Vitória muito importante após um jogo para competições europeias. Nem sempre é fácil esta transição de competições, ainda para mais com um mau resultado na bagagem. Vitória sem nota artística, mais uma vitória fora de casa e mais 3 pontos somados na tabela classificativa, colocando enorme pressão no derbi nortenho.
Primeira parte completamente falhada com muita previsibilidade e lentidão no jogo. Gabriel irreconhecível a atacar e a defender foi um dos principais responsáveis por este momento no jogo. Santa Clara é mais uma equipa a acrescentar ao lote dos que defendem com uma linha defensiva invulgarmente povoada e esperando pela sua oportunidade a jogar no erro, para ferir o Benfica em ataques rápidos e contra-ataques. É também mais uma equipa que nos deu luta mas perdeu e isso é o que conta para a história.
A segunda parte foi diferente, com Chiquinho inicialmente a pedir bola no meio campo e a acrescentar-nos o critério que nos tinha faltado na primeira parte. Depois aparece Pizzi e Vinicius a fazer a diferença na frente.
Falta-nos ainda assim, um jogador imprevisível e que em certos jogos desbloqueie pela individualidade. No plantel só vejo Jota a fazê-lo, mas teima em não haver fumo branco na renovação.
Vlachodimos 7- Tem demonstrado estar à altura do Benfica. Sempre que é necessário diz presente!
Grimaldo 6- Fez um jogo mediano e sem brilhantismo a atacar e a defender cometeu o mesmo erro que o André Almeida no golo do Santa Clara ao perder a noção do adversário nas suas costas, por sorte não deu golo.
Jardel 6- Perdeu algumas bolas de forma infantil e 7 no total. Numa delas escorregou e quase que o jogador adversário aproveitava para fazer golo.
R. Dias 7- Quase fez golo num canto na primeira parte e esteve quase sempre competente a defender e nos duelos individuais.
André Almeida 5- Frágil nos duelos e com muitas limitações quando obrigado a acompanhar o adversário em corrida algo que Bruno Lage tinha alertado aquando do jogo com o Lyon. Cometeu o erro no golo do Santa Clara ao deixar-se antecipar pelo adversário que apareceu nas suas costas a cabecear. Este tipo de erros tem sido recorrente no André mas também em todos os nossos laterais incluindo o Tomás Tavares... será importante o Bruno Lage trabalhar este tipo de posicionamento.
Florentino 6- Saiu para dar lugar a Vinicius. Primeira parte competente nas coberturas e a mostrar-se sempre disponível na primeira fase construção. Acho que lhe faria bem procurar evoluir a jogar menos como médio defensivo e mais como médio box to box.
Gabriel 3- Jogo simplesmente horrível de início aos fim. Teve apenas 67% de acerto no passe e em 20 passes largos acertou apenas 6. Muito curto para um médio pelo qual muito do nosso jogo passa seja a defender como a atacar. Não merecia fazer o jogo todo.
Pizzi 8- Pizzi é um craque com bola, espaço para pensar e de frente para o jogo. Demostra muita frieza sempre que está na "cara" do golo, sendo mesmo o melhor marcado do campeonato com 8 golos em 11 jogos. Não lhe peçam é para defender, mas se faz a diferença atacar, temos que ter os nossos médios centro a bascular na compensação para que o André Almeida não leve constantemente com dois para um.
Cervi 6- Não fez manifestamente um bom jogo, mas é dos jogadores a quem nunca falta atitude. espírito de equipa e combatividade.
Chiquinho 6- Teve um jogo apagado e sem bola na primeira parte, na segundo recuou e começou a jogar como gosta maioritariamente de frente para a baliza. O Benfica cresceu com ele e com o seu critério no passe.
Seferovic 6- É um avançado cheio de atitude competitiva mas muito limitado no que toca a jogo combinativo e % de asserto na finalização. Teve uma oportunidade que é infelizmente a sua cara, num cabeceamento que enviou para fora. (foi assinalado fora de jogo, mas é daqueles lances que pelo menos tem que sair enquadrado na baliza)
Vinicius 8- Este é o típico jogador com faro de golo e asserto na finalização. Tem que jogar mais vezes a titular porque claramente acrescenta qualidade no jogo de costas, acrescenta qualidade no jogo combinativo com bola no pé e acrescenta golo fácil a cada oportunidade que lhe surge.
Taarabt 5- Acrescentou qualidade na gestão do jogo com bola.
Gedson - Não teve tempo suficiente para nota.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Rodolfo Dias 80p · há 282 semanas
O primeiro é que o Tabaraat não veio acrescentar nada ao jogo, inclusive fez um passe sem pressão para a terra de ninguém, algo incompreensível à semelhança de Gabriel. O segundo é que existe sempre um motivo para as nossas más exibições, ou é após uma noite europeia, ou são as lesões, ou a relva ou o adversário que não deixa jogar ou os pitões que não são adequados. Temos que parar com todas estas desculpas e tentar perceber, como diz Lage, que algo vai mal naquele balneário.
Finalmente queria agradecer ao Lage pela sua fertilidade, verdadeira enzima catalisadora para a reviravolta do segundo tempo. E pedia-lhe um favor, dado que tão cedo não arranjará motivo extra para os nossos soldados conseguirem reverter a batalha, que arranje amantes.
PS:importantíssima esta vitória pois efectivamente colocará muito mais pressão no derbi portuense. Ainda por cima depois daquela noitada dos sul americanos do Porto que irá abanar o balneário dos andrades, se bem que da festa e pelo que se viu a música era horrível, poucos comes e bebes, só se safavam mesmo as mamas da Cindy.
Nuno Figo · há 282 semanas
O árbitro e mestre pasteleiro tudo fez para parar o ritmo de jogo e enervar ainda mais um Benfica que, especialmente quando estava em desvantagem, queria tempo de jogo.
Nota especial à Sport tb, que conseguiu retirar do resumo o lance de pênalti sobre Cervi e a bola ao poste enviada por Seferovic, interrompido à posteriori com fora de jogo muito discutível! Isto num jogo em que nem houve “juízo final”, visto o equipamento não estar disponível em São Miguel...
Nuno_Martins 105p · há 282 semanas
Foi mau? Muito mau. Mas todos nós lembramos de empates e derrotas comprometedoras nestes jogos pós LC... E este foi fora, num mau relvado, contra uma equipa que não é boa mas defende bem reforçada por ASD, com um penalty de "tribunal unânime". Quantos pontos já perdemos nestes jogos?
Discordo completamente de grande parte das notas... Tirava 2/3v a todos... A Gabriel então tirava 4/5v! (Sim, eu sei).
Interessante... A malta que dizia não sei o que do TT no golo do Lyon... Viram o AA a ser ultrapassado de mota?
Rui Dias 101p · há 282 semanas
Sou muito critico do treinador quando não coloca a equipa que à partida toda a gente sabe ser a melhor. Não colocar Pizzi em campo é para mim menosprezar a competição ou equipa contrária. Não colocar o André em vez dum miúdo que há 6 meses estava nos Juniores, igual. Por mais que os dois possam cometer erros. Sinceramente dizer "Olha vejam lá o André a cometer o mesmo erro que o Tomás", para mim é não ser honestos. Qualquer um de nós sabe perfeitamente que o André é muito mais competente e melhor jogador que o Tomás nos dias de hoje. E podendo os dois cometer erros, o André cometerá muito menos. Mas jogo com equipa grande em Portugal é isto. Jogo feio sem espaço e que nunca dará grandes exibições a não ser em casos muito extremos.
Não consigo ser critico com a equipa como a maioria. Se até esta época havia jogos horríveis, de equipas a jogar em 40 metros à espera de um ou outro erro, agora instituiu-se outra regra que é a regra de nunca poder bater um pontapé de baliza para a frente. Agora todas as equipas acham que são Barcelonas do Guardiola. A regra do pontapé de baliza não proíbe a bola para a frente. O que acontece é que todas as equipas em Portugal tentam sair a jogar e são péssimas nisso. É embaraçoso ver a grande maioria das saídas a jogar. Seja do Benfica ou do Tondela ou do Santa Clara. São jogos mastigados, cheios de passes falhados, más movimentações e erros infantis. Já não existe aquela ideia de tentar servir o avançado, ele segurar ou então ganhar segundas bolas. Agora é tentar sair a jogar e quando não conseguem, chutão para a frente com a equipa muito longe da frente e sem hipóteses nenhumas de lutar pela segunda bola. A qualidade do futebol em Portugal baixou drasticamente.
Chakraindigo · há 282 semanas
O Santa Clara joga um futebolk abaixo de zero, e sendo o nosso orçamento (onde é que já ouvi isto) umas 20 ou 30 vezes maior que o do Benfica dos Açores, fizemos os minimos olimpicos.
Valeu pela motivação e vontade que demonstramos na 2ª parte para alterar o jogo, com Vinicius a fazer a linha defensiva do SC descer uns 15 metros, o Chiquinho desceu no terreno e subiu na produção de jogo, o Gabriel continuou a asneirar, mas foi compensado pela inexistência do meio campo da nossa delegação dos Açores, a defesa passou o resto de jogo descansado, excepto no ultimo lance da partida, onde pela enésima vez o nosso extremo Grimaldo estava desatento e mal posicionado, e não conseguiu compensar a subida do nosso defesa Cervi.
O Grimaldo, a "tri-meias" com AA e Odysseas, pensou que como "estes gajos" não joagam um chavelho não vale a pena estar concentrado, o Odysseas ainda só vai no 10º capitulo das saidas da baliza e o AA ainda não tem o ritmo que o tornou no defesa lateral mais titulado da Europa.
Conclusão - desta vez teve de ser na Raça e na Garra, e por vezes tem de ser assim.
Como diria o saudoso Camacho, depois de lavar os sovacos, temos de salir a ganãr...
Mais 3 pontos, e parece que o futuro novo pai só tem vitórias fora da Luz, no campeonato.
Mas isso vale o que vale, felizmente existe a CMTV para nos lembrar que foi melhor o resultado que a exibição.
A minha solidariedade com a SporTV, por motivos técnicos não pode fazer a analise a arbitragem.
As melhoras, é o que desejo ao treinador do Santa Clara, acho que o azul lhe faz mal à visão, deve ter sido da cuspidela que levou no olho, do Sergio Sonseisão.
Viva o Benfica.
Jorge · há 282 semanas
Gabriel é distribuidor de jogo e de contacto fisico. Mas nao lhe peçam para ir à frente e recuperar (correr para espaços recuados) assim que o adversario faz um contra ataque.
Podiamos dar mais oportunidades ao Nuno Tavares (ja deveria ter sido usado em Lyon).
Isto são jogos mais adequados a Samaris (tal como em Lyon) nao tanto para Gabriel.
Pizzi é a estrela do Benfica. A jogar assim ainda vai ser o melhor marcador do campeonato.
A pensar na gestao de Andre Almeida, que acham desse jovem? https://www.youtube.com/watch?v=kvzlPfa8qgM
Parece que o Wolves está de olho nele...
DrGhozePablito 50p · há 282 semanas
F_Edu68 73p · há 282 semanas
joão carlos · há 282 semanas
o problema é que ele sempre foi um extremo ou um avançado pelas alas e só o lage é que acha que ele é segundo avançado, até o pode a ser um dia, mas não é hoje e para se afirmar na equipa principal tem de jogar na posição que se sente mais confortável.
sinceramente não vejo assim tanta capacidade técnica, sobretudo em ter capacidade para guarda a bola, no florentino para evoluir para um 8.
continuo sem perceber esta insistência em só jogar por dentro, nem um extremo no banco tínhamos caso fosse preciso alterar, e mesmo assim tiramos o que tínhamos para meter mais um jogador para jogar por dentro.
vinte e tal anos depois percebemos que o paulo autuori estava muito à frente do seu tempo com aquela sua táctica do pirilau ontem replicada com a saída do cervi.
Filipe · há 282 semanas
BenfiquistaPrimário · há 281 semanas
Aparentemente, terei escapado a mais uma sevícia inflingida aos sócios e adeptos...quem sabe se não foi pelo melhor...
Mais a sério, algo se passa concerteza. A ausência de Félix e de um terço do Jonas não justifica uma quebra tao descomunal de rendimento. Não sei se o que se passa é o que avança o NCM - perdão, NGB - ou outra coisa qualquer, mas alguma coisa será. O Bruno Lage não desaprendeu durante o Verão, mas os mesmos jogadores já não aparentam estar com ele...
Enfim, espero que mais uma paragem nos faça bem...afinal de contas, temos conseguido ganhar por enquanto, mas quem joga mal está sempre mais perto de não ganhar.
Só descanso com o hexa de 2024.
Carrega Benficaaaa!