Siga-nos no Facebook

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Benfica - Ponto de Situação das Modalidades


Depois de em final de Novembro ter feito o ponto de situação sobre as épocas de cada modalidade acho que já é tempo de vos dar a conhecer como andam as modalidades do Benfica até agora. Nesta altura já existem muitas modalidades que se despediram das competições europeias e de algumas das competições nacionais, portanto é importante fazer-se o balanço, até ao momento, daquilo que está a ser a temporada.

Mais uma vez, importa realçar, que o Benfica é o único clube em Portugal que alberga todas as principais modalidades no sector masculino e feminino. A aposta feita nas modalidades tem, não só trazido títulos para o nosso museu, como demonstrar que o Benfica é mais que futebol e é mais que um clube desportivo. E isso, por mais que custe a muita gente, é uma marca vincada daquilo que foi a direção do Benfica nas últimas duas décadas. A semana passada estive no Museu Cosme Damião e para quem tem dúvidas daquilo que foi feito nos últimos vinte anos, é só lá passar. Nada me enche mais de orgulho no meu clube do que a capacidade que temos de proporcionar aos jovens um ambiente para que possam crescer. A Fundação Benfica é outro exemplo disso mesmo. O Benfica Campus outro. Pena que, ao que parece, se tenha deixado de lado a ideia da Universidade Benfica. Espero que tenhamos a capacidade de proporcionar, mais dia menos dia, isso aos nossos atletas. Importante também criar mais condições para a equipa de futebol feminino poder ter os seus jogos num campo do Benfica e que as modalidades possam ter um Centro de Alto Rendimento. Vamos ver o que a próxima década nos traz quanto a investimento nessas áreas. 

Vamos então aos resultados:


No que a masculinos diz respeito a época tem sido de altos e baixos. Algumas prestações menos conseguidas, algumas desilusões e algumas vitórias importantes. Em primeiro lugar de salientar, mais uma vez, que o Benfica esteve presente em 5 das 6 Supertaças das modalidades. O que significa que continuamos a lutar por títulos em todas elas. 
Em relação a Novembro, já terminaram as prestações na Taça da Liga, com um saldo negativo de 1 vitória em 3 participações. Curiosamente vencemos na modalidade que seria mais expectável perder: futsal. 
Nas Taças de Portugal fomos eliminados em Braga com o roubo do ano, em futebol, e perdemos com o Sporting em Alvalade nos oitavos de final em hóquei. Futsal, Basquetebol, Andebol e Voleibol estamos na luta pela conquista da Taça.
Nos campeonatos estamos em 1º Lugar em 4 das modalidades. Futsal tem o Braga como novo player na candidatura ao título e estamos em 3º a 3 pontos do primeiro e em andebol continuamos como sempre, muito perto do título.
No que toca a competições europeias, basquetebol tivemos uma excelente competição na Liga dos Campeões que poderia ter sido ainda melhor, podíamos ter garantido os oitavos de final com um pouco mais de sorte e competência. No Voleibol embora com alma e vontade, continuamos a ter uma equipa curta para voos na Liga dos Campeões. Seja como for, prefiro estar na LC a lutar pela conquista da Taça Challenge.

No global acho que podemos ter uma temporada muito positiva. Futebol e Voleibol menos do que o campeonato é insucesso. Basquetebol e Hóquei temos a melhor equipa e espero competência para vencer. Futsal e Andebol vai depender da capacidade que tenhamos nos jogos decisivos com os outros candidatos. As Taças de Portugal espero que as 4 que estão ainda em competição venham para o Cosme Damião. Na Europa, esperança no futsal e no hóquei para sermos campeões, e no futebol espero que haja capacidade de lutar pelas meias finais. No Andebol, depois do feito histórico da conquista da EHF na ultima temporada, este ano parece-me que os jogadores se focaram essencialmente no campeonato, a prestação na EHF tem sido com pouco motivo de orgulho.

Quanto ao sector feminino:


O Benfica é de longe a grande potência do sector feminino em Portugal. Venceu todas as Supertaças que disputou, as Taças da Liga caminham para o mesmo feito, as Taças de Portugal tirando o Voleibol também. No ano passado tivemos um feito extraordinário de 5 campeonatos, 3 Taças de Portugal, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga. Foram 11 títulos em 6 modalidades. Este ano espero mais. Já temos 7 títulos conquistados, com 5 Supertaças e 2 Taças da Liga. Espero 18 títulos em 6 modalidades. Sendo o voleibol a única modalidade que sairá sem títulos nesta temporada e que continua a não conseguir lutar pelas competições. Refira-se que quando falo em 18 títulos, são títulos nacionais. Tenho a esperança de que a equipa de hóquei consiga superar-se e vencer a Liga dos Campeões. Com muita pena não conseguimos festejar o título de melhor equipa europeia em futsal, perdendo na final. Destaque também para a participação europeia em basquetebol e andebol, grande dignidade e capacidade. Para o ano esperamos um pouquinho mais com a experiência acumulada. Em futebol, mais uma excelente participação na Liga dos Campeões. Conseguimos chegar às melhores 16 da Europa que é notável para um projecto com poucos anos de vida.

No global este poderá ser o ano mais conquistador no sector feminino do clube e seguramente o ano mais dominador da História, por parte dum clube, nas principais modalidades do desporto nacional. 

Nota para o sector feminino que se retirar o voleibol, tem neste momento 82 jogos feitos nos campeonatos nacionais e tem 81 (!!!!!!) vitórias e 1 empate. Nas várias modalidade só o hóquei tem 1 empate (contra o Turquel, principal candidato ao título a par do Benfica). Absolutamente notável o domínio destas meninas nos seus respectivos campeonatos!

Acredito que este possa ser um ano muito positivo quer ao nível de desporto masculino quer de desporto feminino. Em 2014-2015 foi o melhor ano das últimas décadas, provavelmente o melhor de sempre, no que toca a títulos no Benfica, na altura tivemos 14 títulos no sector masculino e 5 no sector feminino (total de 19 títulos conquistados). Este ano temos 10 títulos no total já conquistados (3 no masculino e 7 no feminino). Ajuda obviamente ter mais modalidades no sector feminino do que em 2014-2015 mas isso só demonstra a aposta do clube, no Cosme Damião ninguém se irá lembrar quantas modalidades tínhamos mas sim quantos troféus temos. Espero que este ano sejam mais de 20 os troféus acrescentados só nas modalidades de pavilhão mais futebol.

E vocês? Como estão a ver a época das nossas modalidades?


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi