Os jogos depois das competições europeias, como disse o G na antevisão, são sempre complexos e costumam causar problemas. Muito porque os jogadores podem ter alguma fadiga física mas também mental, não conseguindo mudar o "chip". Neste caso os jogadores quiseram resolver o jogo rápido, e conseguiram. É um jogo que qualquer benfiquista gosta da ver, daqueles sem grande história em que a superioridade do nosso jogo é evidente e concretizada em golos que nos dá tranquilidade para poder ver o jogo sem grandes sobressaltos. Mesmo em inferioridade numérica, embora já a vencer 4-0, viu-se a qualidade da equipa e viu-se o à vontade do nosso jogo. Se jogarmos sempre com esta intensidade e eficácia, dificilmente perderemos este campeonato. Também ajuda ter um ponta de lança a jogar e o RedPass Relvado do Pizzi.
1ª Parte
Uma primeira parte completamente nossa tirando os primeiros 5 minutos de jogo que não tivemos bola. Ainda causaram um calafrio. A partir daí não há grande história. Foram 40 minutos intensos e de qualidade com a equipa bem montada e a saber exactamente o que tinha de fazer para desmontar a equipa do Marítimo que ainda anda provavelmente a tentar perceber o que o novo treinador quer. A qualidade do Pizzi e do Vinicius fizeram a diferença, no zerozero não aparece o terceiro golo como assistência para o Pizzi mas para mim são duas assistências para o Pizzi, 2 golos para o Vinicius e uma assistência para o Vinicius e um golo para o Pizzi. Isto diz tudo sobre o 3-0 e sobre a qualidade destes dois jogadores da frente. A história da primeira parte resume-se a isto.
2ª Parte
Na entrada da segunda parte percebeu-se que o Benfica não ia quebrar o ritmo e o Vinicius resolveu contrariar um dos nossos leitores e fazer ele um hattrick e não o Pizzi como era o prognóstico. Já agora dizer que por 20 centímetros não era um poker, já que houve golo anulado na primeira parte por fora de jogo. O jogo depois teve uma mudança estrutural com a expulsão (absurda) de Gabriel. O Benfica acaba naturalmente por baixar o ritmo e embora nunca tenha havido grande hipóteses de sofrer golo, perdeu-se o ímpeto para sair com uma goleada ainda maior. Mesmo que tenha havido oportunidades para fazer mais golos. O jogo foi correndo naturalmente para o final sem grandes sobressaltos.
Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10)
Vlachodimos (6) - Jogo demasiado fácil para o sector defensivo. Ody não teve grandes sobressaltos, mostrou estar atento sempre que necessário.
Grimaldo (6) - Não foi um jogo muito exuberante, fez o que lhe competia mas não teve grandes arrancadas de levantar o estádio.
Rúben Dias (6) - Tanto ele como Ferro mostraram competência na hora de decidir defensivamente não tendo sido colocados a grandes trabalhos.
Ferro (6) - Jogo tranquilo, um ou outro corte menos eficiente mas sempre sem comprometer.
André Almeida (6) - Saiu ao intervalo, espero que por gestão de esforço. Eu teria provavelmente colocado o miúdo de inicio. Mostrou novamente que é provavelmente o mais completo lateral direito a actuar em Portugal.
Gabriel (6) - Fez uma boa primeira parte e a nota poderia ser mais alta se não fosse a paragem cerebral. Em termos atacantes a equipa esteve bem e Gabriel não fugiu à regra, mas a ganhar 4-0, aquela falta não tem sentido algum.
Taarabt (7) - Bom jogo, excelente entrega e intensidade. Continua a fazer passes de risco desnecessários mas que contra estas equipas raramente fazem mossa.
Cervi (7) - Mais um jogo a mostrar que devem contar com ele a qualquer altura. Mostra não só querer muito jogar como mostra que ter estado no banco durante meses não influencia a sua performance em campo e isso demonstra carácter. Excelente jogo.
Pizzi (9) - Não é um Bruno Fernandes mas deve chegar para ser mais uma vez um dos jogadores mais influentes do campeonato sem precisar de estar sempre a berrar com os árbitros. Não há grandes palavras para descrever a qualidade deste jogador. Nunca joga mal. Pode nalguns jogos ser mais ou menos controlado. Pode nalguns jogos notar-se fadiga física que o impede de ser decisivo. Mas é muito raro ver este Luís Miguel fazer um mau jogo.
Chiquinho (7) - Muita entrega e excelente a forma como trata a redondinha. Já fez melhores jogos, mas este jogo era todo do Pizzi e do Vinicius, assistiu de poltrona. Mais um bom jogo da parte do Chiquinho a desmistificar o dinheiro investido no jogador.
Vinicius (9) - Não é um Fábio Silva mas deve chegar para ser o melhor marcador do campeonato, assim jogue o suficiente. Salvo alguma lesão não há a mínima hipótese de não se tornar o melhor goleador desta edição da Liga. Não há grande coisa a dizer. Mortífero. O RGS já deve estar a pensar no que raio se foi meter quando disse o que disse deste jogador.
Tomás Tavares (6) - Muito boa segunda parte do miúdo. Sempre disposto a subir e a dar profundidade ao flanco. Qualidade na hora de atacar e serenidade na hora de defender mesmo estando em inferioridade numérica.
RDT (5) - Perdeu vários minutos de jogo, estava pronto a entrar quando o Gabriel foi expulso e teve de se esperar um pouco para a substituição. Foram uns bons 25 minutos em campo. Teve oportunidades para marcar e trouxe mais uma vez qualidade na hora de segurar a bola. Quem percebe um pouquinho de futebol sabe. Aqueles pés são de craque. Sem mais minutos não é fácil. Nos últimos dois jogos entrou sem grande hipótese para marcar e quase que o fez. Espero mais golos.
Jota (4) - Teve apenas 15 minutos em campo mas mostrou qualidade. E acima de tudo teve oportunidade para fazer o gosto ao pé. Vê-se que tem qualidade, mas na verdade só podem jogar 11. Terá as suas oportunidades. Que use esta época para aprender e esperar pela sua vez.
Apontamentos Finais
Num jogo sem história gostava de falar dos dois elefantes que estiveram no jogo de ontem.
Gabriel + Taarabt, não vou passar ao lado daquilo que disse. Sou totalmente contra este tipo de meio campo. No entanto, não tenho problemas em admitir que não foi um mau jogo. No primeiro jogo desta dupla, em Leipzig, não foi efectivamente essa dupla no meio campo sozinha, mas sim cinco gajos no meio campo com o Benfica a defender com 10, e na altura disse que não gosto dessa forma de jogar do Benfica. Ontem foi diferente. Foi mesmo essa dupla no meio campo e.... não esteve pior. Não acredito na dupla para jogar contra equipas que saibam jogar à bola. Quando esse meio campo tem de defender é mau demais, e não acredito na equipa do Benfica a jogar como em Leipzig, portanto.... Seja como for, para 24 ou 25 jogos da primeira liga portuguesa, este meio campo é capaz de resultar.
Substituições do Lage. Já ouvi colegas falarem que a responsabilidade do lance do Gabriel é toda dele. Ninguém aqui retira aquilo que é a culpa do Gabriel no lance. De facto, é um lance absurdo dum jogador com amarelo que não precisa de ganhar todos os lances quando o resultado está 4-0. Agora, posto isto: o treinador tem obrigação de defender os seus jogadores. Ontem mais uma vez o Bruno Lage falhou na decisão durante o jogo. Assim como em Leipzig, que o mais simples seria nos últimos 10 minutos meter tudo na área e defender, aqui não é preciso tirar um diploma para perceber que a ganhar 4-0 e depois de um jogo tremendamente intenso na quarta faria sentido refrescar o meio campo, geralmente pelos 60 minutos de jogo. Ora, havendo um jogador exausto e amarelado nesse meio campo....Aquilo que se verificou foi que quando se deu a expulsão, aos 62 minutos, estava pronto para entrar o RDT, certamente para o lugar do Vinicius. Pequenas falhas de decisão no jogo que nos podem custar pontos. Bruno, nem sempre o simples está errado. A ganhar 4-0 podia ter dado mais minutos ao Jota também.
Já agora, nem me lembrei da questão do relvado durante o jogo. O que só pode ser bom sinal.
Quanto ao Fábio Veríssimo... fez o que pôde.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
F_Edu68 73p · há 279 semanas
Já agora, o Fabio Verdissimo é mesmo mau arbitro. Vinha encomendado!
Rodolfo Dias 80p · há 279 semanas
Bruno Lage: aquela indirecta muito directa para o Gabriel é para ser dita no balneário. É razão para dizer "Por qué no te callas? Alguém tem que aconselhar este homem nas conferências de imprensa. Na substituição do Gabriel suponho que não tem culpa, ele bem o queria tirar mas não teve tempo.
Cervi; não vi assim tão bom jogo. Defendeu bem mas foi uma nulidade no ataque.
Tabaraat: apesar de um ou dois passes extraviados merecia melhor nota, pois fez uma mão cheia de passes que decidem um jogo.
Brilhantina: "trouxe mais uma vez qualidade na hora de segurar a bola. Quem percebe um pouquinho de futebol sabe." - chama-se flop. Um avançado que segura bem a bola e que defende bem mas não marca. Vinicius também segura bem a bola mas marca. Vinicius também segura bem a bola e assiste. Maravilhosa é aquela achega para tentar desmotivar críticas "quem percebe um pouquinho de futebol" tentando à partida limitar a opinião de todos aqueles que acham que só veio para pagar favores ao Real Madrid, tal como disse o nosso presidente. Apercebo-me que são cada vez mais os críticos do Brilhantina. seja por contactos pessoais ou por essa blogosfera fora, mas ninguém percebe um pouquinho de futebol como o Rui Dias percebe.
Quanto às restantes avaliações, concordo plenamente.
Nuno_Martins 105p · há 279 semanas
Taarabt e Gabriel chegam para a maioria dos jogos do tugão... Mas é muito importante perceber que uma coisa é o tugão outra é a LC.
Vinícius é claramente o melhor PL do plantel... Devido a algum conservadorismo de BL e à lesão num momento em que iria assumir-se como titular só agora chegou ao 11... Quantos golos faria com JF na época passada? 1000? Interessante ver o argumento de quem chorou que era negociata... Agora viram a atenção para RDT... Não percebem que se foram contratados 3 jogadores e já cá estava seferovic para 2 lugares alguém teria de não jogar!
O relvado... Do alto do meu conhecimento zero e interesse zero em relva... Tenho de concluir que se era tão "fácil" mudar um relvado e colocar a 100%... Já devia ter sido trocado na 1a paragem.
BenfiquistaPrimário · há 278 semanas
De resto, já tinha defendido esta dupla Gabriel-Taarabt no meio, em grande parte dos jogos nacionais, e as últimas duas exibições estão a dar-me razão! Mas o Gabriel está a precisar de dar o lugar ao Florentino por dois ou três jogos...inaceitável o que fez ontem, muito bem o Bruno Lage ao responsabilizá-lo da forma como fez!
E o Oscar Takuara Cardozo, perdão, o Carlos Vinicius? Temos matador, dos que não enganam! E bem melhor que Cardozo no ataque à profundidade, por exemplo. Grande ponta de lança, e grande surpresa para mim: não sabia que era possível uma negociata de carrossel do Mendes dar retorno desportivo 😁 na comparação com Seferovic, nem tem comparação!...
José Vieira · há 278 semanas
Jorge · há 278 semanas
Mas já que a prioridade é o Campeonato veremos como o Benfica se comporta com o Braga, Guimaraes, Sporting, Porto e novamente Braga.
E já agora com o Boavista que é o proximo.
Ja que nao somos obrigados a vencer la fora ca por dentro temos a obrigaçao de ganhar.
Se tudo correr como é esperado a 16 de fevereiro deveremos ter uma vantagem ainda maior para o 2º e 3º lugar.
Jorge · há 278 semanas
o Odysseas a mostrar que está a crescer cada vez mais, bom por um lado mau por outro (os tubaroes da europa de olho nele);
R.Dias muito consistente.
Curiosamente nao se viu o Grimaldo nesse jogo (o que por um lado é bom termos alternativas)
A.Almeida preocupa pk nao temos alternativa a ele e Tomas a jogar contra FCP SCP e Braga e Guimaraes uiiii
Gabriel nao é nenhum 6 ainda nos vamos lixar por causa disso, ele so distribui jogo.
Tarabt a mesma coisa mas tem de actuar mais à frente
Cervi a mostrar serviço excelente rapaz
Chiquinho agarra-se um bocado à bola quer é marcar o rapaz mas têm é de servir a equipa é pra isso que la está
Vinicius muito bom apenas nao sabe pausar o jogo aguentar a bola para depois dar a alguem em desmarcaçao.
Pizzi bom é apenas a estrela dessa equipa.
Por ultimo Gostava de ver Zivkovic a jogar...
Chakraindigo · há 278 semanas
Dois jogadores estratosféricos, que libertaram Pizzi para uma exibição de inteligência. O Pizzi é o farol que guia o ataque.
O Vinicius, com algumas debilidades na altura da decisão (não falo do ultimo toque ), por querer fazer coisas para que não está habilitado, apesar disso, é talvez o ponta de lança com maior potencial que apareceu no futebol português desde Jardel.
Possa ele crescer, será um monstro (ainda mais) a marcar golos.
Neste sistema, o Gabriel vai sempre criar muitos buracos nas costas, mas parece que merece ser trabalhado as compensações.
Odysseas a fazer tudo bem, Cervi a decidir quase sempre mal, pese embora o esforço, e o Grimaldo meteu baixa para descanso, o que a mim me descansou muito, passamos a jogar com um lateral esquerdo e um ala.
O Gabriel tem algumas falhas emocionais, ainda na época passada prejudicou a equipa no Ladrão com uma expulsão quase tão parva como esta. É trabalhar a parte emocional e mental do seu jogo.
Bruno Lage muito bem, conseguiu motivar a equipa para não baixar o ritmo depois da desilusão de Leipzig.
Viva o Benfica.
PS_ O De Tomas enquanto não se soltar em campo, enquanto parecer que está em sofrimento não vai dar o salto que aparentemente as suas capacidades permitiriam ter. Para mim é um finalizador, nunca um apoio ao ponta de lança.
joão carlos · há 278 semanas
é que o gabriel a trinco fará sempre mais faltas tácticas do que a 8 e por isso mais amarelos para alem de que ele não é um jogador de reacção rápida.
mas existe pessoal que só vê as vantagens de uma solução e não olha para as desvantagens.
e o lage tem a maior parte da responsabilidade na expulsão do gabriel, que não invalida que a mesma seja indesculpável, porque mesmo que fosse intenção dele trocar o rdt pelo gabriel teve mais que tempo para o fazer começando pelo momento em que marcamos até à paragem momentos antes quando foi exibido o amarelo por falta sobre o mesmo gabriel, alem de que o lage já deveria saber que o gabriel ferve em pouca agua.
Dr. Foca 82p · há 278 semanas
Foi um pouco imprudente na entrada, que ainda por cima era desnecessária, mas não foi violenta, nem cortou nenhum lance de perigo.
Agora comparem com o Doumbia ontem a ser desamarelado, e digam-me qual é o critério ...
Alguém sabe quando é cumprido o castigo?