que aquele período em que não jogamos bem não teve muito pouco a ver com uma fase de má forma, teve a ver com uma táctica desadequada aos melhores jogadores disponíveis e ter insistido até à exaustão em jogadores em fora de forma ou em posições que não eram as suas.

mas tens a noção que o pizzi tem trinta anos, qual o jogador que com essa idade é transaccionado por esses valores.
4 respostas · activo há 276 semanas
Não posso deixar de comentar o Seferovic. Não acho que seja um mau jogador. Teve pouquíssimo tempo em campo e mesmo assim demonstrou melhor controlo de bola do que no início de época e ainda tem um centro de pé direito para o Gabriel muito bom sendo que não é o seu pé e a participação no 4o golo foi fundamental. Temos equipa! E daqui para a frente ainda vamos melhorar pois nos momentos em que um destes cair outro se levantará em seu lugar. Com muita pena minha mas tenho que concordar que o Zivkovic é o único a mais nesta equipa
1 resposta · activo há 277 semanas
Foi um grande jogo sim senhor toda a equipa e staff está de parabéns na forma como contornou este Famalicao.

Agora é preciso muito mas mesmo muito cuidado para o proximo jogo com o Braga.
A confiança pode ser boa mas quando é desmedida pode ser perigosa. Por isso como foi o lema do Mister para este jogo tem de ser o mesmo para o proximo. Desconfiar sempre do adversario que aí vem para nao nos deixar surpreender, porque depois vem o FCP...
É manter sempre esta atitude confiar naquilo que fazemos e desconfiar dos outros para nao ser surpreendidos.
Uma das poucas preocupaçoes que tenho deste 11 inicial é para a pouca capacidade de desarme de Gabriel.
O Taarabt correu mais desarmou muito mais que o seu colega e é um jogador curiosamente mais atacante que o brasileiro.
Os espaços sao bem preenchidos sim senhor mas falta ali capacidade para desarmar os adversarios factor essencial no miolo do terreno.
2 respostas · activo há 277 semanas
Para mim o jogo mais completo da época, até melhor que o do Boavista.
Nota francamente positiva para todos. Tomás Tavares fez o primeiro jogo que me encheu verdadeiramente as medidas. Defesa segura, dupla do meio campo a carburar bem (finalmente acabou a insistência no Florentino) Pizzi fenomenal, Chiquinho a criar e distribuir bastante jogo e Vinicius talvez com a nota positiva mais baixa.
Lage e a justificação com a relva suponho que seria mais para calar jornalistas. No entanto terá que se ver qual a razão para tantas escorregadelas. Excessivamente molhada? Pitões? Os 10% de relva artificial?
1 resposta · activo há 277 semanas
Bom jogo, dando sequência às últimas exibições.
Pena que o jogo com o porto não seja já o próximo. Seria mais uma manita!
Então que venha o Braga... sem invenções, claro!
Vir a este blog é sempre um prazer. Só queria deixar, duas, três notas. Taarabt tem vindo a convencer-me, omnipresente, excelente visão de jogo, improvisa sob pressão, qualidade de passe dos predestinados. A minha vénia e meu braço a torcer. Tomaz Tavares. Que lateralão prevejo, vai ser difícil mantê-lo. Consistência no jogo, qualidade na posse, dinâmicas ofensivas facilitadoras de oportunidades de golo e níveis de eficácia muto bons, ainda que possam melhorar. Que mais? Que mais? Carrega Benfica!! Que mais poderia ser?
1 resposta · activo há 277 semanas
Mais uma jornada, mais uma overdose de chocolate, mais uma goleada! Ninguém pára o Benfica pós-Leipzig! O triunvirato Taarabt-Chiquinho-Pizzi está a formar um meio-campo que rapidamente se tornará lendário, como Matic-Enzo Pérez ou Shéu-Carlos Manuel. Que gozo dá ver outra vez o Lageball! Bendita à hora em que Lage emendou a mão e transformou o nosso modelo, criando este losango que está a devastar os adversários! Mérito a quem o tem - temos treinador para muitos anos.

Como o Nuno referiu, também acrescentaria ao excelente post o elogio ao novo controle da profundidade de Odysseas. Tem evoluído muito nisso e no jogo de pés, só faltam as saídas a cruzamentos...

Carregaaaaaaa!
4 respostas · activo há 276 semanas
Gostaria de usar uma referência ao blogue do João Gonçalves e ao seu texto de ontem, onde refere o período mais negro da história do Clube, falando de um Benfica-Alverca com 25 mil espectadores com um resultado 2-2. Para quem nunca foi à velha Luz, 25 mil espectadores era o mesmo que estar vazio.
Isto para contextualizar o momento em que vivemos. Há muita gente que não sabe o que foram esses tempos e há quem tenha memória de peixe (e depois há os alucinados e exigentes).
O que vivemos neste ano de 2019 é algo único na história do nosso Clube, algo que será lembrado daqui a muitos anos. Ver discussões sobre taças, críticas a miúdos de 18 anos que serão grandes jogadores, treinadores bonecos e o diabo a sete, brilhantinas e professores de ginástica, deixa-me triste, mas depois penso nesses anos negros, nos Hassans, nos Pringles, nos Josés Soares, nos Nelos, nos Kings e só me dá para sorrir. O que o nosso Benfica cresceu é algo tremendo e que nos deveria encher a todos de orgulho.
Ver este projeto a desabrochar, às mãos do malandro que nos veio destruir a mando do proxeneta, é algo que nenhum de nós que estiveram naquele Benfica-Alverca jamais pensou ser possível.
Mas aqui estamos, a discutir relvados, a discutir apanha-bolas, a discutir estatutos e as saídas do Vlachodimos. Ver uma linha defensiva praticamente feita no Seixal, com uma qualidade tremenda, completada por um espanhol vindo do Barcelona que vai fazendo história no nosso Clube, ver um Taarabt renascido e a jogar e a pôr toda a sua qualidade ao serviço da equipa, um Chiquinho a lembrar grandes jogadores de águia ao peito, um Pizzi estratosférico, um Cervi que deixa tudo em campo e sai ovacionado de pé, um Gabriel que faz passes a 30 metros como se estivesse a chuchar no dedo e um Vinícius que faz o que nenhum avançado na Europa faz por 17 milhões, só pode ser motivo de regozijo, de alegria e de vontade de apoiar estes homens.
Saibamos nós unir-nos e deixar as divisões e as palermices pessoais, e estaremos em maio a festejar todos juntos no local do costume.
1 resposta · activo há 277 semanas
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 277 semanas

E não resisto a partilhar aqui esta merecida ode ao nosso craque dos pés à cabeça, Chiquinhoooo!
https://www.lateralesquerdo.com/2019/12/15/que-in...
Nem vale a pena comentar ... A equipa está a carburar em pleno!
Com o Braga espero nova grande exibição e uma vitória a condizer, sabendo que Braga está talhado para competições a eliminar !!!
Depois é ir Setúbal cumprir calendário e rodar alguns jogadores para perceber se estão comprometidos com a equipa ou se é melhor procurarem outras paragens ...

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi