Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Benfica x Lyon. Capítulo N da falta de noção.

Antes de mais e como todos sabem, o nosso objectivo é apenas ser um blog sobre o Benfica enquanto clube e não estar com grandes "declamações" tácticas.

Mas vou aproveitar para "explicar" o meu tema da falta de noção com recurso a umas imagens do jogo.
E sim, o golo foi muito cedo... Mas a abordagem que eu considero errada já dava para perceber ainda antes do golo.


Lyon a construir com 6 para chamar avançados e linha média do Benfica!
Avançados do Benfica a saírem ao DC... Extremos a sair aos laterais e médios a tentar não deixar enquadrar... Tudo normal á tugão. 
Acontece que se os médios saem demasiado na pressão abrem espaço nas suas costas... Se não saem os avançados (que nem sequer pressionam por aí além...) são batidos com um simples passe e obrigam os médios a sair a um jogador com bola controlada.
Note-se (na 1a imagem) ainda o posicionamento de Depay a tentar explorar a saída de FL ao MC do lado esquerdo do Lyon... E FL é muito bom mas ainda não é 2!

Golo:
DC sem pressão e espaço para jogar. Se é para isto para quê os 2 AV? Gabriel a dividir no extremo por dentro e no "seu" MC. FL a evitar que a bola entre nas costas dos médios.

Bola para o DC contrário. FL a sair para não deixar enquadrar o "seu" MC ficando Depay nas suas costas. Gabriel nem sai no MC que recebe nas costas dos AV, nem controla Depay atrás de si.

Bola entra nas costas dos avançados. MC do Lyon enquadra. FL tenta fechar linha de passe para Depay. Gabriel... Coiso e tal.

Bola em Depay só com os 4 defesas e FL em recuperação.

FL fruto do jogador monstruoso que é consegue recuperar posição. Gabriel? Calma... Não se preocupem.

Bola para o corredor lateral passando pelo local que Gabriel ocuparia se tivesse corrido para trás.

1x1 vs Grimaldo, com espaço, adversário embalado e gente a entrar para finalizar. (Depois é fácil dizer que o espanhol defende mal).
Este é o lance que origina o canto do golo... Se não fosse golo neste canto, seria noutro lance qualquer. Ir "pressionar" os DC a 10m... Médios a terem de sair aos MC do Lyon com Depay nas costas ia acabar por dar nisto.

Eh pá... Mas o Benfica tem de jogar para ganhar! 
Acham que o Lyon não jogou para ganhar?

Então vejamos:
Até se pode considerar que o Lyon jogou em 442 como o Benfica... Mas havia a preocupação de não deixar jogar o médio mais influente na circulação de bola do Benfica: FL (veja-se Depay sempre no espaço de FL). Eu sei que alguns dizem que é para trás e para o lado... Nada mais incorreto e mesmo que fosse...  A fluidez na circulação que o moço dá é fantástica.
E a pressão aos DC do Benfica era realizada apenas pelo PL. Isto permitia ao Lyon jogar em superioridade numérica no corredor central no meio campo e na defesa! Não se expondo a situações de igualdade numérica ou de inferioridade com médios em recuperação.

Digam-me... É assim tão vergonhoso ou desonroso para a História do Benfica? 
E isto é apenas em 3m... Porque depois foi o golo e podem argumentar "ah e tal a estratégia caiu por terra".
Culpa dos jogadores? Já tivemos plantéis com mais investimento e a estória dos jogos era igual. Ou é preciso recordar o rolo compressor que na LC falhava sistematicamente.
Culpa do treinador? Se jogasse o Pizzi aquela bola não entrava ali na mesma? AA não teve pedalada para o NS... Ia ter para o moço do Lyon? Por algum motivo RV (o pior dos 3 últimos) passou 2x de grupo.
Do presidente? Sim. Porque não investe? Não! Depay custou há uns anos 80M... Zenit contratou Malcolm por 30M. Leipzig... Paga aquilo que o Benfica não pode. Então? Porque tem um sonho e confunde o sonho com a realidade. O Benfica tem de jogar a LC em superação... Em entrar para não errar e deixar os outros errarem. 
Acho que já todos devíamos ter percebido que o discurso do "queremos honrar a História" é muito bonito... Mas a história recente são derrotas e não vitórias.

PS. Feito no tlm e com prints do meo go... Poderá haver um ou outro erro ortográfico.

E-goi