Siga-nos no Facebook

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Benfica 3 x 0 Zenit - Rescaldo


Nos últimos anos na Liga dos Campeões temos tido tempestades perfeitas, seja na famosa época dos zero pontos, de Rui Vitória, em que os jogos, os azares e as formas como perdemos, ou mesmo na época passada que foi decidida nos últimos cinco minutos dos jogos com o Ajax. Este ano voltou a acontecer. É caricato a forma como o Benfica sai de cena na Liga dos Campeões. Aqui no Universo Benfiquista não vamos branquear a campanha do Benfica na Europa, assim como também não vamos dramatizar. O Benfica teve uma participação abaixo daquilo que era possível e desejável. Este grupo foi aquilo mesmo que todos à partida pensavam. Um grupo muito competitivo, com o último classificado a ficar a 4 pontos do primeiro. Tinha falado que o Benfica tinha de fazer pelo menos 6 pontos para não ser uma competição completamente falhada, não aconteceu. E vamos ser ainda mais concretos? Para mim fica o jogo passado. Mesmo com todas as falhas ao longo desta Liga dos Campeões, com o Benfica a jogar com uma equipa de recurso todos os jogos à excepção deste último, com falhas redondas em Lyon e São Petersburg, a verdade é que não fosse o cérebro do Bruno Lage ter parado nos últimos 15 minutos em Leipzig e o Benfica tinha passado em primeiro lugar do grupo. Foram 15 minutos em que o Benfica tinha TUDO para segurar o 2-0 e acabou por não acontecer e relegar o Benfica para a Liga Europa. Mesmo que tivesse ganho apenas por 2-1 estava em segundo lugar do grupo com 10 pontos.

Olhando agora ao jogo desta tarde/noite, para mim, como já disse, foi a primeira vez que jogámos com a melhor equipa disponível. Na última jornada em Leipzig, mesmo jogando esta dupla de meio campo, acho que foi um jogo diferente com a equipa a jogar de forma diferente do habitual. E qual foi o resultado de jogarmos com a melhor equipa disponível? Vencemos de forma clara, tendo o Zenit criado apenas uma situação clara de golo já perto do fim num canto caído do nada (tempestade perfeita? tem essa bola entrado e..... obrigado Odysseas). Voltámos a jogar como no Bessa, personalizados, pressionantes, com muita posse de bola, com muita qualidade na frente e com um Pizzi que é de longe o melhor jogador a actuar em Portugal e de longe o melhor jogador do Benfica dos últimos anos. Eu sou parcial, sempre fui fã e sempre fui daqueles que defendia e defendo o Pizzi até às ultimas, mas ver este tipo de jogo deixa-me ainda mais feliz por ver muito benfiquista a ter de engolir tudo aquilo que diz sobre o Luís Miguel. Que jogão !!! São 16 golos e 9 assistências. E ainda só vamos em Dezembro. Se acabar assim a contagem (mau sinal para o Benfica seria), já é uma excelente época.

Não há muito mais a dizer sobre o jogo e sobre a nossa campanha na Liga dos Campeões. Infelizmente chega ao fim e fica um sabor amargo de que poderíamos ter continuado facilmente na competição. Seja pelas escolhas feitas ao longo da campanha, seja pelas decisões no jogo de Leipzig. Se há coisa que este ultimo jogo provou foi que tínhamos todas as condições para estar entre os melhores 16 deste ano. Na próxima segunda feira ficamos a saber qual o nosso adversário dos dezasseis-avos na Liga Europa, espero que o Bruno Lage a partir de agora assuma a postura do melhor onze possível para os jogos como fez neste último. Pontualmente aceito poupar um ou outro jogador, poupar meia equipa já não entendo.

Temos todas as condições, dependendo do sorteio, de chegar pelo menos às meias finais da competição.

Uma ultima palavra para os jogadores. Obrigado pela entrega e qualidade demonstrada. Ver o Taarabt ou o Pizzi aos 85 minutos a fazerem sprints para pressionar os defesas do Zenit, a vencer por 3-0, é demonstrativo de que os jogadores estão com a equipa e com os adeptos. Parabéns rapazes ! Excelente jogo !


Nota final 

Parabéns à nossa equipa de Voleibol que mais uma vez fez história. Venceu em casa por 3-1 a equipa com quem possivelmente irá discutir o segundo lugar do grupo. Aquele terceiro set perdido poderá ser importante, mas para agora fica uma vitória histórica do clube. A primeira de sempre do nosso clube na fase de grupos da Liga dos Campeões. No dia 17 iremos receber o Tours que é o ultimo classificado do grupo, 3-0 é fundamental para continuar a acreditar numa passagem inédita. Destaque para o facto de termos jogado hoje, dia 10 de Dezembro e termos dupla jornada no fim de semana para o campeonato, 14 e 15 de Dezembro e depois recebermos a jornada da Liga dos Campeões dia 17. É obra. Parabéns rapazes!

Comentários (61)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Parabéns Benfica! Que bem me soube este jogo. Encanta-me ver Taraabt em campo. Sempre esforçado. Estiveram todos bem. Chiquinho um pouco apagado mas melhorou na segunda parte. Finalmente tivemos uma excelente arbitragem!.

Quanto à prova, em si, já aqui referi que não valorizo a Champions como fazem certos personagens. Fazem-no apenas porque temos tido fracas prestações na prova e ultimamente. Pretendem tirar assim dividendos para a sua agenda.

Irá interessar-me passar a uns oitavos quando sentir que temos equipa para chegar a uma final, por exemplo. Se é para passar o grupo e ser logo eliminado nos oitavos, talvez com uma tareia, prefiro que nos fiquemos pela Liga Europa, onde já provámos que a podemos ganhar e isso não aconteceu já por razões conhecidas de todos. Que se vá construindo um plantel cada vez mais forte, que Bruno Lage evolua como treinador e, talvez, dentro de 2 anos a nossa hora voltará a soar.

Viva o Benfica!
5 respostas · activo há 277 semanas
Bom jogo e vitória merecida. De salientar que ganhamos com os suplentes Cervi, Taarabt, Chiquinho e Tomás Tavares.

Não sei como é que o RGS e toda sua assessoria vão conseguir explicar o descalabro do gigante Ajax que foi parar à liga Europa, esse que é o exemplo mor do Benfica europeu tão desejado por todos nós...
7 respostas · activo há 277 semanas
Hoje, mesmo que tivéssemos azar e não tivéssemos conseguido o objectivo, a equipa fez tudo para ganhar, o treinador também, e assim está tudo bem, qualquer que seja o resultado.

A sensação que fica, é que a melhor equipa do grupo ficou em 1º, a pior ficou em ultimo, e a 2ª melhor poderia ser a nossa ou a do Lyon. Não vale a pena crucificar ninguém, até porque percebi as justificações do nosso treinador, mas continuo a pensar que Bruno Lage errou não só na escolha de jogadores como nos últimos minutos na Alemanha.

Agora é bola para a frente, e dar o máximo pelo clube.

A diferença entre cair nos oitavos da Champions e ir a final da LE é grande em termos financeiros, mas eu preferia ir à final.

O Benfica está bem, tem um grupo muito homogéneo, mas deve estabilizar a equipa, e mexer cirurgicamente.
Na Taça de Portugal, a ver se não há outra vez aquela mania de colocar o GR suplente, o que no clube já nos custou alguns dissabores, como na epoca passada com Svilar, e numa final com o Setubal, em 2004.

Viva o Benfica.
2 respostas · activo há 277 semanas
No Voleibol, a equipa esteve a um nivel elevado, especialmente Rapha e o Hugo Gaspar.

Uma grande vitória a prenunciar uma boa noite europeia.

Viva o Benfica.
1 resposta · activo há 277 semanas
mas a ligeireza com que se encarou os primeiro quatro jogos levou a que fomos à alemanha com as calças na mão e sem margem para erro, por acaso aqueles não deveriam nem poderiam acontecer, mas estávamos sem sujeitos a contingências.

o chiquinho joga bem, tem boas movimentações, ajuda no meio campo que com gabriel e taarabt é fundamentar ter mais gente, mas não pode falhar o que falha na concretização.
já se percebeu, penso que o lage também, que para segundo avançado não serve mas mesmo para terceiro médio não pode falhar tanto.
3 respostas · activo há 277 semanas
Foi um jogo digno de Benfica europeu.
Gostei bastante do jogo de hoje um Benfica personalizado com muita atitude positiva.
Cervi a mostrar aquilo que sempre disse dele golo muito merecido um dos homens da noite a meu ver.
Gabriel parece estar a melhorar na posiçao 6 nao sendo um medio defensivo é de elogiar. Pressiona mais mais tackles alguns passes falhados mas a jogar a extremo correr em profundidade e fazer o cruzamento para o golo foi demais lol xD
Taarabt a jogar à Zidane (nem tanto vá...) muito mais solto mais tranquilo a mostrar toda a sua classe e categoria apesar de falhar alguns passes mas sem gravidade. Cada vez com um papel mais importante na equipa.
Hoje foi um exemplo que nao era jogo para Vinicius mas sim para Seferovic.
Espero enganar-me mas contra blocos defensivos baixos Vinicius nao me parece ser tao eficaz pois parece ser um avancado mais de contra-ataque do que em ataque posicional que é mais adequado ao Seferovic se nao falhar falhasse claro.
Tomas Tavares está a crescer :)
O Ferro voltou a ser o grande central que é.
De resto Odysseas, Dias, Pizzi e Chiquinho continuam a mostrar solidez, mentalidade e personalidade só ao alcance dos grandes jogadores. Sao os pilares dessa equipa. E Grimaldo tambem ;) vai mostrando.
Apesar de no geral termos jogado bem,houve alguns espaços (algumas clareiras) deixados entre o meio campo e a defesa que me deixou preocupado que podiam originar ocasioes de golo. Mas por azar de uns e sorte de outros (nossa), acabamos por aliviar bem a bola da grande area.

Resta saber que consequencias terá este jogo para o proximo desafio contra Famalicao daqui a 4 dias... Depois mais 4 dias e teremos Braga e por fim 3 dias para Setubal.
Ou seja entre Braga e Setubal o Benfica tem apenas 2 dias será mesmo assim?

Nao percebo como é que estando em tantas competiçoes o Mister pretende ter um plantel curto. Curto??? Curto mister??? então vamos ficar todos rotos a jogar assim....
Espero muito mesmo enganar-me por que seria bom sinal. Mas é de ficar preocupado ter um plantel pequeno para tanta exigencia..
2 respostas · activo há 277 semanas
Parabéns Benfica.
Grande Vitória e objetivo mínimo atingido.

Amanhã leio e comento.
3 respostas · activo há 277 semanas
Ontem ficou bem claro, como já tinha ficado na Alemanha, que se tivéssemos jogado desde o início da fase de grupos com este onze, teríamos festejado a passagem aos oitavos da Champions!...mais do que não meter o Jardel ou o Tino na parte final em Leipzig, aponto os quatro onzes das quatro primeiras jornadas a Bruno Lage...

Mas pelo menos mostrou que aprendeu - emendou a mão na Champions, embora só à quinta jornada, e até mudou o nosso modelo de jogo!

Agora a Liga Europa é uma história completamente diferente. Temos que nos posicionar como candidatos ao título (mesmo que com uma filosofia de jogo a jogo) e colocar onzes suficientemente fortes - aqui concordo com o Rui Dias, nem pensar em rodar meia equipa, como no ano passado.

PS. Se eu conseguisse, só começava a ver os nossos jogos em Novembro...todos os anos o primeiro trimestre é para esquecer e só em Novembro começamos a carburar!
5 respostas · activo há 277 semanas
Quanto ao jogo, não há muito a dizer. Exibição a roçar a perfeição e a jogar como o Nuno Martins tem aqui defendido vezes sem conta.
Controlar o jogo, não cometer erros estúpidos e forçar o adversário a cometer esses mesmo erros!
Os últimos dois jogos demonstraram que poderíamos ter feito mais.
Há que dizer no entanto, que tivemos uma participação que não envergonha a história do Clube e vamos agora tentar um brilharete no Liga Europa.
Só espero que o sorteio não nos traga já um Inter ou Ajax ...
3 respostas · activo há 277 semanas
Este resultado e exibição apenas vem confirmar que Lage cometeu erros inadmissíveis numa competição que requer o máximo de empenho, concentração e experiência. Claro que, para além da sua inexperiência nestas andanças, aliado a uma boa dose de teimosia, o Bruno Lage não fez por mal. Não fossem aqueles jogos na Rússia e em Lyon onde os nossos “juniores” deram o máximo que sabiam e podiam, assim como aqueles fatídicos 8 minutos finais de Leipzig, onde o BL teve um apagão técnico/táctico e estaríamos hoje a festejar uma das melhores qualificações na fase de grupos. Gostei de ouvir o BL dizer que os sócios e adeptos do Benfica têm razão em serem exigentes com ele e com a equipa, pois eu incluo-me nesse grupo. Agora é olhar pra frente, aprender com o que de menos bom se fez e tentar ir o mais longe possível nesta competição, sabendo que o fator sorte também será muito importante, principalmente nos sorteios. Com a “sorte” que costumamos ter nos sorteios e se não formos cabeça de série, vamos apanhar pela frente com o Ajax, o Inter ou o Nápoles...
3 respostas · activo há 277 semanas
Sinceramente a argumentação do camarada Rui Dias incomoda-me um bocado, já no outro dia no rescaldo do jogo para o campeonato a seguir ao Leipzig - aquele P.S. final é qualquer coisa - fiquei atónito com a comparação entre os alemães e o campeonato português... (E naquele jogo do campeonato, Pizzi e Vinicius não foram nada os melhores, Chiquinho e Taarabt sim! Como quase sempre!)

É como disse no outro dia e reafirmo as vezes que sejam precisas: se até aqui, onde apesar de algum ilusionismo pró-Vieira existe muita sensatez e muitos argumentos válidos, há quem pense que o Benfica tem obrigação de se bater de igual para igual e dominar 180 minutos frente a equipas como o Lyon ou o Leipzig de hoje em dia então estamos conversados. São pessoas que vivem numa dimensão que não é a minha, seguramente. Mesmo a abordagem ao jogo na Rússia (a estratégia, se quiserem) foi errada porque o Zenit é uma equipa perigosa quando não tem a iniciativa de jogo. Logo não fez nenhum sentido esticar no campo todo logo a partir do apito inicial. O Benfica não tem um grupo de atletas tão melhores do que os russos - e não, não fico satisfeito com esta realidade mas são elementos que não dependem do Benfica, porque não tem qualquer poder para influenciar em sentido contrário.

Por outro lado, 90 por cento dos comentários são de crítica ao treinador, o que é natural, mas a fundamentação é fraca. O treinador não joga! Não joga. Ponto.

Quem acredita que o treinador é o elemento mais importante numa equipa de futebol tem de admitir que entende pouco disto (são caixas de ressonância do que se diz na televisão durante o jogo) e que acredita em autoridades divinas e omnipresentes. Por isso a crítica ao treinador, na minha opinião, deve ser alinhada para aquilo que está sob o seu controlo e influência directa: o modelo de jogo e as opções colectivas, entre outros elementos menos importantes. O resto da análise tem outras interferências e precisa de ser com mais profundidade. No Benfica o treinador nem sequer é o principal responsável pelas contratações! E muito bem. Porque os treinadores passam e o clube fica - vejam o que o Lopetegui fez no FCP, por exemplo, ou o que acontecia no Benfica na altura do Damásio, onde todas as épocas faziam-se e desfaziam-se plantéis inteiros.

Portanto, a crítica válida ao treinador está na linha do que o Nuno Martins tem vindo a defender, na minha opinião. Espero que o Lage tenha aprendido com a primeira experiência - os últimos dois jogos foram muito melhores e próximos daquilo que a equipa deve fazer - porque não é fácil jogar a Champions com o Benfica, que vem de um campeonato onde os atletas podem jogar a 60 por cento e ainda assim golear por quatro ou cinco bolas.

O epílogo do meu desencontro com algumas das ideias que fundamentam este rescaldo chama-se Tomás Tavares. O que eu vi aqui escrito e noutros lugares sobre o André Almeida fez-me pensar na hipótese de estarmos perante o Cafú (facto que me levou a gargalhadas estridentes); por outro lado, as avaliações aos jogos do Tavares deixaram-me muito triste. Ele não foi nem o pior jogador naquelas ocasiões, nem o melhor. O Almeida, apesar de ser um jogador muito importante e para mim quase intransferível, é bastante limitado enquanto atleta e cometeu vários erros nos jogos que realizou até agora. O que lhe vale é que tem um conhecimento do jogo muito acima da média até porque não tem nem físico nem habilidade suficiente para jogar com outros atributos.

Já o Tomás Tavares é um atleta muito bom aos 18 anos. Tem uma habilidade e uma capacidade de decisão quase estratosférica. Ele tem características raras e precisa de jogar em contextos desafiantes. Até poderia ser um médio centro com qualidade porque raramente perde uma bola ou mete um passe sem uma ideia por trás. E se não começar a jogar agora se calhar não vai atingir o nível que se adivinha: altíssimo.

Onde é que o Benfica vai encontrar um lateral direito melhor do que este talentoso rapaz? Acham que um jogador, sozinho, pode ser o responsável por uma má campanha? Só se for no ténis.
3 respostas · activo há 277 semanas
Grande jogo. Gigante Taraab.

Agora que venha os porcos corruptos.

Forza RTomaz, Vitoria sempre. Carrega Benfica!!!
Bom jogo do Benfica... Pena não ter empatado na Rússia e estaria na LC!

Na liga Europa seremos candidatos a ir longe... Dependendo dos sorteios.

Individualmente... Taarabt para mim é o grande destaque. Pizzi, Chiquinho, Grimaldo, Vinícius, RD, Ferro, vlachodimos... Todos ao seu normal nível elevado.

Discordo da opinião de que neste jogo é que se jogou com os jogadores de LC! Por exemplo TT e Cervi jogaram a maioria dos jogos... Em dezembro são jogadores de LC e em setembro não eram?
9 respostas · activo há 277 semanas
Nao acham que o treinador contra equipas fortes/complicadas deveria de apostar num:

-----------------------Florentino
----------Taarabt------------------Gabriel

?
1 resposta · activo há 277 semanas

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi