Não sei se é apenas momentâneo, se o sistema percebeu que o Benfica estava forte ou se simplesmente decidiram que há que equilibrar o campo inclinando-o para o outro lado. A realidade é que alguma coisa parece ter mudado.
A estatística do jogo com o Braga é absolutamente gritante, sinceramente nem me apercebi durante o jogo mas os jornais de hoje tocaram nesse ponto. O Benfica cometeu 7 faltas em mais de 120 minutos de jogo em Braga, teve 5 cartões amarelos e 2 vermelhos. O Braga fez 19 faltas e teve 6 amarelos. E não foi uma questão de o Benfica ter sido muito mais agressivo, a dualidade de critérios foi gritante. Se aquela falta do Morato no 1º cartão é para amarelo, então o Sequeira e Vitor Gomes podiam e deviam ter sido expulsos.
Mas hoje à tarde deu-se outro roubo absolutamente inacreditável. E é algo que é por demais evidente e recorrente na 2ª Liga, só que como muitas vezes a malta não vê os jogos da B e olha apenas aos resultados acaba por criticar injustamente. Hoje no José Gomes na Amadora o que se passou foi mais uma vez gozar com o Benfica. Nem vou comentar o penalti ridículo sobre o Nuno Santos que não foi marcado, não vou adjectivar o penalti marcado a favor do Amadora que nem os tricolores se aperceberam. Não vou qualificar o golo anulado aos 90+4 minutos num choque entre dois jogadores de cabeça quando quem chegou primeiro à bola foi o do Benfica. Não vou sequer referir o absurdo que foi o árbitro correr para o local da suposta falta para rapidamente apontar com o braço que é falta e durante 10 segundos os jogadores contorciam-se com dores do choque com a cabeça e o senhor de preto não dava ordem de entrada das equipas médicas. Queria era garantir que percebiam que não tinha sequer sido golo anulado, era falta !!! Aquilo que quero referir é mais uma vez a estatística do jogo no que toca a faltas. O Benfica fez 13 faltas e teve 4 amarelos. O Amadora fez 26 faltas (!!!!!!) e teve um amarelo aos 90+4 min na ultima falta (!!!!!) do Amadora no jogo.
Relembrar o grande jogo do Ugarte na Luz em que foi preciso fazer 6 faltas para levar o primeiro amarelo.
Se isto não é gozar com o Benfica não te digo nem te conto.
Será que é por isto que o Salvador preferiu ter o estádio com menos de metade da capacidade? Gostamos muito de falar na centralização dos direitos televisivos mas o nosso produto é simplesmente horrível. Estas arbitragens minam tudo e todos. E aquilo que os clubes andam a fazer por este país fora quando jogam com o Benfica é absolutamente insuportável num estado de direito. É constante a máxima de os adeptos não poderem ir com roupas ou adereços que sejam do Benfica para as zonas dos sócios, como se um adepto do Benfica não pudesse ser sócio do Tondela e ir para o Estádio do seu clube da terra com uma camisola do Benfica. O tratamento por exemplo em Guimarães aquando do jogo do Porto, totalmente contraditório, chegando ao ponto de adeptos do Guimarães fazerem ver a sua indignação pela diferença de tratamento entre Benfica e Porto.
Agora temos outro nível de estupidez, deixar um estádio com 12 mil adeptos quando poderia estar com 30 mil por ódio ao Benfica ou para simplesmente não querer um Estádio seu a torcer pela equipa contrária. Não teve sorte, só se ouviam os adeptos do Benfica o jogo todo. Mas proibir a venda de bilhetes num jogo da Taça de Portugal ao público em geral e apenas restringir a sócios do Braga é indicador de como isto está a seguir o caminho do precipício. Alegremente diga-se.
Não poderíamos ter a Federação a proibir este tipo de comportamentos? Poderíamos, mas isso seria próprio dum Estado de Direito em que não vale tudo. Seria termos uma Federação preocupada com o futebol em Portugal e não com o sistema montado e com a perpetuação do prejuízo a um só clube.
Ao contrário de outros, que têm as soluções todas para estes problemas, eu não faço ideia de como o Benfica poderia mudar isto. Já sabemos que gritar mais que os outros nunca resultou, descer ao nível deles também não. Só sei que durante mais de 1 ano deixei de ver futebol porque estava farto do podre que se tinha tornado. Este principio de época parecia que as coisas estavam melhores, pelo menos parecia que a regra de não haver penaltis para o Benfica tinha terminado. Será que voltou?
Para terminar deixo aqui as declarações do Luís Castro (treinador da equipa B) :
"O nosso jogador deu uma cabeçada no cotovelo do jogador deles." - a classe do Luís Castro. Dá pelo menos para rir um pouco. Antes rir que chorar.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
joao carlos · há 112 semanas
mesmo que os números pareçam exagerados temos que perceber que o odysseas levou um cartão e não fez falta nenhuma.
o bah deve ter feito uma falta e foi expulso, e bem.
o amarelo do otamendi foi justo.
o primeiro do morato não fez nenhum sentido e foi muito mal mostrado o segundo foi justo.
mesmo não considerando o amarelo mal mostrado ao morato teríamos sempre um rácio elevado porque faltas que fizemos foram merecedoras.
e nem acho que o problema, quer neste jogo que nos restantes da época, seja na analise dos nossos lance que mais erro menos erro não acho que exista assim um exagero em relação ao que deveria ser.
quer neste jogo que nos restantes da época onde as coisas não diferem muito do que foi este jogo é mais a permissividade com que se analise os lances dos adversários.
neste jogo o rácio de faltas cartões até nem foi dos piores, noutros a coisa até tem sido mais grave, neste os que ficaram por mostrar foram não por acumulação de faltas mas pela própria falta é si sobretudo por faltas táticas.
o que podemos fazer é não falar apenas quando os prejuízos se refletem nos resultados porque isso soa sempre a desculpas por causa do mau resultado e é sempre desvalorizado, por muita razão que se tenha, enquanto não fizermos o que foi feito neste jogo nos casos de evidente prejuízo mas que depois acabou por não se traduzir no resultado, ou que apesar disso conseguimos ultrapassar, as coisas não vão ser diferentes do que tem sido.
é que nos últimos anos só se reclama depois das coisas acontecerem, e existiram vezes que nem se reclama, e como se tem visto não surte efeito já seria altura de mudar de estratégia.
Rui Dias 101p · há 111 semanas
Esta época criticámos as arbitragens em dois momentos: no jogo em que o Gonçalo Ramos foi expulso com dois amarelos inventados e agora. E no primeiro jogo até ganhámos...
ChutoNaBola · há 111 semanas
Tambem já fomos beneficiados um par de vezes este ano (Guimarães por exemplo).
Ás vezes beneficiados às vezes prejudicados no fim fazendo as contas fica ela por ela.
A mania da perseguição além de estar longe da verdade não ajuda em nada o Benfica nem o futebol Português.
Rui Dias 101p · há 111 semanas
O que não ajuda nada o futebol português é termos um futebol minado de corrupção e compadrio, em que a equipa que mais ataques e mais penetrações na área era a equipa com menos penaltis em 2 anos consecutivos. Este ano em caso de dúvida não tem sido sempre contra o Benfica. E isso é de salientar e louvar. Mas que eu saiba ainda nunca tivemos um caso como o do Guedes na área do Braga a nosso favor. Um lance claro com prejuízo para nós.
Quanto à questão das faltas, as estatísticas são engraçadas e podemos usar como quisermos. No futebol, o recurso continuado à falta deve dar punição disciplinar. São inúmeras as vezes que vemos o árbitro a assinalar 1,2,3,4 com os dedos, mostrando o porquê do amarelo. A acção disciplinar é aliás uma das maneira mais eficazes de controlar um jogo. Basta ver o jogo com o Sporting, em que o Ugarte faz 6 faltas para levar amarelo enquanto jogadores do Benfica por faltas idênticas levaram amarelo, o que condicionou a acção do Benfica e deixou jogar o jogador do Sporting.
Eriksson · há 111 semanas
Mas o sr. Rui Dias sabe alguma coisa que possa interessar às autoridades??
É este constante apontar do dedo, acusações e desconfianças infundadas que fazem o futebol Português pequenino. Ou como alguns dizem um "produto" dificil de vender.
São insinuações curiosas vindo de adeptos do clube que nos ultimos anos infelizmente foi noticia pela Europa fora associado a corrupção e trafico de influencias. Não sejam como o Edgar Costa.
Rui Dias 101p · há 111 semanas
Durante anos foram apenas insinuações, quando todos ouviram as escutas de Pinto de Costa com Pinto de Sousa com Valentim e com outros tantos. Deixou de ser "infundado" e passou a ser apenas aquilo que é.
O Benfica tem sido noticia não na Europa fora, mas em Portugal. E tem sido noticia porque muita gente gosta de aparecer na televisão. Até agora não ouvi nenhuma conversa de dirigentes do Benfica a oferecerem fruta e café com leite para benefícios dentro de campo.
O Edgar Costa é mais um dos senhores a mando deste sistema que sempre que o Benfica se encontra a ganhar faz de tudo para isso não acontecer.
Até diria que pior cego é aquele que não quer ver. Mas nestes casos as pessoas vêem tudo, simplesmente preferem ignorar ou dizer que são todos iguais a fazer da sociedade e do desporto em geral aquilo que devia ser. Um ambiente sério, ética e moralmente sério.
Eriksson · há 111 semanas
Até diria no mundo inteiro tendo em conta que foi noticia aqui no NY Times.
Então o que precipitou a troca de presidente? E o Paulo Gonçalves foi embora porquê? O que significam os padres e as missas? Se quando o Benfica não ganha ao Braga é devido à corrupção e compadrio ouvido nas escutas de 2004 será justo os Vimaranenses dizerem que só foram derrotados pelo SLB devido ao padre ter dado a missa certa?
Claro que vai dizer que foi tudo uma cabala do sistema da mesma forma que os Portistas dizem que o Apito Dourado foi uma invenção do sul que não deu em nada e até devolveram o Boavista à primeira liga... E daqui a 100 anos quando Pdc e Lfv estiverem há muito no caixão vão-se justificar derrotas com as mesmas ridiculas desculpas de hoje.
O Apito dourado tem 20 anos e a dupla Lvf e Pg já foi de vela. Espero que com eles tenha acabado o café com leite e as missas com padres respectivamente.
Não preciso de uma resposta sua e fico-me por aqui não querendo poluir mais esta caixa de comentário com discuções. Peço desculpa se o meu Português foi dificil de entender. (Imigrante com português enferrujado) Um bem haja.
joao carlos · há 111 semanas
a disparidade resulta na minha opinião de uma teoria que se instalou há uns anos que os jogos tem de ser equilibrados e para que os jogos não desequilibrem, ou esse desequilibro não aconteça muito rapidamente, nos nossos jogos é permitido aos nossos adversários irem mais alem do que as leis permitem.
só que esse caso do vizela foi um caso isolado, tem de ser de forma constante, alias basta ver o que aconteceu no jogo seguinte e não dissemos nada.
Elsa 64p · há 111 semanas
Depois da derrota na taça não tive disposição para comentar de tão lixada que fiquei. Depois aconteceu esta situação com a equipa B, ainda fiquei pior, foi inacreditável! Um roubo de igreja!
O futebol português cada vez me é menos interessante tal a mediocridade, para ser simpática, a todos os níveis dos órgãos responsáveis e restantes intervenientes.
Quando na PL temos o presidente da entidade que rege a arbitragem a contactar directamente 2 clubes para se desculpar de erros d VAR em 2 jogos e, imediatamente a seguir, como consequência anunciar a substituição desses mesmos árbitros, quando se atrasam o começo dos jogos por razões como o autocarro dos adeptos adversários ficou preso no trânsito e todos ficam gratos por isso, verificamos a diferença abismal que existe.
Como é que saímos desta situação, francamente não sei, mas do que tenho a certeza é que daqui ao final do campeonato vão andar atrás de nós como cães raivosos, não vai ser fácil mesmo nada fácil.
O RS na conferência antes do jogo de hoje, deixou os jornalistas e deixou os alguns comentadores dos programas desportivos cm uma azia monumental quando lhe perguntaram se o Benfica era favorito, respondeu-lhe: responde tu. Essas perguntas não sã para mim são para os media e acho-as completamente desinteressantes. Em meia dúzia de palavras, deixou claro a miséria que somos.
Rui Dias 101p · há 111 semanas
Ainda bem que tocas no assunto do RS e da pergunta sobre o favorito. Ontem estava a ouvir uns comentadores que diziam que o RS estava a mudar a sua forma de estar nas conferências, seja por estar a passar um mau momento desportivo (eliminação da Taça de Portugal), seja porque está a mostrar como é realmente. Depois fui ver o que o homem disse e zero. Não disse nada demais, nem disse nada de forma agressiva. Disse basicamente que achava a pergunta sem sentido para um treinador.
A realidade é que desde que saiu o Brugge que tentam colar a ideia de que isto são favas contadas e que o Benfica já está nos quartos de final à espera do sorteio. Principalmente para desvalorizar o Benfica caso passe, ou para criticar veemente caso seja eliminado. Brugge esse que deu 4 batatas ao Porto no Dragão.
Hoje temos de ser muito fortes. Espero Rafa e Gonçalo Ramos no onze, e espero que amanhã possa fazer aqui publicação de mais uma boa vitória na Liga dos Campeões este ano.
Elsa 64p · há 111 semanas
Sim concordo a narrativa que estão a criar é essa mesmo, mas penso que temos muito boas chances de ganhar. O Brugges fez-nos uma pequena provocação com muito humor no twitter, o vídeo está espectacular :) .
Direitos televisivos, olha nem sei que te diga mas uma coisa é certa vai acontecer por muito que vários adeptos venham com a teoria de que o Benfica devesse recusar, como se pudesse depois da decisão governamental. Algo que podia beneficiar todos vai ser uma coisa que nem sei...
Rui Dias 101p · há 111 semanas
Os direitos televisivos vão ser maus. Seja porque o produto do futebol português é mau, seja porque todos vão tentar roubar para si e não utilizar para melhorar o futebol português.