Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

“Pais” de Bruno Lage e “Vitimas” de Chiquinho e Vinicius

Sempre tive para mim que a ignorância é sobranceira... Os ignorantes têm uma tendência maravilhosa (para mim, que sempre confessei, a estupidez fascina-me) para saberem tudo.


Percebem de lesões e de relvados, de tácticas e de contas, de comunicação até hábitos tabagicos! Contratações? São precisos 10 jogadores novos (excepto para o lugar de algum fetiche) e deve ser dado lugar simultaneamente aquele miúdo da equipa B... Medicina? Claro que todos os departamentos médicos têm sido incompetentes... chegando a provocar apendicite a jogadores antes de jogos para valorizar o jogador (!?)..

Tudo o que não encaixa na sua mundividência é corrupção, negociata, conspiração... e como a realidade se encarrega de quase sempre ser diferente do que imaginam... quase tudo é negociata ou corrupção!

Na pesquisa para elaborar este post descobri que este fenómeno fascinante tem um nome: efeito Dunning-Kruger... “fenómeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados (...) a sua incompetência restringe-os da habilidade de reconhecer a própria ignorância”.

E, assim, tornam-se “exigentes”:
e·xi·gen·te - adjectivo de dois géneros
1. Que tem exigências; que exige.2. Difícil de contentar.
e·xi·gên·ci·a - substantivo feminino
1. Acto de exigir.
e·xi·gir - verbo transitivo
1. Reclamar (em virtude de direito que se julga ter).
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

E não é que a a forma como esses se auto intitulam... é mesmo correta? São difíceis de contentar no seu ato de reclamar porque “julgam” que têm esse direito!

Durante o verão, 2 temas dominaram a internet benfiquistas onde essas criaturas exigentes  pululam... Bruno Lage e as contratações na sequência da venda de JF... Sempre visando um objectivo: Criticar!

O mesmo escritor que diz que não se deve lutar com um porco porque o porco leva-nos para a lama e gosta... disse também:


A brasileira Rita Lee acrescentou:


Quem vive de criticar encontra-se num degrau muito baixo da escada do saber fazer!

Tivemos 2 meses de odes a Bruno Lage e de criticas às contratações com foco nos jogadores que chegaram para o ataque (posição que eles identificavam como carenciada) e que não correspondiam às listas de desejos made in FM.

Todas as diferentes sensibilidades e forma de reclamações eram agregadas pelo mashup RGS - Rui Gomes das Sombras... 

(Imagem de pessoa que concorda com todas as criticas e exigências do mashup Rui Gomes das Sombras)

Isto não significa que os reclamadores se identificassem com a pessoa que dá a cara ao mashup RGS mas que o mashup tenta fazer congregar todas as criticas... levando a que em epistolas consecutivas se critique o mesmo facto por duas análises que divergem 180º  entre si: 
RGS antes de férias, segunda-feira, 24 de junho de 2019: "Só que - agora - com 120 milhões do João Félix para - como diz o povo - torrar ou derreter!"
RGS pós férias, segunda-feira, 12 de agosto de 2019: O ideal seria também mais um 9 e meio e um” box to box”, à imagem de Gabriel (que surpresa ... confesso). (...) Não temos — de momento - alternativa a Pizzi, embora me pareça que o Chiquinho poderá lá chegar perto! (...) Isto se queremos mesmo uma equipa para a Europa ... para o que precisaremos - ainda - de mais um defesa central e de outro guarda redes (curiosa coincidência a de todos os que “queremos” custarem ... 15 milhões)."

Quanto a Bruno Lage
A parentalidade chegou a ser assumida por diversos pretendentes...
“E por isso, eu - que não me canso de elogiar o treinador do Benfica - só posso voltar a sublinhar o realismo e a frontalidade de Bruno Lage! Ele, de facto, é diferente. Perderá, como todos. Nem sei se aguentará fazer noutro clube o que já conseguiu no Benfica! Mas que foi a sorte grande que nos saiu ... lá isso foi!”

Do verão até hoje... o Benfica perdeu (muito menos do que ganhou mas perdeu)... e de onde vinham garantias de que BL era a “sorte grande” chega-se a insinuação que afinal BL recebe ordens “de cima” e este “de cima” é um de cima bem especifico: “Diz-lhe para tirar o A, ... para, agora, meter o B, ... para mudar o C para o meio, ... para pôr a jogar o D na outra ponta, ... para fazer subir o E para a grande aérea”! Pobre Lage ... que deveria ter visto como as coisas eram, logo no discurso no balneário de festejo do título.”

Do “Afinal José Mourinho sempre recusou treinar o SL Benfica e afinal o Lage só ficou porque ganhou os primeiros jogos.”, Ou do BL como “bode respiratório” de modo a criticar a pessoa que optou por BL... passou-se para “antigo adjunto de Carlos Carvalhal”.


E é esta falta de respeito, baixo nível e desonestidade que me leva a ter novamente de falar nestas pessoas invejosas e imprestáveis! Que vivem da critica e maledicência.

Bruno Lage no Campeonato Nacional pelo Benfica:


Campeão em titulo
26 vitórias em 28 jogos
Igualou o record de AVB como o mais rápido a chegar ás 25v e ultrapassou Fernando Riera que tinha demorado 28j... Recordo que Fernando Riera conseguiu esse resultado com uma equipa Bi-campeã europeia e que chegou a uma 3ª final consecutiva (pois, malta... há que ter memória para tudo... não é só “ah e tal em 62 fomos campeões”).

re·cor·de  - substantivo masculino
1. Proeza desportiva oficialmente verificada e que supera tudo o que até então se tinha feito no mesmo género.
bater o recorde - Ultrapassar o precedente.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Atualmente:


1.º classificado
Melhor ataque
Melhor defesa
7 jogos sem sofrer golos
1 Supertaça ganha
Está numa série de 6 vitórias consecutivas
5 jogos após a paragem das seleções... 5 Vitórias

Dass... o gajo que está lá cima e manda as indicações acerta bastante! Ou vozes de burro... escolham vocês!



Quanto aos atacantes
Vinicius que tinha como função: “O dinheiro do Félix tem que rodar todo...” e do qual sarcasticamente se escrevia: Por último ... 17 milhões ... entrou e marcou! E como não sou dos que diz que Bruno Lage só o vai “meter” com os jogos decididos, agora ... é só esperar: de cada vez que o resultado não estiver a ser o que queremos ... em 10 m ... Vinicius vai resolver! Não acreditam?”

Sobre Vinicius repito-me: há um erro no processo de Vinicius... Não se ter feito o que se fez com Chiquinho ou Cádiz... comprar, emprestar e ver no que dá! Se der... muito bem! Se não der... pouco ou nada se perde!

Sobre Chiquinho calhou ter sido meu o texto em que o UB abordou o tema do seu retorno: https://universobenfiquista.blogspot.com/2019/07/chiquinho-vem-vai-e-volta.html, onde escrevi " No total… o melhor jogador da liga extra-grandes por 5,1M.”

E na antevisão do plantel disse: “Top 3 de jogadores extra grandes!  Se jogar, será fantástico porque ganha a titularidade ao melhor jogador do campeonato ou substituí um jogador "único" a nível mundial (se jogar a 2o Av)... Se for 2a opção, é uma excelente 2a opção..”

Quer isto dizer que nós aqui somos uns inteligentes do caraças e que acertamos em tudo? Claro que não! Simplesmente temos a inteligência de não ter certezas absolutas antes de tempo (ou se calhar, nunca)...

Ps. desculpas desde já aos Nazis da gramática...

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (21)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Parabéns pelo grande texto. Não lhe retiro nem uma vírgula! E gabo as 5-6 horas que gastaste para o montar.
1 resposta · activo há 283 semanas
As vezes demora mais... ir juntando todas as ideias e depois arranjar imagens e citações...
Mas é interessante por em texto algumas ideias.
Não sabia que Vieira já tinha aberto a campanha eleitoral.
1 resposta · activo há 283 semanas
Também não sabia. Abriu? Pensei que para já só RGS estivesse em campanha e LFV estivesse preocupado em dar indicações de substituições lá para baixo... (dass... como é estúpida aquela pessoa!)
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 283 semanas

É bem verdade o que dizes da ignorância - tanto que há anos que inventei um neologismo para isso: chamo-lhe a ignorarrogância...

Tudo o que dizes sobre o NGB também é em grande parte verdade, sobretudo a partir do momento em que RGS, o profeta do sol na eira e chuva no nabal para todo o sempre, começou a colaborar com eles. Estou à vontade para o afirmar aqui porque o afirmei lá, num par daqueles posts surreais de segunda-feira, em comentário.

Onde discordo de ti é na questão do espírito crítico e da verdadeira exigência que sempre fez parte de ser benfiquista - não a "exigência" sombria que muito bem satirizas, em que já vi n vezes criticar uma coisa e o seu exacto contrário, na mesma medida, mas a verdadeira exigência benfiquista (por exemplo, não aceitar um Benfica só para consumo interno).

Não há organização democrática que seja sadia sem espírito crítico - aliás, a ausência de espírito crítico é muitas vezes o princípio do fim do progresso das organizações (tantas que cristalizam e estagnam ou mesmo involuem e acabam por isso...). O Benfica sempre foi uma organização aberta e democrática onde se cultivou a exigência e o espírito crítico. Agora, não confundas é exigência e sentido crítico com o que a dupla sombria tem feito no NGB: aquilo não é exigência e sentido crítico - é revanchismo, manipulação e demagogia.

Ah e não há um que perceba alguma coisa de futebol jogado, que parecendo que não é relevante para autores de um blog sobre futebol rss sempre que falam do jogo, é à Sporting: piadas involuntárias umas atrás das outras lol

Só descanso com o hexa de 2024.
Carrega Benficaaaaa!
9 respostas · activo há 283 semanas
Digo eu e a malta que se deu ao trabalho de estudar a arrogância dos ignorantes!
Para este texto só não encontrei foi ligação entre a exigência a terceiros como extrapolação da frustração pessoal... que é outra coisa que "tenho para mim".

Ter espírito critico construtivo não é aquilo que é tratado neste texto! Espírito critico não é mandar umas larachas para o ar que contradizem hoje as larachas que mandaste ontem. Espírito critico não é criticar o basquetebol por perder com o porto se nunca deste os parabéns ao futebol feminino por ganhar tudo e mais alguma coisa. E como o texto é pessoal, permite-me dar exemplos pessoais embora não me dando como exemplo... quantas vezes já critiquei Seferovic? Quem mais leste na manhã seguinte á AG pedir a demissão? Etc... Agora... a critica tem de ser fundamentada e, na minha opinião, proporcional... se estás sempre no máximo de indignação como se distingue aquilo que merece mesmo indignação? Há uns tempos fiz um texto sobre o que seria uma boa oposição para mim (acho que ainda não nos visitavas)... nesta não vejo nada.
Avatar de BenfiquistaPrimário

BenfiquistaPrimário · há 283 semanas

Eu sei que tu tens e aprecias o espírito crítico. Aliás, penso que terás sido tu o Nuno Martins que, no Verão de 2015, estava sempre a criticar virulentamente, e com toda a razão, a troca de JJ por Mister Fezadas, perdão, Rui Vitória. Se bem te lembras, eu e tu fomos os maiores protagonistas na crítica desse duplo erro histórico. Demos porrada de criar bicho nas duas decisões rsss ironicamente foi precisamente no NGB lol portanto, estou muito longe de te considerar um benfiquista acrítico. Aliás, mesmo que não fosses aquele Nuno Martins, já mostraste recentemente e aqui no UB que não és um benfiquista acrítico - à cabeça, com essa posição pedindo a demissão de LFV depois de apertar o pescoço ao sócio. Uma posição que devia ser uma evidência ("obviamente, demita-se" ;-) ), mas que dementemente quase ninguém manifestou - que eu tenha visto, pelo menos.
O próprio... "mea culpa".

Os que pedem a cabeça de LFV por tudo e por nada não pediram nessa altura porquê? Porque nessa altura foi realmente merecedor... nessa altura era a sério... mas sabem que se LFV se recandidata certamente vence... e estão apostar tudo numa má época do Benfica. E é isso que não consigo compreender ou tolerar... eu preferi engolir as minhas criticas ao Seferovic e celebrar todos os golos decisivos dele na época passada a poder dizer todos os jogos que eu tinha razão e ele era fraco!
Caro Nuno, eu ajudo-te nessa ligação, citando Stanley Rudin:

"Um francês frustrado bebe até morrer.
Um irlandês frustrado morre de hipertensão.
Um dinamarquês, dá um tiro na cabeça.
Um americano frustrado embebeda-se, mata alguém com um tiro e, depois, cria um fundo de um milhão de dólares para ajudar a família da vítima. A seguir morre com uma úlcera.
Um português frustrado exige aos outros aquilo que não conseguiu na vida, depois de perder o emprego, a mulher que o deixou quando lhe pôs os palitos e os filhos. No fim, leva o cão a passear e morre atropelado."

A última parte é minha.
:D
Já lá dizia Samuel Butler que,
"As características mais verdadeiras da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância".

Depois temos Thomas Fuller que dizia: "Aquele que conhece menos em geral presume mais".
Aaahh! as presunções e as teorias da conspiração.

Temos ainda o Sófocles que, apesar de viver há milhares de anos, dizia,

"A ignorância é em geral irmã da maldade".

Há mais de 2000 anos, Sófocles encontrou a razão pela qual os trolls gostam de revelar a sua suprema ignorância no blogue das sombras e do neboeiro.
Mas como se antecipa por muitas citações que existirá uma ligação entre a ignorância e a arrogância/presunção... O tal efeito Dunning-Kruger.... Também antecipo que essa causa-efeito entre frustração pessoal e exigências a terceiros... Mas não consegui.

Ahaha... Realmente nhaga... As teorias da conspiração... Que há para todos os gostos.
E tu tinhas tu de dar o toque sobre a "Confirmation Bias" do Projecto Roquette.
Não é uma teoria da conspiração, são factos testemunhados e confirmados por várias pessoas e, depois, pelos factos.
Para teu azar, ficou escrito em acta da AG. E agora? Como é?
Seria a primeira vez que uma "Confirmation Bias" estaria escrita em acta. Eu chamar-lhe-ia "Antecipation Bias". lol
Mas dizem que há sempre uma primeira vez para tudo.
Nhaga eu não digo que não tenha existido a intenção e que não se tenham dado passos para... Disse que aquela tua ligação de factos ao longo de diversos anos e fases dos clubes é confirmation bias. Algo que ficou em ata, com opositores e foi realizado com diferentes presidentes, treinadores, etc... Mas julgo que já na altura tínhamos concordado em discordar quanto a isso, ora continuemos.
Teorias de conspiração...tomem lá o melhor stand up que já se fez sobre isso. Ben Elton, o pai da stand up comedy:
https://m.youtube.com/watch?v=GlUuoO_KL-A&t=1...

"The funniest thing is that people that don't believe Man ever landed on the moon are exactly the same people that believe that Martians landed on Earth...several times!" 😂
Esse Aníbal Pinto, enterrado até ao pescoço nas ligações ao hacker. Não percebo como ainda tem espaço mediático!
Entretanto está sempre alinhado com o Gosma da Selva. Aposto que este último está ligado ao leak e devassa dos emails do SLB.
1 resposta · activo há 283 semanas
Não acho que esteja "alinhado"... a combinação sombra Silva é que adopta tudo o que possa ser para criticar nem que seja propaganda dragarta.
Lembrei-me de outra citação do Shaw (este homem era em si uma enciclopédia de citações).
Lembrei-me dela por causa de muitos jornalistas e opinadeiros da nossa praça:

O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada.

Viva o Benfica.
2 respostas · activo há 283 semanas
Chakra isso é também o que se diz do conhecimento académico... Que sabes cada vez mais sobre um objecto cada vez mais reduzido...
Por curiosidade fui pesquisar mais citações do GBS (pelos vistos uma pessoa de opiniões "duvidosas")... Gostei de uma que se adequa a uma personagem tratada no texto: "Ele não sabe nada e pensa que sabe tudo. Isso aponta claramente para uma carreira política." Em cheio.
Concordo com a generalidade do texto exeptuando a questão do Vinícius que, como me parece que se está a ver, tem um papel, no imediato, a cumprir na equipa... Também não me parece que haja demasiadas opções.
Bom post Nuno.

O gajo das indicações tem é que estar ao lado do Lage de modo à comunicação ser mais fluida e sem perdas. Parabéns ao senhor dos palpites e muitos parabéns ao Lage por perceber que existe quem mande e perceba mais de bola que ele.
Falar de RGS e dos benfiquistas de gema é falar de oportunistas com uma toada que só faz sentido para os mais frágeis e quando os resultados não são positivos.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi