O antigo árbitro Duarte Gomes publicou na sua página de facebook Kickoff - Duarte Gomes o seu artigo no jornal A Bola.
Leiam o texto que vale a pena porque é um excelente texto vindo de quem vem.
A mudança deste clima no futebol Português depende também muito dos árbitros e imperativo que eles comecem a denunciar tudo. Há várias formas de o fazerem como por exemplo gravarem conversas, contatar as forças policiais para armarem ciladas para apanharem quem vos anda a atormentar de tal forma que por vezes "falta coragem".
O Sr. Duarte Gomes terá certamente conhecimento de situações das que mencionei. Ainda agora o dirigente expulso do FC Porto ameaça tramar o árbitro. Tenham coragem! Seja de que clube for! Digam o que fazem as associações de futebol de norte a sul nos distritais, digam o que vos fazem quando estão a começar... Ganhem fora de campo a tal coragem que vos tem faltado em campo! Entretanto, abram as portas da arbitragem! Classificações, relatórios das partidas e PRINCIPALMENTE, os relatórios do observadores que são muitas vezes "martelados".
Entretanto, parem de andar a fazer queixinhas dos dirigentes que se sentem prejudicados e comecem é a limpar a estrutura da arbitragem, desde os distritais até aos profissionais. Admitam os erros, castiguem quem erra e retirem quem não tem qualidade. Na minha opinião, a situação do VAR é critica pois são demasiados erros flagrantes para que todos possamos pensar em erro humano. Ali não há margem para erro humano e quem o fizer não pode ser VAR ou tem de ser severamente punido.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Rui Dias 101p · há 110 semanas
Este texto é igual a muitos outros que o Duarte Gomes costuma publicar. Seja em jornais ou redes sociais, ou mesmo quando comenta nas televisões. A realidade é que são sempre textos que "confiam" ou "afirmam" a seriedade e/ou honestidade dos árbitros portugueses. E o que o Duarte Gomes esconde é aquilo que é óbvio para todos. Os árbitros estão sujeitos a pressões, ameaças e aliciamentos que faz com que este campeonato há muito que seja uma farsa.
Se exemplos não faltassem basta ver o que aconteceu ao VAR do jogo do Benfica com o Braga. Se depois de um roubo grave que cometeu, o que ganha é a convocatória para um jogo de um grande na próxima jornada, percebemos que houve obviamente um prémio dado ao Fábio Melo pelo roubo que cometeu e isso demonstra bem como está o futebol português.
Como diz o outro, o que o VAR veio demonstrar é que não são erros, são roubos mesmo.