Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Benfica x Lyon. Capítulo N da falta de noção.

Antes de mais e como todos sabem, o nosso objectivo é apenas ser um blog sobre o Benfica enquanto clube e não estar com grandes "declamações" tácticas.

Mas vou aproveitar para "explicar" o meu tema da falta de noção com recurso a umas imagens do jogo.
E sim, o golo foi muito cedo... Mas a abordagem que eu considero errada já dava para perceber ainda antes do golo.


Lyon a construir com 6 para chamar avançados e linha média do Benfica!
Avançados do Benfica a saírem ao DC... Extremos a sair aos laterais e médios a tentar não deixar enquadrar... Tudo normal á tugão. 
Acontece que se os médios saem demasiado na pressão abrem espaço nas suas costas... Se não saem os avançados (que nem sequer pressionam por aí além...) são batidos com um simples passe e obrigam os médios a sair a um jogador com bola controlada.
Note-se (na 1a imagem) ainda o posicionamento de Depay a tentar explorar a saída de FL ao MC do lado esquerdo do Lyon... E FL é muito bom mas ainda não é 2!

Golo:
DC sem pressão e espaço para jogar. Se é para isto para quê os 2 AV? Gabriel a dividir no extremo por dentro e no "seu" MC. FL a evitar que a bola entre nas costas dos médios.

Bola para o DC contrário. FL a sair para não deixar enquadrar o "seu" MC ficando Depay nas suas costas. Gabriel nem sai no MC que recebe nas costas dos AV, nem controla Depay atrás de si.

Bola entra nas costas dos avançados. MC do Lyon enquadra. FL tenta fechar linha de passe para Depay. Gabriel... Coiso e tal.

Bola em Depay só com os 4 defesas e FL em recuperação.

FL fruto do jogador monstruoso que é consegue recuperar posição. Gabriel? Calma... Não se preocupem.

Bola para o corredor lateral passando pelo local que Gabriel ocuparia se tivesse corrido para trás.

1x1 vs Grimaldo, com espaço, adversário embalado e gente a entrar para finalizar. (Depois é fácil dizer que o espanhol defende mal).
Este é o lance que origina o canto do golo... Se não fosse golo neste canto, seria noutro lance qualquer. Ir "pressionar" os DC a 10m... Médios a terem de sair aos MC do Lyon com Depay nas costas ia acabar por dar nisto.

Eh pá... Mas o Benfica tem de jogar para ganhar! 
Acham que o Lyon não jogou para ganhar?

Então vejamos:
Até se pode considerar que o Lyon jogou em 442 como o Benfica... Mas havia a preocupação de não deixar jogar o médio mais influente na circulação de bola do Benfica: FL (veja-se Depay sempre no espaço de FL). Eu sei que alguns dizem que é para trás e para o lado... Nada mais incorreto e mesmo que fosse...  A fluidez na circulação que o moço dá é fantástica.
E a pressão aos DC do Benfica era realizada apenas pelo PL. Isto permitia ao Lyon jogar em superioridade numérica no corredor central no meio campo e na defesa! Não se expondo a situações de igualdade numérica ou de inferioridade com médios em recuperação.

Digam-me... É assim tão vergonhoso ou desonroso para a História do Benfica? 
E isto é apenas em 3m... Porque depois foi o golo e podem argumentar "ah e tal a estratégia caiu por terra".
Culpa dos jogadores? Já tivemos plantéis com mais investimento e a estória dos jogos era igual. Ou é preciso recordar o rolo compressor que na LC falhava sistematicamente.
Culpa do treinador? Se jogasse o Pizzi aquela bola não entrava ali na mesma? AA não teve pedalada para o NS... Ia ter para o moço do Lyon? Por algum motivo RV (o pior dos 3 últimos) passou 2x de grupo.
Do presidente? Sim. Porque não investe? Não! Depay custou há uns anos 80M... Zenit contratou Malcolm por 30M. Leipzig... Paga aquilo que o Benfica não pode. Então? Porque tem um sonho e confunde o sonho com a realidade. O Benfica tem de jogar a LC em superação... Em entrar para não errar e deixar os outros errarem. 
Acho que já todos devíamos ter percebido que o discurso do "queremos honrar a História" é muito bonito... Mas a história recente são derrotas e não vitórias.

PS. Feito no tlm e com prints do meo go... Poderá haver um ou outro erro ortográfico.

Comentários (35)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Mas, caro Nuno, ontem na conferência de imprensa, o Lage diz algo do gênero “ Temos de encontrar o ponto até onde a equipa pode crescer com aquilo que temos em casa e olhar para o mercado“; pergunto, então o Lage não sabia já isso quando começou a época? Porque disse no início que não precisava de reforços e que estes, vinham do Seixal? Ele sabia que iríamos jogar na Champions. Mesmo que a sua inexperiência internacional (!??!) não o deixasse ver a importância de reforços experientes, porquê que ninguém da estrutura o alertou para isso?
LFV disse na última entrevista que foi ele quem quis comprar o Cádiz (acho que foi este)! Então porque não comprou um gajo experiente ou com qualidade comprovada? Se era comprar só porque sim, então comprava um “Jonas, um Gaitan ou um Oscar Cardoso”! Algo ou alguém falhou na “programação” das competições. Não peço a cabeça de ninguém mas, este tipo de erro, está a ser cometido repetidamente, ano após ano e que, para além da imensa tristeza que sentimos com as derrotas, a maneira como perdemos e como começamos a ser vistos intencionalmente, é bastante preocupante. Para mim, perder um jogo da forma como temos perdido, é inaceitável num clube grandioso e glorioso como o Benfica.
7 respostas · activo há 282 semanas
E isto tudo com apenas três minutos de jogo! As imagens são todas dos primeiros três minutos... Sofremos no canto mas poderíamos ter sofrido antes do canto. Três minutos. Obrigado pelas imagens.
3 respostas · activo há 282 semanas
Obrigado pelo post.
Esquecemo-nos que não somos apenas nós que estudarmos os adversários, e fazê-mo-lo bem, mas os adversários especialmente nos jogos mais importantes também nos estudam bem.
E detectam sem grandes dificuldades os nossos defeitos, deficiências e os erros que cometemos. Assim como as fraquezas e os lados fracos dos nossos jogadores.
O 1º golo deles aos 3 minutos foi um lance estudado. Condicionou o jogo a partir dai. Entrámos a perder. A lesão do Ferro piorou as coisas, como se isso fosse necessário.

Eu lembro-me de criticar o JJ porque ele fiava-se muito no seu sistema mas depois era comido quase sempre especialmente na Europa, porque os adversários também o estudavam e facilmente o anulavam. E ele ficava sem plano B apesar de ter bons jogadores à disposição.

Mas a concorrência hoje na Europa é mais severa do que era há 5 e 10 anos.
A realidade é como é e não a podemos mudar. Apenas adaptar. Os clubes mais pequenos e menos conhecidos apetrecham-se cada vez mais e melhor, com jogadores, treinadores e conhecimento do jogo, cá dentro a mesma coisa.

A solução não está apenas na contratação de jogadores melhores ou mais caros (e ainda criticam as comissões, lol). Quem diz isso não percebe nada de futebol. É uma condição necessária mas não suficiente. Se fosse tão simples o PSG, o City, a Juventus, o Bayern já teriam sido campeões da Europa. Não são. A culpa será do Lage e do Vieira?

Agora temos uma nova cartilha da escória, que o Mendes é que manda no Benfica, e um ataque desenfreado e desesperado ao Lage por parte da escumalha inimiga, quando ele não tem quase ninguém no clube.

O segredo está em criar um sistema que nos permitisse adquirir vantagens competitivas. A criação do Seixal é uma dessas formas que eu aprovo 100% mas que leva tempo a implementar. Que até agora tem sido um sucesso sem igual.
Mas os miúdos levam tempo a crescer e a adquirir experiência. Esta não se adquire em laboratórios, nos treinos. Para isso os miúdos precisam de ter jogos competitivos que lhes permita crescer com os erros e esses obtêm-se também nas derrotas.

Não estou a defender as derrotas, até porque não gosto nada, estou apenas a constatar factos e realidades. É assim em todas as profissões sem excepção.
Por outro lado, depois de ter passado mais de 10 anos nos anos 80-90 a sofrer e a desesperar, já estou vacinado e mais que calejado para estes infortúnios e para gestões assassinas.
Pelo menos desta vez não nos podemos queixar do árbitro ladrão e corrupto. Não é conforto mas já é alguma coisa.
Resumindo: Equipa ridiculamente espalhada em campo com enorme espaço entre os jogadores e sectores. Grimaldo muitas vezes fora da linha defensiva e demasiado longe dos centrais, assim como o Tomás.

Jogadores da linha defensiva muitas vezes atraído pelo homem como se pode ver nas imagens 1, 3, 4, 8 e 9, Grimaldo, Tomás e Ferro respectivamente.

Com bola, o portador sem ninguém a dar a bola num raio de 10m, tudo afastado á espera de um passe interior de alto risco face á distância.

Não há houve um único jogador que conseguisse desequilibrar no 1x1 e assim desequilibrar o Lyon. No plantel só temos um jogador com essa capacidade... Rafa!! O Jota, para já, não conta para o totobola... Saiu o Salvio e não há ninguém que desequilibre individualmente, que também é extremamente importante.

Mantenho o que digo há muito tempo... Defensivamente o Benfica é uma banalidade. Dirão que no campeonato só sofremos 3 golos mas quando a dificuldade aumenta sofremos a bom sofrer. O Lyon conseguiu várias vezes desbaratar por completo o processo defensivo do Benfica de uma forma assustadoramente fácil.
2 respostas · activo há 282 semanas
Extraído de um blogue lagarto:

... mas os resultados do SLB na Champions são perfeitamente lógicos. Ao obter poucos pontos na Champions, o Benfica impede que o nosso ranking suba. Ora não subindo o ranking português, as possibilidades de entradas diretas na Champions (ou quase diretas) vão diminuindo, sobretudo para quem fica em segundo no campeonato. Não indo à fase de grupos Champions, os clubes ficam sem dinheiro e etc e tal.
Dito de outro modo, o SLB será tanto mais dominante internamente quanto menos clubes portugueses chegarem à fase de grupos da CL.
Sim, há uns arrufos dos adeptos, umas crónicas a bater em Bruno Lage, mas em Maio lá estão todos no Marquês.
Ao português em geral, mais do que ser grande, interessa que o seu vizinho seja pequeno.

Bem, dito assim até nem parece má estratégia...
7 respostas · activo há 282 semanas
só que o lage é muito dogmático joga sempre num 442 muito rígido mesmo utilizando um jogador como o chiquinho que até é um dez de origem que poderiam ser neste jogo.
eles com dois avançados de origem um deles vinha jogar como dez. num 4231.

quanto ao gabriel só uma coisa, nós em dez dias jogamos quatro jogos o gabriel jogou em todos, o florentino só em três, e só não jogou os minutos todos porque saiu mais cedo dez contra o portimonense e mesmo assim poderia ter saído quinze minutos antes já na segunda parte contra o rio ave andava a passo na segunda parte.

sim o o andre perdeu em velocidade para o nuno mas duvido que tivesse feito a borrada, e não foi a única, do tomas, porque primeiro ele não encosta no jogador coisa que o andre faz depois ele perde em velocidade, mas o andre já sabemos que nem é rápido o tomas supostamente até é rápido, depois o jogador abranda e o que faz o tomas em vez de aproveitar para recuperar a posição abranda ele também quando o jogador volta a acelerar ele volta a ficar nas covas.
isto são erros de inexperiência não de falta de qualidade, mas o erro maior é o de quem achou que o tomas servia em caso do andre não estar disponível, alguns até com o argumento de que para as taças serviam.

convém é não inventar factos depay custou 34M e não 80M a um clube ingles e foi vendido ao lyon por 16M.
4 respostas · activo há 282 semanas
A questão aqui não é se acontecia isto ou aquilo se tivesse o Pizzi, o André Almeida etc. È a experiência que eles acrescentam á equipa. Há opções do Bruno Lage que cada vez entendo menos. A convocatória parecia feito para um campeonato de sub23. E depois há a ilusão do projecto europeu...que é para daqui um ano...2 anos...3 anos...uma carrada de anos, e essa quanto a mim é a ilusão! O projecto europeu é o AGORA, porque é agora que o prestigio internacional do clube está em jogo! É agora que se começa a marcar posições para as mudanças que vão pairando no que toca ás alterações das competições europeias...e com as coisas a decorrer da forma que estão a decorrer só estamos a marcar passo...Se realmente o Benfica quer que os seus jovens da formação cresçam como jogadores é preciso também jogadores mais experientes e TITULARES para dar esse suporte, e que no Benfica começa a faltar...já lá vai Luisão, Jonas, Sálvio...essa obstinação com os "jovens" ou só ir buscar jogadores "jovens" ao mercado está a afundar o Benfica em termos de competividae a nivel europeu. Nem tanto ou mar, nem tanto a terra e as vezes a grande mais valia que um jogador tem para dar e mesmo a desportiva do que financeira...Jonas é o exemplo disso. De resto este resultado pontual não desresponsabiliza Lage. Ele podia ter colocado André Almeida, Pizzi e ainda tinha pelo menos Samaris que na minha opinião é o jogador com melhor perfil para ser capitão de equipa mas está na situação em que está. Nada tenho contra Lage e espero dele um treinador na senda de muitos sucessos no Benfica ou em outros clubes por onde passe(desde que não seja os nossos rivais ou que jogue contra nós...), mas até a presente data a nível europeu Lage não fez mais que Rui Vitória, que tirando aquele malfadado ano em que não fizemos um único ponto, ele chegou a uns quartos de final, oitavos de final, e no ultimo meio ano pelo menos deu para passar para a Liga Europa.
1 resposta · activo há 282 semanas
Ando há dias para comentar este post, obviamente para o subscrever, que é a única posição racional e sensata, nesta questão. Se não o fiz mais cedo, foi porque o benfiquista romântico (leia-se pré-lei Bosman e pré-SADs...) ainda luta desesperadamente pela sobrevivência - e essa sobrevivência dele passa, naturalmente por não subscrever este post ;-)

Mas claro que tens razão. E no segundo golo ainda foi mais obscenamente evidente - muito espaço inter- e intrasectorial, um passe estavam no segundo espaço (costas dos nossos avançados), dois passes estavam no terceiro espaço (espaço de criação, costas dos nossos médios)...

O principal problema é que isto não foi um caso isolado: já houve muitos jogos esta época em que cometemos os mesmíssimos erros de esticar e alargar demasiado a equipa na pressão alta universal e "à maluca" (não parece haver indicadores de pressão específicos, por exemplo), com os mesmíssimos custos...

E agora deixo aqui um vídeo que acabei de descobrir por acaso, mas acabou por me permitir publicar este comentário, após negociação delicada com o benfiquista romântico, que exigiu a partilha do vídeo no comentário como contrapartida pela publicação do mesmo https://m.youtube.com/watch?v=yv-6yFqt04Q

Só descanso com o hexa de 2024.
Carrega Benficaaaa!
2 respostas · activo há 282 semanas
Gabriel (curiosamente dos jogadores mais possantes que temos) é jogador de contacto mas nao lhe peçam para ir a frente e correr de volta num contra ataque do adversario.
Ou é um 10 ou um 6 (e o Florentino à frente dele a limpar tudo e a abrir espaços).
Isso nao sao jogos para o Tomas Tavares tem de ganhar experiencia nos jogos internos (e nao sao quaisquer uns)
Onde anda o Nuno Tavares? Nesse jogo talvez desse jeito a DE e Grimaldo a EE.
Sentiu-se a falta do Pizzi. Deveria estar no lugar do Gedson para equilibrar o meio campo, mas compreendo que se deve dar um pouco de descanso.
Acho que deveria ter sido um jogo para Samaris e Adel pois sao mais fisicos na luta e concretos nas decisoes.
Para finalizar na minha opinião acho que deveriamos ter optado pelo mesmo sistema de jogo que usamos em vila do conde. 4-3-3

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi