"Será que realmente a forma de tentar chegar a um nível superior não é… formar e ir retendo o talento que se vai formando através de ir subindo gradualmente clausulas e ordenados de modo a que cada vez menos clubes consigam cumprir com os “requisitos” do Benfica e do jogador para sair?"
Compare-se os valores pelos quais sairam os jogadores vendidos há mais tempo e os vendidos mais recentemente... Alguém é capaz de dizer que não se tem tentado reter talento? Alguém acredita que RD vai sair por um valor semelhante ao de Cancelo, BS, etc? Quando é que o Benfica poderá ter um 11 de 616M? (E claro que só valem aquele valor porque não estão no tugão!)
E isto não é "formação, formação, formação"... É extremamente troll achar que é isso que estou a defender. É não conseguimos ir ao mercado buscar jogadores do nível dos que conseguimos formar e detetar precocemente!
Mas também é inegável que o Benfica investiu 37M em 2 avançados!
PS.
Temos os jogadores “experientes”,
os de qualidade (melhores que os nossos) e os acessíveis (de acordo com o
exercício do post anterior).
i) Os experientes e de qualidade não são acessíveis como vimos anteriormente…
ii) Os experientes e acessíveis não são melhores do que os que já cá estão… O GG deu o exemplo das contratações do porto… quem queira Saravia no lugar de TT? Quem queria Nakajima por 24M (?)? Marcano? 34 anos? Quem o trocava por Ferro?
iii) Os de qualidade e acessíveis não são “experientes”… são jovens e temos de detetar estes talentos ou de os formar para que quando atinjam níveis de maturidade estejam do lado de cá!
PS.
Para mim, este tema das
contratações, mais do que um continuum numa linha entre experiência e formação,
é um triângulo… e num triangulo a base assenta em 2 vértices.
i) Os experientes e de qualidade não são acessíveis como vimos anteriormente…
ii) Os experientes e acessíveis não são melhores do que os que já cá estão… O GG deu o exemplo das contratações do porto… quem queira Saravia no lugar de TT? Quem queria Nakajima por 24M (?)? Marcano? 34 anos? Quem o trocava por Ferro?
iii) Os de qualidade e acessíveis não são “experientes”… são jovens e temos de detetar estes talentos ou de os formar para que quando atinjam níveis de maturidade estejam do lado de cá!
Dr. Foca 82p · há 280 semanas
Acresce que no 11 habitualmente titular, temos: Odisseas, Grimaldo, Gabriel, Rafa, Pizzi, Seferovic e ainda utilizados com frequência: Samaris, Jardel, Vinicius, RDT, Cervi e Taraabt. Ora isto é só formação?
Há uns dias o GG escreveu aqui no Blog que um bom exemplo do que o Benfica podia fazer era o FC Fruta, dando com exemplo as contratações de Marchesin (7,2), Uribe (9) e o Diaz (7). Ora sem por em causa o valor destes três, que me parecem realmente bons jogadores, tenho dúvidas que algum deles fosse titular indiscutível na equipa actual do Benfica ...
Por outro lado, se pensarmos que a juntar a estes veio ainda o Nakajima (12?!), Saravia (5,5), Loum (7,5) e ainda o Zé Luís (8,5), sendo que destes apenas o Zé Luís tem justificado qualquer coisa.
Não esquecer que ao valor das contratações há que adicionar o custo total dos anos de contrato, sendo certo que a maior parte deles deve ter vencimentos na ordem do milhão limpo para cima ...
Isto é que é uma boa política de contratações? Cada um que tire as suas conclusões.
F_Edu68 73p · há 280 semanas
Rui Dias 101p · há 280 semanas
Por exemplo acho que o Luisão e Ruben Dias fariam melhor dupla. O Luisão ao contrário do que muitos dizem foi dos melhores centrais que passou pelo futebol português. Dos últimos anos não há grande comparação. Era um jogador com limitações, mas isso são todos. É daqueles que como nunca saiu nunca será valorizado, eu comigo é ao contrário. Foi um jogador que preferiu ganhar menos para se manter no clube. Era um central de categoria, que com um central mais rápido a seu lado fazia duplas de grande qualidade. Foi daqueles que sempre se soube adaptar e ajustar aos mais diversos companheiros de defesa. Gosto muito mais do Nelson Semedo do que do Cancelo. E entre o Grimaldo e o Siqueira também tenho dúvida, embora seja fã incondicional do espanhol.
Matic era bem melhor que o Danilo e se estamos a falar de jogadores que já mostraram o potencial todo, Gaitan e Jonas deveriam estar em vez do Jovic ou Félix. Mas entendo que a ideia seja falar da formação e de jovens.
Seja como for é impensável falar em reter este tipo de jogadores. E há outra falácia que muitas vezes é usada, que é a do valor destes jogadores. Muitos deles só aumentam de valor de mercado depois de sair de Portugal, e muitos deles só atingem maturidade e qualidade mundial ao jogarem em ligas mais competitivas.
Oblak, Semedo, Siqueira, Luisão, Ruben Dias, Matic, Witsel, Bernardo, Di Maria, Gaitan e Jonas
Seria uma equipa tremenda embora bastante descompensada, não sei até que ponto resultaria em campo.
Ederson, Cancelo, Grimaldo, Garay e Lindelof, Javi Garcia, Aimar, Pizzi, João Félix, Saviola e Cardozo
Era outra equipa fenomenal. E deixei de fora David Luiz ou Jovic...
E isto foi tudo jogadores que estiveram no Benfica nos últimos 10 anos.
G G 84p · há 280 semanas
O tal chavão "futebol é o momento" aplica-se em muita coisa, nomeadamente no momento de forma e valorização que o atleta atravessa. Excepção feita ao João Félix ou a mais um ou dois que apareçam em 200 anos, o futebol português jamais venderá jogadores a entrar directamente para o TOP5 mundial das maiores vendas de sempre. Sendo assim, por muito bom jogador que o atleta seja, nunca valerá mais que x em Portugal. Sabendo disso, os clubes portugueses tem que ser astutos no momento da negociação de propostas e perceber o momento de valorização máxima do jogador em Portugal para que possa vender na altura certa. Não vender um João Félix por 120M€ era gestão danosa assim como não vender Bruno Fernandes já percebemos que poderá demonstrar-nos isso nos próximos tempos.
Posto isto, o ideal é ter uma equipa sólida, com jogadores chave, líderes e experientes no plantel que recebam todo talento que vamos produzindo que os ajudem a crescer mais rapidamente, nos ajude a ganhar títulos, permaneça o tempo ideal até à sua valorização máxima para um campeonato como o nosso, e seja rentabilizado em termos financeiros posteriormente.
Este tem que ser o caminho pois o campeonato português por muito que não queiram, é visto como um meio e não um fim!
G G 84p · há 280 semanas
Eu acredito que muitas vezes é difícil ir buscar lá fora a um preço razoável melhor do que temos na formação, mas existe uma grande diferença. Ninguém sai da equipa B jogador feito e mesmo que o nível do atleta "actual" seja equiparado a um de 27 anos por esse mercado fora e o potencial do puto seja obviamente muito maior devido à sua idade, o jogador de 27 anos dará mais na actualidade à equipa e ao colectivo. Além disso, todos os putos que ainda não estão feitos, querem é olhar para jogadores traquejados, segui-los como exemplo e absorver toda a experiência que já tem. Por isso é que acho que o Benfica actual não necessita de andar no mercado a procurar jovens com potencial (isso já temos), necessita de jogadores experientes, competitivos e com espírito de liderança para que os putos possam crescer melhor e mais rápidamente e a equipa dê um boost competitivo.
Chakraindigo · há 280 semanas
O Grimaldo, salvo seja a comparação, é como os rinocerontes, tem de ter sempre aquela avezinha no dorso a acompanhá-lo, para lhe retirar os parasitas. Neste caso a avezinha é o Cervi.
Quanto ao conteúdo do post, subscrevo as palavras avisadas de quem já deve ter visto muito futebol, e conhece o Benfica AD (antes de Damásio), o GG.
Viva o Benfica.
BenfiquistaPrimário · há 280 semanas
Ederson
Nélson Semedo, Rúben Dias, Lindelof, Siqueira
Matic
Bernardo Silva, Pablo Aimar, Angel Di Maria
João Félix e Jonas
Um tudo nada ofensivo, admito, mas pode-se lá resistir à tanto chocolate junto...
Desculpa Óscar Takuara Cardozo! Desculpa Nico Gaitán! Desculpa Saviola! São os primeiros a entrar do banco.
Estão a ver, nas substituições já penso mais no equilíbrio defensivo! 😁
Quanto ao tema do post em si, acho que já disse o que tinha a dizer no anterior post sobre isto. Neste, basta-me subscrever os comentários do GG.
joão carlos · há 280 semanas
temos de conseguir reter estes jogadores para alem do 1/2 anos que foi o que aconteceu com quase todos eles.
mas é completamente irrealista pensar que vais conseguir reter mais do que 3/4 anos, 5 no máximo, este tipo de jogadores no plantel.
e pelos vistos nem isso é uma prioridade já que preferimos a recompra de acções do que o reforço da capacidade financeira para reter talento.
mas continuas a partir do erro que todos os experientes e de qualidade são inacessíveis.
sim os de de qualidade e experientes entre os 24 e os 30/31 anos são inacessíveis, mas os com mais de 31 anos não o são e esses deixamos de os querer contratar.
mais com este presidente apenas dois jogadores, daqueles que vendemos por elevados valores, retornaram ao clube na fase descendente da carreira coisa que anteriormente fazíamos com bastante sucesso, como por exemplo com o mozer, ricardo e valdo.
BenfiquistaPrimário · há 280 semanas
Muito mais difícil e inflacionado, sim. Impossível não. Mas temos que ter um excelente scouting - volta Boto!