Siga-nos no Facebook

terça-feira, 21 de abril de 2020

Resumo do Mundo Benfiquista



No final de Novembro tinha feito um pequeno resumo sobre como andavam as várias modalidades do nosso clube. Hoje consegui ter um pouco mais de tempo para compilar como as coisas estavam na altura da suspensão das diversas competições.

Vamos então aos resultados, sucessos e insucessos até agora nas principais modalidades em Portugal.

- Futebol





O futebol masculino é possivelmente a situação mais conhecida. Vencemos a Supertaça, estamos na final da Taça de Portugal e estamos na luta pelo título. Europa e Taça da Liga ficaram aquém do esperado. 

O futebol feminino foi uma das modalidades que mais sofreu com a pandemia. A caminho de um triplete, já foram anuladas as competições, não havendo vencedores. 


- Futsal

No futsal masculino perdemos a Supertaça e a Taça, vencemos a Taça da Liga e estamos na luta pelo campeonato nacional. Na Europa, ficámos longe do que pretendíamos, embora o modelo de prova esteja longe de ser o perfeito.

Assim como no caso do futebol feminino, o futsal sai a perder e muito com a anulação das competições. Seria mais um triplete quase garantido para as nossas meninas.

- Andebol






O andebol masculino nunca foi uma grande tradição de sucesso no Benfica e continua a não ser. Vencemos um título neste século muito à custa de um treinador excepcional e temos conseguido colocar no Museu algumas Taças e Supertaças nos últimos 10 anos. Na Europa temos praticamente garantidos os quartos de final da EHF, a segunda prova da modalidade e nível europeu.

No sector feminino, a equipa acabou de chegar ao primeiro escalão da modalidade. Conseguiu passar à segunda fase para o apuramento do campeão, mas seria muito complicado tal facto acontecer.

- Basquetebol






No basquetebol masculino a entrada directa para a Liga do Sporting veio trazer mais um candidato ao título, a juntar ao Porto e Oliveirense. No campeonato estamos na luta e na Taça jogamos com o Porto nas meias finais. Perdemos com a Oliveirense na final da Taça da Liga.

No sector feminino continuamos a ter uma prestação errática e sem capacidade de lutar pelo título, embora tenhamos melhorado desde Novembro até aqui.


- Hóquei em Patins







Uma grande época do hóquei em patins masculino. Até ao momento com possibilidade de vencer todas as provas que disputam. Isto tudo, dentro duma modalidade completamente dominada pelo lápis azul. Arbitragens verdadeiramente vergonhosas e favorecimentos inacreditáveis. O Porto perdeu muito com a saída do Hélder Nunes enquanto o Benfica conseguiu dar a volta com a saída do João Rodrigues.

O hóquei feminino está na luta pelo natural triplete que é seu desígnio. Veremos se as provas terminam. Para além disso, conseguiu o apuramento para a Final Four da Liga Europeia Feminina.


- Voleibol






Depois duma vitória inédita na Liga dos Campeões e mesmo sem as competições nacionais se preocuparem minimamente com as equipas que andam pela Europa a tentar levar o nome de Portugal, o sector de voleibol masculino continua a dominar internamente. Temos por vitórias o número de jogos que realizámos. A caminho do triplete.

As meninas lutam pela subida na segunda divisão. Não tendo havido ainda jogos na 2ª fase do campeonato que decide as subidas.


RESUMO







No sector masculino temos possibilidade de vencer 16 das 24 provas que começámos. Se olharmos para as provas nacionais que são 18, temos possibilidade de vencer 13. Temos neste momento 3 títulos já conquistados, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga.

No sector feminino com 12 provas na época disputadas (retirando já as 4 provas anuladas) temos possibilidade de vencer 9, tendo já vencido 3 delas, 3 Supertaças.



Futebol de Formação

Só um à parte para o futebol de formação. Foram anuladas as competições e portanto não haverá campeões, no entanto é importante realçar aquilo que os nossos jovens fizeram ao longo da época. 

Nos Iniciados (sub-15, Juniores C), o Benfica estava no grupo de Apuramento para a 3ª fase, com todas as condições para lutar pelo título na 3ª fase da prova.

Nos Juvenis (sub-17, Juniores B), o Benfica estava apurado para a 3ª fase que é a de apuramento do campeão, tendo ficado em primeiro da 2ª fase com 9 pontos de avanço sobre o 2º. Curiosidade neste campeonato o Sporting ter sido eliminado na 1ª fase do campeonato. Algo inédito.

Nos Juniores (sub-19, Juniores A), o Benfica estava em 1º da 2ª fase do campeonato, que é a do apuramento do campeão, com 4 vitórias em 4 jogos. Destaque para a péssima classificação de Porto e Sporting, com os dois a terem apenas 0 e 1 vitórias respectivamente em 4 jogos.
Na UEFA Youth League, a Liga dos Campeões em Juniores, o Benfica mantém-se presente nos quartos de final da prova onde tem o Dinamo de Zagred para visitar. A prova que eu saiba não foi anulada, o que choca com a decisão da Federação, como estarão os miúdos na altura do jogo sem competição?

Na Liga Revelação (sub-23), na fase de apuramento do campeão o Benfica seguia em 2º lugar a 3 pontos do primeiro que era o Rio Ave. 


Nota: Não tenho conhecimento de mais anulações de competições para além daquelas que a Federação Portuguesa de Futebol anunciou. Podem infelizmente ter sido canceladas algumas provas femininas que eu não tenha visto noticia. 


E-goi