Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

E-Toupeira - O primeiro processo da Montanha que pare um ratinho


Conheceu-se finalmente a primeira decisão de um Tribunal em Portugal referente a um dos inúmeros processos apresentados ao longo destes últimos anos pela comunicação social. E o resultado para já, haverá recursos, é este:


Paulo Gonçalves

- Acusado de 6 crimes de violação do segredo de justiça, 21 de violação de segredo por funcionário, 9 de acesso indevido, 9 de violação do dever de sigilo, em coautoria, além de 1 crime de corrupção ativa, 2 de acesso indevido e 2 de violação do dever de sigilo. Ao todo, 50 crimes.

Conclusão: condenação por 1 crime de corrupção ativa.


José Augusto Silva

- Acusado de 1 crime de corrupção passiva, 6 de violação do segredo de justiça, 21 de violação de segredo por funcionário, 9 de acesso indevido, 9 de violação do dever de sigilo, 28 de acesso ilegítimo e 1 de peculato. Ao todo, 75 crimes.

Conclusão: condenado por 1 crime de corrupção passiva.


Júlio Loureiro

- Acusado por 1 crime de corrupção passiva.

Conclusão - ilibado.


Em primeiro lugar, verifica-se que na realidade o Ministério Público não conseguiu provar quase nenhum dos crimes que acusou os arguidos. Não conseguindo provar sequer o acesso indevido por parte de José Augusto ou de Paulo Gonçalves que num tempo de era digital me parecesse extremamente fácil de fazer caso tivesse ocorrido realmente. Por fim, o crime de corrupção parece-me um absurdo neste contexto. O que veio a público era que a corrupção era feita com merchandising do Benfica ou bilhetes para o Estádio, mas alguém acredita que dois amigos precisem deste tipo de objetos ou benefícios para trocar informações sobre o que quer que seja? E mais, não sendo provado qualquer tipo crime, a corrupção é sobre o quê? Afinal o Paulo Gonçalves comprou o José Augusto Silva no quê? Pagou a José Augusto Silva para quê? Se não há outro crime envolvido?

Para terminar, é evidente para mim que houve violação de segredo de justiça, é óbvio que o Paulo Gonçalves tinha o amigo a verificar o processo de tempos a tempos para saber como as coisas andavam. Curiosamente não houve condenação por isso. Destaque também para em Portugal nada ser violação do segredo de justiça se aparecer nos jornais ou nos blogs do Porto, se for um funcionário do Benfica, já dá direito a processo em Tribunal.

Para quem muito falou sobre o e-toupeira, sobre o Benfica ter toupeiras, sobre as toupeiras benfiquistas.... bem sei que a grande maioria nem sabia do que se tratava e queria era denegrir a imagem do clube, mas a realidade é muito complicada para essa gente. 

Nem um ratinho esta montanha pariu.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi