Depois de ter feito a análise ao primeiro terço do campeonato nacional de futebol - aqui - e como prometido, fica aqui uma análise muito breve daquilo que está a ser feito pelas modalidades do nosso clube.
Todos aqueles que me vão lendo por aqui, seja em publicações seja em comentários, sabem o defensor que sou dum Benfica ecléctico. Algo que me enche de orgulho é assistir à capacidade que o clube tem de ter equipas competitivas em todas as modalidades, seja no sector masculino seja no sector feminino. Há uns meses atrás fiz uma publicação em que expunha esse mesmo facto - Projecto Modalidades do Benfica.
Não costumo fazer grandes comentários ou análises subjectivas sobre os dados que vou aqui colocando, esta publicação não será excepção. Vou apenas deixar-vos informação. Os benfiquistas em geral não têm um grande amor às suas modalidades, basta olhar para o pavilhão nos mais diversos jogos ou então para os comentários absurdos de muitos benfiquistas nas redes sociais das modalidades do clube. Seja como for, vou tentar ao longo da época informar-vos sobre os sucessos ou insucessos das nossas modalidades.
Vamos então aos números!
- Futebol
O futebol já foi esmiuçado, neste caso coloco aqui mais por causa das nossas meninas. No geral, no futebol vencemos as duas Supertaças e estamos em primeiro nos masculinos e femininos. Fica a informação.
- Futsal
Perdemos a Supertaça em masculinos mas as meninas venceram. Nos dois casos estamos em primeiro lugar do campeonato. Na Europa, masculinos, ficámos no grupo da morte da Ronda de Elite com o ElPozo e com o Kairat, duas equipas muito fortes. Apuramento para a Final 4 decide-se de 21 a 24 de Novembro, ou seja, começa hoje (10h30 para quem quiser seguir).
- Andebol
É sem dúvida a modalidade que mais dificuldades terá em vencer o campeonato. O Porto tem equipa para lutar com as melhores da Europa e o Sporting conta com uma legião de estrangeiros e milhões em investimento. Acho que o foco deve ser na Taça de Portugal e em fazer uma Taça EHF (2ª competição da Europa) digna. Teremos de fazer mais na segunda mão para continuar na competição (23 de Novembro às 18h).
As meninas subiram este ano à primeira divisão e seguem no primeiro lugar ao fim de sete jornadas (seis vitórias e uma derrota).
- Basquetebol
Em masculinos temos todas as condições para lutar pelo título, não esquecendo que é um campeonato decidido nos playoffs e portanto segue a fase regular ainda. Estamos em 2º com uma derrota apenas, no Dragão. Na Europa estamos a disputar a FIBA Europe Cup depois de falhado o acesso à Liga dos Campeões. Seguimos em primeiro do grupo da 1ª Fase de Grupos com 3 vitórias em 4 jogos. Destaque neste inicio de época para o facto do Benfica até ao momento ter 16 jogos oficiais realizados e o resto das equipas terem 8. A diferença é abismal. Já agora, o Benfica ocupou o lugar da Oliveirense nas competições europeias.
No caso das meninas, é a modalidade que menos capacidade tem de atingir grandes objectivos. Ainda estamos à espera por um investimento grande e com qualidade na nossa equipa feminina.
- Hóquei em Patins
A modalidade de hóquei em patins embora tenha investimento e qualidade é a que menos temos tido retorno. Depois de grandes vitórias nacionais e internacional estamos a passar por uma fase menos conseguida nos últimos dois anos. Seja como for, seguimos em primeiro do campeonato e estamos em primeiro no grupo da Liga Europeia num grupo que tem o Barcelona, 2 jogos 2 vitórias faltando então o jogo com o Barça para completar a primeira volta.
As meninas seguem o registo imaculado que têm de há vários anos a esta parte. Venceram a supertaça, primeiro do campeonato e primeiro na fase de grupos da Liga Europeia.
- Voleibol
Em masculinos esperamos uma época igual à do ano passado. Vencedores de todas as provas nacionais. Seguimos nessa onda ainda não tendo perdido nenhum jogo esta época. Leram bem, nenhum jogo perdido. Em 13 jogos temos um score de 39-3 em sets. A grande novidade este ano é que o Benfica decidiu competir na Liga dos Campeões. Até agora o Benfica optava sempre por jogar na Taça Challenge (3ª competição europeia) com o intuito de lutar pela vitória. Este ano o Benfica optou por tentar o apuramento para a Liga dos Campeões. Até agora, 2 eliminatórias vencidas e na 3ª eliminatória vencemos a primeira mão por 3-0, dia 27 de Novembro disputamos a segunda mão e o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões em Voleibol.
No caso das meninas, e como o Benfica não tem os benefícios de Sporting e Porto, seguimos em primeiro da 2ª divisão depois de o ano passado termos criado a secção feminina e subido de divisão. Esperemos que no final possamos estar a festejar a subida ao principal escalão da modalidade.
- Conclusões
- De 6 Supertaças disputadas vencemos 5;
- Em 12 campeonatos a disputar estamos com a equipa em primeiro lugar em 9 deles;
- Nas Taças de Portugal e da Liga não houve ainda nenhuma eliminação, estando ainda muitas delas por começar;
- Na Europa destaque pela negativa para o futebol e pela positiva para o voleibol que está a fazer uma temporada absolutamente irrepreensível;
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Dr. Foca 82p · há 280 semanas
Mas os números das modalidade parecem bastante positivos.
Nuno_Martins 105p · há 280 semanas
G G 84p · há 280 semanas
F_Edu68 73p · há 280 semanas
Não gostaria nada de parecer um lagarto (caro Nuno :D ) mas as derrotas com o porto apenas me preocupam porque... é quase sempre contra eles que perdemos no basket, andebol ou hoquei. Enerva demais! Senão, á parte disso, só dá Benfica!
DrGhozePablito 50p · há 280 semanas
A melhor maneira de defender o clube e lutar pela excelência é elogiar o que de bom é feito e criticar construtivamente o que há a melhorar. A crítica pela crítica, a crítica desenfreada, a crítica descerebrada é a maneira mais rápida de manter o status quo que queremos que evolua, já que essa posição descredibiliza quem critica, afasta as pessoas de contribuir.
Rodolfo Dias 80p · há 280 semanas
Aí suponho que estamos bem atrás dos dragartos e não me refiro ao treinador, mas sim à constituição do plantel.
António Madeira · há 280 semanas
Faz-me confusão como é que se "exige" tudo e mais alguma coisa, mas depois vai-se a ver e quem exige nunca entrou num pavilhão para ver, quanto mais para apoiar. É uma miséria ver os pavilhões a meio gás, mesmo no voleibol, onde andamos a dar espetáculo.
As modalidades (que estiveram ao abandono por muitos anos, é bom lembrar) estão bem e tenho orgulho em vê-las crescer sem ajudas de subidas de divisão e com aposta total no feminino. Pouco a pouco, tal como fizemos no futebol, vamos consolidando o projeto e os outros a enterrarem-se com all-ins.
Pena a derrota hoje do futesal...
Já agora, recomendo a adição do melhor blogue benfiquista sobre modalidades ao feed do Universo Benfiquista: http://benficaecletico.blogspot.com
Chakraindigo · há 280 semanas
O adepto português não gosta de desporto, gosta de futebol, e muitas vezes apenas quando ganha.
Vai demorar provavelmente gerações até mudar este estado de coisas, e enquanto o tempo passa vamos ficando satisfeitos com os títulos que ganhamos, especialmente os internacionais, que ajudam a difundir a força da marca Benfica.
Os clubes da Premier League, por exemplo, não têm modalidades, e existem clubes sem futebol, por isso, não obstante a carga sobre o clube, o ecletismo é algo que distingue alguns clubes, de que é caso paradigmático o Barcelona, e quer se goste quer não, o Sporting, os 2 clubes mais vencedores de títulos europeus, e em mais modalidades.
A mim faz-me confusão este alheamento dos nossos adeptos em relação as modalidades, eu vivi noites memoráveis no Pavilhão Borges Coutinho, com grandes noites europeias do dream team de Basket, com Carlos Lisboa, grandes jogos com o FCPorto, o pavilhão a rebentar pelas costuras, com 5000 adeptos.
Grandes jogos de voley, com o nosso ex-treinador, José Jardim, a final da UEFA Futsal Cup no Pavilão Atlantico.
Como se diz, quem viu viu, quem não viu, visse.
Talvez pelo excesso de oferta de entretenimento, os pavilhões só têm uma assistência digna nas finais de playoffs, e no resto da época só lá estamos meia dúzia de gatos pingados.
Nesta época, o acesso aos jogos também começa a pesar no orçamento, e não sei se será possivel inverter este cenário.
Engraçado que muitas vezes me vem à memória uma imagem do antigo complexo da Luz, e que tem a ver com um desporto que pratico e que sempre gostei - os courts de ténis nas traseiras do antigo 3º anel, muitas vezes ao abandono.
Sou a favor do ecletismo, até porque os clubes se substituem ao Estado numa das vertentes do incentivo à prática desportiva. Não fosse isto, e o desporto português seria um deserto deprimente.
E o Benfica é o clube portugues que pratica mais modalidades de forma ininterrupta.
Precisamos de dar um salto civilizacional, desde logo na generalização da prática desportiva.
Viva o Benfica.