Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Brugge 0 - 2 Benfica



Com esta excelente vitória igualamos o recorde do Porto de mais jogos consecutivos sem perder na Liga dos Campeões. São já 12 o número de jogos sem perder nesta prova, tendo já jogado em Turim, com a Juventus, e em Paris, com o PSG. 

Há 20 anos atrás o Porto teve 12 jogos consecutivos sem perder que lhe valeram a vitória na Champions. Derrotas para o Real Madrid no Dragão na época do Mourinho e derrota com o Chelsea na época seguinte.

A caminhada do Benfica tem 1 jogo da época passada com o Liverpool, 4 jogos nas pré-elimatórias, 6 da fase de grupos e agora 1 nos oitavos. Caso o Benfica não perca o jogo com o Brugge em casa estabelecerá um novo recorde nacional de equipa com mais jogos sem perder na Liga dos Campeões com 13 jogos.

No topo da lista da Liga dos Campeões estão:

25 Manchester United (19/09/2007 – 05/05/2009)
19 Ajax (14/09/1994 – 20/03/1996)
19 Bayern München (14/03/2001 – 02/04/2002)
16 Barcelona (08/03/2011 – 03/04/2012)
16 Manchester United (04/03/1998 – 29/09/1999 & 23/10/2001 – 23/10/2002)

O Benfica nas últimas duas edições da Champions (27 jogos) só teve derrotas com o Bayern de Munique e Liverpool (3 ao todo). E jogou com equipas como Barcelona, Ajax, Juventus e PSG.

O jogo de ontem foi mais um tornado "fácil" pela qualidade de jogo da nossa equipa, principalmente de um ponto de vista tático. A maturidade da equipa demonstra-se nestes momentos. Jogo sóbrio e bem conseguido, marcando nos momentos mais importantes, com a perfeita noção de quando e como fazer pressão. Ficou patente a nossa superioridade e agora falta confirmar essa superioridade na Luz para seguirmos para os quartos de final. 

30 anos de Liga dos Campeões, será a 6ª vez que o Benfica chegará aos quartos de final. Se pensarmos nos últimos 12 anos será a 4ª vez e nos últimos 8 anos será a 3ª vez, parece evidente a trajetória positiva dos últimos anos nesta competição. Curiosamente, um assunto que tem sido muito criticado pelos adeptos nos últimos anos. Muito devido à prestação dos 0 pontos com Rui Vitória.

De referir que caso o Benfica passe aos quartos de final, será a primeira vez que uma equipa portuguesa passará aos quartos de final em duas épocas consecutivas. Nunca antes foi feito por uma equipa portuguesa. Algo que não ouvimos falar na comunicação social. Duas qualificações para quartos de final da Liga dos Campeões consecutivas parece-me motivo de orgulho e de demonstração clara de que o projeto desportivo é o caminho a seguir. Muito importante também a vitória do campeonato esta época, para cimentar as prestações europeias. Não esquecer que o formato da Liga dos Campeões vai mudar  e as coisas podem complicar-se e muito para Portugal manter 3 equipas por lá.

Menos receitas da Liga dos Campeões com menos receitas dos direitos televisivos... pode vir a ser o prego que falta no caixão da Liga Portuguesa.

38 jogos, 30 vitórias, 7 empates e 1 derrota. 92 golos marcados e 26 sofridos. Demonstração clara de qualidade da nossa equipa mas que de momento ainda não ganhou absolutamente nada.

Temos 7 jogos até ao decisivo jogo com o Porto em casa a 8 de Abril. Jogos teoricamente de dificuldade baixa ou média, com saídas a Rio Ave ou recepção ao Guimarães. Se o Benfica vencer todos os jogos até esse importantíssimo dia 8... poderemos arrancar para uma semana louca, com o Benfica - Porto na Luz e o jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões 3 dias depois.

Milan, Bayern, Dortmund e Benfica estão na dianteira.
Real, Nápoles, City e Porto são para mim favoritos.

Benfica - Milan
Real - City
Bayern - Nápoles
Dortmund - Porto

Com o 2-0 na primeira mão só temos é de passar. Parece-me um excelente emparelhamento para os quartos. 

E vocês que dizem?

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (5)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
muito desperdício na primeira parte.
com chiquinho a jogar no meio campo o florentino não pode ir fazer pressão em zonas mais adiantadas como costuma fazer é que se eles conseguem ultrapassar essa pressão depois não tem quem tenha capacidade para depois travar o contra ataque como se viu ontem no inicio com eles até uma vez em superioridade numérica valeu que não aproveitaram.

jogar com todos o medio centro desde inicio depois tem esta contrariedade ficamos sem nenhuma opção no banco no fim o aursnes já acusava algum desgaste e não tínhamos quem o pudesse render.

só que dois desses sete empates são derrotas.

mas esta competição não começou nos anos noventa começou muito antes não podemos criticar os outros, e bem, por fazerem de conta que antes disso é outra coisa e depois quando dá jeito fazermos o mesmo de tal maneira que até se desvaloriza o que o clube até já alcançou no passado.
como diria aguem por aqui convém é não fazer cherry picking é que o que as pessoas criticaram foi o buraco que existiu no meio desses tais oito anos é que não foram só os zero pontos foi o nem ir à liga dos campeões e estar quatro anos sem sequer ir aos oitavos é que os bons desempenhos estão nos extremos desse período.
2 respostas · activo há 111 semanas
Esta competição começou nos anos 90. Em substituição da TCCE. Daí ter feito essa referência aos 30 anos de LC.

Tivemos, acho que foram, 3 anos em que estivemos no top6 do ranking da UEFA. Há sensivelmente 10 anos. Na altura criticava-se por não termos boas performances na LC, mas fomos a duas finais comsecutivas. Agora vamos, se tudo correr normalmente, a dois quartos de final consecutivos. E as críticas serão outras. Cada um foca-se naquilo que considera mais importante.

Concordo com o problema de começar c todos os médios de início. E acho que é algo que o Roger Schmidt tem de corrigir.
não esta competição começou nos anos 50, mudou de nome nos anos noventa mas a competição é a mesma.
e as grandes alterações à competição, a entrada de clubes não campeões nos seus países até só começou no fim da década de noventa anos depois da mudança de nome.

mas por acaso viu as minhas criticas ao desempenho destas duas épocas onde mesmo.
sim tivemos esses bons desempenhos na europa mais as duas primeiras épocas do rui mas depois tivemos quatro anos que foram muito maus na europa, e foi isso que foi criticado, mas pelos vistos alguns gostam de saltar por cima como se eles não tivessem acontecido.
o que eu gostava é que eles não tivessem acontecido agora acontecendo é lógico serem alvo de criticas, se calhar se todos batessem palmas quando as coisas estavam mal na europa ninguém tinha interesse em mudar já que estava tudo contente com os desempenhos.
Bom resultado que nos deixa com 1 pé nos quartos e isso é o mais importante !

O Benfica começou bem o jogo mas o Brugges respondeu à altura e meteu-nos em sentido durante uns 15 min e ainda apanhamos um susto mas o Ody fez uma grande defesa. Depois só deu Benfica!

Olha o marcaram um penalti a nosso favor numa situação bastante idêntica aquela de Braga, engraçado não é?

Muito bom jogo, com destaques para o António Silva, o Otamendi, o Grimaldo, o Frederik, apesar da humildade que teve ao admitir que não foi o seu melhor jogo, o Chiquinho, grande jogo com uma 2ª parte espectacular e o enoooorme Florentino, para mim o melhor no jogo!

Também gostei das substituições, o Guedes e o Neres entraram bem. E os adeptos, fantásticos!

Agora venha o Boavista!

PS: O braga levou um amasso, bem feita para o idiota do Salvador que desta vez não se lhe ouviu um pio para elogiar a arbitragem, mas devia, porque o Tormena é muito bem expulso.
1 resposta · activo há 111 semanas
O Braga ao que parece só joga contra o Benfica. A teoria de que o Salvador só fazia fretes ao Benfica tinha a sua graça. Ainda mais custa a passear a azia de ser a única derrota da temporada.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi