Siga-nos no Facebook

terça-feira, 2 de junho de 2020

Entrevista de LFV à BTV



















Começou a pré-campanha eleitoral. Primeiro foi Bruno de Carvalho com publicações, depois foi o Rui Gomes da Silva na sua crónica semanal e Luís Filipe Vieira não quis ficar atrás e deu um entrevista, algo extensa, à BTV.

Vou deixar apenas algumas ideias e algumas citações.

Pessoalmente não gosta da imagem do Luís Filipe Vieira, mas gosto quase sempre da forma como fala e do conteúdo.

Dum ponto de vista objectivo a entrevista pouco ou nada veio acrescentar ao que já se sabia, como aliás serão todas as entrevistas que LFV fará até às eleições. Alguém que irá sempre falar do passado que encontrou, falará sempre que quer que o Benfica tenha uma espinha dorsal da formação, falará sempre que o Benfica tem um modelo de gestão empresarial e que terá sempre uma visão de infraestuturas para o Benfica. É algo inerente aquilo que ele acredita e quer goste-se ou não, é o que tem feito ele ganhar as eleições.

Houve uma ou outra novidade interessante, uma ou outra frase demagógica para capas de jornais e uma ou outra farpa para rivais, internos e externos.

Uma das coisas que mais gosto em LFV é falar praticamente sempre em NÓS. É muito raro falar no EU e isso é fundamentalmente numa liderança. Vejam quantas vezes na entrevista quantas vezes ele diz NÓS e quantas vezes diz EU, e nas poucas vezes que diz EU, corrige logo de seguida.

Deixou-me muitíssimo orgulhoso ver o Presidente do Benfica falar sobre o lay-off e corroborar de forma inequívoca aquilo que eu há uns meses disse. Deixa-me verdadeiramente satisfeito ver o Presidente do Benfica falar em 6 meses que o Benfica conseguiria aguentar sem entrar em problemas. Coisa que aliás eu disse na altura da suspensão do campeonato. E eu fiz contas por alto.


Novidades interessantes no meu entender:

Visão empresarial que tem sobre o Benfica:
"Houve muitas abordagens de investidores mas eu sei, é obrigatório, um dia o Benfica tem de ter 95% das ações do clube. Anos mais tarde, vão dizer que tive a visão certa. Não tenho três investidores, tenho três baluartes. Se desenvolvermos um projeto dessa natureza, não ficamos nas mãos deles, serão os fiéis da nossa balança. Mas nunca mais chegaremos ao ponto onde estivemos"
A visão de ter três empresas multinacionais em parceria com o Benfica é uma visão a meu entender muito apelativa e bastante interessante.


Proposta de Vinicius de 60M€
"Propostas? Só tive uma, de 60 milhões de euros, pelo Vinícius em janeiro."

Ex-Jogador, jovem, que virá para o Benfica no final do contrato
"Tenho um jogador, não vou dizer o nome, que vai acabar contrato com 27 anos, ou 28, que já disse 'não vou renovar, quero regressar ao Benfica'. Esse garanto que volta."

Saída da Direcção da Liga
"Tive de sair da direção para demonstrar ao operador, que nos paga uma fortuna, que não estávamos coniventes."

Farpas ao RGS 
"Com o Rui Gomes da Silva não se passou nada, ele dizia que eu era o melhor presidente da história do Benfica. Faz sentido que agora diga mal? No canal onde está, ele não está como benfiquista, estão ali três anti-benfiquistas. Está sempre a dizer mal do Benfica! Lembro-me que nos anos que cá esteve estava sempre a apoiar-me, até me vinham falar nisso... Agora não pode dar alegrias aos nossos inimigos. Qualquer dia vai acabar no Porto Canal! Ele é do Benfica, mas quem não sabe que é benfiquista, não saberá disso. Preparado para tudo. Lavar roupa suja? Fala sozinho. Os benfiquistas é que vão julgar-me, são 17 anos de trabalho."

Recomeço do Campeonato
"Há muita hipocrisia no futebol mas houve quem não estivesse interessado que o futebol recomeçasse. Uns até que a internet vai abaixo quando estão a fazer o calendário dos jogos; uns dizem uma coisa num dia e depois dizem outras. Ou então não diz frontalmente mas manda três ou quatro clubes para sondar. Mas todos os que estão no futebol sabem o que se passa. Se o Benfica ganhar e o FC Porto perder, de certeza que não vai fazer nada para parar o campeonato. Queremos ganhar dentro de campo, não na secretaria. Nunca disse a ninguém que se estivesse à frente que queria ganhar na secretaria."

David Luiz
"Falei ontem novamente. Temos relação de pai para filho. Ele ia no carro com o empresário, a preparar-se a renovar com o Arsenal. O David Luiz é alguém que adora o Benfica mas tem 33 anos, é um grande profissional e tem de ganhar dinheiro. O dinheiro que ele ganha em Inglaterra é impensável alguma vez o Benfica conseguir pagar. Se o David Luiz chegar a um dia 'quero ir embora daqui'. Se tiver 35 anos, em perfeitas condições, recebemos o David Luiz claro. Mas ele agora ganha sete ou oito milhões. Se viesse, teria de ser com um milhão, mas sendo pai, eu dizia que não. 'Oh David, não vens nada, não sejas louco. Tu tens é de ganhar dinheiro!' Quando acabar o futebol ninguém vai atrás dele. Se viesse hoje tinha de vir nestas condições, caso contrário não poderia vir. Ele ainda ontem disse que não disse nada disso..."
Modalidades
"Não podemos gastar o que não temos. Mas, é possível, com muito menos dinheiro ter a mesma competitividade, até talvez seja possível com os mesmos jogadores. Mas temos de ser realistas com o que temos de gastar e quem está à frente das modalidades, com o dinheiro que tem disponível, tem a obrigação de fazer plantéis competitivos e para ganhar. Nenhum se pode queixar de não ter equipa para lutar, exceto, pelo que me dizem que o andebol do FC Porto, que parece ser uma superequipa. Mas mesmo assim, pensamos para o futuro... vou baixar a fasquia do dinheiro mas garanto que a competitividade vai ser maior. Não haverá nenhuma que vai terminar."

Jovens
"Não podemos pôr os 17 no plantel principal... mas os 15 jovens dava para formar um plantel na 1ª Liga e não sei se não lutavam pelo título. Não faço porque tenho cá muitos jogadores, ainda que fosse por vezes a minha vontade. Mas se pudesse fazer essa experiência, faria."

Podia colocar muitas outras citações mas acho que se tornaria enfadonho. Melhor maneira mesmo é ouvir a entrevista e tirar as suas próprias conclusões. Falou-se muito na pandemia e no impacto que tem tido.

Quem quiser pode ver aqui:



Gostaria de ver os candidatos entrevistados na BTV. Espero sinceramente que durante a campanha isso aconteça.


E-goi