Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Liga NOS de volta a 30 de Maio!


É oficial. O futebol está de volta daqui a um mês, no fim de semana de 30 e 31 de Maio.


Todos sabem a minha opinião, sempre fui a favor do campeonato terminar. Sempre achei que era a única solução possível para uma verdade desportiva possível (mesmo que jogar à porta fechada não seja igual a jogar com estádio cheio). Acho que de um ponto de vista factual o risco de contágio num jogo de futebol à porta fechada, com as devidas cautelas, é menor que em muitos comércios e industria que continuaram abertos mesmo no estado de emergência.

Perante este facto, e sabendo de antemão que este retomar do futebol está pendente do parecer favorável da DGS para o plano que a Liga entregou, digo já que tudo isto me parece mau demais para ser verdade, tirando a parte de retomar o campeonato e colocar a decisão do campeão no campo.

Quais os pontos que para mim são realmente muito maus? Essencialmente três.

1 - Colocar o futebol num patamar diferenciado que é tremendamente injusto de um ponto de vista de igualdade de direitos. Está expressamente proibido a prática de desporto até pelo menos a 15 de Junho à excepção da prática individual sem a utilização de balneários ou piscinas. No entanto abre-se a excepção da Primeira Liga de Futebol. Porquê? Dois amigos não podem ir praticar voleibol para um campo, ou basquetebol num campo publico, mas o futebol profissional pode? Para mim expressamente proibir todo o desporto colectivo no país à excepção do Futebol da Primeira Liga.... é o dinheiro a falar mais alto. Faltou claramente tomates. Se não proibissem os outros, e as ligas acabassem por desistir da ideia porque financeiramente não era viável, ainda entendia. Agora assim? Proíbe-se tudo menos a Liga NOS? Até a 2ª Liga foi proibida? 

2 - Liga NOS recomeça, 2ª Liga não. Como? Não vai haver descidas? Não vai haver subidas? Não se pode homologar os resultados da 2ª Liga. Como se vão atribuir as subidas? Não vai haver subidas? Se não houver subidas, não há descidas? Se não houver descidas vamos andar a brincar na Liga NOS certo?

Só os 7 primeiros ficam a lutar por alguma coisa nesta época? E isto é ser simpático. Na prática só o Benfica e Porto que lutam pelo campeonato e o Rio Ave, Guimarães e Famalicão pela ultima vaga da Liga Europa é que ficariam a jogar com algum interesse?

O Aves e Portimonense riem-se disto? E o Nacional e o Farense?



Feirense a chorar? Porquê esta discriminação entre 1ª e 2ª Liga? Financeiramente não era viável? Okay. Acredito. Mas tem de ser explicado isto muito bem. Porque não um playoff de acesso à primeira divisão, com os últimos 2 a serem despromovidos? Um Final-8 ou Final-4 para a 2ª Liga. Qualquer coisa.

3 - Depois temos a questão dos Estádios. Claramente não vai haver jogos em todos os Estádios. O PM referiu que teria de haver sempre uma avaliação de risco para todos os Estádios e perceber quais aqueles que podem receber os jogos. Eu espero bem que isto não significa jogar-se apenas em 4 Estádios. Tipo, Benfica, Porto, Sporting e Braga. Esta discriminação seria absurda. Fazer as equipas grandes jogarem sempre em casa enquanto as outras equipas teriam de se adaptar. A opção do Centro do país com Aveiro, Leiria e Coimbra parece-me uma solução bem mais interessante.

Temos uma certeza, o futebol em principio estará de volta no final do mês de Maio. Espero que não seja com aquelas medidas absurdas que andam a falar pela Alemanha de máscaras nos jogadores. E sinceramente, para que isto não se torne um circo, espero que na próxima semana se venha esclarecer sobre subidas e descidas no principal escalão do futebol português. Senão... isto vai tornar-se uma autêntica palhaçada.

Taça de Portugal será finalizada, provavelmente no final do campeonato como tem sido regra!

E-goi